O Certificado Digital é um documento eletrônico que contêm dados sobre a empresa que o utiliza para comprovação mútua de autenticidade. Funciona como uma carteira de identidade eletrônica. Existem três tipos de certificados: A1 - Arquivo .PFX ou .P12, A3 - Cartão ou Token.
Para emitir notas fiscais a partir do Tiny, é necessário que tenha um certificado configurado em sua conta. O certificado configurado deve ser cadastrado com o mesmo CNPJ informado na conta do Tiny.
O certificado pode ser obtido junto a emissoras de certificados digital.
Você pode validar a instalação do certificado no seu computador em www.acesso.gov.br, em outras opções de login, clique em seu certificado digital. Se o certificado estiver instalado em seu computador, uma caixa de texto vai ser exibida na tela, mostrando seu certificado para seleção. A senha utilizada para login será a senha do seu certificado. Se a caixa de texto não aparecer, o certificado digital não está instalado em seu computador.
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Acesse Menu → Configurações → Aba Vendas → Configuração do certificado digital.
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Selecione a opção Certificado Arquivo A1.
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O armazenamento do certificado modelo A1 - Arquivo .P12 ou .PFX, pode ser em Nosso Servidor, que irá permitir a emissão de notas a partir de qualquer computador. Outra opção, é o armazenamento em seu computador, dessa forma é necessário a instalação do Aplicativo Tiny NFe .
Observação:
Se armazenar o seu certificado A1 - Arquivo em seu computador, instale o aplicativo Tiny NFe e reinicie o seu computador, após acesse as configurações novamente. -
Agora, carregue o seu certificado, Localize o arquivo em seu computador.
Atenção!
- O usuário é responsável pelo armazenamento de uma cópia do certificado em sua máquina.
- Não é possível extrair o certificado de nosso sistema.
- Caso você extraia um certificado, os certificados anteriores serão excluídos de nosso sistema.
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Informe a Senha do certificado digital e clique em Testar certificado.
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Concluindo a configuração, seu certificado estará configurado e será apresentada a validade do mesmo.
Após esses passos, foi configurado o certificado digital em sua conta.
Observação:
Os emitentes de notas fiscais que se encontram na cidade de Curitiba/PR necessitam validar o certificado digital também no site da Prefeitura. Para isso, siga os passos de Validação do certificado digital para a Prefeitura de Curitiba/PR.-
Acesse Menu → Configurações → Aba Vendas → Configuração do certificado digital.
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Selecione a opção Certificado A3.
Atenção!
Para os computadores que possuem o sistema operacional Mac OS somente é possível utilizar certificados no modelo A1 - Armazenado em nosso servidor. -
Realize o download do aplicativo Tiny NFe. Para maiores informações, acesse a ajuda Aplicativo Tiny NFe.
Após instalação do TinyNFe, reinicie seu computador, antes de prosseguir com a configuração do certificado digital. -
Após ter reiniciado seu computador, prossiga com a configuração, acessando Menu → Configurações → Aba Vendas → Configuração do certificado digital → Certificado A3.
- Na tela de configuração Como você deseja acessar o dispositivo, marque:
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Simplificada: administrado pelo gerenciador de certificados do Windows, sendo necessário apenas selecionar o certificado instalado em seu computador.
Ao emitir a 1ª nota do dia, será necessário informar a senha do certificado. Esse procedimento será necessário apenas ao emitir a 1ª nota.
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Configuração recomendada: os drivers do fabricante referente ao modelo do seu certificado devem estar instalados no seu computador.
Será necessário também informar o tipo do seu certificado e as bibliotecas de acesso ao cartão. Em caso de dúvidas quanto a localização das bibliotecas em seu computador, entre em contato com o fabricante do seu dispositivo.
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Simplificada: administrado pelo gerenciador de certificados do Windows, sendo necessário apenas selecionar o certificado instalado em seu computador.
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Clique em testar certificado para validar as configurações e em seguida em salvar certificado.
Após esses passos, foi configurado o certificado digital em sua conta.
Observação:
No momento em que for autorizar a sua primeira Nota Fiscal, após a configuração do seu certificado será solicitado que informe a senha do seu certificado.Siga os passos para conclusão do processo:
- Certifique-se que o certificado A1 já esteja instalado em seu computador.
- Acesse o site da prefeitura de Curitiba.
Observação:
Para abrir o acesso ao site da prefeitura, é necessário que seu navegador permita a exibição de pop-ups. - Acesse o sistema da prefeitura, utilizando seu usuário e senha cadastradas no sistema da PM.
- Selecione o certificado digital instalado em seu computador.
- Acesse menu → contribuinte → certificado digital e clique em vincular.
Após esses passos, será possível emitir as notas fiscais.Dúvidas ou orientações podem ser obtidas junto ao suporte da prefeitura, encaminhado ao contato informado no site.
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