Correios Sigep Web
Configurar serviço dos Correios - SIGEP Web
-
Configure o serviço dos Correios em sua conta, acessando o Menu → Configurações → Aba Vendas → Seção Expedição e Logística → Formas de envio.
-
Agora, clique em Incluir forma de envio.
-
A seguir, no campo Tipo Logística selecione a opção Correios. Ao lado, informe a descrição da forma de envio no campo Descrição da forma de envio.
No campo Situação é necessário que selecione a opção Habilitada , assim a forma de envio estará disponível para uso em sua conta. O campo URL de rastreamento padrão é de preenchimento opcional, sendo possível informar a url de rastreamento padrão para forma de envio.
-
Na seção Configurações dos correios , no campo Possui Contrato selecione a opção Sim. Ao lado, em Transportador informe o transportador.
-
Em Configurações de postagem preencha os seguintes campos: Número do cartão de postagem, Unidade de postagem, Diretoria regional (DR), Verificar disponibilidade de envio com base no cep de destino.
-
Na seção Configurações do contrato é necessário que informe os dados do seu contrato com os Correios , como: Código administrativo, Número do contrato, Ano do contrato, Usuário SIGEP Web, Senha SIGEP Web, Nome do cliente.
Observação:
Lembramos que, nos campos Usuário SIGEP WEB e Senha SIGEP WEB , devem ser informados o Usuário e Senha do Web Service Sigep e não as informações que você acessa o site dos Correios. O usuário e senha devem ser Solicitados juntamente aos Correios. -
Em Configurações das formas de frete , é necessário que acesse em Buscar formas de frete dos correios.
Agora, selecione os serviços dos correios que utiliza. Após isso, clique em Adicionar.
-
Após Adicionar os serviços, os mesmos serão listados na configuração. Agora para Editar alguma informação do serviços, bastar clicar sobre o mesmo.
A seguir, é possível editar a descrição do serviço no campo Descrição. Abaixo, em Chancela ou símbolo de encaminhamento selecione o que deseja imprimir na etiqueta, entre as opções: Chancela ou Símbolo de encaminhamento.
-
Salve as configurações.
Como localizar os dados necessários para configuração do Sigep Web
Para ajudar na identificação dos campos a serem preenchidos na configuração, segue a imagem abaixo:
Incluindo uma expedição com envio aos Correios
-
No Filtro selecione a forma de envio Correios → Incluir expedição.
-
Abaixo, na seção Pedidos da expedição , selecione a opção Pedidos disponíveis para listar os pedidos que ainda não estão vinculados a nenhuma expedição ou opte por buscar os Pedidos específicos através do seu número ou chave de acesso vinculada.
-
Se as suas vendas não possuírem a forma de frete definida (PAC, Sedex, e-Sedex, etc) basta definir neste momento, Selecione-as → Clique em Ações e acesse a opção Definir forma de frete.
-
Selecione a forma de frete desejada e confirme clicando em Definir forma de frete.
Atenção!
Caso desejar modificar a forma de frete de vendas que já estavam definidas, basta marcar a opção Aplicar esta forma de frete à todas encomendas , e isso fará com que todas as vendas selecionadas recebam a mesma forma de frete. -
Agora, é necessário salvar a expedição com os objetos que estão selecionados. Para isso, clique em Salvar.
-
Pronto, sua expedição está gerada! No cabeçalho é exibida a Forma de envio e o número sequencial da Expedição.
Na área de Objetos da expedição , são relacionados os itens que serão despachados através deste agrupamento. A quantidade de Pedidos e Notas, Peso e Objetos da expedição.
Se precisar editar informações destes objetos, basta clicar sobre o objeto e após, no botão Editar. Saiba mais sobre a edição.
Observação:
O número da PLP só será obtido após Gerar PLP. -
Agora, para gerar a sua PLP de envio ao Correios , clique em Gerar PLP.
-
Com sua PLP concluída , são exibidos os dados da Postagem e os Objetos presentes na PLP.
Abaixo, encontram-se as Ações , possíveis com estes dados gerados, sendo elas: Imprimir PLP, Imprimir Etiquetas dos Correios, Enviar código de rastreio por e-mail e Enviar código de rastreio para o e-commerce.
Observação:
A ordenação para impressão das etiquetas segue em ordem crescente, primeiro pelas notas fiscais e em seguida pelos pedidos de venda.
Logística Reversa
Na seção Logística Reversa , ao clicar em Exibir é possível informar o Usuário e Senha para utilizar o serviço de Logística Reversa dos Correios.
Para possibilitar o uso da funcionalidade reversa dos Correios é necessário que você possua o login e senha de acesso ao idCorreios.
O idCorreios é um mecanismo de autenticação e autorização único de usuários para acesso ao Portal Correios e seus serviços. O mesmo é constituído de um identificador alfanumérico e uma senha, definidos pelo usuário. Para gerá-lo, os passos abaixo poderão ser seguidos:
-
Realize o cadastro através deste link, informando o perfil Pessoa Jurídica, CNPJ e o Número do contrato com os Correios.
Observação:
Caso tenha dúvidas sobre o cadastro, consulte o seu representante comercial nos Correios e após concluído o cadastro, solicite ao mesmo a autorização de utilização do componente Logística Reversa - LR para acesso ao ambiente de produção junto ao seu idCorreios. -
Após a liberação do componente Logística Reversa - LR por parte do representante comercial ou área de suporte a vendas dos Correios ao idCorreios, será necessário realizar o cadastro de uma senha de acesso ao componente. Para isso, acesse o Portal idCorreios com usuário e senha.
-
Clique em Componentes com permissão de acesso recebida no menu lateral e após, Habilite a opção Senha de acesso aos componentes.
-
Cadastre uma senha e confirme-a.
-
Quando liberado o acesso, o Tiny conseguirá realizar as operações de logística reversa junto aos Correios.
Após configurar o usuário e senha no Tiny, na seção Serviços para Logística Reversa é necessário adicionar os serviços que utiliza para logística reversa. Para isso, clique em Adicionar serviço(s) e a seguir, informe a Descrição , o Código do Serviço e clique em Salvar.
Caso deseje obter mais informações sobre esse cadastro junto aos Correios, acesse este manual.
Correios (Por Faixa)
Configurar serviços dos Correios por faixa
-
Configure o serviço dos Correios em sua conta, acessando em: Menu → Configurações → Aba Vendas → Seção Expedição e Logística → Formas de envio
-
Agora, clique em Incluir forma de envio.
-
A seguir, no campo Tipo Logística selecione a opção Correios. Ao lado, informe a descrição da forma de envio no campo Descrição da forma de envio.
No campo Situação é necessário que selecione a opção Habilitada , assim, a forma de envio estará disponível para uso em sua conta.
-
Na seção Configurações dos correios , no campo Possui contrato selecione a opção Não. Ao lado, no campo Transportador informe o transportador do serviço.
-
Em Configurações adicionais , informe a url de rastreamento padrão para forma de envio, no campo URL de rastreamento padrão.
-
Para adicionar os serviços, clique em Adicionar forma de frete.
-
Informe os dados do Serviço dos Correios por faixa. Após isso, clique em Salvar.
Correios Log+
Configure a forma de envio Correios Log+
As instruções para utilizar o serviço dos Correios Log+, encontram-se na ajuda Forma de Envio Correios Log+ (E-fulfillment).