Recursos disponíveis
Receber pedidos Importação dos pedidos em aberto | ✔ |
Receber produtos | x |
Enviar produtos | ✔ |
Enviar estoque | ✔ |
Enviar preços | ✔ |
Sincronizar situação | ✔ |
OMS | ✔ |
Configurando a integração
- Para iniciar a configuração, acesse menu → início → integrações.
Observações:
Caso já possua integrações configuradas em sua conta, elas serão exibidas e indicadas da seguinte forma:- Ativa: Indica que a integração foi realizada com sucesso e encontra-se pronta para uso.
- Inativa: Indica a inatividade desta loja no Tiny, ou seja, a loja não estará disponível para sincronização de pedidos, produtos e demais ações pertinentes.
- Não conectada: Indica que a configuração ainda não foi realizada.
- Clique em adicionar integração, busque por Cassol e clique em instalar.
- Na aba integração, campo nome informe o nome da integração no Tiny.
- Na seção autenticação, informe o Id do seller no marketplace, fornecido pelo marketplace.
Clique em testar configurações para validar as credenciais de login. - Em instruções (i) → link para importação de pedidos, clique em gerar link para utilizar a importação de pedidos, copie o link gerado e envie para o responsável do marketplace. Esse link será utilizado para importação dos pedidos do marketplace em sua conta no Tiny.
- Em configurações , defina os seguintes campos abaixo:
Sincronização de pedidos
Enviar rastreamento ao alterar a situação no Tiny para enviado | Se este parâmetro estiver ativo, sempre que o pedido for alterado para Enviado no Tiny, o código de rastreio será enviado de forma automática para a plataforma. Saiba mais sobre essa rotina através da ajuda atualizar situação de envio dos pedidos. |
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Marcar pedido como entregue ao alterar situação no Tiny | Habilite este parâmetro para que sempre que a situação do pedido for alterada para Entregue, ela será também alterada em seu e-commerce. Saiba mais sobre essa rotina através da ajuda atualizar situação de envio dos pedidos. |
Formatar nome dos contatos no recebimento dos pedidos | Habilite este campo para que o nome do cliente, ao importar os pedidos, será formatado com as iniciais maiúsculas em seu nome e sobrenome. |
Completar endereço do cliente a partir do CEP na importação de pedidos | Habilite essa opção para que o endereço do cliente seja preenchido no Tiny, ao importar os pedidos, de acordo com a opção escolhida
* Escolhendo a opção sempre, o CEP sempre será validado junto ao Correios para preenchimento do endereço do cliente. Assim, os dados de endereço obtidos na plataforma de e-commerce serão ignorados. |
Configurações adicionais
Envio de dados da NFe | Selecione esta opção para enviar os dados na NFe ao e-commerce. Para envio manual consulte maiores informações em enviar dados da NFe ao e-commerce (manual). |
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Intermediador | Selecione o intermediador de suas operações. Maiores informações em como utilizar e configurar os intermediadores de operações.
* A informação de intermediador da transação é obrigatória para emissão de NFe. |
-
Na aba estoque, defina as regras de estoque da integração:
Atualizar estoque na loja virtual a partir do Tiny Selecione umas opções disponíveis para atualização do estoque, sendo elas: não atualizar, enviar saldo físico (estoque total) ou enviar saldo disponível (estoque total considerando a reserva de estoque). Depósito a ser considerado na integração Escolha qual será o depósito padrão para as ações: importar pedido, importar produtos e enviar estoque. * O campo depósito a ser considerado na integração será exibido nas contas que possuem a extensão depósitos de estoque instalada.
Estoque de segurança Informe a quantidade de estoque de segurança para que, quando seu estoque atingir este número, a quantidade de estoque enviada para a plataforma seja Zero. * Produtos sob encomenda não estão abrangidos por este parâmetro.
- Na aba dados fiscais, selecione a informação natureza de operação para venda nesta integração. A natureza selecionada será atribuída de forma padrão na importação dos pedidos no Tiny e no momento em que gerar a nota fiscal através do pedido importado.
Observações:
- Caso precise configurar uma nova natureza de operação para utilizar nesta integração, acesse a ajuda natureza de operação e inclua uma natureza conforme seu regime tributário e orientações da sua contabilidade.
- Você pode habilitar ou desabilitar o campo definir natureza de operação diferente para destinatários contribuintes do ICMS. Habilitando esse campo, você poderá selecionar uma natureza de operação específica, a qual será aplicada no momento em que o Tiny identificar que o pedido de venda trata-se de um cliente contribuinte.
- Na aba gestão de preços, defina qual será a regra de preços para a integração, tanto para importação, quanto para envio de produtos ao e-commerce:
- Preço fixo: conforme o preço do produto, o anúncio pode receber um valor fixo de preço de venda, levando em consideração acréscimos e descontos aplicados individualmente;
- Conforme regras de preço: trata-se de todas as regras do marketplace no que diz respeito ao percentual de comissão, adicional de frete para produtos com preço mínimo e/ou por faixa de peso cubado dos produtos e fórmula de cálculo para aplicar os valores adicionais. Ao definir essa regra, siga a configuração de precificação de anúncios com base nas regras das plataformas de e-commerce e marketplaces.
- Conforme lista de preços: utiliza de listas de preços dos produtos, específicas para o e-commerce ou marketplace. Ao definir essa regra, no campo lista de preços utilizada nos produtos, selecione a lista de preços a ser considerada na importação de pedidos do e-commerce. Saiba como configurar em listas de preços.
- Na aba situações, é possível relacionar a situação dos pedidos no e-commerce com as respectivas situações no Tiny, assim como o fluxo da sequência das situações no Tiny.
Adicione as situações presentes no e-commerce, clicando em adicionar situações padrão. Para adicionar novas situações, clique em adicionar mapeamento de situação.
Para alterar a situação de um pedido para uma situação anterior à atual, habilite o campo permite retroceder situação dos pedidos na sincronização de situações, assim, por exemplo, um pedido enviado poderá voltar para a situação preparando Envio.
Observação:
Ao importar um pedido de venda do e-commerce para o Tiny, o pedido assume a situação configurada. Caso a situação não esteja configurada, o pedido importado terá a situação em aberto atribuída. - Na aba Formas de Recebimento, pode-se relacionar as formas de recebimento dos seus pedidos da loja virtual com a forma de recebimento no Tiny. Esta configuração fará com que suas contas a receber sejam geradas no Tiny com as mesmas informações da plataforma.
Ao habilitar o parâmetro importar forma de recebimento nos pedidos, será possível relacionar as formas de pagamento presentes em sua plataforma com os respectivos destinos no Tiny. Para isso, clique em adicionar forma de recebimento.
A seguir, no campo de forma de recebimento, selecione a forma de recebimento do Tiny a ser relacionada com a da integração. No campo código na integração, clique sobre o botão relacionar forma de recebimento e selecione a forma de recebimento de sua plataforma que corresponderá à do Tiny.
Se a forma de recebimento correspondente não for exibida, é possível buscar por pedido que possua a mesma forma de recebimento selecionada para realizar o relacionamento ou, caso saiba o código de integração, clique em informar código manualmente e digite o código.
Observação:
Ao adicionar as formas de recebimento selecionadas, o Tiny busca as formas já configuradas em sua conta. Para informações de como cadastrar as formas de recebimento, acesse formas de recebimento.No campo forma de recebimento padrão, defina a forma de recebimento que será utilizada sempre que o pedido importado não possua nenhuma forma relacionada.
- Na aba formas de frete, pode ser realizado o mapeamento das formas de frete presentes no e-commerce, com as formas de envio cadastradas em sua conta no Tiny.
Para isso, nos campos forma de envio e forma de frete, selecione as formas que deseja mapear.
Em código na integração, clique no botão relacionar forma de frete. E, na listagem exibida, selecione a forma de envio correspondente em sua plataforma.
Se a forma de frete correspondente não for exibida, é possível buscar por pedido que possua a mesma forma de frete selecionada para realizar o relacionamento ou, caso saiba o código de integração, clique em informar código manualmente e digite o código. Para confirmar o relacionamento, clique em relacionar.
Para adicionar novas formas de frete, clique em adicionar.
Observações:
- Ao adicionar as formas de frete selecionadas, o Tiny busca as formas de envio já configuradas em sua conta. Para cadastro de novas formas de envio, consulte formas de envio.
- Para mapear as formas de frete da Frenet, acesse a ajuda mapear formas de frete Frenet.
- Na aba Cotação de frete, podem ser definidas as formas de envio preferenciais e alternativas de sua loja, sendo possível cotar o valor do frete para o e-commerce com as formas de envio cadastradas no Tiny.
Adicione as formas de envio preferenciais clicando em adicionar forma de envio preferencial.
Para cadastrar outras alternativas de envio, clique em adicionar forma de envio alternativa.Em modo de cotação dos pedidos, defina a forma de cálculo da cotação que será retornada: menor preço, menor prazo ou maior prazo.
Observação:
As formas de envio alternativas serão utilizadas somente quando não existir cotação para as formas preferenciais. - Não esqueça de salvar as configurações.
Recebendo os pedidos do e-commerce no Tiny
A importação dos pedidos em aberto é realizada de forma automática, para visualizá-los, acesse menu → vendas → pedidos de venda.
Para visualizar somente os pedidos dessa integração, utilize o filtro e-commerce, selecione a sua loja e clique em aplicar.Observação:
- A situação dos pedidos na plataforma serão sincronizados automaticamente com as situações dos pedidos no Tiny.
- Sempre que um pedido é importado, o cliente automaticamente é cadastrado em cadastros → clientes e fornecedores.
Enviando produtos do Tiny para o e-commerce
- Para enviar os produtos, acesse menu → cadastros → produtos.
Observação:
Saiba como cadastrar produtos no Tiny em cadastro de produtos. - Selecione um ou mais produtos para envio e clique em enviar para o e-commerce.
Observações:
- Selecionando apenas um produto, o envio para o e-commerce pode ser realizado em menu de contexto (...) → enviar para o e-commerce.
- Para enviar a lista completa dos produtos no Tiny para o e-commerce, acesse a ajuda enviar produtos em lote ao e-commerce.
- Selecionando apenas um produto, o envio para o e-commerce pode ser realizado em menu de contexto (...) → enviar para o e-commerce.
- Selecione sua loja Cassol, no campo plataforma.
- Marque atualizar estoque no e-commerce e parar o envio em lote caso algum produto seja rejeitado, se desejar que estas ações sejam realizadas.
- Clique em avançar e valide se os produtos estão com as informações corretas. A seguir, são apresentados os dados de envio dos produtos, por exemplo: identificador, descrição, código (SKU), preço e estoque.
- Clique em enviar para concluir o envio dos produtos.
Campos enviados:
- Altura embalagem
- Código (SKU)
- Código da categoria no e-commerce
- Comprimento embalagem
- Descrição
- Descrição complementar
- Descrição para SEO
- Estoque atual
- Estoque mínimo
- GTIN
- GTIN Embalagem
- Imagens
- Keywords para SEO
- Largura embalagem
- Marca
- Peso bruto
- Peso líquido
- Preço de custo
- Preço de venda
- Preço promocional
- Título para SEO
- Variações
Observação:
Os seus produtos enviados passam por uma análise de match baseado nos produtos já existentes no marketplace. Segue explicação:- Se o match for de 0% até 35%, os produtos enviados ao marketplace serão rejeitados automaticamente;
- Se o match for de 35% até 80%, os produtos enviados precisarão de uma aprovação do responsável do marketplace;
- Se o match for de 80% até 100% os produtos enviados ao marketplace serão aprovados automaticamente;
Enviando estoque dos produtos do Tiny para o e-commerce
Observação:
Selecionando apenas um produto, o envio do estoque para o e-commerce pode ser realizado em menu de contexto (...) → enviar estoque ao e-commerce.A seguir serão exibidos os dados deste produto tais como: identificador do anúncio, descrição, código(SKU) e estoque.
Enviando preço dos produtos no Tiny ao e-commerce
Observação:
Selecionando apenas um produto, o envio do preço para o e-commerce pode ser em menu de contexto (...) → enviar preços para o e-commerce.Sincronizando a situação dos pedidos
Atenção!
Para realizar a sincronização da situação dos pedidos, é necessário que tenha configurado a importação dos pedidos do e-commerce para pedidos de venda e realizado o mapeamento das situações. Caso não tenha realizado essas configurações, realize-as com o auxílio da ajuda configurando a integração.-
Acesse menu → vendas → pedidos do e-commerce → selecione a loja virtual → marque os pedidos que já foram enviados e clique em sincronizar situação.
Observação:
Ao sincronizar situação, o status presente em situação no Tiny corresponderá a situação do pedido no e-commerce conforme o mapeamento realizado.
Enviando o código de rastreio para a plataforma
Atenção!
Para enviar o código de rastreamento é preciso identificar o transportador, Correios ou Transportadora, no pedido ou nota fiscal. O campo será preenchido no Pedido de Venda ou na Nota Fiscal e, por fim gerar o agrupamento (PLP ou Coleta) no módulo de Expedição. Veja como gerar a expedição.- Acesse início → vendas → expedição.
