O Canal de Ideias do Tiny ERP é o espaço destinado para os usuários expressarem suas sugestões de novas funcionalidades, melhorias ou adequações que possam facilitar a rotina do seu negócio.
Todas as ideias cadastradas neste canal são analisadas por nosso time, que se dedica a ler e interpretar o que cada usuário escreve. Adoramos poder enxergar a real necessidade de cada pessoa que utiliza o Tiny para otimizar a rotina. É muito legal compreender as dificuldades enfrentadas no dia a dia e conseguir encontrar uma solução que se encaixe na filosofia do Tiny ERP.
Mensalmente, temos entregue aproximadamente 20 ideias, que surgiram através deste canal e que contribuem para a rotina dos usuários do Tiny.
Canal de ideias é seu
O canal de ideias é o local onde você pode consolidar as sugestões de funcionalidades que sua empresa precisa e é a melhor forma de entendermos as demandas dos usuários.
Precisamos saber quais são as reais demandas e expectativas dos clientes referente ao Tiny. Estamos sempre abertos a receber sugestões, pois queremos nos colocar no lugar dos clientes, entender as suas dificuldades e oferecer um ERP cada vez mais robusto e completo. É o feedback dos usuários que determina como o produto vai evoluir e promover melhores experiências para quem o utilizar.
Participe. Faça sugestões de ideias. Vote e comente. Registre suas percepções. Sua contribuição é importante para estarmos sempre evoluindo o Tiny ERP.
Como funciona o canal de ideias
Todos os usuários do Tiny ERP podem utilizar o Canal de Ideias , independente do plano contratado. As ideias que são implementadas ficam disponíveis para todos os usuários utilizarem. Para utilizar o Canal de Ideias , acesse sua conta no Tiny, clique em Menu → Canal de Ideias. Nesta página, você poderá visualizar todas as ideias disponíveis de acordo com o status de cada uma, e, além disso, através do botão superior direito "Registre sua Ideia" é possível cadastrar novas ideias.
Para cada nova funcionalidade sugerida, indicamos registrar como uma nova ideia. Existem casos em que a necessidade de uma função já foi cadastrada anteriormente. Por este motivo, antes de enviar sua ideia, utilize a opção de busca para verificar se esta demanda já foi solicitada por outro usuário. Caso encontre algo, poderá comentar para deixar a ideia mais completa e ainda votar na mesma.
Cada ideia é compreendida como um todo, levando em consideração as colocações dos comentários. São analisados os diversos pontos de vista, a fim de buscarmos a melhor forma para avançar. Em alguns casos, as ideias registradas são implementadas dentro de uma funcionalidade já existente, para que esta possa atender a um maior número de usuários.
E você já viu ideias que são marcadas com um coração? Essas são as ideias legais, as que fazem os olhos de nosso time brilharem. Entendemos que elas podem auxiliar um grande número de clientes, e por este motivo, o peso delas é maior.
Importante: Para a implementação das ideias, nos baseamos em pessoas reais, e não em personas. Nos colocamos no lugar dos clientes para entendermos o contexto de suas operações, a fim de tornarmos a experiência de uso do Tiny cada vez melhor.
Lembrando que todas as ideias são analisadas e desenvolvidas conforme viabilidade técnica, alinhamento com o produto e demanda, por esse motivo, não estabelecemos prazo para desenvolvimento.
Dicas para escrever uma ideia
Escrever uma ideia pode ser mais simples do que parece. Separamos algumas dicas que vão te auxiliar a escrever ideias mais completas e que auxiliem outros usuários:
- Categorias de Ideias: Para registrar uma ideia, é necessário que ao menos uma categoria seja selecionada. A categorização é importante para uma análise mais precisa. Para a escolha da categoria ideal, indicamos que seja levado em consideração a qual módulo e processo a funcionalidade será aplicada.
- Pense nos detalhes Ao incluir uma ideia ou comentário, é muito importante explicar os detalhes, e, se possível acrescentar exemplos práticos da funcionalidade desejada. Expresse qual foi a motivação para ter incluído uma ideia. Com isso, o time consegue compreender com mais clareza como a falta do recurso dificulta o dia a dia da operação. A exemplificação pode contar com imagens e arquivos, os quais podem ser inseridos através de anexos no campo Imagens da minha ideia.
- Dê valor ao título: Na hora de incluir uma ideia, escreva um bom título, que seja completo. Ele facilita a localização de ideias por outros usuários. Recomendamos escrever o módulo a qual a ideia se refere e ainda uma breve descrição. Por exemplo: Necessidade de compra: Poder gerar as Ordens de Compras sem o valor dos produtos.
