Integração desenvolvida pela Tiny, com importação de pedidos e produtos, além de sincronização de produtos e estoque.
Recursos disponíveis
Receber pedidos | ✔ |
Receber produtos | ✔ |
Enviar produtos | ✔ |
Enviar estoque | ✔ |
Enviar preços | ✔ |
Sincronizar situação | ✔ |
OMS | ✔ |
Passo a passo
Configurar integração com a Wake
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Acesse as configurações de e-commerce do Tiny em Menu → Configurações → Aba E-commerce → Integrações.
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Agora, clique no botão Incluir integração para adicionar as configurações de integração.
Caso já possua integrações configuradas em sua conta, as mesmas serão exibidas e indicadas com suas respectivas situações.
Cada situação indica:
- Ativa: Representa que a configuração da integração foi realizada com sucesso e a mesma encontra-se pronta para uso.
- Inativa: Indica a inatividade desta loja no Tiny, a mesma não será utilizada ou mostrada para sincronização de pedidos, produtos e demais ações pertinentes.
- Não configurada: Esta situação indica que a configuração ainda não foi realizada.
- Não instalada: Representa que ainda não houve a comunicação com o e-commerce para ativar a integração.
Observação:
Somente as integrações com a situação Ativa serão exibidas para uso nas sincronizações, importações e demais ações no Tiny. -
Na aba Integração , selecione Wake no campo Integração. Abaixo, no campo Nome informe o nome da sua loja.
Na seção Autenticação , preencha o campo abaixo:
Token O Token da sua loja Wake precisa ser informado nesse campo. Atenção!
Após preencher os campos, verifique se os dados informados estão corretos, em Testar configurações. -
Em Canais de venda , pode ser realizado o mapeamento dos canais de venda que utiliza.
Ao clicar em Obter canais de venda do e-commerce os canais de venda listados em Código do canal de venda no e-commerce. Ao lado, no campo Canal de venda selecione os canais correspondentes.
Caso precise adicionar novos canais de venda, clique em Adicionar canal de venda.
Observação:
Ao importar os Pedidos do e-commerce para Pedidos de Venda , é possível filtrar os pedidos pelos seus canais de venda, utilizando o filtro Avançado. Selecione a opção E-commerce e será possível localizar os pedidos pelos seus canais de venda. Além disso, no Relatório de Vendas também existe a possibilidade de utilizar o filtro Canal de venda. -
Em Configurações , defina os seguintes campos abaixo:
Sincronização de produtos
Enviar imagens dos produtos ao sincronizar Escolha uma das opções Sim ou Apenas para novos produtos para enviar as imagens dos produtos quando houver o envio para Wake. Na importação de produtos, ao atualizar um produto, atualizar o Código (SKU) Habilite este campo para atualizar o Código (SKU) sempre que os produtos forem importados do e-commerce. Importar produtos que não possuem atributos na Loja (Informações da variação tamanho/cor) Selecione a opção Sim para importar produtos sem atributos, ou selecione a opção Não para não importar produtos sem atributos. Sincronização de pedidos
Importar forma de recebimento nos pedidos Habilite a opção para receber a forma de recebimento na importação dos pedidos. A configuração das formas de recebimento devem ser realizadas na aba Formas de recebimento. Importar valor do frete nos pedidos Habilite a opção se desejar importar o valor do frete na importação dos pedidos. Enviar rastreamento ao alterar a situação no Tiny para enviado Se este parâmetro estiver ativo, sempre que o pedido for alterado para Enviado no Tiny, o código de rastreio será enviado de forma automática para a plataforma. Saiba mais sobre essa rotina através da ajuda Atualizar situação de envio dos pedidos. Marcar pedido como entregue ao alterar a situação no Tiny Ao habilitar este parâmetro, sempre que um pedido for alterado para a situação Entregue no Tiny, o mesmo também terá o seu status alterado na plataforma. Saiba mais sobre essa rotina através da ajuda Atualizar situação de envio dos pedidos. Campo utilizado para identificar a forma de pagamento Defina como será identificada a forma de pagamento, através das opções: Id da forma de pagamento ou Nome da forma de pagamento.
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Na aba Estoque, defina as regras de estoque da integração:
Atualizar estoque na loja virtual a partir do Tiny Selecione umas opções disponíveis para atualização do estoque, sendo elas: não atualizar, enviar saldo físico (estoque total) ou enviar saldo disponível (estoque total considerando a reserva de estoque). Depósito a ser considerado na integração Escolha qual será o depósito padrão para as ações: importar pedido, importar produtos e enviar estoque.
