A Demonstração do Resultado do Exercício (DRE) é uma demonstração contábil essencial em diversos momentos do cotidiano da sua empresa.
Se destina a evidenciar a formação do resultado líquido do exercício através do confronto das receitas, custos e despesas segundo, o princípio contábil do regime de competência.
No Tiny o relatório gerado é uma ferramenta financeira que ajudará a empresa na geração de estratégias financeiras.
Passo a passo
Adicionar a extensão DRE
Observação:
A extensão DRE está disponível para os planos evoluir e potencializar.-
Para utilizar o relatório de Demonstração do Resultado do Exercício (DRE), é necessário que adicione a extensão DRE. Para isso, acesse em Menu → Início → Extensões do Tiny.
-
Agora, na seção Financeiro adicione a extensão DRE.
Como configurar o DRE
-
Primeiro, é necessário configurar as categorias de receitas e despesas. Veja como configurá-las em Categorias de receita e despesas
Observações:
Para que as vendas sejam consideradas no DRE, são necessárias as seguintes configurações:- Em categoria de receita ou despesa, na configuração do DRE, o campo considera no DRE seja configurado como outras receitas ou despesas.
- O campo considerar CMV no DRE deve estar configurado como sim. Para configurar acesse configurações → suprimentos → naturezas de operação (tributação), na seção configurações avançadas da natureza de operação que deseja configurar.
- Após, realize a ação Iniciar custos dos produtos, em acesse Menu → Cadastros → Produtos → Mais ações → Iniciar histórico de custos.
- Agora, clique em Continuar para adicionar os registros de custos aos produtos.
Essa ação é responsável por incluir o primeiro registro de custos nos itens que ainda não possuem, desta forma, serão considerados corretamente no DRE.
Passos para gerar o relatório de DRE (Demonstração do resultado do exercício)
-
Para gerar o relatório de DRE, acesse Menu → Finanças → Relatórios → Aba Geral → Demonstração do resultado do exercício.
-
O filtro Ano refere-se ao período do relatório. O filtro Baseado em indica qual a origem das informações para o DRE: Notas Fiscais ou Pedidos de Venda.
Ainda sobre as opções de filtros, no campo Custo baseado em será possível escolher se você deseja que o relatório seja gerado levando em consideração o custo de compra de seus produtos ou o custo médio. A opção de filtro Agrupamento aparece somente para as contas que possuem multiempresas, neste campo, ao selecionar a opção Empresas do grupo os dados de todas as empresas serão exibidos no relatório.
Após as definições, clique em Gerar.
Atenção!
O relatório baseado em Notas Fiscais, leva em consideração apenas as notas autorizadas pelo Sefaz e considera os impostos ICMS (depende do regime tributário), IPI, ISS, Cofins e Pis. O relatório baseado em Pedidos de Venda, traz os pedidos Atendidos e Aprovados, considerando os impostos ICMS ST, IPI e ISS. -
Ao gerar o relatório é possível Imprimir e Recalcular.
A opção Recalcular deve ser usada quando forem efetuados lançamentos retroativos. Ao recalcular, eles serão considerados para o DRE.
Observações:
- Para saber mais sobre cada um dos campos do relatório DRE, acesse: Como funciona o relatório DRE?
- Algumas informações no DRE são fixas (pedidos de venda, Notas Fiscais, devoluções, impostos, CMV, comissões), ou seja, o Tiny identifica e as apresenta no relatório. Porém, para as demais informações é necessário configurar corretamente as categorias de receitas e despesas, pois o DRE será gerado com base nas contas lançadas (menos as contas que estão canceladas) e após, será gerado com base nos lançamentos do caixa e que não foram gerados através da baixa de contas a pagar e a receber.
- Em como utilizar as categorias de receitas e despesas, você encontra alguns exemplos de utilização das categorias de receitas e despesas. O vínculo deve ser feito de acordo a classificação desejada para análise no DRE.
Histórico de custo dos produtos
-
Para verificar o histórico de custo do produto, acesse Menu → Cadastros → Produtos → Clique sobre o produto que desejar. Após isso, clique em Editar.
-
A seguir na aba Custo, é possível verificar cada mudança de custo que este produto teve.
Atenção!
As alterações de custos podem ocorrer de forma manual ou através da formação de preços, assim mantendo o histórico dos custos em cada período. -
Se precisar adicionar um novo custo, acesse a opção Informar novo preço de custo.
O Preço custo, quando alterado através da formação de preços nas entradas de nota fiscal ou em ordens de compra, é formado pelo seguinte cálculo:
Já o Custo médio, quando efetuado através da formação de preços nas entradas de nota fiscal ou em ordens de compra, o seu cálculo é: