Integração desenvolvida pela Tiny, com importação de pedidos e produtos, além de sincronização de produtos e estoque.
Recursos disponíveis
Receber pedidos | ✔ |
Receber produtos | ✔ |
Enviar produtos | ✔ |
Enviar estoque | ✔ |
Enviar preços | ✔ |
Sincronizar situação | ✔ |
OMS | ✔ |
Configurar integração com a Shopee
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Acesse as configurações de e-commerce do Tiny em Menu → Configurações → Aba E-commerce → Integrações.
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Agora, clique no botão Incluir integração para adicionar as configurações de integração.
Caso já possua integrações configuradas em sua conta, as mesmas serão exibidas e indicadas com suas respectivas situações.
Cada situação indica:
- Ativa: Representa que a configuração da integração foi realizada com sucesso e a mesma encontra-se pronta para uso.
- Inativa: Indica a inatividade desta loja no Tiny, a mesma não será utilizada ou mostrada para sincronização de pedidos, produtos e demais ações pertinentes.
- Não configurada: Esta situação indica que a configuração ainda não foi realizada.
- Não instalada: Representa que ainda não houve a comunicação com o e-commerce para ativar a integração.
Observação:
Somente as integrações com a situação Ativa serão exibidas para uso nas sincronizações, importações e demais ações no Tiny. -
Na aba Integração , selecione Shopee no campo Integração. Abaixo, no campo Nome informe o nome da sua loja.
Na seção Autenticação , clique no botão Logar na Shopee. Após logar na sua conta, você será redirecionado para o Tiny para concluir suas configurações.
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Em Configurações , defina os seguintes campos abaixo:
Regras de estoque
Atualizar estoque na loja virtual a partir do Tiny Selecione a opção Enviar saldo físico sempre que houver alguma movimentação de estoque de um produto no Tiny, o saldo em estoque desse produto será automaticamente atualizado na loja virtual. Depósito a ser considerado na integração Escolha qual será o depósito padrão para as ações: Importar pedido , Importar produtos e Enviar estoque. Observação:
O campo Depósito a ser considerado na integração será exibido nas contas que possuem a extensão Depósitos de estoque instalada.Sincronização de produtos
Enviar imagens dos produtos ao sincronizar Escolha uma das opções Sim ou Apenas para novos produtos para enviar as imagens dos produtos quando houver o envio para Shopee. Sincronização de pedidos
Sincronização automática Se você deseja utilizar o recurso de OMS na intregração com seu e-commerce, é ncessário que Habilite essa opção. Saiba mais sobre OMS. Importar forma de recebimento nos pedidos Habilite a opção para receber a forma de recebimento na importação dos pedidos. A configuração das formas de recebimento devem ser realizadas na aba Formas de recebimento. Importar valor do frete nos pedidos Habilite a opção se desejar importar o valor do frete na importação dos pedidos. Formatar nome dos contatos no recebimento dos pedidos Ao habilitar este campo, o nome do cliente na importação dos pedidos será formatado com as iniciais maiúsculas em seu Nome e Sobrenome. Utiliza interpretador de endereços não estruturados para tratar os endereços (Beta) Para os casos onde o endereço não é retornado de forma clara pela plataforma, ao habilitar essa opção, faremos uma consulta detalhada para tentar obter os dados do endereço com base em um serviço externo. Completar endereço do cliente a partir do CEP na importação de pedidos Escolha a opção Sempre e na importação dos pedidos o CEP será validado junto ao Correios para obter o endereço da venda. Assim, ignorando os dados de endereço obtidos na plataforma de e-commerce. Bairro alternativo para emissão da nota fiscal Insira o bairro padrão que será utilizado na importação de pedidos, caso a mesma não seja retornada por padrão através da importação da Shopee. Configurações adicionais
Envio de dados da NFe Selecione a opção Automático ao autorizar a nota fiscal , assim sempre que a nota fiscal for atualizada o envio dos dados da NFe ao e-commerce será automático. As informações sobre envio de dados da NFe de forma Manual , estão disponíveis na ajuda Enviar dados da NFe ao e-commerce (Manual). Intermediador Neste campo, selecione o intermediador de suas operações. Saiba mais através da ajuda Como utilizar e configurar os intermediadores de operações. -
Na aba Dados Fiscais , no campo Natureza de operação para venda desta integração selecione uma Natureza de venda padrão para essa plataforma. A natureza selecionada será atribuída na Importação dos pedidos no Tiny e no momento em que gerar a Nota Fiscal através do pedido importado.
