Em apenas 5 dias você centraliza seus pedidos, notas fiscais, estoque e expedição no Tiny ERP.
Dia 01
Criar conta
Ao acessar o TinyERP, na seção Preços , escolha o plano desejado. Após isso, clique em Experimentar agora.
Configurar e-commerce
-
Para configurar sua loja virtual no Tiny, acesse a configuração de e-commerce em Menu → Configurações → Aba E-commerce → Integrações.
-
Para incluir o seu e-commerce, clique em Incluir integração.
Cada Situação indica:
- Ativa: Representa que a configuração da integração foi realizada com sucesso e a mesma encontra-se pronta para uso.
- Inativa: Indica a inatividade desta loja no Tiny. A mesma não será utilizada ou mostrada para sincronização de pedidos, produtos e demais ações pertinentes.
- Não configurada: Esta situação indica que a configuração ainda não foi realizada.
- Não instalada: Representa que ainda não houve a comunicação com o e-commerce para ativar a integração.
Observação:
Somente as integrações com a situação Ativa serão exibidas para uso nas sincronizações, importações e demais ações no Tiny. -
Agora, no campo Integração , selecione a plataforma da sua loja virtual.
Obtenha mais informações sobre cada integração com e-commerce na categoria de Integrações.
Escolher extensões
No módulo de Extensões , é possível pesquisar por funcionalidades que vão complementar o seu plano de cadastro no Tiny.
- Acesse este módulo em Menu → Início → Extensões do Tiny.
- Para facilitar a busca por extensões, utilize o campo de Pesquisa.
- Ao localizar a Extensão que deseja Adicionar em sua conta, clique sobre a mesma.
- A seguir, clique em Instalar. Após isso, Confirme a instalação.
Obtenha mais informações no artigo sobre Extensões do Tiny.
Importar dados
Através da importação de dados, é possível realizar a recepção de produtos, via planilha ou importação dos produtos do e-commerce em sua conta no Tiny.
- Para realizar esse processo de importação via planilha, é necessário que faça o download do layout padrão, acessando Menu → Início → Ferramentas → Aba Importações → Produtos.
- Agora, clique na opção Download do arquivo de layout. E assim, adicionar os dados conforme cabeçalho da planilha.
- O download do arquivo, é disponibilizado em dois formatos: Excel (.xls) ou Texto (.csv). Após escolher o formato, clique em Download.
As instruções estão disponíveis no artigo Importar planilha de produtos.
Recepção de produtos do e-commerce
-
Para iniciar o processo de recepção dos produtos do e-commerce, acesse Menu → Cadastros → Produtos → e clique em Receber do e-commerce.
Envio de produtos para o e-commerce
-
Para iniciar o processo de envio dos produtos do Tiny para o e-commerce, acesse Menu → Cadastros → Produtos → Selecione os produtos que deseja enviar e clique em Enviar para o e-commerce, selecionando a plataforma desejada.
Dia 02
Configurar nota fiscal
A configuração da nota fiscal é o local que define o ambiente de envio das notas, como demais configurações dos campos da NF-e.
- Para realizar essa configurações, acesse Menu → Configurações → Aba Vendas → Seção Notas Fiscais → Configuração da Nota Fiscal Eletrônica (NFe).
- A seguir, selecione o Ambiente e Layout de envio das notas fiscais.
Obtenha mais informações no artigo sobre Notas Fiscais (NFe).
Instalar certificado digital
O Certificado Digital é um documento eletrônico que contém dados sobre a empresa, que o utiliza para comprovação mútua de autenticidade. Funciona como uma carteira de identidade eletrônica. Há três tipos de certificados: A1 (Arquivo) e A3 (Cartão ou Token).
- Para configurar o seu certificado digital no Tiny, acesse Menu → Configurações → Aba Vendas → Seção Notas Fiscais → Configuração do Certificado Digital.
- A seguir, Selecione o tipo de certificado que deseja configurar.
As instruções estão disponíveis no artigo sobre Certificado Digital.
Definir regras fiscais
As naturezas de operação são utilizadas em operações fiscais e definem se a nota emitida recolhe ou não impostos.
- Para configurar as naturezas de operação utilizas por sua empresa, acesse Menu → Configurações → Aba Vendas → Seção Notas Fiscais → Naturezas de operação (Tributação).
- A seguir, clique em Incluir natureza de operação.
- Agora, é possível configurar a parte tributária da emissão das notas fiscais. Ressaltamos a importância de verificar os tributos configuráveis com sua equipe de Contabilidade.
Obtenha mais informações no artigo sobre Natureza de operação.
Emitir primeira nota
- A emissão da sua primeira Nota Fiscal será realizada em Menu → Vendas → Notas Fiscais, clicando em Incluir nota fiscal.
O detalhamento do preenchimento da Nota Fiscal , encontra-se disponível em Passos para emissão da Nota Fiscal Eletrônica.
Dia 03
Receber pedidos
- Para receber seus pedidos do e-commerce, é necessário acessar Menu → Vendas → Pedidos do e-commerce → Selecione sua loja virtual → Marque os pedidos → Receber pedidos.
Configurar expedição
A configuração do módulo de expedição facilita a operação de logística da sua empresa.
-
Realize as configurações acessando Menu → Configurações → Aba Vendas → Seção Expedição e Logística e clique em Configurações da expedição.
-
A seguir, são exibidos os Campos referentes a configuração da expedição.
Obtenha mais informações em Como configurar a expedição
Configurar Correios (SIGEP)
-
Configure o serviço dos Correios em sua conta, acessando Menu → Configurações → Aba Vendas → Seção Expedição e Logística e clique em Formas de Envio.
-
Agora, clique em Incluir forma de envio.
Obtenha mais informações no artigo sobre Correios Sigep Web.
Ajustar etiquetas
A configuração das etiquetas possibilita criar modelos para as dimensões das mesmas, usar um modelo padrão para o conteúdo e também é possível criar uma etiqueta personalizada, ou seja, contendo campos conforme sua necessidade, dentro de uma gama de campos oferecidos.
- Configure as etiquetas no Tiny, acessando Menu → Configurações → Aba Início → Configurações das etiquetas.
- Nas configurações das etiquetas, você poderá configurar a impressão para Transportador e Correios.
Obtenha mais informações em Configurar Etiquetas.
Dia 04
Parametrizar finanças
A parametrização das finanças, consiste em incluir uma conta bancária.
- Para configurar a conta bancária da sua empresa no Tiny, acesse Menu → Configurações → Aba Finanças → Cadastro de Contas Bancárias.
- Agora, clique em Incluir conta bancária.
- A seguir, Selecione o banco que irá configurar a conta bancária.
Obtenha mais informações no artigo sobre Contas Bancárias.
Definir formas de recebimento
Definir as formas de recebimento, é selecionar e configurar quais serão utilizadas pela sua empresa.
-
Para realizar a configuração acesse Menu → Configurações → Aba Finanças → Formas de recebimento.
-
Agora, poderá escolher entre Incluir forma de recebimento , ou Editar as Formas já cadastradas em sua conta.
Obtenha mais informações no artigo sobre Formas de recebimento.
Implantar fluxo de caixa
O fluxo de caixa consiste em um relatório para projeção das contas a pagar e a receber, de acordo com a categoria.
- A configuração das categorias de receitas e despesas, são realizadas em Menu → Configurações → Aba Finanças → Categorias de receita e despesa.
- Para incluir novas categorias, clique em Incluir categoria. Ao lado, em Grupos selecione se deseja criar um grupo de categorias.
-
Abaixo, são listadas as Categorias já cadastradas em sua conta.
Obtenha mais informações em Adicionar categorias de receitas e despesas.
Dia 05
Importar notas do fornecedor
A importação de notas via XML facilita o processo de quem recebe a mercadoria, visto que não é necessário o preenchimento manual das informações no Tiny.
- Para importar o XML dos fornecedores, acesse Menu → Suprimentos → Notas de entrada e clique em Importar XML da NFe.
Obtenha mais informações em Importar XML em Notas Fiscais de Entrada.
Atualizar preços dos produtos
A atualização dos preços dos produtos dentro do Tiny pode ser realizada através do relatório de Preço dos Produtos.
- Este relatório encontra-se em Menu → Cadastros → Relatórios → Relatórios de Preço de Produtos.
- Utilize as opções de Filtros pra refinar o relatório. Após isso, clique em Gerar.
Obtenha mais informações em Reajustar preço dos produtos.
Avaliar necessidades de compra
O Tiny dispõe do relatório de Necessidades de compra que lhe auxilia na identificação dos produtos que estão chegando em seu limite de estoque e necessitam se comprados.
- Para ter acesso ao relatório, acesse Menu → Suprimentos → Necessidades de Compra.
- A seguir, utilize as opções de Filtros pra refinar o relatório. Após isso, clique em Gerar.
Obtenha mais informações em Relatório de Necessidades de Compra.