Integrar no Americanas Marketplace
A integração com o Americanas Fulfillment possibilita o envio de notas fiscais para a plataforma. Também, é possível acompanhar a quantidade em estoque do seu Depósito Fulfillment.
Pré-requisitos
- Ter a extensão Depósitos de Estoque
Passo a passo
Adicionar a extensão Americanas Fulfillment
-
Para adicionar a extensão em sua conta, acesse Menu → Início → Extensões do Tiny.
-
Na seção Vendas , clique sobre a extensão B2W Fulfillment.
-
Clique em Instalar e após Confirme a instalação.
Configurar depósito de operação do Americanas Fulfillment
-
Para configurar o centro de distribuição utilizado nas operações do Americanas Fulfillment, você poderá acessar Menu → Configurações → Aba E-commerce e após, clicar em Integrações.
-
Feito isso, acesse a configuração com a Americanas Marketplace.
-
Na aba Estoque, no campo Depósito de operação Fulfillment, selecione o CD utilizado junto ao Fulfillment da Americanas.
-
Agora, Salve a configuração.
Configurar o depósito específico para o canal de venda
É necessário ter o módulo Depósitos de estoque para seguir com essa configuração. Verifique acessando em Início → Extensões do Tiny se o módulo já está instalado. Caso não, realize a instalação e o cadastro do depósito conforme os passos abaixo:
-
Acesse Menu → Suprimentos → Configurações e clique em Depósitos de estoque.
-
Clique sobre o depósito que deseja utilizar caso o mesmo já exista ou então, cadastre um novo para essa operação. No campo Tipo, selecione a opção Exclusivo para um canal de venda.
-
Se o tipo de depósito que estiver cadastrando for Exclusivo para um canal de venda, preencha os seguintes campos:
- CNPJ deste depósito: informe qual o CNPJ do seu depósito FF, podendo indicar mais de um, se necessário;
- Criar transferências de estoque para notas fiscais cujo destinatário possui o CNPJ acima: ative esta opção caso queira que, ao lançar estoque de notas fiscais de transferência para o CNPJ informado acima, automaticamente seja criada uma movimentação do tipo entrada para o depósito do Fulfillment;
-
Agora, Salve as alterações.
Observação:
Indicamos que seja utilizada uma descrição específica para esse depósito, para que seja possível distingui-lo dos demais.Como parametrizar o faturador utilizado nas operações do Americanas Fulfillment
-
Para parametrizar qual faturador será utilizado em suas operações do Americanas Fulfillment, acesse Menu → Configurações → Aba E-commerce e após, clique em Integrações.
-
Feito isso, acesse a configuração com a Americanas Marketplace .
-
Na aba Configurações , localize a configuração Utiliza faturador da Americanas Marketplace.
-
Selecione para ativar ou desabilitar este parâmetro.
Se o parâmetro estiver desabilitado , as notas poderão ser emitidas normalmente e transmitidas para o Americanas Fulfillment. Saiba mais através da ajuda Enviar XML das notas fiscais para Americanas Fulfillment.
Configurar depósito padrão para importação de estoque
-
Configure o depósito padrão que será utilizado para importar as quantidades dos produtos presentes no Americanas Fulfillment acessando Menu → Configurações → Aba E-commerce e clique em Integrações.
-
Agora, acesse a configuração com a Americanas Marketplace.
-
Na aba Configurações , no campo Depósito do fulfillment selecione o depósito configurado anteriormente.
Observação:
A quantidade em estoque no depósito configurado para o Fulfillment será considerada na sincronização de estoque total para a Americanas Marketplace. Logo, se deseja fazer com que a mesma não seja considerada nos demais canais de venda, é necessário marcar a opção Desconsiderar saldo deste depósito no depósito configurado anteriormente, deixando este depósito apenas para verificação do saldo em estoque em poder do Americanas Fulfillment.Importar saldo em estoque dos produtos armazenados no Americanas Fulfillment
-
Para importar o saldo em estoque, acesse Suprimentos → Controle de Estoques.
-
Agora, clique em Receber estoque do fulfillment.
-
Por padrão, o campo Depósito será vinculado com o depósito configurado anteriormente. Caso desejar, poderá alterar o mesmo nesse local.
Importar notas fiscais emitidas pelo faturador Americanas
Para realizar a importação das notas fiscais emitidas pelo faturador Americanas Fulfillment, você poderá seguir os passos:
-
Acesse Vendas → Notas Fiscais.
-
Clique em Mais ações → Importar notas Americanas Fulfillment.
-
No pop-up exibido, selecione a integração e o período das notas que deseja importar.
-
Selecione as notas e Importe.
Observações:
- Apenas notas que possuem vendas importadas no Tiny serão listadas;
- O pedido no Tiny é identificado pelo número do pedido no canal de venda.
- Para obter o XML da NF-e, é necessário enviar o identificador do centro de distribuição. Para tal campo, enviamos o que está configurado no campo Depósito de operação Fulfillment, presente nas configurações de sua plataforma. Saiba mais através da ajuda Configurar depósito de operação do Americanas Fulfillment.
Como operar com a Nota de Transferência em sua conta no Tiny
Este recurso permite que, quando notas fiscais de transferência para os depósitos do tipo Fulfillment sejam importadas para o Tiny, haja a possibilidade de transferir automaticamente a quantidade de mercadoria movimentada entre depósitos.
Em outras palavras, esta rotina permite que a quantidade enviada ao CD do Fulfillment seja removida do seu estoque principal e acrescida no depósito específico de destino.
Sempre que precisar importar uma nota de transferência de mercadoria, saindo de sua empresa e com destino ao depósito do Fulfillment, o XML deverá ser importado em Menu → Vendas → Notas fiscais → Mais ações → Importar XML da NFe.
Após ter a nota importada corretamente no Tiny, siga os passos abaixo:
-
Clique no menu de contextopresente sobre a nota fiscal e após, em Lançar estoque.
-
Na janela que será aberta, selecione o depósito de saída das mercadorias e conclua o lançamento.
-
A partir desta ação o Tiny fará a remoção de estoque no depósito selecionado e entrará com a mesma quantidade no depósito do Fulfillment.
Enviar XML das notas fiscais para Americanas Fulfillment
O envio do XML das notas fiscais para Americanas Fulfillment, pode ser realizado através das opções abaixo:
Enviar XML de forma automática
Para o XML das notas fiscais serem enviados automaticamente para Americanas Fulfillment, as suas notas fiscais devem ser geradas através dos pedidos de venda que sejam provenientes dos pedidos do Americanas Fulfillment.
Desta forma, sempre que autorizar as suas notas fiscais o envio do XML para Americanas Fulfillment será realizado de forma automática.
Enviar XML da nota fiscal de forma individual
Para enviar o XML de uma nota fiscal para Americanas Fulfillment, acesse Menu → Vendas → Notas Fiscais → Aba Emitidas.
Observação:
Lembramos que a notal fiscal precisa estar autorizada no SEFAZ.Agora, Selecione a nota → Mais ações e clique em Enviar XML para fulfillment.
Após enviar o XML, na listagem das notas fiscais será adicionado um marcador Fulfillment nesta nota para identificação que o XML já foi enviado.
Enviar XML das notas fiscais em lote
Para enviar o XML das notas fiscais para Americanas Fulfillment, acesse Menu → Vendas → Notas Fiscais → Aba Emitidas.
Observação:
Lembramos que as notas fiscais precisam estar autorizadas no SEFAZ.Agora, Selecione as notas → Mais ações e clique em Enviar XML para fulfillment.
Após enviar o XML, na listagem das notas fiscais será adicionado um marcardor Fulfillment nas notas para identificação que os XMLs já foram enviados.
Informações relacionadas
Dicas e informações adicionais
- Recomendamos que o depósito utilizado para importar os saldos em estoque do Americanas Fulfillment seja o mesmo informado nas suas notas fiscais, desta forma, a quantidade em estoque será a mesma tanto no Tiny quanto em sua plataforma.
- As informações de regras fiscais do item determinadas pelo parceiro serão enviadas automaticamente ao concluir o envio do cadastro do produto.