Observação:
Além disso, você pode Habilitar ou Desabilitar o campo Definir natureza de operação diferente para destinatários contribuintes do ICMS. Habilitando esse campo, você poderá selecionar uma natureza de operação específica, a qual será aplicada no momento em que o Tiny identificar que o pedido de venda trata-se de um cliente contribuinte. -
Na aba Gestão de preços , defina qual será a regra de preços para a integração, tanto para importação, quanto para envio de produtos ao e-commerce.
- Preço fixo : conforme o preço do produto, o anúncio pode receber um valor fixo de preço de venda, levando em consideração acréscimos e descontos aplicados individualmente;
- Conforme regras de preço : trata-se de todas as regras do marketplace no que diz respeito ao percentual de comissão, adicional de frete para produtos com preço mínimo e/ou por faixa de peso cubado dos produtos e fórmula de cálculo para aplicar os valores adicionais;
- Conforme lista de preços : para uso de listas de preços dos produtos, específicas para o e-commerce ou marketplace.
Ao definir a regra como Conforme lista de preços , no campo Lista de preços utilizada nos produtos , selecione a lista de preços que será utilizada na importação de pedidos do e-commerce. Saiba como configurar Listas de preços.
Ao definir a regra como Conforme regras de preço , siga a configuração de Precificação de anúncios com base nas regras das plataformas de e-commerce e marketplaces.
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Para mapear as categorias dos produtos, é necessário acessar a aba Categorias e no botãobuscar pela categoria no e-commerce.
Caso ainda não possua categorias cadastradas em sua conta no Tiny, as instruções para incluir categorias estão disponíveis em Como cadastrar categorias de produtos.
As instruções pra vincular as categorias no cadastro de produtos, estão disponíveis em Como cadastrar um produto -(Passo 3).
Atenção!
Você pode realizar o mapeamento de categorias dos produtos do Tiny com as correspondentes no e-commerce. Fazendo isto, os produtos serão enviados nas devidas categorias mapeadas. -
Todas as situações dos pedidos no e-commerce podem ser mapeadas para as situações de pedidos no Tiny.
Ao clicar em Adicionar situações padrão , é adicionado as situações presentes no e-commerce e as mesmas serão listadas na coluna Código da situação no E-commerce. Abaixo, em Sequência das situações no Tiny é apresentado um fluxo de situações dos pedidos. No campo Permite retroceder situação dos pedidos na sincronização de situações ao Habilitar a opção será possível alterar as situações dos pedidos para anteriores da situação atual, por exemplo, um pedido Enviado voltar para a situação Preparando Envio.
Em Situação no Tiny , selecione a situação correspondente no Tiny. Existe também, a possibilidade de adicionar novas situações ao acessar Adicionar mapeamento de situação.
Observação:
Ao importar um pedido de venda do e-commerce para o Tiny, o pedido assume a situação configurada. Caso não seja realizada a configuração o pedido será importado e atribuído a situação Em aberto. -
Na aba Formas de Recebimento , pode-se relacionar as formas de pagamento dos seus pedidos da loja virtual com a forma de pagamento no Tiny. Esta configuração fará com que suas contas a receber sejam geradas corretamente no Tiny, com as mesmas informações.
Ao habilitar o parâmetro Importar forma de recebimento nos pedidos , será possível realizar o mapeamento das formas de pagamento presentes em sua plataforma com os respectivos destinos no Tiny.
Na configuração Forma de recebimento padrão para os pedidos importados deste e-commerce , selecione a forma de recebimento que será utilizada caso o pedido seja importado sem nenhuma forma mapeada.
Logo abaixo, em Relacione as formas de recebimento do Tiny com as da integração , no campo de Forma de recebimento , selecione a forma de recebimento do Tiny que deseja mapear.
