A Demonstração do Resultado do Exercício (DRE) é uma demonstração contábil essencial em diversos momentos do cotidiano da sua empresa.
Se destina a evidenciar a formação do resultado líquido do exercício através do confronto das receitas, custos e despesas segundo, o princípio contábil do regime de competência.
No Tiny o relatório gerado é uma ferramenta financeira que ajudará a empresa na geração de estratégias financeiras.
Passo a passo
Adicionar a extensão DRE
Observação:
A instalação da extensão do DRE encontra-se disponível para clientes dos planos Essencial e Grande, e para os planos Iniciante e Básico, o preço do módulo é de R$ 25/mês.-
Para utilizar o relatório de Demonstração do Resultado do Exercício (DRE), é necessário que adicione a extensão DRE. Para isso, acesse em Menu → Início → Extensões do Tiny.
-
Agora, na seção Financeiro adicione a extensão DRE.
Como configurar o DRE
Inicialmente, você deve configurar as categorias de receitas e despesas para serem corretamente classificadas em seu DRE.
-
Para isso, acesse Menu → Configurações → Aba Finanças → Categorias de Receita e Despesa.
-
A seguir, visualizará as Categorias já cadastradas em sua conta. Para incluir uma nova categoria clique no botão Incluir categoria.
-
Para escolher corretamente a configuração da sua categoria para o DRE, seguem as explicações abaixo:
Não considera Esta categoria não será considera no Relatório de DRE. Como deduções Os lançamentos que terão as categorias configuradas Como deduções serão consideradas como descontos ou impostos abatidos incidentes diretamente nas vendas. Como despesas operacionais Destinado aos Gastos fixos para manter a empresa em funcionamento independentemente de haver vendas. Como outras despesas ou receitas São aquelas decorrentes de transações não incluídas nas atividades principais ou secundárias que formam o negócio da empresa. Como tributos Destinadas à categorias para tributos federais (IRRF, CSL, etc).
Inicializar os custos dos produtos
A ação Iniciar custos dos produtos é responsável por incluir o primeiro registro de custos nos itens que ainda não possuem, desta forma, serão considerados corretamente no DRE.
-
Para isso, acesse Menu → Cadastros → Produtos → Mais ações → Iniciar histórico de custos.
-
Agora, clique em Continuar para adicionar os registros de custos aos produtos.
Passos para gerar o relatório de DRE (Demonstração do resultado do exercício)
-
Para gerar o relatório de DRE, acesse Menu → Finanças → Relatórios → Aba Geral → Demonstração do resultado do exercício.
-
O filtro Ano refere-se ao período do relatório. O filtro Baseado em indica qual a origem das informações para o DRE: Notas Fiscais ou Pedidos de Venda.
Ainda sobre as opções de filtros, no campo Custo baseado em será possível escolher se você deseja que o relatório seja gerado levando em consideração o custo de compra de seus produtos ou o custo médio. A opção de filtro Agrupamento aparece somente para as contas que possuem multi empresas, neste campo, ao selecionar a opção Empresas do grupo os dados de todas as empresas serão exibidos no relatório.
Após as definições, clique em Gerar.
Atenção!
O relatório baseado em Notas Fiscais, leva em consideração apenas as notas autorizadas pelo SEFAZ e considera os impostos ICMS (depende do regime tributário), IPI, ISS, Cofins e Pis. O relatório baseado em Pedidos de Venda, traz os pedidos Atendidos e Aprovados, considerando os impostos ICMS ST, IPI e ISS. -
Ao gerar o relatório é possível Imprimir , como também Recalcular. A opção Recalcular deve ser usada quando forem efetuados lançamentos retroativos, assim serão considerados para o DRE.
Informações relacionadas
Para saber mais sobre cada um dos campos do relatório DRE, acesse: Como funciona o relatório DRE?
Algumas informações no DRE são fixas (pedidos de venda, Notas Fiscais, devoluções, impostos, CMV, comissões), ou seja, o Tiny identifica e as apresenta no relatório. Porém, para as demais informações é necessário configurar corretamente as categorias de receitas e despesas, pois o DRE será gerado com base nas contas lançadas (menos as contas que estão canceladas) e após, será gerado com base nos lançamentos do caixa e que não foram gerados através da baixa de contas a pagar e a receber.
Além disso, é necessário inicializar o histórico de custos dos produtos. Para realizar tal rotina, acesse Menu → Cadastros → Produtos e clique em Mais ações → Iniciar histórico de custos.
Para efetuar estas configurações, acesse as instruções em Como configurar o DRE.
Vincular categoria em Pedidos de Venda ou Notas Fiscais
Ao incluir um Pedido de Venda ou Nota Fiscal , na seção Pagamento informe a condição de pagamento da venda e no campo Categoria selecione a categoria.
Vincular categoria em contas a receber
-
Acesse Menu → Finanças → Contas a Receber → Incluir conta a receber.
-
Na aba Dados da conta , preencha os dados da conta a receber e Selecione a Categoria , conforme classificação desejada para o DRE.
-
Ao lado em Competência informe o mês que esta conta refere-se, ou seja, a qual mês ela pertence para a geração do DRE. Sendo possível, selecionar entre as opções Mês do vencimento , Mês anterior ao vencimento ou Mês da emissão.
-
Ao final, Salve a conta a receber.
Vincular categoria em contas a pagar
-
Acesse Menu → Finanças → Contas a Pagar → Incluir conta a pagar.
-
Na aba Dados da conta , preencha os dados da conta a pagar e Selecione a Categoria , conforme classificação desejada para o DRE.
-
Ao lado em Competência informe o mês que esta conta refere-se, ou seja, a qual mês ela pertence para a geração do DRE. Sendo possível, selecionar entre as opções Mês do vencimento , Mês anterior ao vencimento ou Mês da emissão.
-
Ao final, Salve a conta a pagar.
Histórico de custo dos produtos
-
Para verificar o histórico de custo do produto, acesse Menu → Cadastros → Produtos → Clique sobre o produto que desejar. Após isso, clique em Editar.
-
A seguir na aba Custo , visualizará cada mudança de custo que este produto teve.
Atenção!
As alterações de custos podem ocorrer de forma manual ou através da formação de preços, assim mantendo o histórico dos custos em cada período. -
Se precisar adicionar um novo custo acesse a opção Informar novo preço de custo.
O Preço custo , quando alterado através da formação de preços nas entradas de nota fiscal ou em ordens de compra, é formado pelo seguinte cálculo:
Já o Custo médio , quando efetuado através da formação de preços nas entradas de nota fiscal ou em ordens de compra, o seu cálculo é: