Correios Sigep Web
Configurar serviço dos Correios - SIGEP Web
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Configure o serviço dos Correios em sua conta, acessando o Menu → Configurações → Aba Vendas → Seção Expedição e Logística → Formas de envio.
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Agora, clique em Incluir forma de envio.
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A seguir, no campo Tipo Logística selecione a opção Correios. Ao lado, informe a descrição da forma de envio no campo Descrição da forma de envio.
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Se desejar, preencha o campo URL de rastreamento padrão, que é de preenchimento opcional. Esta é URL de rastreamento padrão para esta forma de envio.
Observação:
Se possui o módulo PrintNode instalado na conta, haverá o campo Imprimir automaticamente ao finalizar embalagem onde poderá selecionar o que deseja imprimir, DANFE e etiqueta de envio, automaticamente via PrintNode ao finalizar a embalagem.
Configurações dos correios
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No campo Possui Contrato selecione a opção Sim, caso você tenha um contrato ativo com os Correios.
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No campo Transportador informe o transportador padrão para esta forma de envio, caso você tenha um transportador específico para isso.
Configurações de postagem
Se você possui um contrato ativo com os Correios, a seção configurações de postagem será exibida.
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Informe os dados de postagem relacionados ao seu contrato: Número do cartão de postagem, Unidade de postagem, Diretoria regional (DR), Verificar disponibilidade de envio com base no cep de destino.
Configurações do contrato
- Na seção Configurações do contrato, informe os dados do seu contrato com os Correios , como: Código administrativo, Número do contrato, Ano do contrato, Usuário SIGEP Web, Senha SIGEP Web, Nome do cliente.
Observações:
- Nos campos Usuário SIGEP WEB e Senha SIGEP WEB, devem ser informados o Usuário e Senha do Web Service Sigep e não as informações que você acessa o site dos Correios. O usuário e a senha devem ser obtidos junto aos Correios.
Configurações Correios Web Services
Essa configuração é utilizada para obter dados de cotação e rastreamento. Para acessar a API dos correios siga os passos:
Atenção!
Conforme comunicado dos Correios, a partir de 01/09/2023 a utilização da nova API passa a ser obrigatória.- Habilite o campo Utilizar API dos correios WebService (beta)
- Informe o seu usuário do portal Meus Correios e a senha de acesso à API. Se necessário gerar uma nova senha, siga os passos em criar a senha desta API.
Configurações de cotação
Recurso utilizado para realizar cotações via APIs de frete.
- No campo Utilizar as dimensões mínimas, selecione Sim para utilizar as dimensões mínimas de embalagem padrão dos Correios, caso as embalagens tenham tamanhos inferiores ou Não para utilizar a dimensão da embalagem informada nos produtos.
- Com o parâmetro Agrupar produtos por embalagem habilitado, os itens da venda serão agrupados em uma mesma embalagem. Utilizaremos as embalagens cadastradas na sua conta para esse agrupamento. Para isso é necessário que as dimensões das embalagens estejam corretamente cadastradas.
Configurações de expedição
Ao concluir uma expedição com a forma de envio Correios, o valor declarado dos itens seguirá essa configuração, quando o pedido tiver valor inferior ao mínimo permitido pelos Correios.
- Marque Não utilizar valor declarado para não utilizar essa informação ou Marcar valor declarado como o mínimo dos Correios para apresentar o valor mínimo definido pelos Correios.
Configurações das formas de frete
- Clique em Buscar formas de frete dos correios e selecione os serviços dos correios que utiliza.
- Clique em Adicionar.
- Após Adicionar os serviços, os mesmos serão listados na configuração. Agora, para Editar alguma informação do serviços, bastar clicar sobre o mesmo.
A seguir, é possível editar a descrição do serviço no campo Descrição. Abaixo, em Chancela ou símbolo de encaminhamento selecione o que deseja imprimir na etiqueta, entre as opções: Chancela ou Símbolo de encaminhamento.
Logística Reversa
Na seção Logística Reversa , ao clicar em Exibir é possível informar o Usuário e Senha para utilizar o serviço de Logística Reversa dos Correios.
O usuário e a senha para logística reversa, devem ser obtidos no portal CWS dos correios, após a logística reversa ser liberada no contrato, pelo seu gerente comercial.
Observações!
- Os dados utilizados nesta configuração, não são os mesmos que utiliza para acessar o painel dos correios. Deverá entrar em contato com a equipe dos correios para que os mesmos lhe forneçam os dados de usuário e senha web service para logística reversa.
- Para testar se os dados que possui estão corretos, poderá acessar o este link, e fazer login utilizando os mesmos. Se não acontecer nada, e retornar para o painel de preenchimento do login, quer dizer que os dados utilizados estão incorretos.
- O código de serviço, utilizado na solicitação de logística reversa, deve ser verificado junto ao time dos correios.
Não esqueça de Salvar as configurações!
Como localizar os dados necessários para configuração do Sigep Web
Para ajudar na identificação dos campos a serem preenchidos na configuração, segue a imagem abaixo:
Incluindo uma expedição com envio aos Correios
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No Filtro selecione a forma de envio Correios → Incluir expedição.
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Abaixo, na seção Pedidos da expedição , selecione a opção Pedidos disponíveis para listar os pedidos que ainda não estão vinculados a nenhuma expedição ou opte por buscar os Pedidos específicos através do seu número ou chave de acesso vinculada.
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Se as suas vendas não possuírem a forma de frete definida (PAC, Sedex, e-Sedex, etc) basta definir neste momento, Selecione-as → Clique em Ações e acesse a opção Definir forma de frete.
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Selecione a forma de frete desejada e confirme clicando em Definir forma de frete.
Atenção!
Caso desejar modificar a forma de frete de vendas que já estavam definidas, basta marcar a opção Aplicar esta forma de frete à todas encomendas , e isso fará com que todas as vendas selecionadas recebam a mesma forma de frete. -
Agora, é necessário salvar a expedição com os objetos que estão selecionados. Para isso, clique em Salvar.
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Pronto, sua expedição está gerada! No cabeçalho é exibida a Forma de envio e o número sequencial da Expedição.
Na área de Objetos da expedição , são relacionados os itens que serão despachados através deste agrupamento. A quantidade de Pedidos e Notas, Peso e Objetos da expedição.
Se precisar editar informações destes objetos, basta clicar sobre o objeto e após, no botão Editar. Saiba mais sobre a edição.
Observação!
A ordenação para impressão das etiquetas segue em ordem crescente, primeiro pelas notas fiscais e em seguida pelos pedidos de venda.
Correios (Por Faixa)
Configurar serviços dos Correios por faixa
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Configure o serviço dos Correios em sua conta, acessando em: Menu → Configurações → Aba Vendas → Seção Expedição e Logística → Formas de envio
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Agora, clique em Incluir forma de envio.
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A seguir, no campo Tipo Logística selecione a opção Correios. Ao lado, informe a descrição da forma de envio no campo Descrição da forma de envio.
No campo Situação é necessário que selecione a opção Habilitada , assim, a forma de envio estará disponível para uso em sua conta.
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Na seção Configurações dos correios , no campo Possui contrato selecione a opção Não. Ao lado, no campo Transportador informe o transportador do serviço.
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Em Configurações adicionais , informe a url de rastreamento padrão para forma de envio, no campo URL de rastreamento padrão.
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Para adicionar os serviços, clique em Adicionar forma de frete.
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Informe os dados do Serviço dos Correios por faixa. Após isso, clique em Salvar.
Como criar a senha da API dos Correios
Ao habilitar o parâmetro Utilizar API dos correios WebService (beta), será necessário informar os dados de acesso às APIs. Para gerar a senha no portal dos Correios, siga os passos:
- Para criar a senha da nova API dos Correios, acesse https://cws.correios. com.br/ e clique em entrar.
- Informe o usuário e senha do acesso "Meus Correios". Se você ainda não tem um acesso, é necessário cadastrar.
- Clique em gestão de acesso a API's, ao abrir o menu lateral, no lado esquerdo da tela.
- Na página de emissão da senha, em usuário do portal meus correios, deve aparecer o usuário já logado no portal e, em senha do portal meus correios, utilize a mesma senha de acesso ao site correios web services.
- Em seguida clique em gerar código e a senha alfanumérica que deve ser utilizada para consumo das API's vai ser exibida. Essa é a senha que deve ser utilizada no campo senha de acesso à API, no Tiny.
- Após esse passo, o processo está finalizado e você pode informar esse usuário e senha no Tiny, ao configurar serviço dos Correios - SIGEP Web.
Observações:
Confira algumas orientações dos Correios quanto às senhas:- Clientes que já tenham emitido senha de acesso a API's não precisam gerar novas senhas. As senhas atuais permanecerão funcionando até que você opte por alterá-la.
- Sugere-se que você guarde as senhas geradas, pois não existe um mecanismo de recuperação de senha. Caso a senha seja esquecida, será necessário gerar novas credenciais e atualizar as aplicações.
- Observe o botão da geração de senha, caso ele tenha a descrição "gerar código", indica que o usuário ainda não gerou nenhuma senha. Se o botão tiver a descrição "regerar código", indica que o usuário já gerou uma senha anteriormente.
- Ao clicar no botão regerar código, uma nova senha vai ser criada e a anterior desativada e, desta forma, será necessário atualizar a senha utilizada no Tiny, no campo senha de acesso à API, no Tiny.