Pré-requisitos
- Disponível para os planos Iniciante, Começar, Básico, Crescer, Essencial, Evoluir, Potencializar e Grande.
- Integração com a Amazon instalada no sistema.
- Conta na Amazon elegível para uso do FBA.
O que é?
O FBA (Fulfillment By Amazon) é um programa de logística da Amazon, disponível para vendedores parceiros elegíveis. No FBA Classic, você envia produtos para os centros de distribuição da Amazon e conta com eles para realizar toda gestão logística de estoque, envios e pós-venda dos pedidos.
No ERP da Olist, você pode integrar a Amazon FBA Classic para realizar a importação dos pedidos e notas fiscais para o sistema e realizar seu controle interno destas informações.
Recursos disponíveis
Receber produtos | X |
Enviar produtos | X |
Enviar e atualizar estoque | X |
Enviar e atualizar preços | X |
Efetuar cotações de fretes | X |
Receber pedidos e notas | ✔ |
Sincronizar situações dos pedidos da plataforma para o Tiny | X |
Enviar dados das NF-es | X |
Enviar rastreamentos | X |
Enviar situação de Entregue para os pedidos | X |
Configurações
Para realizar as configurações, acesse menu → início → integrações, clique em adicionar integração, busque por Amazon FBA Classic e clique em instalar.
Deverá seguir as etapas de configuração, efetuando o preenchimento dos campos conforme:
Observação!
Por padrão, o sistema irá seguir um fluxo em etapas para conclusão das configurações da integração, e a mesma ficará disponível para utilização somente após o fluxo ser finalizado. Mas, se desejar, poderá interromper o preenchimento das informações, clicando em continuar depois, na parte inferior da tela e retomar a configuração de onde parou, em outro momento.
Etapa 1 - Conectar Integração
Neste primeiro momento, irá inserir os dados para estabelecer conexão entre o ERP e a Amazon FBA Classic:
- Nome da integração no Tiny: Este campo deve ser preenchido com o nome o qual deseja identificar esta integração no ERP. Será através deste nome que esta integração será listada nos menus da sua conta.
- Integração com a Amazon: Selecione a sua integração da Amazon, já configurada no sistema.
Após preencher estes dados, clique em conectar com Amazon FBA Classic, para seguir para a segunda etapa de configurações.
Etapa 2 - Produtos
Passo 1 - Regras de Estoque:
Neste tópico, irá definir quais são as suas preferências quanto ao comportamento do estoque, no ERP, em relação a esta integração:
-
Depósito a ser considerado na integração: Neste campo você seleciona o depósito de estoque a ser considerado para esta integração nas importações de pedidos. No caso da Amazon FBA Classic, sugerimos que cadastre um depósito de estoque específico para a mesma, assim poderá controlar separadamente o estoque dos pedidos desta modalidade, sem que haja interferência no seu estoque das outras plataformas.
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Lançamento de estoque para saídas de pedidos Fulfillment: Neste campo, poderá definir uma configuração padrão para lançamento de estoque automático, dos pedidos do fulfillment importados por esta integração. Poderá escolher entre as opções:
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Usar configuração padrão da conta: Esta opção define que a integração fulfillment seguirá conforme a configuração de lançamento de estoque automático, padrão da conta (Esta configuração pode ser verificada em menu→ configurações → aba suprimentos → configurações de estoque → campo Lançamento de estoque para saídas).
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Manual: Esta opção define que os pedidos do fulfillment, importados por esta integração, não terão o estoque lançado automaticamente. O lançamento deverá ser realizado manualmente nos pedidos.
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Automático ao autorizar a nota fiscal: Esta opção define que os pedidos do fulfillment, importados por esta integração, terão o lançamento de estoque automático efetuado no momento em que a sua nota fiscal for autorizada junto a SEFAZ.
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Automático ao salvar a nota fiscal: Esta opção define que os pedidos do fulfillment, importados por esta integração, terão o lançamento de estoque automático efetuado no momento em que forem geradas e salvas as notas fiscais dos mesmos.
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Automático ao salvar o pedido: Esta opção define que os pedidos do fulfillment, importados por esta integração, terão o lançamento de estoque automático efetuado no momento em que os mesmos forem salvos na conta (importados).
- Automático ao marcar pedido como enviado: Esta opção define que os pedidos do fulfillment, importados por esta integração, terão o lançamento de estoque automático efetuado no momento em que os mesmos tiverem a situação alterada para Enviado.
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Usar configuração padrão da conta: Esta opção define que a integração fulfillment seguirá conforme a configuração de lançamento de estoque automático, padrão da conta (Esta configuração pode ser verificada em menu→ configurações → aba suprimentos → configurações de estoque → campo Lançamento de estoque para saídas).
Observação!
Atualmente, o controle de estoque dos produtos que estão em FBA é feito inteiramente pela Amazon, não sendo possível realizar envio de estoque a partir do sistema. As configurações realizadas são apenas para gerenciamento interno do sistema, visto que não recebemos atualizações da plataforma.Por fim, após ajustar os campos conforme sua necessidade, clique em > salvar e avançar.
Etapa 3 - Pedidos
Passo 1 - Fluxo de Pedidos:
Neste tópico, irá definir quais são as suas preferências quanto ao comportamento de sincronizações de informações dos pedidos em relação a esta integração:
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Importar valor do frete nos pedidos: Se habilitado este parâmetro, o valor de frete será importado nos pedidos de venda. Se desabilitado, o frete será desconsiderado e os pedidos são importados com valor de frete zerado.
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Completar endereço do cliente a partir do CEP na importação de pedidos: Nesse parâmetro, podemos definir o comportamento do sistema em relação ao preenchimento do endereço do cliente, nos pedidos importados da Amazon FBA Classic para o ERP:
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Não: Ao ser importado o pedido da Amazon FBA Classic, o endereço do cliente não será alterado, ficará salvo conforme dados importados da plataforma.
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Apenas se bairro não está informado: Ao ser importado o pedido da Amazon FBA Classic, se no endereço do cliente o campo Bairro não estiver preenchido, o sistema irá completar o mesmo com base no CEP preenchido no pedido.
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Sempre: Sempre que importado um pedido da Amazon FBA Classic, o CEP preenchido no pedido será validado junto aos Correios para ajuste do endereço do cliente, informado no pedido. Os dados de endereço do cliente obtidos na plataforma serão ignorados.
-
Não: Ao ser importado o pedido da Amazon FBA Classic, o endereço do cliente não será alterado, ficará salvo conforme dados importados da plataforma.
- Intermediador: Neste campo, você deverá selecionar o intermediador de operações do seu marketplace. Os intermediadores da operação, são empresas reconhecidas pela Sefaz, que prestam serviços ou realizam negócios por meio de operações comerciais, como, por exemplo, os marketplaces. Para mais detalhes sobre o cadastro de intermediadores, poderá acessar nosso conteúdo sobre Cadastro de Intermediadores.
Por fim, após ajustar os campos conforme sua necessidade, clique em > salvar e avançar
Passo 2 - Dados Fiscais:
Neste tópico, irá definir quais são as suas preferências quanto ao comportamento dos dados fiscais dos pedidos e notas em relação a esta integração:
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Natureza de operação para venda: Neste campo deve ser selecionada a natureza de operação a ser considerada como padrão para os pedidos importados. Todos os pedidos de venda importados por esta integração serão incluídos com esta natureza por padrão.
- Definir natureza de operação diferente para destinatários contribuintes do ICMS: Se habilitado este parâmetro, ao serem importados os pedidos de venda onde o cliente é contribuinte, o mesmo será identificado e o pedido será salvo no sistema por padrão com a natureza de operação indicada no campo Natureza de operação de venda para destinatários contribuintes do ICMS, que é apresentado ao ser ativado este parâmetro.
Após selecionar as opções desejadas, poderá clicar em >salvar e avançar para seguir para a próxima etapa da configuração.
Passo 2 - Formas de Recebimento:
Neste tópico, você irá definir se os pedidos serão importados, ou não, com a forma de recebimento identificada, e irá efetuar o mapeamento das formas de recebimento da plataforma com a suas correspondentes no sistema.
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Importar forma de recebimento nos pedidos: Ao habilitar este parâmetro, os pedidos serão importados com as informações das parcelas. Se desabilitado, os pedidos não trarão as informações de pagamento.
