Passo a passo
Configurar a forma de envio Total Express
Configure a forma de envio Total Express em sua conta, acessando em Menu → Configurações → Aba Vendas → Seção Expedição e Logística → Formas de envio.
Agora, clique em Incluir forma de envio.
-
A seguir, no campo Tipo Logística selecione a opção Total Express. Ao lado, informe a descrição da forma de envio no campo Descrição da forma de envio.
No campo Situação é necessário que selecione a opção Habilitada , assim a forma de envio estará disponível para uso em sua conta.
-
Em Configurações de autenticação , é necessário preencher os seguintes campos: Usuário , Senha e Código da empresa (reid).
Ambos os campos precisam ser solicitados com a equipe da Total Express.
Após informar os dados de autenticação, clique em Testar credenciais.
-
Na seção Configurações adicionais , informe o nome do transportador no campo Transportador e ao lado, em Serviço utilizado para cotação selecione o serviço para cotação de fretes.
No campo Utiliza declaração de conteúdo , ao marcar como Sim , é necessário ativar na Total Express a possibilidade de envio sem nota fiscal vinculada. Desta forma, o despacho poderá ser realizado apenas com a declaração de conteúdo.
Quando o parâmetro estiver ativado, se uma venda possuir nota fiscal vinculada, a mesma será priorizada para o despacho com a transportadora.
Observação:
Para habilitar o campo Código de barras da etiqueta , você deve habilitar a impressão do mesmo nas configurações de etiqueta de transportadora. Acessando em Menu → Configurações → Aba Geral → Configurações das etiquetas → Aba transportadora e então defina no campo Código de barras como Conforme forma de envio , dessa forma será habilitado a forma de impressão do código de barras para a etiqueta da Total Express. -
Em Configurações das formas de frete , é necessário que acesse em Buscar formas de frete.
Agora, selecione os serviços da Total Express que irá utilizar. Após isso, clique em Adicionar.
Cotação de fretes nas vendas
Para realizar a cotação de fretes conforme a forma de envio da Total Express, siga os passos abaixo:
-
É possível obter os prazos e preços para todas as formas de frete previamente cadastradas, assim verificando a Disponibilidade das modalidades de frete para o CEP de destino dos pedidos.
A cotação de frete é realizada através dos pedidos de venda. Para isso, Selecione as vendas e clique em Cotar fretes.
-
A seguir, são listados os pedidos selecionados e os dados de embalagem dos produtos. Os dados da embalagem são carregados conforme os preenchidos no cadastro do produto, na seção Dimensões e peso.
Caso os produtos não possuam os campos citados acima preenchidos, selecione o Tipo de embalagem para cada venda. Após isso, clique em Calcular.
-
Agora, para cada venda são listadas as Formas de envio e as Formas de frete com seus devidos Preços e Prazos. Ao clicar em Marcar as formas de envio mais baratas , são selecionadas as formas mais baratas para cada venda.
Ao clicar em Salvar , será atribuído a cada venda a forma de envio selecionada.
Observação:
Caso o número de volumes seja igual a 0, então, a quantidade padrão definida nas Configurações dos pedidos de venda (Menu → Vendas → Configurações) será utilizada para cotação.
Incluir expedição com envio a Total Express
Agora, acesse Menu → Vendas → Expedição → Incluir expedição. Escolha a forma de envio Total Express.
Abaixo, na seção Pedidos da expedição , selecione a opção Pedidos disponíveis para listar os pedidos que ainda não estão vinculados a nenhuma expedição ou opte por buscar os Pedidos específicos através do seu número ou chave de acesso vinculada.
Se as suas vendas não possuírem forma de frete definida, basta definir neste momento. Para isso, Selecione-as → Clique em Ações e clique em Definir forma de frete.
-
Selecione a forma de frete desejada e confirme clicando em Definir forma de frete.
Atenção!
Caso desejar modificar o transportador das venda já definidas, basta marcar a opção Aplicar esta forma de frete à todas as encomendas e isso fará com que todas as vendas selecionadas recebam a mesma forma de frete. Agora, é necessário salvar a expedição com os objetos que estão selecionados. Para isso, clique em Salvar.
-
Pronto, sua expedição está gerada! No cabeçalho é exibida a Forma de envio e o número sequencial da Expedição.
Na área de Objetos da expedição , são relacionados os itens que serão despachados através deste agrupamento. A quantidade de Pedidos e Notas, Peso e Objetos da expedição.
Se precisar editar informações destes objetos, basta clicar sobre o objeto desejado e após, no botão Editar.
Enviar pedidos a Total Express
-
Os pedidos são enviados à Total Express quando a expedição é Concluída. Para isso, clique em Concluir expedição.
Observação:
É necessário que o objeto na expedição possua uma Nota Fiscal Autorizada no SEFAZ ou que o parâmetro para envio através de declaração de conteúdo esteja ativado. Saiba mais através da configuração Configurar a forma de envio Total Express. -
Com o pedido recebido com sucesso na Total Express , a situação da expedição é alterada para Concluída e a URL de rastreamento é salva no objeto.
Observação:
Caso um dos objetos presentes na expedição apresente Erro ao ser enviado à Total Express, a situação da expedição permanecerá como Pendente. Se isso ocorrer, Corrija o erro apresentado e realize o Envio novamente. O objeto enviado a Total Express é identificado com o seu marcador.
Imprimir ordem de coleta
Para realizar a impressão da ordem de coleta no módulo de expedição, acesse Menu → Vendas → Expedição → Selecione a forma de envio Total Express. Agora, Localize a expedição que deseja imprimir a coleta, acesse no Menu de contexto e clique em Imprimir coleta.
Impressão de etiquetas da Total Express
Imprimir etiquetas por agrupamento
Ao concluir a expedição com as vendas que possuem a forma de envio Total Express, no momento que clicar em Imprimir etiquetas de transportadora , as etiquetas dos objetos presentes na logística serão geradas no Tiny.
Caso você já utilize a nova parametrização de etiquetas para transportadoras, será necessário vincular esse modelo como padrão a partir da configuração da Total no Tiny. Desta forma, o código AWB da Total Express será inserido na etiqueta gerada.
Para verificar o padrão que você está utilizando em sua conta, acesse Vendas → Configurações → Formas de envio e edite a configuração da Total. No campo Modelo da etiqueta para impressão , selecione o novo modelo de etiquetas. Se você ainda não tiver feito esse processo, verifique como poderá cadastrar através de nossa ajuda Como utilizar o novo layout de etiquetas para transportadora.