O OMS (Order Management System) é um orquestrador de pedidos. Através do OMS o fluxo dos pedidos de venda é automaticamente gerenciado.
Através do OMS, o Tiny passa a importar automaticamente os pedidos dos canais de venda, recebe as atualizações das situações do pedido, gerencia as reservas e cancelamentos e mantém os estoques sincronizados em todos os canais.
Conheça o gerenciador de pedidos do Tiny
Visão Geral
O OMS busca os pedidos de venda do seu e-commerce e canais de venda para a área de pedidos de venda do Tiny, atualizando as situações dos pedidos conforme a situação do pedido na loja virtual. Por exemplo, um pedido está aguardando pagamento na loja virtual e o cliente efetuou o pagamento, tornando este pedido aprovado, esta alteração da situação também é refletida no Tiny.
Ao habilitar a extensão OMS, será instalada automaticamente a extensão Reserva de Estoques, e essa só poderá ser desinstalada ao desabilitar OMS.
A Reserva de Estoques coloca os produtos em reserva enquanto os seus pedidos ainda não tiveram a saída efetiva da sua empresa e o estoque disponível (estoque físico menos as reservas) é enviado para sua loja virtual, deixando na loja apenas as quantidades reais de produtos que estão disponíveis para venda. Quando um pedido é cancelado, a reserva de estoques também é, e a quantidade disponível aumenta, também refletindo na loja virtual.
Quando o estoque é lançado (podemos configurar para o lançamento do estoque acontecer automaticamente quando a nota fiscal for autorizada), é considerado a saída efetiva do produto, diminuindo da quantidade física de produtos. Para saber mais consulte o artigo reserva de estoques.
Pré-requisitos
- Estar inscrito nos planos Crescer, Evoluir ou Potencializar
- Extensão OMS instalada
Observações:
- No plano Crescer, o recurso OMS conta com um limite de sincronização de pedidos, o limite é de 100 pedidos sincronizados ao mês.
- Qualquer pedido sincronizado, seja de forma automática pelo OMS ou de forma manual pelo usuário, contabilizam para o limite de sincronizações.
- Após atingir o limite de sincronização mensal, o recurso de sincronização automática do OMS será paralisado até o próximo mês, fazendo com que seja necessário realizar a sincronização dos pedidos excedentes de forma manual.
- Usuários do plano Crescer podem acompanhar a quantidade de pedidos sincronizados acessando em menu → início → minha conta.
Como habilitar o OMS do Tiny
- Verifique se o recurso OMS está habilitado, acessando a loja de extensões do Tiny em menu → início → extensões do Tiny.
- Busque por OMS, no campo pesquisa e verifique se a extensão já está instalada.
- Caso não esteja instalada, clique na extensão e seguida em instalar para confirmar a instalação da extensão.
- Para configurar o serviço OMS, acesse menu → início → integrações.
- Clique sobre a integração que deseja habilitar a sincronização automática.
- Acesse a aba situações e adicione o mapeamento de situações dos pedidos, e adicione a situação dos pedidos da loja virtual e a correspondente no Tiny e clique em salvar.
Atenção!
Recomendamos que mantenha desabilitado o campo permite retroceder situação dos pedidos na sincronização de situações. - Na aba configurações, na seção sincronização de pedidos, habilite o parâmetro sincronização automática de pedidos e clique em salvar.
Observações:
- Ao concluir a configuração do OMS, os pedidos que possuem data de criação menor ou igual a 10 dias anteriores à data de ativação do recurso, serão importados automaticamente para sua conta.
- Com o OMS instalado e a sincronização automática habilitada, o Tiny irá buscar automaticamente os pedidos do venda do seu e-commerce e também as atualizações de status dos pedidos, gerenciando reservas e cancelamentos, mantendo os estoques sincronizados.
- Na aba estoque, defina a regra de envio do estoque.
- Defina o momento de lançamento do estoque pelo Tiny, acessando menu → configurações.
- Na aba suprimentos, clique em configurações de estoque e em lançamento de estoque para saídas, escolha a opção desejada e clique em salvar.
Como verificar se as atualizações de estoque estão sendo realizadas
- Para alterar o estoque, acesse menu → suprimentos → controle de estoques, localize o produto que irá alterar e clique sobre ele, e em seguida em incluir lançamento.
- Informe a quantidade e clique em salvar.
- Para enviar o estoque ao e-commerce, acesse menu → cadastros → produtos, selecione um ou mais produtos para envio, clique em mais ações → enviar estoque ao e-commerce.
Observação:
Selecionando apenas um produto, a ação pode ser realizada em menu de contexto (...) → enviar estoque ao e-commerce. - Selecione a integração e o tipo de saldo a enviar, clique em selecionar e após em enviar.
- Após enviar o estoque, verifique se a quantidade de estoque no e-commerce é correspondente à informada em sua conta no Tiny.
Observação:
Quando ocorrer alguma exceção no processo de OMS será exibido um alerta de notificação em sua conta.- O processo de sincronização automática pode ser monitorado através do relatório de resumo de sincronizações. acessando menu → início → ferramentas, na aba geral, clique em resumo de sincronizações.
- Na aba pendentes, são exibidas as sincronizações que ainda não foram realizadas.
- Na aba finalizadas são exibidas todas as sincronizações realizadas.
As sincronizações da aba finalizadas, podem ser filtradas por situação e tarefa.
- Aliexpress
- Amazon
- Americanas Marketplace
- AnyMarket
- Bagy
- Carrefour
- Dafiti
- DoocaCommerce
- Ifood Mercado
- iSET
- Leroy Merlin
- Loja Integrada
- MadeiraMadeira
- Magalu Marketplace
- Magento
- Mercado Livre
- Moovin
- Netshoes
- NuvemShop
- Olist
- OpenCart
- Plugg.To
- Prestashop
- Shein
- Shopee
- Shopify
- Tray (REST)
- Tray Corp
- Via Marketplace
- Vnda Commerce
- Vtex
- Wish
- Wix
- WooCommerce
- Xtech
- Yampi