O relatório de Curva ABC mostra os clientes ou produtos de acordo com sua importância ou impacto no faturamento da empresa, baseando-se em quantidades ou valores.
Para ter acesso a esse relatório é necessário que adicione a extensão Curva ABC, disponível para os planos Evoluir ou Potencializar.
Com a extensão instalada em sua conta, para visualizar o relatório acesse Menu → Vendas → Relatórios → Aba Geral → Curva ABC.
Os registros na curva A compreendem aqueles que, acumulados, somam 80%. A curva B é composta pelos registros que compreendem o acumulado de 80% até 95%, ou seja, os 15% subsequentes. Já na curva C , é composta pelos últimos 5% do acumulado.
Ao gerar a curva ABC de Clientes, seja por nota fiscal ou por pedidos de venda, são relacionados os clientes na primeira coluna, ordenados pela colocação na curva. A segunda coluna mostra o valor vendido a este cliente.
A informação da coluna % Individual traz o quanto este cliente representa, individualmente, no total faturado. A coluna % Acumulado totaliza o somatório das representatividades de cada um dos clientes.
Em termos práticos, a coluna % Acumulado pode ser interpretada como o somatório do percentual dos clientes exibidos em linhas anteriores do relatório gerado. Por exemplo, o primeiro cliente possui uma representatividade individual de 7.81% então por ser o primeiro cliente, possui um total acumulado de 7,81% , na segunda linha o cliente possui uma representatividade individual de 6,58% , logo a coluna do % acumulado irá possuir o percentual de 14,39% devido a soma do % Individual da linha anterior (7,81 + 6,58 = 14,39).
O relatório de curva ABC de Produtos pode ser gerado a partir de notas fiscais ou de pedidos de venda, permitindo a escolha sob qual aspecto o acumulado será gerado, ou seja, é possível analisar sob a ótica das quantidades vendidas ou dos valores vendidos. Esta escolha é feita no campo Acumular por dos filtros do relatório.
Ao selecionar o acumulado por Quantidades , o cálculo de classificação da curva é feito com base nas quantidades vendidas dos produtos, comparando com a quantidade total de produtos vendidos. Já na opção de curva ABC baseada em Valor vendido , o acumulado considerará o valor de itens vendidos em relação ao valor total vendido.
Ao marcar como Sim no campo Agrupar por produto pai no relatório de curva ABC as variações serão agrupadas no produto pai.
O curva ABC conta, também, com um gráfico que ilustra o relatório. Para exibi-lo, escolha Sim no campo Exibir gráfico dos filtros do relatório.
Outras opções de filtros que podem ser aplicadas ao gerar o relatório de Curva ABC são por período, canal de venda, agrupamento, situação do pedido e por tag. Além disso, é possível exibir um relatório baseado em pedidos de venda ou notas fiscais, sendo possível filtrar os pedidos por categoria de produtos, ou, no caso das notas fiscais, por natureza de operação.