* O campo depósito a ser considerado na integração será exibido nas contas que possuem a extensão depósitos de estoque instalada. -
Na aba Dados Fiscais , no campo Natureza de operação para venda desta integração selecione uma Natureza de venda padrão para essa plataforma. A natureza selecionada será atribuída na Importação dos pedidos no Tiny e no momento em que gerar a Nota Fiscal através do pedido importado.
Observação:
Além disso, você pode Habilitar ou Desabilitar o campo Definir natureza de operação diferente para destinatários contribuintes do ICMS. Habilitando esse campo, você poderá selecionar uma natureza de operação específica, a qual será aplicada no momento em que o Tiny identificar que o pedido de venda trata-se de um cliente contribuinte. -
Na aba Gestão de preços , defina qual será a regra de preços para a integração, tanto para importação, quanto para envio de produtos ao e-commerce.
- Preço fixo : conforme o preço do produto, o anúncio pode receber um valor fixo de preço de venda, levando em consideração acréscimos e descontos aplicados individualmente;
- Conforme regras de preço : trata-se de todas as regras do marketplace no que diz respeito ao percentual de comissão, adicional de frete para produtos com preço mínimo e/ou por faixa de peso cubado dos produtos e fórmula de cálculo para aplicar os valores adicionais;
- Conforme lista de preços : para uso de listas de preços dos produtos, específicas para o e-commerce ou marketplace.
Ao definir a regra como Conforme lista de preços , no campo Lista de preços utilizada nos produtos , selecione a lista de preços que será utilizada na importação de pedidos do e-commerce. Saiba como configurar Listas de preços.
Ao definir a regra como Conforme regras de preço , siga a configuração de Precificação de anúncios com base nas regras das plataformas de e-commerce e marketplaces.
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Para obter as categorias presentes na plataforma, clique em Obter categorias plataforma.
Também, é possível buscar as categorias individualmente ao acessar na aba Código da categoria no E-commerce e clique na lupa busque pela categoria no e-commerce.
Caso ainda não possua categorias cadastradas em sua conta no Tiny, as instruções para incluir categorias estão disponíveis em Como cadastrar categorias de produtos.
As instruções pra vincular as categorias no cadastro de produtos, estão disponíveis em Como cadastrar um produto -(Passo 3).
Atenção!
Você pode realizar o mapeamento de categorias dos produtos do Tiny com as correspondentes no e-commerce. Fazendo isto, os produtos serão enviados nas devidas categorias mapeadas. -
Todas as situações dos pedidos no e-commerce podem ser mapeadas para as situações de pedidos no Tiny.
Ao clicar em Adicionar situações padrão , é adicionado as situações presentes no e-commerce e as mesmas serão listadas na coluna Código da situação no E-commerce. Abaixo, em Sequência das situações no Tiny é apresentado um fluxo de situações dos pedidos. No campo Permite retroceder situação dos pedidos na sincronização de situações ao Habilitar a opção será possível alterar as situações dos pedidos para anteriores da situação atual, por exemplo, um pedido Enviado voltar para a situação Preparando Envio.
Em Situação no Tiny , selecione a situação correspondente no Tiny. Existe também, a possibilidade de adicionar novas situações ao acessar Adicionar mapeamento de situação.
Observação:
Ao importar um pedido de venda do e-commerce para o Tiny, o pedido assume a situação configurada. Caso não seja realizada a configuração o pedido será importado e atribuído a situação Em aberto. -
Na aba Formas de Recebimento , pode-se relacionar as formas de pagamento dos seus pedidos da loja virtual com a forma de pagamento no Tiny. Esta configuração fará com que suas contas a receber sejam geradas corretamente no Tiny, com as mesmas informações.
Ao habilitar o parâmetro Importar forma de recebimento nos pedidos , será possível realizar o mapeamento das formas de pagamento presentes em sua plataforma com os respectivos destinos no Tiny.
Na configuração Forma de recebimento padrão para os pedidos importados deste e-commerce , selecione a forma de recebimento que será utilizada caso o pedido seja importado sem nenhuma forma mapeada.
Logo abaixo, em Relacione as formas de recebimento do Tiny com as da integração , no campo de Forma de recebimento , selecione a forma de recebimento do Tiny que deseja mapear.
