A integração do Tiny com o FBA Onsite (Fulfillment by Amazon) permite que o usuário crie e gerencie seus anúncios do Fulfillment. Também disponibiliza uma operação ágil e simplificada, através da importação de pedidos e geração de notas fiscais automaticamente.
Requisitos para trabalhar com o FBA Onsite
- Caso você nunca tenha usado a Tiny para emitir notas fiscais da Amazon na sua loja, realize os passos da ajuda Integrar sua conta Tiny com Amazon. Depois, siga com as etapas deste manual para ativar o fulfillment corretamente.
- Desejável possuir certificado digital A1 optando pelo armazenamento em nossos servidores, no momento da configuração. Caso o certificado não seja o A1, a geração da nota não será automática;
- Ter configurado para que o número do pedido seja exibido nas observações. Tal configuração pode ser feita em Menu → Configurações → E-commerce → Configurações gerais , onde o campo Número do pedido nas observações deve estar marcado como Sim.
Integração com o Fulfillment da Amazon
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Para configurar a integração com a Amazon Fulfillment, acesse Menu → Configurações → Aba E-commerce → Integrações.
- Para incluir o seu e-commerce, clique em Incluir integração.
Observações:
Caso já possua integrações configuradas em sua conta, elas serão exibidas e indicadas da seguinte forma:- Ativa: Indica que a integração foi realizada com sucesso e encontra-se pronta para uso.
- Inativa: Indica a inatividade desta loja no Tiny, ou seja, a loja não estará disponível para sincronização de pedidos, produtos e demais ações pertinentes.
- Não conectada: Indica que a configuração ainda não foi realizada.
Somente as integrações Ativas serão exibidas para uso nas sincronizações, importações e demais ações no Tiny.
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Na aba Integração selecione Amazon Fulfillment. Abaixo, no campo Nome informe o nome da sua loja.
Na seção Autenticação , selecione a sua integração com a Amazon utilizada para as demais vendas, no campo Integração com a Amazon.
Atenção!
Após preencher os campos, verifique se os dados informados estão corretos, em Testar configurações. -
Em Configurações , defina os seguintes campos abaixo:
Sincronização de pedidos
Importar valor do frete nos pedidos Habilite este campo se desejar importar o valor do frete na importação dos pedidos. Caso contrário, desabilite o campo. Importar forma de recebimento nos pedidos Habilite este campo para receber a forma de recebimento na importação dos pedidos. A configuração das formas de recebimento devem ser realizadas na aba Formas de recebimento. Completar endereço do cliente a partir do CEP na importação de pedidos Escolha a opção Sempre e na importação dos pedidos o CEP será validado junto ao Correios para obter o endereço da venda. Assim, ignorando os dados de endereço obtidos na plataforma de e-commerce. Configurações adicionais
Intermediador Neste campo, selecione o intermediador de suas operações. Saiba mais através da ajuda Como utilizar e configurar os intermediadores de operações. -
Na aba Dados Fiscais , no campo Natureza de operação para venda desta integração selecione uma Natureza de venda padrão para essa plataforma. A natureza selecionada será atribuída na Importação dos pedidos no Tiny e no momento em que gerar a Nota Fiscal através do pedido importado.
Observação:
Além disso, você pode Habilitar ou Desabilitar o campo Definir natureza de operação diferente para destinatários contribuintes do ICMS. Habilitando esse campo, você poderá selecionar uma natureza de operação específica, a qual será aplicada no momento em que o Tiny identificar que o pedido de venda trata-se de um cliente contribuinte. - Na aba Custos, você pode definir a taxa e o valor mínimo cobrado por cada venda na Amazon de acordo com a categoria do produto.
- Para configurar, clique em adicionar e informe a categoria do Tiny, a taxa cobrada e o valor mínimo de comissão, que é cobrado por cada venda.
- Clique em salvar para fazer o registro.
- Observação: A aba de custos somente irá aparecer com a extensão custos do e-commerce instalada.
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Na aba Gestão de preços, defina qual será a regra de preços para a integração, tanto para importação, quanto para envio de produtos ao e-commerce.