Depois, através do campo Código na integração , clique sobre o botão Relacionar forma de recebimento.
Na janela que será exibida, informe o Identificador do pedido na integração para que o Tiny realize a busca de qual forma de recebimento está inserida no mesmo para que o vínculo seja realizado. Desta forma, todas as vendas com a mesma forma de recebimento do pedido utilizado como exemplo, serão identificadas com a forma escolhida anteriormente.
Caso você já possua a informação de qual código deverá utilizar para realizar o vínculo, clique em Informar código manualmente.
Após realizar o vínculo, clique em Selecionar.
Para incluir uma nova forma de recebimento, clique em Adicionar forma de recebimento. Caso não possua nenhuma forma de recebimento e deseje cadastrar, acesse a ajuda Formas de Recebimento.
Observação:
Sempre que um pedido for importado sem uma forma de recebimento mapeada, a forma selecionada no campo Forma de recebimento padrão será utilizada. -
Em Formas de frete pode ser realizado o mapeamento das formas de frete presentes no e-commerce, com as formas de envio cadastradas em sua conta no Tiny.
Para isso, no campo Forma de envio e Forma de frete , selecione a forma de frete que deseja mapear.
Em Código na integração , clique no botão Relacionar forma de frete.
A seguir, na listagem exibida, selecione a forma de envio correspondente em sua plataforma.
Se a forma de envio não for exibida na busca pela integração e você tiver o código para mapeamento, clique no botão Informar código manualmente e insira a respectiva informação.
Caso precise adicionar novas formas de frete, clique em Adicionar.
Observações:
- Ao adicionar as formas de frete selecionadas o Tiny busca as formas de envio já configuradas em sua conta.
- Para mapear as formas de frete da Frenet, acesse a ajuda Mapear formas de frete Frenet.
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Ao final, não esqueça de Salvar as configurações.
Recepção de pedidos do e-commerce no Tiny
Os pedidos realizados na Shopee serão listados em Menu → Vendas → Pedidos do e-commerce e acesse a Aba da loja virtual.
Vale lembrar que é possível Filtrar os pedidos por situação e por período. Após isso, Selecione os pedidos e clique em Receber pedidos.
Observação:
Ao utilizar a opção de filtro por período, é necessário que use o intervalo para pesquisa dos pedidos de no máximo 15 dias.Recepção de produtos do e-commerce no Tiny
Atenção!
A recepção de produtos do e-commerce só irá importar produtos com a situação Enviado.-
Os produtos cadastrados em sua loja virtual, podem ser recebidos em sua conta no Tiny. Para isso, acesse Menu → Cadastros → Produtos → Receber do e-commerce.
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A seguir, selecione o E-commerce para recepção dos seus produtos e clique em Avançar.
Os campos importados são:
- Código (SKU)
- Descrição
- Descrição complementar
- Peso bruto
- Peso líquido
- Preço de venda
- Marca
- Estoque atual
- Altura embalagem
- Largura embalagem
- Comprimento embalagem
- Imagens
- Variações
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Primeiramente, escolha o que deseja receber entre as opções: Todos os anúncios , Apenas anúncios novos ou Anúncio individual.
Se selecionou a opção Anúncio individual , será necessário preencher o campo Identificador do anúncio para localizar o anúncio.
Abaixo, defina as opções de atualizações dos dados dos produtos, podendo selecionar Atualizar dados do produto , Atualizar preço do produto , Atualizar o estoque , Atualizar imagens.
Além disso, ao selecionar a opção Preencher dados fiscais (NCM, Origem, Unidade) poderá preencher informações padrão para estes campos, que serão consideradas no recebimentos dos produtos.
Para concluir o processo de recebimentos dos produtos, clique em Importar.
Observação:
A opção Criar exceções na lista de preços vinculada ao e-commerce refere-se a lista de preço selecionada na configuração do e-commerce no Tiny. Ao marcar essa opção, os produtos que estão na lista de produtos com preços diferentes serão criados e atualizados. -
Se durante a importação dos produtos ocorrer algum imprevisto e for necessário interromper a ação ou então ocorrer algum problema devido ao grande número de produtos a serem importados, é possível "Interromper" a recepção de produtos para continuar a importação num momento posterior.
Com a ação Interromper , é possível continuar a importação num outro momento, continuando do ponto em que parou. É possível retomar esta importação em até 7 dias corridos.
Como enviar produtos do Tiny para Shopee
Atenção!
Atualmente, o envio de produtos com variações para Shopee suporta apenas dois níveis de variações.Enviar apenas um produto
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Para enviar apenas um produto para Shopee, acesse em Menu → Cadastros → Produtos.
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Agora, acesse o Menu de contexto do produto e clique em Enviar para o e-commerce.
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A seguir, no campo Plataforma selecione sua loja Shopee. Após isso, clique em Avançar.
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Valide se o produto esta com as informações corretas para envio e clique em Enviar.
Campos enviados:
- Descrição
- Código (SKU)
- Preço de venda ou promocional, caso preenchido
- Peso bruto
- Peso líquido
- Descrição complementar
- Estoque atual
- Código da categoria no e-commerce
- Imagens
- Variações
- Atributos
- Altura embalagem
- Largura embalagem
- Comprimento embalagem
Observações:
- Para o envio de imagens de produtos com dois níveis de variações ocorre a seguinte validação, considera o primeiro nível da variação do produto verificando entre todos os produtos filhos que possuem o mesmo valor pra o primeiro nível de variação, se compartilham de alguma imagem em comum. Se isso ocorrer, envia a imagem para todos os produtos filhos que possuem este vínculo.
- Ao enviar produtos com variações, caso os itens filho não possuam SKU, apenas o produto pai será sincronizado com a plataforma.
- Os campos enviados, citados acima precisam estar preenchidos para que ocorra a sincronização com o e-commerce.
- No momento da configuração do seu e-commerce no Tiny, o mapeamento das categorias precisa ser realizado. As instruções para configurar o mapeamento das categorias, estão disponíveis em Configurar integração com o Shopee -(Passo 5).
Enviar produtos selecionados
Para enviar o cadastro de produtos do Tiny para Shopee, acesse em Menu → Cadastros → Produtos → Selecione os produtos que deseja enviar → Enviar para e-commerce.
Campos enviados:
- Descrição
- Código (SKU)
- Preço de venda ou promocional, caso preenchido
- Peso bruto
- Peso líquido
- Descrição complementar
- Estoque atual
- Código da categoria no e-commerce
- Imagens
- Variações
- Atributos
- Altura embalagem
- Largura embalagem
- Comprimento embalagem
Observações:
- Para o envio de imagens de produtos com dois níveis de variações ocorre a seguinte validação, considera o primeiro nível da variação do produto verificando entre todos os produtos filhos que possuem o mesmo valor pra o primeiro nível de variação, se compartilham de alguma imagem em comum. Se isso ocorrer, envia a imagem para todos os produtos filhos que possuem este vínculo.
- Ao enviar produtos com variações, caso os itens filho não possuam SKU, apenas o produto pai será sincronizado com a plataforma.
- Os campos enviados, citados acima precisam estar preenchidos para que ocorra a sincronização com o e-commerce.
- No momento da configuração do seu e-commerce no Tiny, o mapeamento das categorias precisa ser realizado. As instruções para configurar o mapeamento das categorias, estão disponíveis em Configurar integração com o Shopee -(Passo 5).
Informações relacionadas
Configurar a forma de envio Shopee Envios
As instruções para configurar a forma de envio Shopee Envios, encontram-se na ajuda Forma de Envio Shopee Envios.
Enviar estoque dos produtos no Tiny ao e-commerce
Enviar quantidade em estoque em lote
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Para realizar o envio da quantidade em estoque dos produtos ao e-commerce em lote, acesse em Menu → Cadastros → Produtos → Selecione os produtos → Mais Ações → Enviar estoque ao e-commerce.
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Agora, no campo Plataforma você pode selecionar mais do que uma integração para o envio da quantidade em estoque dos produtos. Na lista que será exibida, selecione as integrações que deseja enviar a quantidade em estoque.
Após selecionar as integrações, defina se será enviado o saldo Físico ou Disponível dos produtos.
Clique no botão Selecionar. A seguir, serão exibidos os dados deste produto como: Identificador do anúncio, Descrição, Código (SKU) e Preço.
Para concluir o processo de envio, clique em Enviar.
Enviar quantidade em estoque de forma individual
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Caso queira enviar somente a quantidade em estoque de um produto específico, acesse o Menu de contexto do produto e clique em Enviar estoque ao e-commerce.
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No campo Plataforma você pode selecionar mais do que uma integração para o envio da quantidade em estoque do produto. Na lista que será exibida, selecione aquelas que deseja enviar a quantidade em estoque.
Após selecionar as integrações, defina se será enviado o saldo Físico ou Disponível dos produtos.
Clique no botão Selecionar. A seguir, serão exibidos os dados deste produto como: Identificador do anúncio, Descrição, Código (SKU) e Preço.
Para concluir o processo de envio, clique em Enviar.
Enviar preço dos produtos no Tiny ao e-commerce
Enviar preços em lote
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Para realizar o envio dos preços dos produtos ao e-commerce em lote, acesse em Menu → Cadastros → Produtos → Selecione os produtos → Mais Ações → Enviar preços para o e-commerce.
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Agora, no campo Plataforma você pode selecionar mais do que uma integração para o envio dos preços. Na lista que será exibida, selecione aquelas que deseja enviar os preços desses produtos.
Após definir para qual ou quais integrações receberão o envio dos preços, clique em Selecionar.
Para concluir o processo de envio, clique em Enviar.
Enviar preço de forma individual
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Caso queira enviar somente o preço de um produto em específico, acesse o Menu de contexto do produto e clique em Enviar preços para o e-commerce.
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Agora, no campo Plataforma você pode selecionar mais do que uma integração para o envio dos preços. Na lista que será exibida, selecione aquelas que deseja enviar os preços desses produtos.
Após definir para qual ou quais integrações receberão o envio dos preços, clique em Selecionar.
Para concluir o processo de envio, clique em Enviar.
Configurar atributos de produtos no Tiny
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Para realizar as configurações dos atributos, acesse Menu → Configurações → Aba Cadastros → Configurações de Atributos de Produtos.
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A seguir, clique em Incluir atributo.
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Agora, no campo Nome informe a descrição do atributo. Ao lado, em Campo equivalente no produto selecione a opção equivalente a esse atributo.
Ao final, clique em Salvar.
Observação:
Caso no campo Campo equivalente no produto tenha selecionado a opção Nenhum , no momento de vincular o atributo no cadastro do produto poderá preencher o campo manualmente. As instruções de como mapear os atributos do Tiny com a Shopee, estão disponíveis na ajuda Mapear atributos dos produtos no Tiny com a Shopee.
Mapear atributos dos produtos no Tiny com a Shopee
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Acesse Menu → Cadastros → Produtos e clique sobre o Produto que deseja realizar o mapeamento de atributos.
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Ao acessar o cadastro do produto, na aba Ficha Técnica , localize a seção Atributos. No campo Atributo informe o nome de um dos atributos já cadastrados no Tiny. Ao lado, em Valor será automaticamente preenchido.
Após realizar o vínculo dos atributos, clique em Salvar.
Observações:
- O campo Valor deverá ser preenchido manualmente, se no cadastro do atributo no campo Campo equivalente no produto tenha selecionado a opção Nenhum.
- A opção Sugerir atributos busca pela categoria informada no cadastro do produto, sugestões de atributos já vinculados a outros que pertencem a mesma categoria.
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Ao enviar este produto para o e-commerce, caso os atributos não estejam preenchidos, uma mensagem de erro será mostrada e os atributos poderão ser editados em Editar atributos.
Dicas e informações adicionais
- Caso seja necessário realizar a exclusão dos mapeamentos dos produtos com a sua plataforma, acesse Configurações → Aba E-commerce → Integrações e marque a integração desejada. Depois, clique em Mais ações → Excluir todos os anúncios no Tiny. É importante mencionar que esta ação, depois de concluída, não poderá ser desfeita.
- Sempre que um pedido é importado, o cliente automaticamente é cadastrado em Cadastros → Clientes e fornecedores.