No módulo de produtos você faz o acompanhamento de todos os itens comercializados por sua empresa, bem como pode definir o markup de cada produto.
Através dele, é possível cadastrar todos os seus produtos simples, kits, fabricados e as matérias primas utilizadas para a fabricação dos itens. Você pode também importar seus produtos carregando a planilha modelo, com os dados de produtos preenchidos, para o Tiny.
Esse artigo traz passo a passo para cadastro de produtos os produtos, editar, consultar, verificar históricos de compra e venda, alteração de preços, sincronização de anúncios, entre outras funcionalidades do módulo.
- Acesse menu → cadastros → produtos.
- Clique em incluir produto.
- Na aba dados gerais, preencha os campos que identificam o produto:
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No campo tipo, defina o tipo de produto que está cadastrando:
- Simples, quando for um produto “único”.
- Kit, quando um conjunto de produtos simples são agrupados para venda, formando um único item. A aba kit será exibida para criação do kit.
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Com variações, quando o produto tem uma gama de variações para o mesmo item, por exemplo, cor e tamanho. A aba variações será exibida para inclusão das variações.
Para cadastrar variações, instale a extensão variações nos produtos. - Fabricados, são os itens produzidos por sua empresa. A aba produção será exibida para inclusão da estrutura do produto e etapas de produção. Para cadastrar produtos fabricados, é necessário ter a extensão controle de produção instalada.
- Matéria-prima, são os itens utilizados para produzir os produtos fabricados.
- O campo código (SKU) pode ser informado manual ou automaticamente ao salvar o produto, de acordo com o definido nas configurações do cadastro de produtos.
- Os campos origem eNCM são necessários para a emissão das NFe. Para agilizar a emissão das notas, sugerimos o preenchimento da informação ao cadastrar o produto.
- O campo tipo do item SPED é exibido após instalação da extensão SPED. Maiores informações em sped fiscal.
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Em dimensões e peso, selecione o tipo de embalagem e o modelo de embalagem que serão utilizados na expedição dos produtos. Acesse embalagens para saber mais sobre o recurso.
Observação:
Para informar o nº de volumes do produto, instale a extensão cálculo automático de volumes. A quantidade de volumes no pedido e NF será calculada automaticamente de acordo com o nº de volumes informado e quantidade de itens no pedido. - Na seção estoque, preencha preencha informações de estoque do produto: localização física e dias para preparação para envio do produto.
Observações:
- Para produtos pertencentes à tabela ANP, habilite o parâmetro exibir campos referentes à combustíveis, acessando menu → configurações, na aba vendas, clique em configuração da nota fiscal eletrônica (NFe) → configurações adicionais.
- O campo dias para preparação é enviado apenas para algumas integrações. O campo pode ser alimentado por planilha e APIs de cálculo dos fretes. Consulte sua integração para verificar a disponibilidade de envio deste campo.
- Para que produtos utilizados como componentes de um Kit não tenham o estoque individual considerado, devem estar com o campo controlar estoque indicado como não.
- Para alterar a quantidade de produto em estoque, após cadastro, acesse menu → suprimentos → controle de estoque, localize o produto e informe através de um lançamento de estoque a quantidade do produto.
- Na aba dados complementares, informe categoria, marca, tabela de medidas, descrição complementar do produto, imagens e anexos.
Observação:
- A biblioteca de imagens gerencia as imagens anexas e também as imagens externas.
- Através da biblioteca de imagens, você pode organizar as imagens dos seus produtos, realizando a ordenação e gestão das mesmas.
- Para produtos com variação, as imagens das variações poderão ser vinculadas conforme as imagens disponíveis na biblioteca do produto pai.
- Na seção campos adicionais, informe link do vídeo, slug para identificação legível do link do produto, keywords que auxiliam na descrição do produto, o título para SEO que será exibido nos resultados de busca do google e as tags para classificação do produto.
Acesse campos de SEO e veja como esses campos podem auxiliar na visibilidade do seu produto nos resultados de busca do Google. - Na aba ficha técnica, informe os atributos do produto.
Observações:
- O campo valor deve ser preenchido manualmente se, no cadastro do atributo, o campo campo equivalente no produto, esteja configurado como nenhum.
- Clique em sugerir atributos para que o Tiny busque sugestões de atributos vinculados a produtos com a mesma categoria informada no cadastro.
- Alguns e-commerces exigem a informação de atributos, por esse motivo, quando não preenchidos, uma mensagem de erro poderá ser exibida ao enviar o produto.
- Na aba anúncios, adicione manualmente os anúncios para vincular com os produtos.
A lista de anúncios criados ao enviar o produto para e-commerce será exibida nessa tela. - Na seção variações, selecione a atualização do estoque das variações, do produto pai ou das variações.
- Na seção configurações avançadas, selecione a notificação de estoque, definindo se o produto será incluído na lista de atualizações.
- Na aba kits, exibida somente se o tipo de produto escolhido for kit, adicione os produtos que irão compor o kit. Ao adicionar o produto, o Tiny exibe a informação (i) do estoque do produto.
Observações:
- Um kit pode ser formado por até 20 componentes.
- Um produto pode fazer parte de até 100 kits.
- Na aba variações, exibida somente se o tipo de produto escolhido for com variações, adicione as variações do produto.
Observação:
- Podem ser adicionadas até 5 grades de variações em um produto.
- O produto pode ter no máximo até 200 variações resultantes dos valores das grades do produto.
- É possível utilizar o filtro de variações para auxiliar no gerenciamento das imagens das variações.
- Para desvincular ou remover imagens das variações, deve-se realizar a edição individual de cada variação.
- Para inserir novas imagens ou vincular imagens do produto pai, a ação pode ser feita em lote selecionando as variações desejadas.
- Na aba produção, exibida somente o tipo de produto escolhido for fabricado, defina se irá gerar de ordem de produção, adicione os itens que fazem parte da estrutura do produto fabricado e descreva as etapas de produção.
- Na aba preços, se desejar, selecione a lista de preço que será utilizada para definir o preço do produto.
- Na aba custos, informe o preço de custo do produto.
Para exibição dessa aba, instale a extensão DRE. - Na aba outros, adicione outras informações referentes ao produto, como unidades por caixa, linha de produto, garantia, markup, permissão de inclusão nas vendas (quando selecionado "não", o produto não ficará disponível para inclusão manual nas vendas e propostas), informações tributárias adicionais, lista de fornecedores do produto e observações gerais sobre o produto.
Observações:- Produtos com NCMs de medicamentos, iniciados na faixa de 3001 a 3006, terão na aba outros a seção informações referentes a medicamentos, com os seguintes campos adicionais: Código ANVISA e Valor Máximo.
- Caso o Código ANVISA esteja preenchido com o valor ISENTO, será aberto o campo Motivo isenção.
- Produtos com exceção de IPI, podem ter o código da exceção cadastrado no campo EX TIPI
- Clique em salvar para criar seu produto.
- Para definir o markup dos produtos individualmente, acesse o cadastro do produto, clique em editar. Na aba outros, informe o markup e salve o cadastro de produto.
- Para definir o markup dos produtos em lote, marque os produtos desejados, clique em editar dados em massa, informe o markup e clique em aplicar.
Cadastro de produtos simples - vídeo
Cadastro de kits - vídeo
Cadastro de produtos fabricados - vídeo
- Para importar os produtos por planilha para o Tiny, acesse menu → cadastros → produtos, clique em mais ações → importar produtos por planilha.
- Clique em download da planilha de exemplo.
- Salve o arquivo em seu computador e preencha nessa planilha as informações dos seus produtos.
- Carregue os produtos no Tiny, clicando em carregar planilha de produtos.
- Localize o arquivo preenchido e clique em abrir.
- Marque como buscar os produtos, quando os IDs não forem encontrados e clique em validar arquivo.
- Verifique os dados importados e clique em meus dados estão corretos.
- Defina a atualização de estoque e clique em confirmar.
Para importação de kits e produtos fabricados, acesse a ajuda importar planilha de composições de kits e estrutura dos produtos fabricados.
Acesse nossa central de ajuda, busque pela sua integração e veja como receber os produtos do e-commerce.
Como exportar produtos por planilha
- Acesse menu → cadastros → produtos e clique em mais ações.
- Para exportar os produtos, clique em exportar produtos para planilha e selecione o depósito a exportar.
- Para exportar os kits, clique em exportar composição de kits para planilha.
- Para exportar os produtos fabricados, clique em exportar estrutura de fabricados para planilha.
- Marque o formato do arquivo exportado e clique em download ao lado das linhas listadas.
- Para imprimir, acesse menu → cadastros → produtos.
- Faça os filtros desejados. A lista de produtos impressa irá respeitar os filtros aplicados à sua consulta.
- Clique em mais ações → imprimir relatório.
- Para editar as informações de um produto, localize o produto, clique sobre ele e clique em editar.
- Navegue pelas abas de cadastro e altere as informações necessárias.
- Para editar produtos em massa, selecione os produtos desejados e clique em editar produtos em massa.
Os campos disponíveis para edição em massa são unidade, CEST, origem, categoria, linha de produto, localização, fornecedor, marca, garantia e tipo do item SPED. - Salve as alterações.
- Para editar o CEST em lote, acesse menu → cadastros → mais ações → editar CEST dos produtos em lote.
- Preencha os campos para os produtos com NCM, informe o NCM que deseja alterar e, no campo aplicar o CEST, informe o CEST que deseja adicionar ao produto. Em caso de dúvidas, consulte a tabela de CEST.
- Marque atualizar apenas os produtos que possuem o campo CEST vazio, se desejar que somente esses produtos sejam atualizados.
- Clique em atualizar CEST para atualizar os produtos.
- O 1º e 2º dígitos correspondem ao segmento da mercadoria ou bem;
- O 3º, 4º e 5º dígitos correspondem ao item de um segmento de mercadoria ou bem;
-
O 6º e 7º dígitos correspondem à especificação do item.
- Segmento: o agrupamento de itens de mercadorias e bens com características semelhantes de conteúdo ou de destinação;
- Item de segmento: a identificação da mercadoria, do bem ou do agrupamento de mercadorias ou bens dentro do respectivo segmento;
- Especificação do item: o desdobramento do item, quando a mercadoria ou bem possuir características diferenciadas que sejam relevantes para determinar o tratamento tributário para fins dos regimes de substituição tributária e de antecipação do recolhimento do imposto.
Na variação, a descrição do produto não pode ser alterada, pois é composta pelo nome do produto pai mais SKU.
Os níveis de variação podem ser incluídos somente ao cadastrar o produto.
Como editar a partir da lista dos produtos
- Acesse menu → cadastros → produtos, localize o produto desejado e clique sobre variações.
- Clique em editar para editar o cadastro da variação
- Ou em ações → edição rápida para alterar o SKU, GTIN/EAN, pesos, preços e situação da variação.
Como editar a partir do cadastro do produto
- Acesse menu → cadastros → produtos, localize o produto desejado e clique sobre ele.
- Na aba variações, seção grade de variações, clique sobre a variação.
- Clique em editar, altere as informações e desejadas e salve.
Como editar a partir do produto pai
- Acesse menu → cadastros → produtos, localize o produto desejado.
- Clique sobre o produto e altere as informações.
- Clique em salvar ou em altera regras.
- Habilite os campos que serão alterados nas variações já existentes.
- Clique em salvar
- Para clonar um produto, acesse menu → cadastros → produtos.
- Selecione os produtos desejados e clique no menu de contexto (...) → clonar produtos.
- Defina se os anexos ou histórico de custo do produto também vão ser clonados, habilitando ou desabilitando os parâmetros.
- Confirme a clonagem do produto.
Como transformar um produto em serviço ou serviço em produto
- Para transformar produtos em serviços, acesse menu → cadastros → produtos.
- Selecione os produtos desejados e clique em mais ações → transformar em serviços.
- Para transformar serviços em produtos, acesse menu → cadastros → serviços.
- Selecione os produtos desejados e clique em mais ações → transformar em produtos.
Como transformar variações em produtos simples
- Acesse menu → cadastros → produtos.
- Localize o produto pai desejado e clique no menu de contexto (...) → tornar produto simples.
- Confirme e todas variações vinculadas a esse produto passarão a ser produtos simples.
Como transformar produtos simples em variações
- Acesse menu → cadastros → produtos.
- Localize o produto pai desejado e clique no mais ações → transformar em variações.
- Escolha entre criar novo produto pai, quando um novo produto será criado com as descrições do produto selecionado ou utilizar produto pai existente, para selecionar o produto que será considerado produto pai.
- Clique em selecionar produto.
- Defina as variações do produto. Para mais níveis de variações clique em adicionar outro nível de variação.
- Clique em salvar.
Observações:
- A descrição das variações será alterada conforme coluna nova descrição.
- Acesse menu → cadastros → produtos.
- Clique sobre o produto desejado e em seguida em editar.
- Na aba variações, exclua as variações desejadas.
Ao excluir todas as variações, elas deixarão de estar vinculadas ao produto.
- Acesse menu → cadastros → produtos.
- Selecione os produtos que deseja unificar.
- Clique em mais ações → unificar cadastros.
- Defina quais serão os dados do novo produto e clique em aplicar mudanças.
O histórico de movimentação dos produtos unificados será mantido no novo produto, e pode ser visualizado acessando suprimentos → controle de estoque.
- Acesse menu → cadastros → produtos.
- Selecione os produtos e clique em mais ações → excluir anexos dos produtos.
- Acesse menu → cadastros → produtos.
- Selecione os produtos e clique em mais ações → excluir produtos.
Produtos excluídos não estarão disponíveis nos módulos vendas e suprimentos.
- Acesse menu → cadastros → produtos.
- Filtre pela situação excluídos.
- Selecione os produtos e clique em mais ações → restaurar produtos.
Os produtos recuperados voltarão à situação ativos.
Inativar
A função de inativar produtos tem como objetivo não exibir esses produtos na inclusão de vendas.
- Para inativar um produto, acesse menu → cadastros → produtos.
- Selecione os produtos e clique em mais ações → inativar produtos.
Os anexos dos produtos inativos possem ser excluídos, acessando ferramentas → gerenciar anexos, utilizando o filtro produtos excluídos.
Ativar
- Para ativar um produto, acesse menu → cadastros → produtos.
- Filtre pela situação inativos.
- Selecione os produtos e clique em mais ações → ativar produtos.
Os produtos ativados voltarão a ficar disponíveis para inclusão em pedidos de venda.
- A atualização do custo pode ser feita ao editar um produto ou,
- Acessando menu → suprimentos → notas de entrada.
- Localize e clique sobre a nota com lançamento de estoque
- Clique em mais ações → formação de preços.
Mais informações, acesse formação de preços.
Você também pode definir as colunas exibidas na tela, clicando em configurar informações visíveis (↑↓↓).
- Acesse menu → cadastros → produtos.
- No campo pesquisa, busque pelo nome, código (SKU) ou GTIN/EAN do produto.
Clicando em refinar busca (↑↓↓), pesquise por código (SKU) parcial, pela descrição parcial do produto, palavras chave ou pelo código do fabricante. - Em nome, altere a ordem de exibição da lista de produtos.
- Em por situação, filtre os produtos por ativos, inativos ou excluídos.
- Em filtro, é possível fitlrar produtos por e-commerce, categoria, fornecedor, marca, tags e data de atualização.
- Clicando na aba kits, você pode filtrar por componentes do kit.
- Acesse menu → cadastros → produtos.
- Localize o produto e clique no menu de contexto (...) → visualizar histórico de compras ou visualizar histórico de vendas.
- Clique em ordem de compra para gerar uma ordem a partir do histórico.
- Acesse menu → cadastros → produtos.
- Clique sobre o produto e em seguida em editar.
- Na aba custos, estão disponíveis todas mudanças de custos do produto.
- Inclua um novo custo clicando em informar novo preço de custo.
Quando os custos forem alterados por formação de preços, os cálculos são:
Preço custo
Custo médio
- Acesse menu → cadastros → produtos.
- Selecione os produtos desejados ou todo o cadastro de produtos e clique em mais ações → sincronizar anúncios.
- Selecione o e-commerce e clique em sincronizar.
Reajuste pelo cadastro do produto
- Acesse menu → cadastros → produtos.
- Clique em mais ações → reajustar preços dos produtos.
- Utilize as opções de filtros disponíveis ou clique em listar produtos.
- Clique em informar reajuste.
- Selecione os produtos que deseja atualizar valores.
- Informe o percentual de reajuste em Reajuste e clique em aplicar aos selecionados.
- Ou informe o novo preço ao lado de cada produto.
- Clique em salvar e confirme a atualização dos preços.
Reajuste por planilha
- Acesse início → ferramentas, na aba importações, clique em preço dos produtos.
- Clique em download da planilha de exemplo.
- Salve o arquivo em seu computador e preencha nessa planilha as informações dos seus produtos.
- Carregue os produtos no Tiny, clicando em carregar planilha de preços.
- Localize o arquivo preenchido e clique em abrir.
- Marque como buscar os produtos e qual preço atualizar e clique em validar arquivo.
- Verifique os dados importados e clique em meus dados estão corretos.
- Clique em confirmar.
- Clique em enviar preços para atualizar o e-commerce e selecione a plataforma que será atualizada.
- Ou deixar para depois para atualizar o e-commerce em outro momento.
- Instale a extensão preço promocional.
- Acesse menu → cadastros → produtos.
- Localize o produto desejado, clique sobre e em seguida em editar.
- Informe o preço promocional do produto e salve.
- Acesse menu → vendas → pedidos de venda.
- Clique em incluir pedido e preencha as informações da venda.
- Em lista de preços, selecione a lista de preço promocional para os produtos vendidos e salve o pedido.
- Acesse menu → cadastros → produtos e clique na aba kits.
- Localize e selecione os kits que deseja atualizar. Você pode utilizar as opções de filtros para localizar os kits.
- Clique em mais ações → atualizar kits.
- Habilite as informações que gostaria de atualizar.
- Informe o percentual de desconto sobre o preço final, se escolher atualizar o preço de venda.
- Clique em continuar e, se desejar, informe o preço e preço promocional.
- Habilite atualizar preços no e-commerce, se deseja atualizar sua plataforma.
- Clique em atualizar e confirme se deseja enviar os produtos para as outras empresas.
- Selecione as empresas e clique em enviar produtos.
- Acesse menu → cadastros → produtos.
- Localize o produto e clique no menu de contexto (...) → enviar para o e-commerce.
- Acesse menu → cadastros → produtos.
- Marque todos os produtos e clique em enviar para o e-commerce.
- Clique em selecionar todos os 100 produtos que correspondem a essa pesquisa.
Observação:
A quantidade de produtos informada varia de acordo com a quantidade de produtos cadastrados em sua conta. - Selecione a plataforma para enviar os produtos.
- Marque se deseja atualizar estoque no e-commerce e parar o envio em lote caso algum produto seja rejeitado.
- Clique em avançar e em seguida em enviar e todos os produtos cadastrados do Tiny serão enviados.
- Acesse menu → cadastros → produtos.
- Selecione um ou mais produtos para envio.
- Clique em mais ações → Enviar preços para o e-commerce.
- Selecione plataforma e clique em selecionar.
- Valide se o produto está com as informações corretas e clique em Enviar.
Integrações que permitem a utilização do preço promocional:
Envio de produtos
- Americanas Marketplace
- JetNeo
- Loja Integrada
- Magalu
- Magento (versão 1)
- OpenCart
- Plugg.To
- Shopify
- Tray
- Tray Corp
- Vtex
- WooCommerce (versão 3+)
- Xtech
Atualização de preços
- Americanas Marketplace
- JetNeo
- Loja Integrada
- Magalu
- Magento (versão 1)
- OpenCart
- Plugg.To
- Shopify
- Tray
- Tray Corp
- Vtex
- WooCommerce (versão 2)
- WooCommerce (versão 3+)
- Xtech
Observação:
Para as integrações não estão listadas acima, os preços promocionais são enviados para o campo preço, de acordo com a documentação disponível, é permitida a atualização de apenas um campo.Integrações que enviam o campo dias de preparação
- Amazon
- Anymarket
- DS Lite
- Mercado Livre
- MercadoShops
- Olist
- Plugg.to
- Tray (REST)
- Via Varejo
- Xtech
Integrações que sincronizam o campo atributos
- Americanas Marketplace
- Anymarket
- Carrefour
- Google Shopping
- GPA
- Kabum
- Leroy Merlin
- Mercado Livre
- Netshoes
- Shopee
- VTEX
Atributos dos produtos
O artigo atributos dos produtos irá ajudá-lo nesse processo.
Categorias dos produtos
Acesse categorias dos produtos e veja como incluir a árvore de categorias dos produtos.
Marcas de produtos
O cadastro das marcas pode ser ser feito antecipadamente ou durante o cadastro do produto.
O artigo marcas dos produtos irá ajudá-lo nesse processo.
Lista de preços
Acesse listas de preços para ver como utilizar esse recurso.
Tags de produtos
Acesse tags de produto, para ver como utilizar esse recurso.
Variações de produtos
O artigo variações de produto irá ajudá-lo nesse processo.
- Para cadastrar uma tabela de medidas, acesse menu → configurações, na aba cadastros, clique em tabela de medidas.
- Clique em incluir tabela de medidas.
- Informe o nome da tabela e quais campos serão informados, marca, gênero, medidas do corpo, medidas da peça e correspondências de tamanho e clique em continuar.
- Preencha as informações escolhidas no passo anterior e clique em salvar.
- Para editar os dados de uma tabela, clique sobre ela e em seguida em editar.
- Para excluir uma tabela, selecione-as, clique em ações, excluir tabelas e confirme.