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Forma de recebimento padrão: Este campo é apresentado somente se habilitado o parâmetro Importar forma de recebimento nos pedidos. Ao selecionar uma forma de recebimento neste campo, todos os pedidos importados, que não possuírem a forma de recebimento mapeada, serão inclusos com esta forma de recebimento por padrão.
-
+ adicionar forma de recebimento: Este campo é apresentado somente se habilitado o parâmetro Importar forma de recebimento nos pedidos. Ao clicar neste botão, será adicionada uma linha com os campos para que seja efetuado o mapeamento do identificador da forma de recebimento da plataforma com a forma de recebimento correspondente no sistema. O preenchimento é feito conforme exemplo abaixo:
No campo Forma de recebimento você seleciona a forma de recebimento do sistema, em Meio de recebimento você seleciona o Gateway ou Banco, se assim for necessário, conforme a forma de recebimento selecionada no primeiro campo, e em Código na integração você vai clicar no ícone em forma de "correntinha" 🔗, para buscar o identificador correspondente na plataforma.
- Se você já possui o identificador da forma de recebimento da plataforma, poderá clicar em informar código manualmente e inserir o mesmo.
- Se você ainda não sabe o identificador da forma de recebimento na plataforma, poderá por meio de um pedido já realizado, identificar o mesmo. Basta preencher o número de um pedido da plataforma, que seja desta forma de recebimento, no campo Identificador do pedido na integração e clicar em buscar.
- Se você já possui o identificador da forma de recebimento da plataforma, poderá clicar em informar código manualmente e inserir o mesmo.
-
Forma de recebimento padrão: Este campo é apresentado somente se habilitado o parâmetro Importar forma de recebimento nos pedidos. Ao selecionar uma forma de recebimento neste campo, todos os pedidos importados, que não possuírem a forma de recebimento mapeada, serão inclusos com esta forma de recebimento por padrão.
Observação!
Não é possível mapear mais de uma forma de recebimento do sistema com um mesmo identificador, cada forma de recebimento deve possuir um identificador próprio para que o sistema possa fazer a identificação correta.
Após relacionar suas formas de recebimento conforme necessário, clique em finalizar instalação para concluir as configurações realizadas. Neste momento, será aberta uma tela com os Termos de aceite da Amazon, onde deverá marcar o campo Confirmo que estou de acordo com as políticas e termos da Amazon e clicar em confirmar.
Por fim clique em concluir, para que a integração seja salva no ERP.
Campos Adicionais
Para verificar a respeito dos campos adicionais das configurações, que são apresentados somente após conclusão da instalação da integração, deverá abrir a integração para edição novamente e verificar os seguintes tópicos:
Pedidos - Dados Fiscais:
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Importar automaticamente NF-e de devolução: Ao ativar este parâmetro, as notas de devolução emitidas via fulfillment serão importadas automaticamente para o sistema.
- Importar automaticamente outros documentos fiscais (transferência): Ao ativar este parâmetro, os demais documentos (retornos simbólicos, trasferências, remessas, etc) emitidos via fulfillment serão importados auttomaticamente para o sistema.
Pedidos - Custos:
Para contas que possuem o módulo Custos do E-commerce instalado, será apresentada a aba Custos, onde poderá configurar os percentuais de comissão da plataforma, de acordo com a categoria.
Clicando em + adicionar será aberta uma tela onde deverá buscar a categoria desejada no campo Categoria no Tiny e logo abaixo poderá preencher o percentual de comissão da plataforma para esta categoria no campo Taxa (%) e no campo Valor mínimo (R$), poderá informar o valor mínimo de comissão, se houver.
É necessário configurar o percentual de comissão de cada categoria que possui, para que o relatório de custos do e-commerce seja apresentado corretamente.
A integração da Amazon FBA Classic com o ERP da Olist facilita a gestão das suas vendas, permitindo a importação automática de pedidos e notas, para gerenciamento interno no sistema. Com essa integração, os lojistas podem otimizar suas operações, economizar tempo e melhorar a eficiência do seu negócio.
Para mais detalhes sobre a utilização da integração da Amazon FBA Classic no ERP da Olist, acesse Amazon FBA Classic - Utilização.