Acesse o site da Americanas Marketplace
Integração desenvolvida pela Tiny, com importação de pedidos e produtos, além de sincronização de produtos, estoque e preços.
Recursos disponíveis
Receber produtos | ✔ |
Receber pedidos | ✔ |
Enviar produtos | ✔ |
Enviar estoque | ✔ |
Enviar preços | ✔ |
Sincronizar situação | ✔ |
OMS | ✔ |
Pré-requisito
Como solicitar a integração com Americanas Marketplace
O objetivo deste artigo é ensinar os passos que você deve seguir para solicitar a integração de sua loja com a Americanas Marketplace.
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Acesse o portal parceiro Americanas Marketplace e informe os dados de login.
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Já dentro do portal parceiro, no menu clique em Configurações e em seguida vá até a opção Integração Americanas Marketplace.
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Quando a página carregar, vá até final dela e você verá um campo para digitar o nome da plataforma que você utilizará para conversar com a neste processo. Ao escolher é só clicar em Faça sua integração Agora e aguardar o envio das informação da integração via e-mail.
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O token ficará disponível no portal e os sellers poderão visualizar sempre que necessário. Acesse o menu Configurações → Integração Americanas Marketplace , e tenha acesso imediato às informações de apoio para auxiliar no cadastro e conexão de produtos.
Para mais informações, acesse a ajuda da Americanas Marketplace.
Passo a passo
Configurar integração com a Americanas Marketplace
Ao configurar a integração, você irá conectar a sua do Tiny à conta da Americanas, preparando-a para a sincronização de produtos, pedidos, atualização de preços e estoque, mapeamentos de categorias, formas de recebimento, formas de frete, etc..
Aba Conexão
- Para conectar a integração, acesse em menu → início → integrações.
- Ativa: Indica que a integração foi realizada com sucesso e encontra-se pronta para uso.
- Inativa: Indica a inatividade desta loja no Tiny, ou seja, a loja não estará disponível para sincronização de pedidos, produtos e demais ações pertinentes.
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Não instalada: Indica que a plataforma foi logada mas não configurada.
Somente as integrações Ativas serão exibidas para uso nas sincronizações, importações e demais ações no Tiny.
- Clique em adicionar integração e busque por Americanas Marketplace.
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Em conectar integração, confirme ou informe o nome da integração no Tiny.
Na seção Autenticação, clique no botão Americanas Marketplace. Faça o login na sua conta do Americanas Marketplace. Após logar, você será redirecionado para o Tiny para concluir suas configurações.
Observação:
Para prosseguir com as configurações da integração, é necessário que sua conta na Americanas Marketplace esteja autenticada no Tiny.
Aba Canais de venda
Aqui, são realizados os mapeamentos dos canais de venda que utiliza.
Os canais de venda padrão são listados automaticamente para que possa conectá-los e assim configurar o mapeamento dos canais de venda. Primeiramente conecte o canal de venda na seção Gostaria de conectar seus outros canais de venda? e após isso, clique em Editar neste local será definida as configurações para cada canal de venda.
Caso precise adicionar outros canais que não apareçam na listagem, clique em Adicionar canal de venda.
Observação:
Ao importar os Pedidos do e-commerce para Pedidos de Venda , é possível filtrar o pedidos pelos seus canais de venda, utilizando o filtro Avançado. Selecione a opção E-commerce e será possível localizar os pedidos pelos seus canais de venda. Além disso, no "Relatório de Vendas" também existe a possibilidade utilizar o filtro Canal de venda.Aba Produtos
Na aba produtos, você define as regras de estoque, preço, do envio de e recebimento de produtos e os tipos de anúncio. Essas definição serão aplicadas a todas
Enviar produtos
Define a regra para envio de produtos para o marketplace nesta integração, tanto para importação, quanto para envio de produtos ao e-commerce.
Enviar imagens dos produtos ao sincronizar | Define se ao enviar os produtos para a plataforma, as imagens do produto vão ser sempre enviadas (sim) ou enviadas apenas para produtos novos (que ainda não estão cadastrados na plataforma). |
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Enviar imagens do produto pai nas variações | Ao habilitar essa opção quando enviar um produto para o e-commerce, adicionamos as imagens do produto pai nas variações que não possuem imagens. |
Enviar dias para preparação ao sincronizar |
Ao habilitar esse parâmetro, a informação da quantidade de dias necessários para preparação do envio do item vai ser enviada para a plataforma. * Para preencher este campo, acesse o menu → cadastro → produto → editar, na aba dados gerais, na seção estoque clique em dias para preparação. Lembramos que esse campo pode ser alimentado por planilha e será inserido também nas APIs de cálculos dos fretes. |
Enviar categorias ao atualizar | Habilite esse parâmetro para enviar a categoria dos produtos ao atualizar os produtos no e-commerce. |
Receber produtos
Na importação de produtos, ao atualizar um produto, atualizar o Código (SKU) | Habilite este campo para atualizar o Código (SKU) sempre que os produtos forem importados do e-commerce. |
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Nome do campo garantia na Americanas Marketplace | Informe o código do campo Garantia na plataforma. Dessa maneira, quando os produtos forem importados ao Tiny ou enviados ao e-commerce o campo será validado. |
Regras de estoque
Define como será a forma de controle de estoque na integração.
Atualizar estoque na loja virtual a partir do Tiny | Selecione umas opções disponíveis para atualização do estoque, sendo elas: não atualizar, enviar saldo físico (estoque total) ou enviar saldo disponível (estoque total considerando a reserva de estoque). |
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Depósito a ser considerado na integração | Defina qual o depósito vai ser considerado para as ações: importar pedido, importar produtos e enviar estoque, ou seja, toda movimentação de produtos vai ser atribuída a este depósito padrão.
* O campo depósito a ser considerado na integração será exibido nas contas que possuem a extensão depósitos de estoque instalada. |
Utilizar estoque de segurança |
Habilite este parâmetro para informar a quantidade de itens no estoque de segurança. Desta forma, quando seu estoque atingir este número, a quantidade de itens enviada para a plataforma vai ser zero. Por exemplo: Estoque de segurança = 5. Estoque atual = 2. Ao atualizar o estoque na plataforma, vai ser enviado saldo = 0. * Parâmetro não considerado para produtos sob encomenda. |
Preços
Define a regra de preços para a integração, tanto para importação, quanto para envio de produtos ao e-commerce.
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Preço fixo: conforme o preço do produto, o anúncio pode receber um valor fixo de preço de venda, levando em consideração acréscimos e descontos aplicados individualmente;
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Conforme regras de preço: trata-se de todas as regras do marketplace relacionado ao percentual de comissão, adicional de frete para produtos com preço mínimo e/ou por faixa de peso cubado dos produtos e fórmula de cálculo para aplicar os valores adicionais. Ao definir essa regra, siga a configuração de precificação de anúncios com base nas regras das plataformas de e-commerce e marketplaces.
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Conforme lista de preços: utiliza de listas de preços dos produtos, específicas para o e-commerce ou marketplace. Ao definir essa regra, no campo lista de preços utilizada nos produtos, selecione a lista de preços a ser considerada na importação de pedidos do e-commerce. Saiba como configurar em listas de preços.
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Aba Pedidos
Na aba pedidos, você define as regras do fluxo de recebimento e tratativas de pedidos da plataforma.
Fluxo de pedidos
Sincronização automática dos pedidos |
Com esse parâmetro habilitado, os pedidos criados no marketplace vão ser importados de forma automática para o Tiny, utilizando o recurso de OMS. Saiba mais sobre o recurso em OMS. |
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Importar valor do frete nos pedidos | Com esse parâmetro habilitado o valor do frete também vai ser importado, ao importar os pedidos. |
Formatar nome dos contatos no recebimento dos pedidos |
Com esse parâmetro habilitado, ao importar os pedidos, as primeiras letras do nome e sobrenome do cliente serão transformadas em maiúsculas. |
Completar endereço do cliente a partir do CEP na importação de pedidos |
Com esse parâmetro habilitado, o endereço do cliente será preenchido no Tiny, ao importar os pedidos: Não: o endereço do cliente permanecerá incompleto, caso esteja incompleto na plataforma. Apenas se bairro não está informado: Se o campo bairro no pedido de venda não estiver preenchido, o Tiny irá completar o endereço do cliente. Sempre: o CEP sempre será validado junto ao Correios para preenchimento do endereço do cliente. Os dados de endereço obtidos na plataforma de e-commerce serão ignorados. |
Atualizar situação dos pedidos no Tiny ao processar a fila | Ao habilitar esta opção, a listagem de pedidos será ocultada e apenas o resumo do processamento de pedidos será exibido. |
Processamento da fila de pedidos | Escolha como será processado os pedidos da fila, através das opções Importar todos os pedidos ou Importar apenas os pedidos aprovados. |
Enviar rastreamento ao alterar a situação no Tiny para enviado | Com esse parâmetro habilitado, o código de rastreio será automaticamente enviado para a plataforma sempre que a situação do pedido for alterada para enviado. Saiba mais sobre essa rotina através da ajuda atualizar situação de envio dos pedidos. |
Marcar pedido como entregue ao alterar a situação no Tiny | Ao habilitar este parâmetro, sempre que um pedido for alterado para a situação Entregue no Tiny, o mesmo também terá o seu status alterado na plataforma. Saiba mais sobre essa rotina através da ajuda Atualizar situação de envio dos pedidos. |
Intermediador |
Selecione o intermediador de suas operações. Maiores informações em como utilizar e configurar os intermediadores de operações. * A informação de intermediador da transação é obrigatória para emissão de NFe. |
Dados fiscais
Define as regras fiscais que serão utilizadas para esta integração.
Envio de dados da NFe | Selecione a opção Automático ao autorizar a nota fiscal , assim sempre que a nota fiscal for atualizada o envio dos dados da NFe ao e-commerce será automático. As informações sobre envio de dados da NFe de forma Manual , estão disponíveis na ajuda Enviar dados da NFe ao e-commerce (Manual). |
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Natureza de operação para transferência de mercadorias |
Selecione a natureza de operação que será atribuída de forma padrão ao transferir mercadorias. |
Natureza de operação para venda |
Selecione a natureza de operação que será atribuída de forma padrão na importação dos pedidos no Tiny e ao gerar nota fiscal através do pedido importado. * Optantes do regime normal devem definir as configurações para os seguintes campos: Natureza de operação de venda para contribuinte, Natureza de operação de venda para não contribuinte e Natureza de operação para venda desta integração. * Mais informações, acesse naturezas de operação de saída. |
Definir natureza de operação diferente para destinatários contribuintes do ICMS |
Com esse parâmetro habilitado, você poderá selecionar uma natureza de operação específica para destinatários contribuintes do ICMS, a qual será aplicada no momento em que o Tiny identificar que o pedido de venda trata-se de um cliente contribuinte. |
Aba Custos
São definidos os custos de comissão cobrados pelo marketplace. Defina a categoria no Tiny, a taxa (%) ou o valor mínimo de comissão e clique em Salvar.
Observação:
A aba Custos somente aparecerá com a extensão custos do e-commerce instalada.Aba Mapeamentos
Define o vínculo entre os códigos do Tiny com os códigos da plataforma para categorias, variações, situação dos pedidos, formas de recebimento e de frete, e a definição dos horários de envio de mercadorias.
Situações de pedidos
Define o vínculo entre os pedidos no Tiny e na plataforma de acordo com a situação do pedido através do mapeamento da situação dos pedidos no e-commerce com as respectivas situações no Tiny, definindo também o fluxo da sequência das situações no Tiny.
As situações padrão e as respectivas situações dos pedidos no Tiny são preenchidas de forma automática ao cliacar em adicionar situações padrão.
Para adicionar novas situações, clique em adicionar mapeamento de situação, localizado ao final da página, após os mapeamentos existentes.
Ao habilitar o permite retroceder situação dos pedidos na sincronização de situações, será possível alterar a situação de um pedido para uma situação anterior à atual, por exemplo, um pedido enviado poderá voltar para a situação preparando envio. No entanto, caso você utilize o recurso do OMS, recomendamos manter este parâmetro desabilitado.
Observação:
Ao importar um pedido de venda do e-commerce para o Tiny, o pedido assume a situação configurada. Caso a situação não esteja configurada, o pedido importado terá a situação em aberto atribuída.
Formas de recebimento
Define o vínculo entre as formas de recebimento dos seus pedidos da loja virtual com a forma de recebimento no Tiny. Esta configuração fará com que suas contas a receber sejam geradas no Tiny com as mesmas informações da plataforma.
Ao habilitar o parâmetro importar forma de recebimento nos pedidos, será possível relacionar as formas de pagamento presentes em sua plataforma com os respectivos destinos no Tiny. Para isso, clique em adicionar forma de recebimento.
A seguir, no campo de forma de recebimento, selecione a forma de recebimento do Tiny a ser relacionada com a da integração. No campo código na integração, clique sobre o botão relacionar forma de recebimento 🔗 e selecione a forma de recebimento de sua plataforma que corresponderá à do Tiny.
Se a forma de recebimento correspondente não for exibida, é possível buscar por pedido que possua a mesma forma de recebimento selecionada para realizar o relacionamento. Para isso, é necessário informar o identificador do pedido na integração, através do Order ID ou Shipment ID. Ou, caso saiba o código de integração, clique em informar código manualmente e digite o código.
Observação:
Ao adicionar as formas de recebimento selecionadas, o Tiny busca as formas já configuradas em sua conta. Para informações de como cadastrar as formas de recebimento, acesse formas de recebimento.Para confirmar o relacionamento, clique em relacionar.
No campo forma de recebimento padrão, defina a forma de recebimento que será utilizada sempre que o pedido importado não possua nenhuma forma relacionada.
No campo categoria financeira padrão dos pedidos, selecione a categoria financeira padrão para esta integração, se assim desejar. As categorias financeiras exibidas são previamente cadastradas em categorias de receitas e despesas, nas configurações de finanças.
Formas de frete
Define o vínculo entre as formas de frete dos seus pedidos da loja virtual com a forma de frete no Tiny. Esta configuração fará com que os pedidos no Tiny sejam gerados com as mesmas informações de frete da plataforma.
Para fazer o mapeamento das formas de frete presentes no e-commerce, com as formas de envio cadastradas em sua conta no Tiny, no campo forma de envio e forma de frete, selecione as formas que deseja mapear.
Em código na integração, clique no botão relacionar forma de frete 🔗. E, na listagem exibida, selecione a forma de envio correspondente em sua plataforma.
Se a forma de frete correspondente não for exibida, é possível obter por pedido que tenha a mesma forma de frete selecionada para realizar o relacionamento, informando o identificador do pedido na integração. Ou, caso saiba o código de integração, clique em informar código manualmente e digite o código. Para confirmar o relacionamento, clique em relacionar.
Para adicionar novas formas de frete, clique em adicionar.
Observações:
- Ao adicionar as formas de frete selecionadas, o Tiny busca as formas de envio já configuradas em sua conta. Para cadastro de novas formas de envio, consulte formas de envio.
- Para mapear as formas de frete da Frenet, acesse a ajuda mapear formas de frete Frenet.
Aba Outros
Define outras configurações adicionais referentes à integração.
Configurações adicionais
Campo para importar o nome do cliente | Defina através das opções customer->name ou billing_address->full_name como será importado o nome do cliente. |
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Método de impressão de etiquetas | Escolha como realizará a impressão das etiquetas através do modo Fornecido pela Americanas Marketplace ou Impressão térmica através do arquivo ZPL. Saiba como Imprimir etiquetas via arquivo ZPL. |
No envio de atributos do Tiny para a Americanas Marketplace | Referente ao envio de atributos, você poderá escolher entre as opções: Manter atributos existentes na Americanas Marketplace ou Remover atributos existentes na Americanas Marketplace. |
Depósito de operação Fulfillment | Caso você trabalhe com Americanas Fulfillment, selecione o depósito correspondente. |
Ao final, não esqueça de Salvar as configurações.
Como receber produtos do e-commerce no Tiny
- Acesse menu → cadastros → anúncios para importar os produtos cadastrados em sua loja virtual.
- Selecione sua integração para recepção dos seus produtos e clique em gerenciar anúncios → importaranúncios.
- Selecione quais anúncios deseja importar: todos os anúncios da minha conta ou somente anúncios novos (anúncios não cadastrados no Tiny) ou um anúncio específico.
Observação:
Para localizar o anúncio individual, será necessário preencher o campo identificador do anúncio.
- Defina a forma de relacionamento entre os anúncios na plataforma com os produtos existentes no Tiny: possuem o mesmo código (SKU), possuem a mesma descrição (título) ou possuem o mesmo GTIN (EAN).
- Marque sim ou não para atualizar a informação de produtos com anúncios relacionados. Marcando sim, defina as opções de atualização dos produtos: atualizar todos os dados do produto ou apenas dados não preenchidos, atualizar preço dos produtos já existentes, atualizar o estoque ou atualizar imagens e clique em relacionar.
- Será exibido um resumo do relacionamento, e o Tiny indicará caso existam anúncios não relacionados a produtos no Tiny. Defina qual ação será tomada e clique em continuar.
Observação:
Sugerimos que marque a opção criar produtos novos com base nos anúncios para que os pedidos e notas fiscais sejam corretamente gerados. - Para criar o produto, selecione o depósito ao qual o produto será atribuído, marque importar as imagens do anúncio para os novos produtos e informe, se desejar, os dados fiscais (unidade, NCM e origem) dos produtos. Lembramos que essas são informações padrão, que serão utilizadas para produtos que não possuam dados fiscais.
- Clique em criar produtos para concluir o processo.
Campos importados
- Descrição
- Código (SKU)
- Preço de venda
- Preço promocional
- Peso bruto
- Peso líquido
- Descrição complementar
- Preço de custo
- Marca
- GTIN
- GTIN Embalagem
- Código da categoria no e-commerce
- Estoque atual
- Garantia
- Imagens
- Variações
- Altura embalagem
- Largura embalagem
- Comprimento embalagem
Produtos que têm variações, são importados os seguintes campos:
- Código
- GTIN
- GTIN Embalagem
- Estoque
Observações:
- O Tiny indicará se existem anúncios ainda não relacionados e você definirá qual ação realizar.
- Se durante a importação dos produtos ocorrer algum imprevisto ou ocorrer algum problema devido ao grande número de produtos a serem importados, é possível interromper a recepção de produtos para continuar a importação num momento posterior.
- Com a ação interromper, é possível continuar a importação num outro momento, continuando do ponto em que parou. É possível retomar esta importação em até 7 dias corridos.
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Os pedidos realizados na Americanas Marketplace serão listados em Menu → Vendas → Pedidos do e-commerce → Selecione a loja virtual.
Vale lembrar que é possível Filtrar os pedidos por situação e por período. Após isso, Selecione os pedidos e clique em Receber pedidos.
Observação:
Caso o destino dos pedidos tenha sido configurado para Notas Fiscais , os mesmos entrarão direto para a lista de notas a serem faturadas, em Menu → Vendas → Notas Fiscais. -
Após importar os pedidos no Tiny e realizar a emissão da Nota Fiscal, os mesmos podem ser marcados como pedidos sincronizados e assim não serão exibidos na listagem dos pedidos do e-commerce. Para isso, Selecione os pedidos → clique em Marcar como sincronizados.
Como enviar produtos do Tiny ao e-commerce
- Acesse menu → cadastros →produtos.
- Selecione um ou mais produtos para envio e clique em enviar para o e-commerce.
Observação:
- Selecionando apenas um produto, o envio para o e-commerce pode ser realizado em menu de contexto (...) → enviar para o e-commerce.
- Para enviar a lista completa dos produtos no Tiny para o e-commerce, acesse a ajuda enviar produtos em lote ao e-commerce.
- Selecione sua loja Americanas Marketplace, no campo plataforma.
- Clique em continuar envio de produtos e você será direcionado para o módulo anúncios → anunciar no e-commerce → relacionamento de categorias. Maiores informações sobre esse módulo, acesse anúncios.
- Valide o relacionamento de categorias de produtos e clique em continuar.
- Em revisão do anúncio, clique sobre o anúncio, na tela de editar dados do anúncio vá em ficha técnica e preencha os atributos do anúncios.
- Salve e valide as informações para envio e clique em enviar anúncios.
Campos enviados
- Código (SKU)
- Descrição
- Descrição complementar
- Preço de venda
- Preço promocional
- Preço de custo
- Estoque atual
- GTIN
- Marca
- Peso bruto
- Altura embalagem
- Largura embalagem
- Comprimento embalagem
- Código da categoria principal no e-commerce
- Descrição completa da categoria principal no e-commerce
- Imagens
- Variações
- Garantia
- Atributos
- NCM
- CEST
- Origem
- Dias para preparação
Produtos que têm variações, são importados os seguintes campos:
- Tipo da variação (cor, tamanho, ...)
- Descrição da variação (azul, GG, ...)
- Código da variação
- Estoque
- GTIN
Será apresentada a tela resumo do envio. Clique em revisar para avaliar as informações do produto ou finalizar para concluir o processo.
O envio de produtos com sucesso, representa que os mesmos foram enviados à plataforma e estão aguardando o retorno do processamento
Observações:
- O botão com problema (E) indica o problema que impediu o envio do anúncio ao marketplace.
- O anúncio será ativado somente após notificação da plataforma ao Tiny.
- A situação dos anúncios no Tiny pode ser atualizada em menu → anúncios → mais ações → sincronizar situação dos anúncios.
- Os campos enviados, citados acima precisam estar preenchidos para que ocorra a sincronização com o e-commerce.
- Para enviar as dimensões dos produtos, é necessário ter instalada em sua conta a extensão embalagens e ter uma embalagem definida no cadastro de produto. Saiba como trabalhar com embalagens.
- O campo dias para preparação será enviado se a configuração "Enviar dias para preparação ao sincronizar" estiver habilitada, nas configurações da integração > enviar produtos.
Informações relacionadas
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Atenção!
Para realizar a sincronização da situação dos pedidos, é necessário que tenha configurado a importação dos pedidos do e-commerce para Pedidos de venda e realizado o Mapeamento das situações. -
Acesse Menu → Vendas → Pedidos do e-commerce → Selecione a loja virtual → Marque os pedidos que já foram enviados e clique em Sincronizar situação.
Observação:
Ao sincronizar situação, o status presente em Situação no Tiny corresponderá a situação do pedido no e-commerce conforme o mapeamento realizado.
Como enviar estoque dos produtos no Tiny ao e-commerce
- Acesse menu → cadastros →produtos.
- Selecione um ou mais produtos para envio.
- Clique em mais ações → enviar estoque para o e-commerce.
Observação:
Selecionando apenas um produto, o envio para o e-commerce pode ser realizado em menu de contexto (...) → enviar estoque para o e-commerce.- Selecione sua loja Americanas, no campo plataforma.
- Defina se serão enviados os saldos físico ou disponível dos produtos e clique em selecionar.
A seguir serão exibidos os dados deste produto tais como: identificador do anúncio, descrição, código(SKU) e estoque. - Valide se o produto está com as informações corretas e clique em enviar.
Como enviar o preço dos produtos no Tiny ao e-commerce
- Acesse menu → cadastros →produtos.
- Selecione um ou mais produtos para envio.
- Clique em mais ações → enviar preços para o e-commerce.
Observação:
Selecionando apenas um produto, o envio para o e-commerce pode ser realizado em menu de contexto (...) → enviar preços para o e-commerce.
- Selecione sua loja Americanas, no campo plataforma.
A seguir serão exibidos os dados deste produto tais como: identificador do anúncio, descrição, código(SKU) e preço. - Valide se o produto está com as informações corretas e clique em enviar.
Enviar código de rastreio para Americanas Marketplace
Atenção!
Para enviar o código de rastreamento para o Americanas Marketplace, é preciso informar no pedido ou nota fiscal o transportador, sendo ele Correios ou Transportadora. O campo será preenchido no Pedido de Venda ou na Nota Fiscal e por fim, gerar o agrupamento (PLP ou Coleta) no módulo de Expedição. Veja como gerar a Expedição.-
Acesse o módulo de Expedição, selecione a forma de envio Correios → Aba Concluídas → Clique no menu de contexto ao lado da expedição gerada → Enviar código de rastreio para o e-commerce.
Observação:
Ao enviar o código de rastreio, é enviado também a URL de rastreamento , Chave de acesso da Nota Fiscal e a Data de emissão , sendo que é necessário a Nota Fiscal estar Autorizada no SEFAZ , para o envio das informações ocorrer com sucesso. O status dos pedidos na Americanas Marketplace serão alterados para Enviado. -
Após isso, ao acessar a expedição será adicionado um Marcador que identifica quando o código de rastreio já foi enviado a Americanas Marketplace.
O envio de dados da chave de acesso ao e-commerce pode ser realizado dentro do Tiny pelos módulos de Expedição ou Nota Fiscal.
Envio pela expedição
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Ao acessar o módulo de expedição, no primeiro Filtro ao lado do campo de busca, selecione por Pedidos e no filtro, ao lado selecione Transportadora.
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Agora, localize a expedição, clique no Menu de contexto e selecione Enviar chave de acesso para o e-commerce.
Observações:
- É enviada somente a chave de acesso a Americanas Marketplace. Sendo que é necessário a Nota Fiscal estar autorizada no Sefaz, para o envio das informações ocorrer com sucesso.
- Ao enviar os dados da nota o Tiny não atualiza a situação do pedido na Americanas Marketplace. A situação é alterada quando o código de rastreio é enviado e assim o pedido passa para a situação Enviado.
Envio pelas notas fiscais
Ao acessar o módulo de notas fiscais, clique na aba Emitidas e Selecione as notas que deseja enviar os dados para o e-commerce. A seguir, acesse a opção Mais Ações e clique em Enviar dados da NFe para e-commerce.
Observações:
- É enviada somente a chave de acesso a Americanas Marketplace. Sendo que é necessário a Nota Fiscal estar autorizada no Sefaz, para o envio das informações ocorrer com sucesso.