Depois, através do campo Código na integração , clique sobre o botão Relacionar forma de recebimento.
Na janela que será exibida, informe o Identificador do pedido na integração para que o Tiny realize a busca de qual forma de recebimento está inserida no mesmo para que o vínculo seja realizado. Desta forma, todas as vendas com a mesma forma de recebimento do pedido utilizado como exemplo, serão identificadas com a forma escolhida anteriormente.
Caso você já possua a informação de qual código deverá utilizar para realizar o vínculo, clique em Informar código manualmente.
Após realizar o vínculo, clique em Selecionar.
Para incluir uma nova forma de recebimento, clique em Adicionar forma de recebimento. Caso não possua nenhuma forma de recebimento e deseje cadastrar, acesse a ajuda Formas de Recebimento.
Observação:
Sempre que um pedido for importado sem uma forma de recebimento mapeada, a forma selecionada no campo Forma de recebimento padrão será utilizada. -
Em Formas de frete pode ser realizado o mapeamento das formas de frete presentes no e-commerce, com as formas de envio cadastradas em sua conta no Tiny.
Para isso, no campo Forma de envio e Forma de frete , selecione a forma de frete que deseja mapear.
Em Código na integração , clique no botão Relacionar forma de frete.
A seguir, na listagem exibida, selecione a forma de envio correspondente em sua plataforma.
Se a forma de envio não for exibida na busca pela integração e você tiver o código para mapeamento, clique no botão Informar código manualmente e insira a respectiva informação.
Ou ainda, você poderá informar o Identificador do pedido na integração para que o Tiny realize a busca de qual forma de frete está inserida no mesmo para que o vínculo seja realizado. Desta forma, todas as vendas com a mesma forma de envio do pedido utilizado como exemplo, serão identificadas com a forma escolhida anteriormente.Caso precise adicionar novas formas de frete, clique em Adicionar.
Observações:
- Ao adicionar as formas de frete selecionadas o Tiny busca as formas de envio já configuradas em sua conta.
- Para mapear as formas de frete da Frenet, acesse a ajuda Mapear formas de frete Frenet.
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Ao final, não esqueça de Salvar as configurações.
Recepção de pedidos do e-commerce no Tiny
Os pedidos realizados na Wake serão listados em Menu → Vendas → Pedidos do e-commerce → Selecione a loja virtual.
Vale lembrar que é possível Filtrar os pedidos por situação e por período. Após isso, Selecione os pedidos , clique em Receber pedidos.
Recepção de produtos do e-commerce no Tiny
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Os produtos cadastrados em sua conta na Wake, podem ser recebidos no Tiny. Realize a recepção de produtos, acessando Menu → Cadastros → Produtos → Receber do e-commerce.
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A seguir, selecione o E-commerce para recepção dos seus produtos e clique em Avançar.
Os campos importados são:
- Código (SKU)
- Descrição
- GTIN
- Marca
- Descrição categoria principal e-commerce
- Preço de custo
- Preço de venda
- Preço promocional
- Garantia
- Peso bruto
- Estoque atual
- Variações
- Descrição complementar
- Altura embalagem
- Largura embalagem
- Comprimento embalagem
- Imagens
- Descrição para SEO
- Título para SEO
- Keywords para SEO
- Slug
- Link do vídeo
Observação:
Ao importar os produtos presentes em sua loja na Wake as categorias também serão importadas e cadastradas dentro do Tiny. Assim, não será preciso cadastrar manualmente as categorias em sua conta no Tiny. -
Primeiramente, escolha o que deseja receber entre as opções: Todos os anúncios ou Apenas anúncios novos.
Abaixo, defina as opções de atualizações dos dados dos produtos, podendo selecionar Atualizar dados do produto , Atualizar preço do produto , Atualizar o estoque , Atualizar imagens.
Além disso, ao selecionar a opção Preencher dados fiscais (NCM, Origem, Unidade) poderá preencher informações padrão para estes campos, que serão consideradas no recebimentos dos produtos.
Para concluir o processo de recebimentos dos produtos, clique em Importar.
Observação:
A opção Criar exceções na lista de preços vinculada ao e-commerce refere-se a lista de preço selecionada na configuração do e-commerce no Tiny. Ao marcar essa opção, os produtos que estão na lista de produtos com preços diferentes serão criados e atualizados. -
Se durante a importação dos produtos ocorrer algum imprevisto e for necessário interromper a ação ou então ocorrer algum problema devido ao grande número de produtos a serem importados, é possível Interromper a recepção de produtos para continuar a importação num momento posterior.
