O OMS (Order Management System) é um orquestrador de pedidos, que permite que os pedidos das plataformas sejam importados automaticamente para o Tiny e tenham suas situações sincronizadas automaticamente no Tiny, conforme a plataforma.
Conheça o OMS
O OMS busca os pedidos de venda do seu e-commerce e canais de venda para a área de pedidos de venda do Tiny, atualizando as situações dos pedidos conforme a situação do pedido na loja virtual. Por exemplo, um pedido está aguardando pagamento na loja virtual e o cliente efetuou o pagamento, tornando este pedido aprovado, esta alteração da situação também é refletida no Tiny.
Ao habilitar a extensão OMS, será instalada automaticamente a extensão Reserva de Estoques, e essa somente poderá ser desinstalada ao desabilitar o OMS.
A Reserva de Estoques coloca os produtos em reserva enquanto os seus pedidos ainda não tiveram a saída efetiva da sua empresa e o estoque disponível (estoque físico menos as reservas) é enviado para sua loja virtual, deixando na loja apenas as quantidades reais de produtos que estão disponíveis para venda. Quando um pedido é cancelado, a reserva de estoques também é, e a quantidade disponível aumenta, também refletindo na loja virtual.
Quando o estoque é lançado, é considerado a saída efetiva do produto, diminuindo da quantidade física de produtos. Para saber mais consulte o artigo reserva de estoques.
Observações:
- No plano Crescer, o recurso OMS conta com um limite de sincronização de pedidos, o limite é de 100 pedidos sincronizados ao mês.
- Qualquer pedido sincronizado, seja de forma automática pelo OMS ou de forma manual pelo usuário, contabilizam para o limite de sincronizações.
- Após atingir o limite de sincronização mensal, o recurso de sincronização automática do OMS será paralisado até o próximo mês, fazendo com que seja necessário realizar a sincronização dos pedidos excedentes de forma manual.
- Usuários do plano Crescer podem acompanhar a quantidade de pedidos sincronizados acessando em menu → início → minha conta.
- Neste plano, o OMS é ativado automaticamente ao habilitar a sincronização automática de pedidos na integração, não se faz necessário instalar a extensão.
Como instalar o módulo de OMS no Tiny?
- Acesse a loja de extensões do Tiny em menu → início → loja de extensões.
- Busque por OMS, no campo pesquisa e verifique se a extensão já está instalada.
- Caso não esteja instalada, clique na extensão e em seguida clique em instalar para confirmar a instalação da extensão.
- Para habilitar o serviço OMS, acesse menu → início → integrações.
- Clique sobre a integração desejada.
- Acesse a aba pedidos e em fluxo de pedidos habilite o parâmetro Sincronização automática de pedidos.
- Após, acesse a aba mapeamentos e em situações de pedidos adicione o mapeamento de situações dos pedidos, clicando em adicionar situações padrão e em seguida, ao serem listadas as situações da plataforma, ao lado direito de cada uma, na coluna Situação no Tiny informe a situações correspondentes no Tiny.
Observações:
- Recomendamos que mantenha desabilitado o campo permite retroceder situação dos pedidos na sincronização de situações.
- Ao concluir a configuração do OMS, os pedidos que possuem data de criação menor ou igual a 10 dias anteriores à data de ativação do recurso, serão importados automaticamente para sua conta.
- Com o OMS instalado e a sincronização automática habilitada, o Tiny irá buscar automaticamente os pedidos de venda do seu e-commerce e também as atualizações de situação dos pedidos, gerenciando reservas e cancelamentos, mantendo os estoques sincronizados.
- Verifique as configurações de estoque da sua conta e da sua integração no Tiny, para que o fluxo de sincronização de estoque com a plataforma ocorra conforme deseja
Como verificar se as atualizações de estoque estão sendo realizadas?
- Para alterar o estoque, acesse menu → suprimentos → controle de estoques, localize o produto que irá alterar e clique sobre ele, e em seguida em incluir lançamento.
- Informe a quantidade e clique em salvar.
- Para enviar o estoque ao e-commerce, acesse menu → cadastros → produtos, selecione um ou mais produtos para envio, clique em mais ações → enviar estoque ao e-commerce.
Observação:
Selecionando apenas um produto, a ação pode ser realizada em menu de contexto (...) → enviar estoque ao e-commerce. - Selecione a integração e o tipo de saldo a enviar, clique em selecionar e após em enviar.
- Após enviar o estoque, verifique se a quantidade de estoque no e-commerce é correspondente à informada em sua conta no Tiny.
- O processo de sincronização automática pode ser monitorado através do relatório de resumo de sincronizações. acessando menu → início → ferramentas, na aba geral, clique em resumo de sincronizações.
- Na aba pendentes, são exibidas as sincronizações que ainda não foram realizadas.
- Na aba finalizadas são exibidas todas as sincronizações realizadas.
As sincronizações da aba finalizadas, podem ser filtradas por situação, data e tarefa.
Observação:
Quando ocorrer alguma exceção no processo de OMS, será exibido um alerta nas notificações da sua conta.- AliExpress
- Amazon
- Americanas Marketplace
- AnyMarket
- Bagy
- Beleza na Web
- Carrefour
- Casas Bahia Marketplace
- Cassol
- Centauro
- Dafiti
- Ifood Mercado
- iSET
- Kabum
- Leroy Merlin
- Loja Integrada
- MadeiraMadeira
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- Mercado Livre
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- Tray (REST)
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