Recursos disponíveis
Receber pedidos Importação dos pedidos em aberto | ✔ |
Receber produtos | x |
Enviar produtos | ✔ |
Enviar estoque | ✔ |
Enviar preços | ✔ |
Sincronizar situação | ✔ |
OMS | ✔ |
Pré-requisitos
- Informar no cadastro dos produtos as suas dimensões;
- Ter o contrato com os Correios através do Sigep, configurado em sua conta para que seja possível realizar o cálculo de preços e prazos. Caso não possua integração com o Correios, existe a possibilidade de usar a Intelipost ou a Melhor Envio.
Passo a passo
Configurar integração com o Carrefour
-
Acesse as configurações de e-commerce do Tiny em Menu → Configurações → Aba E-commerce → Integrações.
-
Agora, clique no botão Incluir integração para adicionar as configurações de integração.
Caso já possua integrações configuradas em sua conta, as mesmas serão exibidas e indicadas com suas respectivas situações.
Cada situação indica:
- Ativa: Representa que a configuração da integração foi realizada com sucesso e a mesma encontra-se pronta para uso.
- Inativa: Indica a inatividade desta loja no Tiny, a mesma não será utilizada ou mostrada para sincronização de pedidos, produtos e demais ações pertinentes.
- Não configurada: Esta situação indica que a configuração ainda não foi realizada.
- Não instalada: Representa que ainda não houve a comunicação com o e-commerce para ativar a integração.
Observação:
Somente as integrações com a situação Ativa serão exibidas para uso nas sincronizações, importações e demais ações no Tiny. -
Na aba Integração , selecione Carrefour no campo Integração. Abaixo, no campo Nome informe o nome da sua loja.
Na seção Autenticação , no campo Chave da API informe a chave de API que se encontra no painel administrativo da sua loja. Saiba como localizar a Chave API.
-
Em Configurações , defina os seguintes campos abaixo:
Sincronização de pedidos
Importar valor do frete nos pedidos Habilite este campo se desejar importar o valor do frete na importação dos pedidos. Caso contrário, desabilite o campo. Enviar rastreamento ao alterar a situação no Tiny para enviado Se este parâmetro estiver ativo, sempre que o pedido for alterado para Enviado no Tiny, o código de rastreio será enviado de forma automática para a plataforma. Saiba mais sobre essa rotina através da ajuda Atualizar situação de envio dos pedidos. Marcar pedido como entregue ao alterar a situação no Tiny Ao habilitar este parâmetro, sempre que um pedido for alterado para a situação Entregue no Tiny, o mesmo também terá o seu status alterado na plataforma. Saiba mais sobre essa rotina através da ajuda Atualizar situação de envio dos pedidos. Configurações adicionais
Intermediador Neste campo, selecione o intermediador de suas operações. Saiba mais através da ajuda Como utilizar e configurar os intermediadores de operações. -
Na aba Estoque, defina as regras de estoque da integração:
Atualizar estoque na loja virtual a partir do Tiny Selecione umas opções disponíveis para atualização do estoque, sendo elas: não atualizar, enviar saldo físico (estoque total) ou enviar saldo disponível (estoque total considerando a reserva de estoque). Depósito a ser considerado na integração Escolha qual será o depósito padrão para as ações: importar pedido, importar produtos e enviar estoque.
* O campo depósito a ser considerado na integração será exibido nas contas que possuem a extensão depósitos de estoque instalada.Estoque de segurança Informe a quantidade de estoque de segurança para que, quando seu estoque atingir este número, a quantidade de estoque enviada para a plataforma seja Zero.
* Produtos sob encomenda não estão abrangidos por este parâmetro.
-
Na aba Dados Fiscais , no campo Natureza de operação para venda desta integração selecione uma Natureza de venda padrão para essa plataforma. A natureza selecionada será atribuída na Importação dos pedidos no Tiny e no momento em que gerar a Nota Fiscal através do pedido importado.