Com a ação Interromper , é possível continuar a importação num outro momento, continuando do ponto em que parou. É possível retomar esta importação em até 7 dias corridos.
Como enviar produtos do Tiny para Wake
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Para enviar o cadastro de produtos do Tiny para Wake, acesse em Menu → Cadastros → Produtos → Marque o item que deseja enviar na lateral esquerda → Enviar para o e-commerce.
Campos enviados:
- Código (SKU)
- Descrição
- GTIN
- Marca
- Descrição categoria principal e-commerce
- Preço de custo
- Preço de venda
- Preço promocional
- Garantia
- Peso bruto
- Altura embalagem
- Largura embalagem
- Comprimento embalagem
- Estoque atual
- Imagens
- Variações
- Descrição complementar
- Descrição para SEO
- Título para SEO
- Keywords para SEO
- Slug
- Link do vídeo
Observações:
- Os campos enviados citados acima precisam estar preenchidos para que ocorra a sincronização com o e-commerce.
- No momento da configuração do seu e-commerce no Tiny, o mapeamento das categorias precisa ser realizado. Pois, o Tiny não cria novas categorias em sua loja na Wake. As instruções para configurar o mapeamento das categorias, estão disponíveis em Configurar integração com a Wake -(Passo 7).
- Para enviar as dimensões dos produtos, é necessário ter instalada em sua conta a extensão Embalagens e ter uma embalagem definida no cadastro de produto. Saiba como trabalhar com embalagens.
- Ao enviar variações que não possuem imagens, as imagens do produto pai serão utilizadas.
- Caso o produto esteja inativo na plataforma, ao realizar o envio do mesmo pelo Tiny, o produto permanecerá com esse status e não será atualizado.
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Selecione a sua loja Wake, antes de enviar os produtos você pode definir para Atualizar estoque no e-commerce e Parar o envio em lote caso algum produto seja rejeitado. Após isso, clique em Avançar.
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Agora, são exibidos os dados dos produtos a serem enviados para Wake. Verifique e clique em Enviar.
Para enviar a lista completa dos produtos no Tiny para o e-commerce, acesse a ajuda Enviar produtos em lote ao e-commerce.
Informações relacionadas
Sincronizar situação dos pedidos
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Atenção!
Para realizar a sincronização da situação dos pedidos, é necessário que tenha configurado a importação dos pedidos do e-commerce para "Pedidos de Venda" e realizado o Mapeamento das situações. Caso não tenha realizado essas configurações, realize as mesmas com o auxílio da ajuda Configurar integração com a Wake. -
Acesse Menu → Vendas → Pedidos do e-commerce → Selecione a loja virtual → Marque os pedidos que já foram enviados e clique em Sincronizar situação.
Observação:
Ao sincronizar situação, o status presente em Situação no Tiny corresponderá a situação do pedido no e-commerce conforme o mapeamento realizado.
Enviar estoque dos produtos no Tiny ao e-commerce
Enviar quantidade em estoque em lote
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Para realizar o envio da quantidade em estoque dos produtos ao e-commerce em lote, acesse em Menu → Cadastros → Produtos → Selecione os produtos → Mais Ações → Enviar estoque ao e-commerce.
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Agora, no campo Plataforma você pode selecionar mais do que uma integração para o envio da quantidade em estoque dos produtos. Na lista que será exibida, selecione as integrações que deseja enviar a quantidade em estoque.
Após selecionar as integrações, defina se será enviado o saldo Físico ou Disponível dos produtos.
Clique no botão Selecionar. A seguir, serão exibidos os dados deste produto como: Identificador do anúncio, Descrição, Código (SKU) e Preço.
Para concluir o processo de envio, clique em Enviar.
Enviar quantidade em estoque de forma individual
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Caso queira enviar somente a quantidade em estoque de um produto específico, acesse o Menu de contexto do produto e clique em Enviar estoque ao e-commerce.
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No campo Plataforma você pode selecionar mais do que uma integração para o envio da quantidade em estoque do produto. Na lista que será exibida, selecione aquelas que deseja enviar a quantidade em estoque.
Após selecionar as integrações, defina se será enviado o saldo Físico ou Disponível dos produtos.
Clique no botão Selecionar. A seguir, serão exibidos os dados deste produto como: Identificador do anúncio, Descrição, Código (SKU) e Preço.
Para concluir o processo de envio, clique em Enviar.
Enviar preço dos produtos no Tiny ao e-commerce
Enviar preços em lote
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Para realizar o envio dos preços dos produtos ao e-commerce em lote, acesse em Menu → Cadastros → Produtos → Selecione os produtos → Mais Ações → Enviar preços para o e-commerce.
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Agora, no campo Plataforma você pode selecionar mais do que uma integração para o envio dos preços. Na lista que será exibida, selecione aquelas que deseja enviar os preços desses produtos.
Após definir para qual ou quais integrações receberão o envio dos preços, clique em Selecionar.
Para concluir o processo de envio, clique em Enviar.
Enviar preço de forma individual
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Caso queira enviar somente o preço de um produto em específico, acesse o Menu de contexto do produto e clique em Enviar preços para o e-commerce.
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Agora, no campo Plataforma você pode selecionar mais do que uma integração para o envio dos preços. Na lista que será exibida, selecione aquelas que deseja enviar os preços desses produtos.
Após definir para qual ou quais integrações receberão o envio dos preços, clique em Selecionar.
Para concluir o processo de envio, clique em Enviar.
Reajustar preço dos produtos no Tiny e atualizar na Wake
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Para realizar os ajustes nos preços dos produtos cadastrados no Tiny e após atualizar na loja virtual, acesse em Menu → Cadastros → Produtos → Mais Ações → Reajustar preço dos produtos.
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Utilize as opções de Filtros caso deseje, ou clique direto em Listar produtos.
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Após isso, será exibido a lista dos produtos, clique em Informar reajuste.
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Selecione os produtos que deseja atualizar os preços, utilize uma das opções disponíveis para atualizar os preços, por reajuste de Percentual , ou adicione o novo preço em cada produto na coluna Novo preço , marque a opção Atualizar preços no e-commerce e selecione a integração correspondente, por fim clique em Salvar.
Enviar código de rastreio para Wake
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Atenção!
Para enviar o código de rastreamento para a Wake, é preciso informar no pedido ou nota fiscal o transportador, sendo ele Correios ou Transportadora. O campo será preenchido no Pedido de Venda ou na Nota Fiscal e por fim, gerar o agrupamento (PLP ou Coleta) no módulo de Expedição. Veja como gerar a Expedição. -
Acesse o módulo de Expedição, selecione a forma de envio Correios → Aba Concluídas → Clique no menu de contexto ao lado da expedição gerada → Enviar código de rastreio para o e-commerce.
Observação:
Ao enviar o código de rastreio, é enviado também a URL de rastreamento, Chave de acesso da Nota Fiscal, Data de emissão, Número e Série , sendo que é necessário a Nota Fiscal estar Autorizada no Sefaz , para o envio das informações ocorrer com sucesso. Além disso, o status dos pedidos na Wake serão alterados para Enviado. -
Após isso, ao acessar a expedição será adicionado um marcador que Identifica quando o código de rastreio já foi enviado para Wake.
Marcar pedidos como entregues na Wake
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Ao marcar os pedidos como entregue no Tiny, os mesmos serão sincronizados com o status Entregue na Wake. Para isso, acesse Menu → Vendas → Expedição → Selecione a forma de envio → Aba Concluídas → Clique no menu de contexto ao lado da expedição gerada → Marcar pedidos como entregue.
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Após isso, será adicionado na expedição um Marcador que identificará que a venda já foi marcada como entregue e sincronizada na Wake.
Dicas e informações adicionais
- Caso seja necessário realizar a exclusão dos mapeamentos dos produtos com a sua plataforma, acesse Configurações → Aba E-commerce → Integrações e marque a integração desejada. Depois, clique em Mais ações → Excluir todos os anúncios no Tiny. É importante mencionar que esta ação, depois de concluída, não poderá ser desfeita.
- Após importar um pedido, é possível realizar o cadastro, do produto no Tiny, através do lançamento de estoque, disponível no menu de contexto, localizado ao lado do pedido ou da nota → Lançar estoque.
- Se desejar, você pode realizar a importação através de planilha de acordo com o nosso layout disponibilizado em Importador de produtos.
- Sempre que um pedido é importado, o cliente automaticamente é cadastrado em Cadastros → Clientes e fornecedores.