Cadastro de clientes, fornecedores, transportadoras e outros tipos de contato da empresa, que podem ser criados, conforme necessidade.
Para os clientes, é possível vincular o cadastro a um vendedor específico, cadastrar uma condição de pagamento padrão, informar o seu segmento ou configurar um limite de crédito.
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Acesse Menu → Cadastros → Clientes e Fornecedores → Incluir Cadastro.
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Na aba Dados gerais , preencha os dados do cliente e no campo Tipo selecione a opção Cliente.
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Na seção Endereço , informe o endereço principal do cliente, que será considerado para entregas.
Observação:
Caso tenha a necessidade de incluir um endereço diferente para cobranças, marque a opção Possui endereço de cobrança diferente do principal.
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Utilize a seção Contato para cadastrar os telefones e principais informações de contato com o cliente. Se houver a necessidade de informar pessoas de contato, utilize a seção Pessoas de contato.
Na seção Dados complementares podem ser informados dados mais avançados, por exemplo: lista de preço e limite de crédito.
A aba de observações pode ser utilizada se for necessária alguma anotação, interna, específica do cliente, que não irá constar nos impressos ao mesmo.
Em anexos, você poderá incluir até 5 arquivos de capacidade de no máximo 2Mb. -
Ao final, clique em Salvar.
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Acesse Menu → Cadastros → Clientes e Fornecedores → Incluir Cadastro.
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Na aba Dados gerais , preencha os dados do cadastro e no campo Tipo selecione a opção Fornecedor ou Transportadora , conforme o caso.
Para outros tipos, escolha a opção Novo tipo de cadastro e crie uma descrição para o mesmo.
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Preencha os dados necessários e ao final, clique em Salvar.
Observação:
Você poderá cadastrar os tipo de contato em Menu → Configurações → Tipo de Contato. Além disso, em Menu → Configurações → Cadastro de usuários do sistema você poderá restringir para cada usuário qual tipo de contato ele terá acesso.
Como consultar cadastros
- Através do campo de Pesquisa , os seus contatos podem ser localizados pelo Nome, Código, Fantasia ou CPF/CNPJ. Em refinar busca, é possível pesquisar o cliente pelo número do telefone com DDD cadastrado.
- Você pode alterar o modo de Ordenação dos contatos, podendo ordenar por Nome, Mais recentes ou Código.
- Você também pode localizar seus contatos por situação, sendo elas Sem filtro, Excluídos ou Inativos desde.
- Ao clicar no botão Filtros , as opções de busca serão por: Vendedor, Município, Estado ou por datas .
- Os cadastros podem ser buscados pelo Tipo de contato através das abas específicas Todos, Cliente, Fornecedor, Transportadora, Vendedor e Sem Tipo Definido.
- Na tela inicial do cadastro do cliente, é possível ver a data de inclusão do registro e o responsável pelo cadastro.
- Acesse Menu → Cadastros → Clientes e Fornecedores → Selecione os cadastros que deseja excluir e clique em Excluir cadastros.
Observação:
Os cadastros não são definitivamente excluídos do sistema, pois podem ter vínculos com outros módulos (pedidos, contas, entre outros). Desta forma, estes apenas são sinalizados como Excluídos e inclusive, poderão ser acessados filtrando pela situação Excluídos.Observação:
Para usuários com Certificado - A1 armazenado em nosso servidor , criou-se um botão para pesquisa de dados a partir do CNPJ do cliente, por UF. Os estados da federação que permitem esta pesquisa estão implementados. Seguem: AC, BA, CE, ES, GO, MS, MT, PB, PE, PR, RN, RR, RS, SC, SP.- Ao acessar o módulo de Clientes e Fornecedores e incluir um cadastro do tipo Pessoa Jurídica , no campo CNPJ encontra-se a opção verificação de dados. Ao clicar no botão de Pesquisa , será aberta a tela de consulta.
Observação:
Esta mesma consulta pode ser realizada no cadastro da Nota Fiscal.- Na tela a seguir, clique em Consultar Cadastro , para realizar a pesquisa de dados. Se o dados estiverem corretos, os campos de cadastro no Tiny serão preenchidos automaticamente.
Observações:
Para consulta ocorrer com sucesso o CNPJ precisa estar cadastrado como contribuinte e ser emissor de Nota Fiscal.Como recuperar um cadastro excluído
- Acesse Menu → Cadastros → Clientes e Fornecedores → Busque pela situação "Excluídos" → Marque na lateral esquerda os cadastros que deseja recuperar e clique no botão Restaurar cadastros.
Atenção!
Após restaurar os cadastros, os mesmos voltarão a ser exibidos na situação Todos.- Acesse Menu → Cadastros → Clientes e Fornecedores → Clique no botão Mais ações → Exportar cadastros para planilha ou Importar cadastros de uma planilha.
Observações:
- Para importar cadastros para o Tiny, é necessário que a planilha com os dados seja montada de acordo com o layout de importação de cadastros do Tiny. O layout padrão para importação de cadastros é disponibilizado em Menu → Início → Ferramentas → Importações → Contatos.
- Sugerimos que a planilha de cadastros não tenha mais que 500 registros. Caso a planilha utilizada for maior que o permitido, a mesma deverá ser quebrada em outras, conforme necessidade.
- Pode-se optar por dois formatos para a exportação de dados: excel (xls) ou texto separado por vírgulas (csv).
Observação:
Quando a opção Vincular contato ao vendedor que se encontra na configuração de cadastro de cliente, estiver marcada como Não , os vendedores poderão ver todos os contatos e não somente os vinculados a ele ou a Qualquer vendedor no Tiny. Contudo, no aplicativo, ele vai ver somente os vinculados a ele ou a Qualquer vendedor.-
Acesse Menu → Cadastros → Clientes e Fornecedores. Selecione o(s) cadastro(s) que deseja realizar o vínculo e clique no botão Mais ações → Vincular a vendedor.
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Um cadastro previamente cadastrado como um cliente/fornecedor pode ser transformado em um vendedor. Para tanto, acesse Menu → Cadastros → Clientes e Fornecedores → Clique no menu de contexto e selecione a opção Tornar vendedor.
Se você, de forma acidental, cadastrou ou importou clientes em duplicidade, estes podem ser unificados em um único registro.
- Para unificar contatos, acesse Menu → Cadastros → Clientes e Fornecedores. Localize os cadastros que desejar unificar ou os procure utilizando o campo de busca e a seguir, Selecione os contatos, acesse o menu Mais Ações e clique em Unificar cadastros.
- Acesse Menu → Cadastros → Clientes e Fornecedores → Clique no menu de contexto ao lado do cadastro → Imprimir ficha cadastral.
Observação:
Ao imprimir a ficha cadastral, será impresso um resumo dos dados informados no cadastro.- Acesse Menu → Cadastros → Clientes e Fornecedores → Clique no botão Mais ações → Imprimir cadastros agrupados.
Observação:
Este relatório poderá ser filtrado por estados, municípios, bairros, além de permitir que o usuário opte pela impressão ou não do endereço.- Acesse Cadastros → Clientes e Fornecedores → Marque na lateral esquerda o cadastro que deseja gerar a etiqueta → Imprimir etiquetas.
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Acesse Menu → Configurações → Aba Cadastros → Configurações de Cadastro de Clientes.
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Agora, você pode habilitar e desabilitar as seguintes configurações:
Vincular cadastro ao vendedor Define se os novos cadastros serão vinculados ao vendedor que incluiu o cadastro. Permite CPF/CNPJ duplicado Permita ou não a duplicidade de CPF/CNPJ em seus cadastros. Mostrar observações do cadastro Permite exibir o conteúdo do campo Observações nos pedidos de venda.
Observação:
Quando a opção Vincular contato ao vendedor que se encontra na configuração de cadastro de cliente, estiver marcada como Não , os vendedores poderão ver todos os contatos e não somente os vinculados a ele ou a Qualquer vendedor no Tiny. Contudo, no aplicativo, ele vai ver somente os vinculados a ele ou a Qualquer vendedor.- No campo Código do cadastro escolha a forma que o código dos clientes será atribuído, através das opções Manual ou Sequencial.
- Você também pode definir um padrão de para o tipo de Pessoa e Contato.
- Por fim, Salve as configurações.
O campo Contribuinte , corresponde ao campo "Indicador da IE do Destinatário" na Nota Fiscal Eletrônica e pode ser preenchido com as seguintes opções:
- Se o cliente possui Inscrição Estadual e for Contribuinte de ICMS, selecione a opção Contribuinte ICMS.
- Caso o cliente seja isento de inscrição estadual, selecione a opção Contribuinte Isento.
- A opção Não Contribuinte , será utilizada para os clientes que podem ou não possuir Inscrição Estadual no Cadastro de Contribuintes do ICMS.
Atenção!
Atualmente, o sistema envia para o SEFAZ o campo (Indicador da IE do Destinatário), quando a opção Não Informado está selecionada, da seguinte maneira:- Caso o cliente possua Inscrição Estadual, é preenchido como Contribuinte ICMS.
- Caso o cliente seja isento de inscrição estadual, selecione a opção Contribuinte Isento.
- Se não será preenchido com a opção Não Contribuinte.
Como listar aniversariantes
- Acesse Menu → Cadastros → Clientes e Fornecedores → Clique no botão "Mais ações" → Listar aniversariantes.
- Acesse Menu → Cadastros → Clientes e Fornecedores → Clique no menu de contexto ao lado do nome → Consultar últimas vendas.
- As vendas podem ser filtradas através das abas Notas fiscais , Pedidos ou Produtos.
- Em Produtos poderão ser consultados os produtos presentes nas últimas vendas.
- Acesse Menu → Cadastros → Clientes e Fornecedores → Clique no menu de contexto ao lado do nome → Consultar últimas compras.
- As compras podem ser filtradas através das abas Notas de entrada , Ordens de compra ou Produtos.
- Em Produtos poderão ser consultados os produtos presentes nas últimas compras.
Observação:
A opção Consultar últimas compras , encontra-se disponível somente para cadastros do tipo fornecedor.- Acesse Menu → Cadastros → Clientes e Fornecedores → Clique no menu de contexto ao lado do nome → Consultar últimos serviços.
- Você pode consultar os tipos de vendas nas diferentes abas Notas serviço , Ordens de serviço.