A integração da Get Commerce com Tiny, utiliza a mesma integração do Magento 1 devido a sua compatibilidade. Assim, permite que pedidos realizados no Magento sejam automaticamente importados em sua conta no Tiny. Permite agilidade na emissão de notas fiscais e no controle de estoques.
Recursos disponíveis
Receber pedidos Importação dos pedidos em aberto | ✔ |
Receber produtos | ✔ |
Enviar produtos | ✔ |
Enviar estoque | ✔ |
Enviar preços | ✔ |
Sincronizar situação | ✔ |
OMS | ✔ |
Configuração na Get Commerce
Em primeiro lugar a acesse o Painel de administração da sua loja Get Commerce e realize a seguinte ação:
Configuração no Tiny ERP
Configurar integração com Get Commerce
-
Após criar o usuário acesse as configurações de e-commerce do Tiny em Menu → Configurações → Aba E-commerce → Integrações.
-
Agora, clique no botão Incluir integração para adicionar as configurações de integração.
Caso já possua integrações configuradas em sua conta, as mesmas serão exibidas e indicadas com suas respectivas situações.
Cada situação indica:
- Ativa: Representa que a configuração da integração foi realizada com sucesso e a mesma encontra-se pronta para uso.
- Inativa: Indica a inatividade desta loja no Tiny, a mesma não será utilizada ou mostrada para sincronização de pedidos, produtos e demais ações pertinentes.
- Não configurada: Esta situação indica que a configuração ainda não foi realizada.
- Não instalada: Representa que ainda não houve a comunicação com o e-commerce para ativar a integração.
Observação:
Somente as integrações com a situação Ativa serão exibidas para uso nas sincronizações, importações e demais ações no Tiny. -
Na aba Integração , selecione a plataforma Magento (que possui 100% de compatibilidade com nossa API) no campo Integração. Abaixo, no campo Nome informe o nome da sua loja.
Na seção Autenticação , preencha os campos abaixo:
URL da loja Neste campo, informe a URL da sua loja virtual. Versão Selecione a versão 1.0. Usuário e Senha Preencha com o Usuário e Senha que você criou no painel da Get Commerce. Atenção!
Após preencher os campos, verifique se os dados informados estão corretos, em Testar configurações. -
Em Configurações , defina os seguintes campos abaixo:
Regras de estoque
Atualizar estoque na loja virtual a partir do Tiny Selecione a opção Enviar saldo físico sempre que houver alguma movimentação de estoque de um produto no Tiny, o saldo em estoque desse produto será automaticamente atualizado na loja virtual. Estoque mínimo Ao enviar produtos para o e-commerce, se o produto estiver com o campo Estoque mínimo preenchido no Tiny, é possível escolher em qual campo será exportada essa informação, para isso selecione entre as opções min_qty , notify_stock_qty ou Não enviar. Depósito a ser considerado na integração Escolha qual será o depósito padrão para as ações: Importar pedido , Importar produtos e Enviar estoque. Produto sempre em estoque no Magento Caso marque a opção Não , quando enviar produtos pro e-commerce ou sincronizar estoque e o produto estiver com estoque zerado no Tiny, no e-commerce o produto aparecerá como Indisponível. Observação:
O campo Depósito a ser considerado na integração será exibido nas contas que possuem a extensão Depósitos de estoque instalada.Sincronização de produtos
Enviar categoria na atualização do produto Selecione como Sim este campo e será enviada a categoria do produto quando realizar a atualização dos produtos já existentes no e-commerce. Enviar imagens dos produtos ao sincronizar Selecione entre Sim ou Não para enviar as imagens dos produtos quando houver o envio para o Magento. Ao importar produtos Defina se na importação dos produtos as imagens serão consideradas como Anexos ou será importada somente as URLs das imagens. Através das opções: Importar imagens como anexos ou Apenas importar a URL externa das imagens. Na importação de produtos, ao atualizar um produto, atualizar o Código (SKU) Habilite este campo para atualizar o Código (SKU) sempre que os produtos forem importados do e-commerce. Sincronização de pedidos
Importar transportadora ou forma de frete Se desejar importar a forma de frete ou transportadora que foi informado no pedido do e-commerce, selecione a opção Sim. Shipping Carrier para envio de código de rastreio Para poder enviar o código de rastreio do Tiny para a loja virtual, é necessário que esse campo esteja preenchido. Esta informação é obtida no campo Shipping Carrier da sua loja virtual. Importar campo Shipping_description como Selecione entre as opções Transportadora ou Transportadora + Prazo de entrega. Importar forma de recebimento nos pedidos Habilite a opção para receber a forma de recebimento na importação dos pedidos. A configuração das formas de recebimento devem ser realizadas na aba Formas de recebimento. Importar valor do frete nos pedidos Habilite a opção se desejar importar o valor do frete na importação dos pedidos. Adicionar o endereço do cliente nas observações da venda Habilite esta opção para adicionar o endereço do cliente nas obervações da venda, ao importar o pedido do e-commerce. Importar campo COMPANY quando cliente for pessoa jurídica Ao marcar a opção Sim , quando o cliente for pessoa jurídica, será importado o conteúdo do campo company, se não, serão importados os campos firstname e lastname. Completar endereço do cliente a partir do CEP na importação de pedidos Escolha a opção Sempre e na importação dos pedidos o CEP será validado junto ao Correios para obter o endereço da venda. Assim, ignorando os dados de endereço obtidos na plataforma de e-commerce. Inclui observação no pedido do Magento com o número da nota fiscal ou venda Ao marcar este campo com a opção Sim será incluído na obervação do pedido no Magento o número da Nota Fiscal ou venda. Completar endereço do cliente a partir do CEP na importação de pedidos Escolha a opção Sempre e na importação dos pedidos o CEP será validado junto ao Correios para obter o endereço da venda. Assim, ignorando os dados de endereço obtidos na plataforma de e-commerce. Formatar nome dos contatos no recebimento dos pedidos Ao habilitar este campo, o nome do cliente na importação dos pedidos será formatado com as iniciais maiúsculas em seu Nome e Sobrenome. Observação:
A opção Verifique as opções disponíveis na sua loja aqui encontra-se disponível ao usuários da versão 1.0 do Magento que podem verificar as opções disponíveis na sua loja, assim auxiliando no preenchimento do campo Shipping Carrier para envio de código de rastreio.Configurações adicionais
Envio de dados da NFe Selecione a opção Automático ao autorizar a nota fiscal , assim sempre que a nota fiscal for atualizada o envio dos dados da NFe ao e-commerce será automático. As informações sobre envio de dados da NFe de forma Manual , estão disponíveis na ajuda Enviar dados da NFe ao e-commerce (Manual). Layout da mensagem do envio de dados da NFe Na caixa de texto pode configurar a mensagem do envio de dados da NFe. Observação
Referente ao campo Envio de dados da NFe , é enviado ao ANYMARKET o XML da NFe , Chave de acesso da NFe , Data de envio , Número , Série e o CFOP do primeiro item da NFe. -
Na aba Dados Fiscais , no campo Natureza de operação para venda desta integração selecione uma Natureza de venda padrão para essa plataforma. A natureza selecionada será atribuída na Importação dos pedidos no Tiny e no momento em que gerar a Nota Fiscal através do pedido importado.
Observação:
Além disso, você pode Habilitar ou Desabilitar o campo Definir natureza de operação diferente para destinatários contribuintes do ICMS. Habilitando esse campo, você poderá selecionar uma natureza de operação específica, a qual será aplicada no momento em que o Tiny identificar que o pedido de venda trata-se de um cliente contribuinte. -
Na aba Gestão de preços , defina qual será a regra de preços para a integração, tanto para importação, quanto para envio de produtos ao e-commerce.
- Preço fixo : conforme o preço do produto, o anúncio pode receber um valor fixo de preço de venda, levando em consideração acréscimos e descontos aplicados individualmente;
- Conforme regras de preço : trata-se de todas as regras do marketplace no que diz respeito ao percentual de comissão, adicional de frete para produtos com preço mínimo e/ou por faixa de peso cubado dos produtos e fórmula de cálculo para aplicar os valores adicionais;
- Conforme lista de preços : para uso de listas de preços dos produtos, específicas para o e-commerce ou marketplace.
Ao definir a regra como Conforme lista de preços , no campo Lista de preços utilizada nos produtos , selecione a lista de preços que será utilizada na importação de pedidos do e-commerce. Saiba como configurar Listas de preços.
Ao definir a regra como Conforme regras de preço , siga a configuração de Precificação de anúncios com base nas regras das plataformas de e-commerce e marketplaces.
-
Ao acessar a aba Campos personalizados pode-se mapear campos que serão importados na importação dos pedidos ou produtos. Para mapear os campos informe suas descrições do e-commerce.
-
Para mapear as categorias dos produtos, é necessário acessar a aba Categorias e no campo Código da categoria no E-commerce informar o código correspondente da categoria no e-commerce.
Caso ainda não possua categorias cadastradas em sua conta no Tiny, as instruções para incluir categorias estão disponíveis em Como cadastrar categorias de produtos.
As instruções pra vincular as categorias no cadastro de produtos, estão disponíveis em Como cadastrar um produto -(Passo 3).
Atenção!
Você pode realizar o mapeamento de categorias dos produtos do Tiny com as correspondentes no e-commerce. Fazendo isto, os produtos serão enviados nas devidas categorias mapeadas. -
Todas as situações dos pedidos no e-commerce podem ser mapeadas para as situações de pedidos no Tiny.
Ao clicar em Adicionar situações padrão , é adicionado as situações presentes no e-commerce e as mesmas serão listadas na coluna Código da situação no E-commerce. Abaixo, em Sequência das situações no Tiny é apresentado um fluxo de situações dos pedidos. No campo Permite retroceder situação dos pedidos na sincronização de situações ao Habilitar a opção será possível alterar as situações dos pedidos para anteriores da situação atual, por exemplo, um pedido Enviado voltar para a situação Preparando Envio.
Em Situação no Tiny , selecione a situação correspondente no Tiny. Existe também, a possibilidade de adicionar novas situações ao acessar Adicionar mapeamento de situação.
Observação:
Ao importar um pedido de venda do e-commerce para o Tiny, o pedido assume a situação configurada. Caso não seja realizada a configuração o pedido será importado e atribuído a situação Em aberto. -
Em Situações personalizadas , pode-se adicionar filtros personalizados que serão exibidos na listagem dos pedidos do e-commerce, além dos status padrões, que já são preenchidos automaticamente.
Para adicionar novos filtros preencha os campos Código da Situação , Descrição da Situação e confirme a inclusão do filtro personalizado.
-
Na aba Formas de Recebimento , pode-se relacionar as formas de pagamento dos seus pedidos da loja virtual com a forma de recebimento no Tiny. Esta configuração fará com que suas contas a receber sejam geradas corretamente no Tiny, com as mesmas informações.
Ao habilitar o parâmetro Importar forma de recebimento nos pedidos , será possível realizar o mapeamento das formas de pagamento presentes em sua plataforma com os respectivos destinos no Tiny.
Na configuração Forma de recebimento padrão para os pedidos importados deste e-commerce , selecione a forma de recebimento que será utilizada caso o pedido seja importado sem nenhuma forma mapeada.
Logo abaixo, em Relacione as formas de recebimento do Tiny com as da integração , no campo de Forma de recebimento , selecione a forma de recebimento do Tiny que deseja mapear.
Depois, através do campo Código na integração , clique sobre o botão Relacionar forma de recebimento.
Na janela que será exibida, selecione a forma de recebimento de sua plataforma que será vinculada à forma de pagamento escolhida anteriormente.
Caso nenhuma forma de recebimento seja exibida ou se a forma que você deseja vincular não está sendo exibida na listagem, existe a possibilidade de realizar a busca da forma vinculada em um pedido da plataforma através do botão Obter via pedido. Também, caso você já possua a informação de qual código deverá utilizar para realizar o vínculo, clique em Informar código manualmente.
Após realizar o vínculo, clique em Selecionar.
Para incluir uma nova forma de recebimento, clique em Adicionar forma de recebimento. Caso não possua nenhuma forma de recebimento e deseje cadastrar, acesse a ajuda Formas de Recebimento.
Observação:
Sempre que um pedido for importado sem uma forma de recebimento mapeada, a forma selecionada no campo Forma de recebimento padrão será utilizada. -
Em Formas de frete pode ser realizado o mapeamento das formas de frete presentes no e-commerce, com as formas de envio cadastradas em sua conta no Tiny.
Para isso, no campo Forma de envio e Forma de frete , selecione a forma de frete que deseja mapear.
Em Código na integração , clique no botão Relacionar forma de frete.
Na janela que será exibida, informe o Identificador do pedido na integração para que o Tiny realize a busca de qual forma de frete está inserida no mesmo para que o vínculo seja realizado. Desta forma, todas as vendas com a mesma forma de envio do pedido utilizado como exemplo, serão identificadas com a forma escolhida anteriormente.
Se a forma de envio não for localizada na busca pela venda e você tiver o código para mapeamento, clique no botão Informar código manualmente e insira a respectiva informação.
Caso precise adicionar novas formas de frete, clique em Adicionar.
Observações:
- Ao adicionar as formas de frete selecionadas o Tiny busca as formas de envio já configuradas em sua conta.
- Para mapear as formas de frete da Frenet, acesse a ajuda Mapear formas de frete Frenet.
-
Ao final, não esqueça de Salvar as configurações.
Recepção de pedidos do e-commerce no Tiny
Os pedidos realizados no Magento serão listados em Menu → Vendas → Pedidos do e-commerce → Selecione a loja virtual.
Vale lembrar que é possível Filtrar os pedidos por situação e por período. Após isso, Selecione os pedidos e clique em Receber pedidos.
Recepção de produtos do e-commerce no Tiny
-
Os produtos cadastrados em sua loja virtual, podem ser recebidos em sua conta no Tiny. Para isso, acesse Menu → Cadastros → Produtos → Receber do e-commerce.
-
A seguir, selecione o E-commerce para recepção dos seus produtos e clique em Avançar.
Os campos importados são:
- Código (SKU)
- Descrição
- Descrição complementar
- Peso líquido
- Peso bruto
- Preço de venda
- Preço promocional
- NCM
- GTIN
- GTIN Embalagem
- Código da categoria no e-commerce
- Estoque atual
- Imagens
- Altura embalagem
- Largura embalagem
- Comprimento embalagem
- Título para SEO
- Descrição para SEO
- Keywords para SEO
- Slug
- Variações
Atenção!
Ao realizar a importação de produtos do Magento, a estrutura não é mantida no Tiny. Se for um produto com variações, o pai e os filhos serão importados como simples. Caso seja um kit, tanto o kit quanto seus componentes também serão importados como simples. -
Primeiramente, escolha o que deseja receber entre as opções: Todos os anúncios , Apenas anúncios novos ou Anúncio individual.
Se selecionou a opção Anúncio individual , será necessário preencher o campo Identificador do anúncio para localizar o anúncio.
Abaixo, defina as opções de atualizações dos dados dos produtos, podendo selecionar Atualizar dados do produto , Atualizar preço do produto , Atualizar o estoque , Atualizar imagens.
Além disso, ao selecionar a opção Preencher dados fiscais (NCM, Origem, Unidade) poderá preencher informações padrão para estes campos, que serão consideradas no recebimentos dos produtos.
Para concluir o processo de recebimentos dos produtos, clique em Importar.
Observação:
A opção Criar exceções na lista de preços vinculada ao e-commerce refere-se a lista de preço selecionada na configuração do e-commerce no Tiny. Ao marcar essa opção, os produtos que estão na lista de produtos com preços diferentes serão criados e atualizados. -
Se durante a importação dos produtos ocorrer algum imprevisto e for necessário interromper a ação ou então ocorrer algum problema devido ao grande número de produtos a serem importados, é possível Interromper a recepção de produtos para continuar a importação num momento posterior.
Com a ação Interromper , é possível continuar a importação num outro momento, continuando do ponto em que parou. É possível retomar esta importação em até 7 dias corridos.
Como enviar produtos do Tiny para o e-commece
Para enviar o cadastro de produtos do Tiny para o Magento, acesse em Menu → Cadastros → Produtos → Marque o item que deseja enviar na lateral esquerda → Enviar para e-commerce.
Campos enviados:
- Código (SKU)
- Descrição
- Descrição complementar
- Peso bruto
- Preço de venda
- Preço promocional
- Estoque atual
- Estoque mínimo
- NCM
- GTIN
- Código da categoria principal no e-commerce
- Imagens
- Altura embalagem
- Largura embalagem
- Comprimento embalagem
- Título para SEO
- Descrição para SEO
- