O giro de estoque é um indicador de desempenho do estoque. Demonstra quantas vezes uma empresa vendeu e repôs seu estoque em um determinado período, permitindo identificar os produtos com maior rotatividade e os produtos encalhados no estoque.
Saiba como são realizados os cálculos:
Giro de Estoque
DSI (Dias para venda do estoque)
Classificação:
- Normal: São produtos com giro adequado de estoque e que tiveram renovação no período analisado.
- Baixo Giro: São os produtos que renovaram seu estoque até 1 (uma) vez no período.
- Encalhe: São os produtos que não foram vendidos no período.
Por que trabalhar com giro de estoque?
Com o giro de estoque é possível identificar os produtos com baixo giro ou encalhados. Dessa forma, você pode criar campanhas e promoções para turbinar as vendas desses produtos, diminuindo o custo de estoque. Além disso, o giro de estoque pode ajudar as empresas a tomar melhores decisões sobre preços, fabricação, marketing e compras.
Pré-requisitos
- Estar inscrito no Plano Básico, Essencial, Grande, Evoluir ou Potencializar.
- Ter a extensão Giro de Estoque instalada
Adicionar a extensão giro de estoque
-
Para utilizar o módulo Giro de Estoque , é necessário que adicione a extensão. Para isso, acesse Menu → Início → Extensões do Tiny.
-
Agora, na seção Suprimentos adicione a extensão Giro de Estoque.
-
A seguir, clique em Instalar. Após isso, Confirme a instalação da extensão em sua conta.
Saiba como trabalhar com giro de estoque
-
Para acessar o módulo de Giro de Estoque , acesse em Menu → Suprimentos e clique na opção Giro de Estoque.
-
Para gerar o relatório de giro de estoque dos produtos, utilize o filtro por Período , pois esse será o intervalo do agrupamento. Neste campo o limite máximo do intervalo é de 550 dias. Ao lado, no campo Categoria é possível escolher uma categoria específica de produtos para visualizar no relatório.
-
Após definir as opções de filtros, clique em Gerar.
-
Após gerar o relatório, é exibido o Gráfico de Quantidade representando a porcentagem da quantidade de produtos em cada grupo.
Ao lado, na seção Intervalos de classificação do giro de estoque , os valores para cada grupo seguem o seguinte padrão:
- Normal: Indica os valores que o giro é > 1
- Baixo giro: São os valores cujo giro é > 0 até 1
- Encalhe: Giro de estoque igual a 0
Abaixo, é apresentado um resumo sobre cada grupo de produtos. Sendo eles:
Normal São produtos com giro adequado de estoque, que tiveram renovação no período analisado. Baixo Giro São os produtos que renovaram seu estoque apenas 1 vez no período. Encalhe São os produtos que não foram vendidos no período. Assim são exibidas as Quantidade de produtos presentes em cada grupo, o Giro Médio de estoque e o DSI médio para saída dos produtos de cada grupo.
Qtd. Produtos Indica a quantidade de produtos em cada grupo. Giro Médio É a média do giro dos produtos de cada grupo. DSI Médio É a média do DSI (Dias para venda do estoque) dos produtos de cada grupos. Ao clicar em Ver produtos poderá ver em detalhes os produtos que estão presentes em cada grupo.
Se desejar identificar os produtos presentes em cada grupo para utilizar em outras funcionalidades no Tiny, você pode Aplicar Tags em lote para cada grupo, como por exemplo a tag Encalhados para os produtos do grupo Encalhe.
Entenda como é realizado o cálculo do giro de estoque
O giro de estoque é a soma de tudo que foi vendido, dividido pela média de estoques em um período. O resultado pode ser analisado individualmente, e quanto maior for o giro, melhor.
Saiba como é realizado o cálculo do DSI (Dias para venda do estoque)
O DSI (Dias para venda do estoque) calcula a média de dias necessários para ocorrer a movimentação de estoque do produto.
Qual a diferença entre Giro de Estoque e DSI (Dias para venda do estoque)
Giro de Estoque
O giro de estoque é um indicador de desempenho do estoque. Demonstra quantas vezes uma empresa vendeu e repôs seu estoque em um determinando período.
DSI (Dias para venda do estoque)
Já o DSI (Dias para venda do estoque) calcula a média de dias necessários para ocorrer a movimentação de estoque do produto.