Observação:
Além disso, você pode Habilitar ou Desabilitar o campo Definir natureza de operação diferente para destinatários contribuintes do ICMS. Habilitando esse campo, você poderá selecionar uma natureza de operação específica, a qual será aplicada no momento em que o Tiny identificar que o pedido de venda trata-se de um cliente contribuinte. -
Na aba Gestão de preços , defina qual será a regra de preços para a integração, tanto para importação, quanto para envio de produtos ao e-commerce.
- Preço fixo : conforme o preço do produto, o anúncio pode receber um valor fixo de preço de venda, levando em consideração acréscimos e descontos aplicados individualmente;
- Conforme regras de preço : trata-se de todas as regras do marketplace no que diz respeito ao percentual de comissão, adicional de frete para produtos com preço mínimo e/ou por faixa de peso cubado dos produtos e fórmula de cálculo para aplicar os valores adicionais;
- Conforme lista de preços : para uso de listas de preços dos produtos, específicas para o e-commerce ou marketplace.
Ao definir a regra como Conforme lista de preços , no campo Lista de preços utilizada nos produtos , selecione a lista de preços que será utilizada na importação de pedidos do e-commerce. Saiba como configurar Listas de preços.
Ao definir a regra como Conforme regras de preço , siga a configuração de Precificação de anúncios com base nas regras das plataformas de e-commerce e marketplaces.
-
Todas as situações dos pedidos no e-commerce podem ser mapeadas para as situações de pedidos no Tiny.
Ao clicar em Adicionar situações padrão , é adicionado as situações presentes no e-commerce e as mesmas serão listadas na coluna Código da situação no E-commerce. Abaixo, em Sequência das situações no Tiny é apresentado um fluxo de situações dos pedidos. No campo Permite retroceder situação dos pedidos na sincronização de situações ao Habilitar a opção será possível alterar as situações dos pedidos para anteriores da situação atual, por exemplo, um pedido Enviado voltar para a situação Preparando Envio.
Em Situação no Tiny , selecione a situação correspondente no Tiny. Existe também, a possibilidade de adicionar novas situações ao acessar Adicionar mapeamento de situação.
Observação:
Ao importar um pedido de venda do e-commerce para o Tiny, o pedido assume a situação configurada. Caso não seja realizada a configuração o pedido será importado e atribuído a situação Em aberto. -
Na aba Formas de Recebimento , ao habilitar o parâmetro Importar forma de recebimento nos pedidos , será possível informar uma forma de recebimento padrão que ficará vinculada nas vendas importadas dessa integração.
-
Em Formas de frete pode ser realizado o mapeamento das formas de frete presentes no e-commerce, com as formas de envio cadastradas em sua conta no Tiny.
Para isso, no campo Forma de envio e Forma de frete , selecione a forma de frete que deseja mapear.
Em Código na integração , clique no botão Relacionar forma de frete.
A seguir, na listagem exibida, selecione a forma de envio correspondente em sua plataforma.
Se a forma de envio não for exibida na busca pela integração e você tiver o código para mapeamento, clique no botão Informar código manualmente e insira a respectiva informação.
Ou ainda, você poderá informar o Identificador do pedido na integração para que o Tiny realize a busca de qual forma de frete está inserida no mesmo para que o vínculo seja realizado. Desta forma, todas as vendas com a mesma forma de envio do pedido utilizado como exemplo, serão identificadas com a forma escolhida anteriormente.Caso precise adicionar novas formas de frete, clique em Adicionar.
Observações:
- Ao adicionar as formas de frete selecionadas o Tiny busca as formas de envio já configuradas em sua conta.
- Para mapear as formas de frete da Frenet, acesse a ajuda Mapear formas de frete Frenet.
-
Em Cotação de frete , você pode configurar as formas de envio que serão utilizadas nas cotações de frete realizadas pelo Carrefour. Na configuração, as formas de envio são separadas em dois grupos:
Formas de envio preferenciais No momento em que a plataforma solicita ao Tiny os valores de cotação para um pedido, o Tiny realiza o cálculo primeiramente através das formas de envio preferenciais.
Formas de envio alternativas Serão utilizadas apenas se não existir cotação para o pedido nas formas de envio preferenciais.Clique em Adicionar forma de envio alternativa, selecione as formas de envio desejadas e clique em adicionar.
Para remover uma forma de envio que não deseja utilizar, clique no botão.
Abaixo, no campo Modo de cotação dos pedidos defina como será realizada a cotação, entre as opções: Menor preço , Menor prazo ou Maior prazo.
-
Ao final, não esqueça de Salvar as configurações.
Recepção de pedidos do e-commerce no Tiny
Os pedidos realizados no Carrefour serão listados em Menu → Vendas → Pedidos do e-commerce → Selecione a loja virtual.
Vale lembrar que é possível Filtrar os pedidos por período. Após isso, Selecione os pedidos e clique em Receber pedidos.
Enviar produtos do Tiny para o Carrefour
-
O envio dos produtos do Tiny para o Carrefour pode ser realizado em Menu → Cadastros → Produtos → Selecione os produtos que desejar enviar → Enviar para o e-commerce.
Os campos enviados são:
- Código (SKU)
- Descrição
- Peso bruto
- GTIN
- Descrição complementar
- Largura embalagem
- Altura embalagem
- Comprimento embalagem
- Imagens
- Variações
- Atributos
Atenção!
É obrigatório que o produto tenha imagens, GTIN, peso bruto, dimensões e sac do fornecedor (deve ser cadastrado como atributo na ficha técnica) preenchidos. Outros campos obrigatórios dependendo da categoria como: certificados Anatel e outros, devem ser cadastrados como atributos na ficha técnicaObservações:
- Ao enviar um produto com variações para o carrefour, o mesmo terá uma oferta criada para cada variação.
- Ao enviar variações que não possuem imagens, as imagens do produto pai serão utilizadas.
- Para envio dos produtos com sucesso, existem alguns pré requisitos a serem atendidos:
SKU: Deve conter entre 1 e 30 caracteres, e não pode conter caracteres especiais.
Descrição: Deve conter entre 35 e 150 caracteres.
Descrição complementar: Deve conter entre 1 e 5000 palavras.
Imagens: Devem possuir entre 500 e 1200 pixels de dimensão e tamanho até no máximo 1 MB. Além disso, devem estar em um dos formatos: JPG, JPEG ou PNG.
-
O Tiny organiza os produtos em lotes para serem enviados ao Carrefour e, para ser compatível com o limite de cada canal, este processo de envio se inicia em 1 hora.
Também, é possível selecionar as opções Atualizar estoque no e-commerce e Parar o envio em lote caso algum produto seja rejeitado.
Ao clicar, em Avançar serão listados os produtos a serem enviados.
-
No momento que clicar em Enviar , será realizada uma consulta diária e automática pelo Tiny, para verificar a situação de cada produto enviado, que podem ser aprovados ou rejeitados:
- Quando o produto for aprovado pelo Carrefour, será enviada a oferta de preço automaticamente e você já poderá começar a vender;
- Se o produto foi rejeitado, será atualizada a informação do anúncio no mapeamento no produto.
Observação:
- O Carrefour tem o limite de 60 requisições de envio de dados para a plataforma por hora.
- Caso tenha sido exibido o erro The category could not be identified , entre em contato com a equipe de suporte do Carrefour solicitando que seja removido o mapeamento de categorias.
-
Quando todos os produtos forem enviados para os marketplaces, o usuário será notificado no Tiny.
Como acompanhar o processamento dos anúncios enviados
Para acompanhar o retorno do processamento em sua conta no Tiny, retorne à tela de Produtos e acesse o menu Mais ações e clique em Consultar anúncios enviados em lote (beta).
A seguir, Selecione a integração e clique em Buscar protocolos.
Serão listados todos os protocolos independente de sua situação Pendente ou Finalizado. Lembramos que protocolos com a situação Finalizado só permencerão para consulta no período de 7 dias.
Você pode selecionar o protocolo desejado e clicar em Consultar protocolo.
Após clicar em consultar protocolo é possível visualizar os anúncios que foram Enviados com sucesso , Com erro e os que estão Em processamento.