- Adicione o filtro por forma de envio e selecione a forma de envio correios → aba concluídas → menu de contexto (...) → enviar código de rastreio para o e-commerce.
Observação:
Ao enviar o código de rastreio, a Forma de frete também é enviada e os pedidos são marcados como Enviados. - Ao acessar a expedição será adicionado um marcador que identifica quando o código de rastreio já foi enviado à plataforma.
Observação:
Ao enviar o código de rastreio, também são enviados a URL de rastreamento, identificado o transportador, chave de acesso da nota fiscal, data e hora de emissão, número e valor da nota, sendo necessário que a nota esteja autorizada no Sefaz, para que o envio das informações ocorra com sucesso.Após isso, ao acessar a expedição será adicionado um marcador que identifica quando o código de rastreio já foi enviado para Cassol.
Marcando pedidos como entregues no e-commerce
-
Ao marcar os pedidos como entregue no Tiny, esses serão sincronizados com o status entregue na plataforma. Para isso, acesse menu → vendas → expedição. Selecione a forma de envio e na aba concluídas, clique em menu de contexto (...) → marcar pedidos como entregue.
- Após isso, será adicionado na expedição, um marcador que identificará que a venda já foi marcada como entregue e sincronizada no marketplace.
Observação:
Ao marcar pedidos como entregue, o número da nota fiscal também é enviado, sendo necessário que a nota esteja autorizada no Sefaz, para que o envio da informação ocorra com sucesso.
Enviando dados da chave de acesso ao e-commerce
O envio de dados da chave de acesso ao e-commerce pode ser realizado dentro do Tiny pelos módulos de expedição ou nota fiscal.
Envio pela expedição
-
Acesse Início → Vendas → Expedição, adicione o filtro Agrupamentos e selecione a visualização visão por pedidos e em no filtro por forma de envio, selecione Transportadora.
-
Localize o nº de expedição, clique no Menu de contexto (...) e selecione Enviar chave de acesso para o e-commerce.
Observação:
Além da chave de acesso da Nota Fiscal, também é enviado o CFOP do primeiro item presente na NFe , sendo que é necessário a Nota Fiscal estar Autorizada no Sefaz, para o envio das informações ocorrer com sucesso.
Envio pelas notas fiscais
- Acesse Início → Vendas → Notas fiscais → aba Emitidas e Selecione as notas que deseja enviar os dados para o e-commerce → mais ações → Enviar dados da NFe para e-commerce.
Observação:
Além da chave de acesso da Nota Fiscal, também é enviado o CFOP do primeiro item presente na NFe, sendo que é necessário a Nota Fiscal estar Autorizada no Sefaz, para o envio das informações ocorrer com sucesso.Obtendo o ID da forma de recebimento
Para localizar o ID das formas de recebimento, siga as instruções abaixo.
Admin layout antigo
- No painel administrativo da sua loja na Vtex, acesse PCI GATEWAY.
- Para acessar as formas de recebimento, clique em configurações.
- O ID das formas de recebimento, encontram-se destacados na imagem abaixo:
Observação:
Na configuração no Tiny, é necessário informar apenas o número do ID, (Ex :4).Admin novo layout
- No painel administrativo da sua loja na Vtex, acesse pagamentos → configurações.
- O ID das formas de recebimento, encontram-se destacados na imagem abaixo:
Observação:
Na configuração no Tiny, é necessário informar apenas o número do ID, (Ex :4).Informações adicionais
- Caso seja necessário realizar a exclusão dos mapeamentos dos produtos com a sua plataforma, acesse menu → início → integrações. Busque pela integração desejada, clique no menu de contexto (...) → excluir todos os anúncios no Tiny. Lembramos que essa ação, depois de concluída, não poderá ser desfeita.
- Após importar um pedido, é possível realizar o cadastro do produto no Tiny, através do lançamento de estoque, para isso, localize o pedido ou a nota desejada, clique em menu de contexto (...) → lançar estoque.
- Quando o código de rastreio for gerado na loja virtual, este mesmo código é considerado na importação das vendas. Caso não possua o rastreio no pedido da loja virtual, será considerada a forma de frete para gerar o código de rastreamento no Tiny.
- Se desejar, você pode realizar a importação através de planilha de acordo com o nosso layout disponibilizado em Importador de produtos.