- Preço fixo : conforme o preço do produto, o anúncio pode receber um valor fixo de preço de venda, levando em consideração acréscimos e descontos aplicados individualmente;
- Conforme regras de preço : trata-se de todas as regras do marketplace no que diz respeito ao percentual de comissão, adicional de frete para produtos com preço mínimo e/ou por faixa de peso cubado dos produtos e fórmula de cálculo para aplicar os valores adicionais;
- Conforme lista de preços : para uso de listas de preços dos produtos, específicas para o e-commerce ou marketplace.
Ao definir a regra como Conforme lista de preços , no campo Lista de preços utilizada nos produtos , selecione a lista de preços que será utilizada na importação de pedidos do e-commerce. Saiba como configurar Listas de preços.
Ao definir a regra como Conforme regras de preço , siga a configuração de Precificação de anúncios com base nas regras das plataformas de e-commerce e marketplaces.
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Na aba Formas de Recebimento , pode-se relacionar as formas de pagamento dos seus pedidos da loja virtual com a forma de recebimento no Tiny. Esta configuração fará com que suas contas a receber sejam geradas corretamente no Tiny, com as mesmas informações.
Ao habilitar o parâmetro Importar forma de recebimento nos pedidos , será possível realizar o mapeamento das formas de pagamento presentes em sua plataforma com os respectivos destinos no Tiny.
Na configuração Forma de recebimento padrão para os pedidos importados deste e-commerce , selecione a forma de recebimento que será utilizada caso o pedido seja importado sem nenhuma forma mapeada.
Logo abaixo, em Relacione as formas de recebimento do Tiny com as da integração , no campo de Forma de recebimento , selecione a forma de recebimento do Tiny que deseja mapear.
Depois, através do campo Código na integração , clique sobre o botão Relacionar forma de recebimento.
Na janela que será exibida, selecione a forma de recebimento de sua plataforma que será vinculada à forma de pagamento escolhida anteriormente.
Caso nenhuma forma de recebimento seja exibida ou se a forma que você deseja vincular não está sendo exibida na listagem, existe a possibilidade de realizar a busca da forma vinculada em um pedido da plataforma através do botão Obter via pedido. Também, caso você já possua a informação de qual código deverá utilizar para realizar o vínculo, clique em Informar código manualmente.
Após realizar o vínculo, clique em Selecionar.
Para incluir uma nova forma de recebimento, clique em Adicionar forma de recebimento. Caso não possua nenhuma forma de recebimento e deseje cadastrar, acesse a ajuda Formas de Recebimento.
Observação:
Sempre que um pedido for importado sem uma forma de recebimento mapeada, a forma selecionada no campo Forma de recebimento padrão será utilizada. -
Ao final, não esqueça de Salvar as configurações.
Caso você já possua produtos cadastrados na Amazon, na modalidade Fulfillment, é possível importá-los para o Tiny. Esta importação pode ser feita em Menu → Cadastros → Produtos → Receber produtos do e-commerce , selecionando sua integração com a Amazon Fulfillment e, marcando as opções desejadas de importação, na tela a seguir.
É possível enviar produtos que já estejam na sua integração com a Amazon para o FBA Onsite. Para realizar este envio, acesse o seu cadastro de produtos em Menu → Cadastros → Produtos , marque a checkbox ao lado dos produtos que deseja transferir para a modalidade Fulfillment, clique em Mais ações → Enviar produtos para o Fulfillment.
Este envio de produtos para o Fulfillment da Amazon é assíncrono, ou seja, será necessário aguardar o processamento e aprovação por parte do time da Amazon. Assim que o produto estiver aprovado, o mapeamento com a Amazon normal será removido. Caso o produto seja rejeitado, o mapeamento com a Amazon Fulfillment será marcado com um ícone vermelho, dentro do produto, na aba E-commerce , dentro do cadastro do produto.
Também é possível transformar os produtos que são Fulfillment em produtos normais. Esta ação pode ser feita pelo Tiny, marcando a checkbox ao lado dos produtos e clicando em Mais ações → Remover produtos do Fulfillment. Ao realizar esta ação, o mapeamento do produto no Fulfillment na aba E-commerce será removido e, um mapeamento com a Amazon normal será criado.
