O módulo de Necessidade de Compra tem o objetivo de calcular as coberturas dos estoques de produtos que estão relacionados em vendas ou que atingiram o estoque mínimo. Além disso, é possível usar as informações de vendas dos últimos meses para calcular as compras futuras de até 3 meses, a fim de ser mais assertivo para sua empresa.
Nesse artigo, você encontra informações sobre o relatório, como gerar e dados exibidos, passos para geração de ordens de compra a partir do relatório, como definir estoques mínino e máximo e as fórmulas utilizadas para o cálculo de necessidade de compra.
O recurso está disponível para os planos Evoluir ou Potencializar.
Saiba mais sobre Necessidades de Compra no Tiny
Como gerar o relatório de necessidades de compra
Para utilizar o relatório de necessidades de compra, é necessário que adicione a extensão necessidades de compra.
Aplique os filtros desejados para gerar um relatório de acordo com suas necessidades. As funções imprimir e download estão disponíveis após geração do relatório.
- Para isso, acesse menu → extensões do Tiny.
- Busque por necessidades de compra e clique em instalar para confirmar a instalação da extensão.
- Após isso, confirme a instalação da extensão em sua conta.
- Para gerar o relatório, acesse menu → suprimentos → necessidades de compra.
- Utilize os filtros de acordo com sua preferência. Segue o detalhamento de cada um na tabela abaixo:
Calcular cobertura de estoque Sim - o cálculo de cobertura de estoques usa as informações das saídas do estoque no período escolhido no campo baseado em e calcula as necessidades de compra para atender as vendas dos meses futuros, conforme escolha no campo calcular necessidade de compra para. Não - considera apenas o levantamento de produtos a serem comprados usando as vendas em aberto no período, comparando com o estoque atual do produto, isto é, a cobertura de estoques não é calculada.
* Mais informações sobre as fórmulas utilizadas para o cálculo "com cobertura de estoque" e "sem cobertura de estoque", acesse fórmulas utilizadas para o cálculo de necessidade de compra.
Exibir produtos Todos - serão exibidos todos os produtos da conta, independente se possuem ou não necessidade de compra. Apenas com necessidades de compra - serão mostrados apenas os produtos que precisam ser comprados conforme os filtros selecionados.
Com necessidade compra para atender o estoque mínimo - serão mostrados apenas os produtos que precisam de compras para atender o estoque mínimo informado no produto, conforme os filtros selecionados.
Filtrar tags Serão listados apenas os produtos que utilizam as tags indicadas. Informações adicionais visíveis Código no fornecedor padrão exibe o código do produto no fornecedor padrão. Baseado em Apura média de saídas de estoque do produto. Essas informações serão utilizadas para o cálculo da cobertura de estoque, conforme o período escolhido, os últimos 1, 2, 3 meses ou personalizado. Escolhendo personalizado, defina as datas de apuração. Calcular necessidade de compra para Defina a quantidade de meses que deve ser atendido pela previsão de compra. Exibir estoque mínimo e máximo Selecione sim para exibir as quantidades de estoque mínimo e máximo dos produtos. Fornecedor padrão Informe um fornecedor específico para gerar o relatório. Multiempresas Selecione as empresas do grupo que farão parte do relatório. Calcular necessidade de compra para Define o período de cobertura de estoque (1, 2 ou 3 meses) para o cálculo da compra, ou seja, por quanto tempo a compra atenderá as vendas futuras. Situações de venda para saídas previstas Selecione quais situações das vendas que serão consideradas como saídas previstas no relatório. Produto Informe a descrição de um produto específico para gerar o relatório. Considerar lançamentos de transferência Marque para que os lançamentos de transferência sejam considerados no relatório. - Clique em gerar.
- O relatório exibido, apresentará os seguintes dados:
Produto Descrição do produto, conforme cadastro. Código (SKU) Código SKU do produto. Cód. no Fornecedor Padrão Código do produto no fornecedor padrão. Exibida apenas quando a opção informações adicionais visíveis for selecionada como código no fornecedor padrão. Fornecedor Padrão Fornecedor padrão registrado no produto, conforme cadastro. Unidade Unidade tributável do produto, conforme cadastro. Custo Médio Custo médio registrado no produto, conforme cadastro. Entradas previstas Entradas previstas são todas as ordens de compra ou notas fiscais de entrada emitidas para o produto e que não possuem estoque lançado, desconsiderando os cancelados. * Ordens de compra na situação em aberto e em andamento são consideradas como entradas previstas no relatório, uma vez que esta situação indica que a compra já foi efetuada e está aguardando a chegada da nota fiscal.
Saídas previstas Saídas previstas são todos os pedidos de venda nas situações definidas no campo situações de venda para saídas previstas e/ou notas fiscais de saída que não possuem o estoque lançado. Estoque Físico Estoque atual do produto. Estoque Virtual Estoque virtual é o resultado da seguinte conta: Estoque físico + Entradas previstas - Saídas previstas. Ele é o indicador utilizado para o cálculo de compras quando não há cobertura de estoque. Estoque Mínimo Estoque mínimo registrado no produto e utilizado como indicador quando a opção exibir produtos está definida como “com necessidade compra para atender o estoque mínimo”, conforme cadastro. Estoque Máximo Estoque máximo registrado no produto, conforme cadastro. Saídas do período Quantidade total de saídas que o produto teve no período definido no campo baseado em. Exibida apenas quando a opção calcular cobertura de estoque for definida como sim. Média mensal Média mensal de saída do produto, calculada pela seguinte fórmula: saídas do período / período definido no campo baseado em. Exibida apenas quando a opção calcular cobertura de estoque for definida como sim. Cobertura (meses) Esse indicador informa qual é a capacidade do estoque atual em atender meses de vendas com base na média de saída mensal, é calculado pela seguinte fórmula: estoque físico / média mensal Exibida apenas quando a opção calcular cobertura de estoque for definida como sim. Comprar Quantidade indicada para compra, para atender as necessidades conforme os filtros selecionados.
Como gerar ordens de compra através do relatório de necessidades de compra
- Para gerar ordens de compra dos produtos que necessitam de estoque, selecione os produtos.
- Clique em gerar ordens de compra dos selecionados.
- A seguir, selecione os fornecedores do produto.
- Clique em gerar ordens de compra.
- Informe a quantidade a ser comprada, de cada produto, do fornecedor 1 e a data prevista da chegada da mercadoria para a ordem de compra 1.
- Clique em gerar ordem e continuar.
- Informe a quantidade a ser comprada, de cada produto, do fornecedor 2 e a data prevista da chegada da mercadoria para a ordem de compra 2.
- Clique em gerar ordem e continuar e assim sucessivamente até gerar ordem de compra para todos os produtos e fornecedores.
Observações:
- Produtos com vários fornecedores diferentes, terá uma ordem de compra para cada fornecedor.
- Fornecedores informados que não estão previamente cadastrados, poderão ser cadastrados automaticamente ao gerar a ordem, clicando em confirmar.
Como definir estoque mínimo e máximo nos produtos
Os estoques mínimo e máximo dos produtos, podem ser definidos diretamente no relatório de necessidades de compra ou pelo módulo de cadastro de produtos.
- Para definir pelo módulo necessidade de compras, defina o campo exibir estoque mínimo e máximo como sim e gere o relatório.
- Com o relatório gerado, preencha os campos estoque mínimo e estoque máximo com os valores desejados.
- Para definir pelo módulo produto, acesse um produto já cadastrado, ou ao incluir novo produto, na aba dados Gerais, seção estoque, preencha os campos estoque mínimo e estoque máximo com os valores desejados e clique em salvar.