Observação:
Para acompanhar o retorno do processamento no Carrefour, acesse o painel de importações da sua loja, que pode ser acessado através do caminho Meu estoque → Importação a partir do arquivo → Monitorar as importações de produtos no seu e-commerce.Enviar ofertas para o Carrefour
Atenção!
- Somente será possível enviar as ofertas após receber a aprovação dos produtos enviados ao Carrefour.
- Os preços e estoques das ofertas só podem ser alterados após sua publicação.
- Após as ofertas serem enviadas e publicadas no Carrefour, campos como descrição e Imagem só poderão ser editados via chamado direto no Carrefour.
- O envio de ofertas irá ocorrer de forma assíncrona, ou seja, não será no momento de enviar as ofertas no Tiny, elas ocorrerão de 5 em 5 minutos com o envio máximo de 100 preços, até que ocorram todas as atualizações enviadas.
Você pode enviar as ofertas ao Carrefour seguindo os passos abaixo:
Enviar ofertas em lote
Para realizar o envio das ofertas ao Carrefour, acesse em Menu → Cadastros → Produtos → Selecione os produtos → Mais Ações → Enviar preços para o e-commerce.
Enviar ofertas de forma individual
Caso queira enviar a oferta de um produto em específico, acesse o Menu → Cadastros → Produtos → Menu de contexto do produto e clique em Enviar preços para o e-commerce.
Informações relacionadas
Sincronizar situação dos pedidos
-
Atenção!
Para realizar a sincronização da situação dos pedidos, é necessário que tenha configurado a importação dos pedidos do e-commerce para Pedidos de Venda e realizado o Mapeamento das situações. Caso não tenha realizado essas configurações, realize as mesmas com o auxílio da ajuda Configurar integração com o Carrefour. -
Acesse Menu → Vendas → Pedidos do e-commerce → Selecione a loja virtual → Marque os pedidos que já foram enviados e clique em Sincronizar situação.
Observação:
Ao sincronizar situação, o status presente em Situação no Tiny corresponderá a situação do pedido no e-commerce conforme o mapeamento realizado.
Enviar código de rastreio para o Carrefour
-
Atenção!
Para enviar o código de rastreamento para o Carrefour, é preciso informar no pedido ou nota fiscal o transportador, sendo ele Correios ou Transportadora. O campo será preenchido no Pedido de Venda ou na Nota Fiscal e por fim, gerar o agrupamento (PLP ou Coleta) no módulo de Expedição. Veja como gerar a Expedição. -
Acesse o módulo de Expedição, Selecione a forma de envio → Aba Concluídas → Clique no menu de contexto ao lado da expedição gerada → Enviar código de rastreio para o e-commerce.
Observação:
Ao enviar o código de rastreio, os pedidos são marcados como Entregue no Carrefour. -
Após isso, ao acessar a expedição será adicionado um Marcador que identifica quando o código de rastreio já foi enviado ao Carrefour.
Enviar dados da chave de acesso ao e-commerce
O envio de dados da chave de acesso ao e-commerce pode ser realizado dentro do Tiny pelos módulos de Expedição ou Nota Fiscal.
Envio pela expedição
-
Ao acessar o módulo de expedição, no primeiro Filtro ao lado do campo de busca, selecione por Pedidos e no filtro, ao lado selecione Transportadora.
-
Agora, localize a expedição, clique no Menu de contexto e selecione Enviar chave de acesso para o e-commerce.
Observação:
Além da chave de acesso da Nota Fiscal, também é enviado o Número , Série e a Data de emissão. Sendo que é necessário a Nota Fiscal estar Autorizada no Sefaz , para o envio das informações ocorrer com sucesso.
Envio pelas notas fiscais
Ao acessar o módulo de notas fiscais, clique na aba Emitidas e Selecione as notas que deseja enviar os dados para o e-commerce. A seguir, acesse a opção Mais Ações e clique em Enviar dados da NFe para e-commerce.