- Contextualize a ideia: Preciso de um recurso. Preciso de um recurso para quando tenho pouco tempo. Preciso de um recurso de fácil utilização. Preciso de um recurso de fácil utilização no dashboard inicial. Esta é uma forma para que nosso time possa pensar em possíveis soluções para as dificuldades dos usuários, exatamente conforme a necessidade do cliente.
- Aumente a força da ideia: Uma ideia forte, rica em detalhes, pode auxiliar não só um, mas um grande número de usuários do sistema. Em alguns casos, as ideias inseridas no canal são vinculadas a outras ideias que têm um propósito semelhante. Ideias vinculadas são mais fortes que ideias soltas.
- Veja por diferentes ângulos: Em alguns casos, o seu ponto de vista sobre determinada funcionalidade ou recurso pode ser diferente do ponto de vista de outras pessoas. Converse com sua equipe sobre a ideia, escute o que eles têm a acrescentar e obtenha o máximo de informações ricas para incluir uma ideia no canal.
Análise das ideias
Para que uma ideia seja aprovada e prossiga para o desenvolvimento, ela passa por três análises prévias:
- Viabilidade técnica: Avaliamos a complexidade para o desenvolvimento do recurso ou se poderá comprometer a performance do sistema. Quando se trata de integrações com outros sistemas, avaliamos também se a API do parceiro possui os recursos necessários.
- Alinhamento com o produto: Para que uma ideia ou recurso prossiga, ela deve ser compatível com a filosofia do Tiny ERP, além de estar alinhada com o propósito do sistema. As melhorias são destinadas ao perfil de clientes que atendemos, sempre com o intuito de otimizar a rotina.
- Demanda: Quanto mais clientes estiverem interessados em um recurso, mais próximo ele estará de ser desenvolvido, desde que seja aprovado pela viabilidade e alinhamento. A demanda é o termômetro que nos auxilia a verificar a necessidade de cada recurso solicitado.
Priorização das ideias
As ideias inseridas no Canal de Ideias podem ser comparadas a tijolos, que fazem parte da construção de um produto, o Tiny ERP. Elas são guias para o desenvolvimento de novas funcionalidades que vão possibilitar uma gama de benefícios para os clientes que fazem uso do sistema.
Levamos em consideração a necessidade de implementação da ideia, e como ela vai conseguir amenizar as dores dos clientes e ainda, de que forma vai impactar na rotina dos clientes. Para isso, existem três maneiras de tornar uma ideia existente mais próxima de ser desenvolvida: receber o selo de ideia legal, comentários e votos.
- Selo de Ideia Legal A ideia recebe o selo de Ideia Legal quando, após análise, é reconhecido que pode ser uma melhoria de grande proveito, para uma grande parte dos usuários e conte com viabilidade técnica. Além disso, a ideia deve ser compatível com a missão e valores do Tiny.
- Comentar as ideias Ideias com diversos comentários indicam que são interessantes para um grande número de clientes. Ao comentar, descreva quais são as funções que precisa, como a nova função ajudaria na rotina de sua empresa e até mesmo como gostaria que fosse feito, para que fique clara a sua intenção. Comente em quantas ideias quiser, não há limites.
- Votar na ideia É possível votar nas ideias que são mais importantes para sua empresa, o que também aumenta sua prioridade. Hoje, é permitido que cada empresa vote em até 20 ideias. A quantidade de votos em cada ideia também é importante na hora do time analisar as demandas dos clientes.
Timeline das ideias
Criamos uma timeline para as ideias, assim é possível acompanhar a situação de cada uma. Queremos um processo transparente, para que o usuário possa verificar todos os passos. As ideias cadastradas passam por alguns estágios até serem desenvolvidas:
- Registro de Ideias: Esse é um espaço para acompanhamento das suas ideias ou das ideias cadastradas pela sua empresa. Elas estarão disponíveis nesta aba até que o time de análise do Tiny cadastre para toda a comunidade. Nesse momento, o time pode trazer alguns questionamentos a respeito da ideia para uma melhor compreensão, por este motivo, fique ligado nas interações, desta forma a análise será mais ágil e precisa.
- Cadastradas: Estas aguardam comentários e votos dos usuários. Quanto mais interações, maior será a demanda, o que torna a ideia mais próxima de ser implementada.
- Analisadas: Conforme a demanda dos clientes, as ideias são analisadas, e o seu projeto e planejamento são iniciados.
- Em Desenvolvimento: Uma ideia em desenvolvimento já está sendo implementada pelo time de desenvolvedores e, em breve, estará disponível em versões de atualizações do Tiny.
- Desenvolvidas: A ideia está implementada no Tiny, disponível para todos.