- Ao enviar os dados da nota o Tiny não atualiza a situação do pedido na Americanas Marketplace. A situação é alterada quando o código de rastreio é enviado e assim o pedido passa para a situação Enviado.
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Ao marcar os pedidos como entregue no Tiny, os mesmos serão sincronizados com o status Completo na Americanas Marketplace. Para isso, acesse Menu → Vendas → Expedição → Selecione a forma de envio → Aba Concluídas → Clique no menu de contexto ao lado da expedição gerada → Marcar pedidos como entregue.
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Após isso, será adicionado na expedição, um Marcador que identificará que a venda já foi marcada como entregue e sincronizada na Americanas Marketplace.
A reserva de estoques é um módulo que auxilia no empenho do estoque dos produtos, como exemplo podemos citar quando o cliente opta por pagamento de boleto. O Tiny faz a reserva enquanto o pedido ficar com situação "Aguardando Pagamento". Se é efetuado o pagamento, o pedido é liberado, se não, a reserva do estoque é liberada.
Para mais informações de como ativar este módulo e detalhes do seu funcionamento, veja em detalhes na ajuda Reserva de estoque.
A fila de pedidos na integração com a Americanas Marketplace é uma nova forma de importar seus pedidos para o Tiny. Neste processo, o Tiny realizará uma busca dos pedidos presentes na Americanas Marketplace e importará automaticamente essas vendas pra sua conta em Pedidos de Venda.
Os pedidos presentes na fila correspondem há um período máximo de 14 dias.
Para utilizar essa nova forma de recepção de pedidos, siga os passos abaixo:
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O primeiro passo, será definir essa configuração em sua integração no Tiny. Para isso, acesse Menu → Configurações → Aba E-commerce → Integrações.
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Agora, clique sobre a integração com a Americanas Marketplace.
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Acesse a aba Configurações e localize o campo Processar pedidos no Tiny através da fila de pedidos da Americanas Marketplace e selecione a opção Sim.
Observação:
O campo Processar pedidos no Tiny através da fila de pedidos da Americanas Marketplace será exibido somente para quem não utiliza o serviço de OMS para o recebimento de pedidos.Agora, Salve as configurações.
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Para visualizar os seus pedidos da Americanas Marketplace, acesse Menu → Vendas → Pedidos do e-commerce e Clique na aba Americanas Marketplace(ou o nome da descrição da integração).
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A seguir, clique em Processar fila de pedidos e escolha entre processar os Pedidos antigos e novos ou Somente as novas vendas.
Na listagem das vendas, os pedidos processados serão automaticamente importados em sua conta para Pedidos de Venda.
As instruções para configurar a forma de envio Americanas Marketplace, encontram-se na ajuda Forma de Envio Americanas .
Saiba como integrar com Americanas Marketplace
As instruções para integrar com Americanas Marketplace, encontram-se na ajuda Americanas.
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Para realizar as configurações dos atributos, acesse Menu → Configurações → Aba Cadastros → Configurações de Atributos de Produtos.
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A seguir, clique em Incluir atributo.
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Agora, no campo Nome informe a descrição do atributo. Ao lado, em Campo equivalente no produto selecione a opção equivalente a esse atributo.
Ao final, clique em Salvar.
Observação:
Caso no campo Campo equivalente no produto tenha selecionado a opção Nenhum , no momento de vincular o atributo no cadastro do produto, poderá preencher o campo manualmente.
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Acesse Menu → Cadastros → Produtos e clique sobre o Produto que deseja realizar o mapeamento de atributos.
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Ao acessar o cadastro do produto, na aba Ficha técnica , localize a seção Atributos. No campo Atributo informe o nome de um dos atributos já cadastrados no Tiny. Ao lado, o Valor será automaticamente preenchido.
Após realizar o vínculo dos atributos, clique em Salvar.
Observações:
- O campo Valor deverá ser preenchido manualmente, se no cadastro do atributo no campo Campo equivalente no produto tenha selecionado a opção Nenhum.
- A opção Sugerir atributos busca pela categoria informada no cadastro do produto, sugestões de atributos já vinculados a outros que pertencem a mesma categoria.
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Ao enviar este produto para Americanas Marketplace com seus atributos, prevalecerá a opção que selecionou na configuração integração.
Americanas
Como funciona o Americanas?
O Americanas é uma modalidade para os pedidos que serão retirados na loja do seller pelo cliente ou expedidos via transportador delivery para entrega em até 2 horas.
Por exemplo, no momento da compra o cliente vai escolher se o produto será enviado para o endereço informado ou se ele vai pegar na loja. Ao escolher a modalidade pegue na loja , vão aparecer os possíveis locais para o cliente retirar o pedido. Caso ele escolha para ser enviado ao seu endereço, um motoboy fará a entrega em até 2 horas.
Como o Tiny vai te ajudar com o Americanas ?
Quando os pedidos da Americanas Marketplace forem recebidos no Tiny, será incluído um marcador. Conforme sua situação for mudando, você será orientado pelos marcadores como agir para seguir o fluxo corretamente.
O fluxo do pedido difere se a retirada for pelo cliente em sua loja ou se o motoboy (delivery) que irá buscar entregar no endereço do cliente. Abaixo detalhamos ambos os processos.
Quando o cliente buscar o pedido no local de retirada que foi escolhido no momento da compra (Pickup)
Aguardando estoqueAo importar os pedidos do Americanas Marketplace para o Tiny, eles receberão um marcador Aguardando estoque. Também virá uma notificação no Tiny, indicando que você recebeu um pedido vindo da Americanas Marketplace.
É necessário que você confirme ao marketplace que pode atender ao pedido do cliente.
Para efetuar essa confirmação, acesse o menu de contexto do pedido e clique em Confirmar Estoque (Pegue na Loja).
Aguardando confirmaçãoOs pedidos que tiveram o seu estoque confirmado, receberão automaticamente o marcador Aguardando confirmação. Neste momento você pode separar os produtos para que o cliente venha buscar na sua loja. Para finalizar esta etapa, no menu de contexto do seu pedido, clique em Confirmar separação (Pegue na Loja).
Aguardando retiradaOs pedidos que tiveram a confirmação da separação efetuada, receberão do Tiny o marcador Aguardando retirada. Também receberão este marcador automaticamente os pedidos que no seu processo forem colocados em Prontos para envio no Tiny.
Quando o cliente chegar na sua loja para retirar o produto, você deverá acessar o menu de contexto do pedido e clicar em Confirmar retirada (Pegue na Loja) e então será aberto um popup para digitar a senha que o cliente terá em mãos. Essa senha será validada via API com a Americanas Marketplace, confirmando que o pedido entregue está correto.
Quando o cliente escolheu receber o pedido via motoboy (Shipstore)
Aguardando estoqueAo importar os pedidos do Americanas Marketplace para o Tiny eles receberão um marcador Aguardando estoque. Também virá uma notificação no Tiny, indicando que você recebeu um pedido vindo do Americanas Marketplace.
É necessário que você confirme ao marketplace que pode atender ao pedido do cliente.
Para efetuar essa confirmação, acesse o menu de contexto do pedido e clique em Confirmar Estoque (Pegue na Loja). Após esta ação, os canais Americanas Marketplace farão a confirmação do pedido ao cliente, inclusive efetuando as cobranças do pedido. Os pedidos automaticamente receberão o marcador Aguardando confirmação.
Aguardando retiradaOs pedidos que forem identificados pelo processo de retirada via motoboy, automaticamente passarão para o marcador Aguardando retirada. Também receberão este marcador automaticamente os pedidos que no seu processo forem colocados em Prontos para envio no Tiny.
Quando o motoboy chegar na sua loja para retirar o produto, você deverá acessar o menu de contexto do pedido e clicar em Confirmar retirada (Pegue na Loja) e então será aberto um popup para digitar a senha que o motoboy terá em mãos. Essa senha será validada via API com a Americanas Marketplace, confirmando que o pedido sendo entregue está correto.
Dicas e informações adicionais
- Caso seja necessário realizar a exclusão dos mapeamentos dos produtos com a sua plataforma, acesse Configurações → Aba E-commerce → Integrações e marque a integração desejada. Depois, clique em Mais ações → Excluir todos os anúncios no Tiny. É importante mencionar que esta ação, depois de concluída, não poderá ser desfeita.
- Após importar um pedido, é possível realizar o cadastro, do produto no Tiny, através do lançamento de estoque, disponível no menu de contexto, localizado ao lado do pedido ou da nota → Lançar estoque.
- Se desejar, você pode realizar a importação através de planilha de acordo com o nosso layout disponibilizado em Importador de produtos.
- Sempre que um pedido é importado, o cliente automaticamente é cadastrado em Cadastros → Clientes e fornecedores.