Observação:
Além da chave de acesso da Nota Fiscal, também é enviado o Número , Série e a Data de emissão. Sendo que é necessário a Nota Fiscal estar Autorizada no Sefaz , para o envio das informações ocorrer com sucesso.Marcar pedidos como entregues no Carrefour
-
Ao marcar os pedidos como entregue no Tiny, os mesmos serão sincronizados com o status Entregue no Carrefour. Para isso, acesse Menu → Vendas → Expedição → Selecione a forma de envio → Aba Concluídas → Clique no menu de contexto ao lado da expedição gerada → Marcar pedidos como entregue.
-
Após isso, será adicionado na expedição, um Marcador que identificará que a venda já foi marcada como entregue e sincronizada no Carrefour.
Enviar estoque das ofertas ao Carrefour
-
Atenção!
O estoque das ofertas só podem ser enviados ao Carrefour após as ofertas estar publicadas. -
Para realizar o envio do estoque dos produtos ao e-commerce em lote, acesse Menu → Cadastros → Produtos → Selecione os produtos → Mais Ações e clique em Enviar estoque ao e-commerce.
-
Caso queira enviar somente o estoque de um produto em específico, acesse o Menu de contexto do produto e clique em Enviar estoque ao e-commerce.
Localizar a chave de API
-
Para localizar a sua Chave de API , acesse o painel administrativo de sua loja.
Agora, clique sobre o Nome do Usuário → Aba Chave de API. No campo Chave de API , clique sobre Copiar para área de transferência.
-
Em sua conta no Tiny, na tela de configuração da integração, no campo Chave de API cole/insira a sua chave de API.
Utilizar a API de fretes do Carrefour
-
Para utilizar a API de cotação de fretes do Carrefour, é necessário que acesse Menu → Início → Extensões do Tiny e instale em sua conta a extensão Token API.
-
Com a extensão Token API instalada na sua conta, o próximo passo será acessar Menu → Configurações → Aba E-commerce → Integrações e clique sobre a integração com o Carrefour.
-
Na tela de configuração, clique em Gerar link para utilizar a API de fretes. Será exibido na tela o link gerado, é necessário que Copie e Envie esse link para equipe de Setup do Carrefour.
Observação:
A cotação do frete é realizada com base nas informações dos produtos cadastrados no Tiny (Dimensões da embalagem, peso bruto e estoque). Portanto, é de extrema importância que esses dados estejam cadastrados corretamente.
No Tiny, você poderá utilizar o serviço de cotação de fretes através da Frenet , Melhor Envio e Correios.
Pedidos importados com o marcador revisar
-
Ao importar os pedidos do e-commerce em Pedidos de Venda quando o pedido for importado com algum incidente, o mesmo será identificado com o marcador Revisar.
-
Para verificar a ocorrência, Clique sobre o pedido e acesse Mais ações → Ocorrências. Verifique a mensagem apresentada e realize a correção do pedido no painel do Carrefour.
Recursos disponíveis
Dicas e informações adicionais
- Caso seja necessário realizar a exclusão dos mapeamentos dos produtos com a sua plataforma, acesse Configurações → Aba E-commerce → Integrações e marque a integração desejada. Depois, clique em Mais ações → Excluir todos os anúncios no Tiny. É importante mencionar que esta ação, depois de concluída, não poderá ser desfeita.
- Sempre que um pedido é importado, o cliente automaticamente é cadastrado em Cadastros → Clientes e fornecedores.
- Após importar um pedido, é possível realizar o cadastro do produto no Tiny, através do lançamento de estoque, disponível no menu de contexto, localizado ao lado do pedido ou da nota → Lançar estoque.
Informações adicionais
Saiba qual o percentual de comissões por categorias
*Observação: Comissões atualizadas em Agosto de 2019. Procure o marketplace para obter a tabela vigente.
Apoio ao seller
Acesse apoio ao seller e conheça os canais de atendimento do Carrefour Marketplace para suporte e dicas.
Dicas adicionais
Para ter acesso aos conteúdos adicionais do Carrefour Marketplace, acesse dicas adicionais e confira os treinamentos disponinilizados pela equipe do Carrefour Marketplace.