Nesta modalidade de integração, o Tiny importa os seus pedidos automaticamente assim que identificar que um novo pedido foi gerado na Amazon, gera a nota fiscal automaticamente, autoriza esta nota fiscal, também de forma automática e, retorna com o XML desta nota autorizada para a Amazon.
No final do processo, a nota fiscal apresentará um ícone indicando que o XML foi enviado para a Amazon com sucesso.
Os pedidos importados serão listados em Menu → Vendas → Pedidos de venda e, o identificador da entrega, será informado no campo Identificador do pedido e-commerce , dentro do pedido, na seção Detalhes da venda.
Pedidos não importados automaticamente, poderão ser importado de forma manual, informando o ID da remessa.- Acesse o painel da Amazon, em pedidos, clique em histórico de pedidos.
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Localize o campo ID da remessa no pedido e copie.
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No Tiny, acesse menu → vendas → pedidos de venda, clique em mais ações → importar pedido do e-commerce.
- Selecione a plataforma Amazon FBA On site, informe o ID da remessa no campo número do pedido e clique em buscar.
Quando houver o cancelamento do pedido na Amazon FBA Onsite, receberemos uma notificação da Amazon para que este pedido também seja cancelado no Olist Tiny. Se houver uma nota emitida, vinculada ao pedido, a mesma também será cancelada automaticamente.
Observação:
Caso você precise enviar novamente os dados da NF-e para a plataforma, poderá seguir os passos exibidos na ajuda Como enviar dados da NF-e ao e-commerce.Informações relacionadas
Para que as notas sejam emitidas corretamente, é necessário que os campos NCM, Unidade e Origem estejam preenchidos, uma vez que são obrigatórios nesta emissão.
Observações:
- Indicamos que essas informações sejam inseridas diretamente no cadastro de todos os itens, em Cadastros → Produtos. Desta forma, você garante que eles não serão mais solicitados em novas notas fiscais.
- Os campos obrigatórios poderão variar conforme o Regime Tributário de sua empresa.
Algumas validações da SEFAZ podem impedir que a nota seja emitida automaticamente, sendo as mais frequentes:
- Nenhuma conta da Amazon sendo exibida na seção de autenticação: Se você nunca utilizou a Tiny para emitir notas fiscais da Amazon e controlar as suas vendas da plataforma, realize os passos da ajuda Integrar sua conta Tiny com Amazon. Feito este processo, siga com as demais etapas da ajuda para integração com a Amazon FBA.
- NCM, unidade tributária ou origem não preenchida: Para corrigir este erro, é necessário acessar a nota fiscal em que o erro foi apresentado, em Menu → Vendas → Notas fiscais , clicar no botão Editar , localizado no canto superior direito, descer até os itens e, clicar no Editar ao lado de cada um dos itens. Na aba Dados gerais , será possível preencher os campos UN e NCM , sendo que a origem deverá ser preenchida na coluna Simples ou ICMS (É recomendado que esta informação seja confirmada junto à sua contabilidade). Após preencher todos os campos, salve a sua nota fiscal e tente enviar novamente para validação da SEFAZ, acessando o Menu de contexto da nota e, então Autorizar no SEFAZ.
- Duplicidade de NFe com diferença na chave de acesso: Este erro remete à numeração da nota fiscal e, indica que já existe uma nota fiscal emitida anteriormente pela sua empresa com essa numeração. Neste caso, é necessário que você acesse sua nota fiscal, em Menu → Vendas → Notas fiscais , clique em Editar no canto superior direito e, na sequência, altere a numeração da nota fiscal para a primeira válida, ou seja, que ainda não tenha sido enviada à SEFAZ. Salve então a nota e tente enviar novamente para validação, acessando o Menu de contexto da nota e selecionando Autorizar no SEFAZ.
- Dados de endereço do cliente incompletos: Caso algum erro de endereço do cliente seja apresentado, basta que você acesse sua nota fiscal, em Menu → Vendas → Notas fiscais , clique em Editar no canto superior direito e, então, clique em Dados do cliente , para visualizar todos os campos relacionados ao mesmo. Agora, corrija o campo necessário e salve a nota. Após, tente enviar novamente para validação do SEFAZ, acessando Menu de contexto da nota e selecionando Autorizar no SEFAZ.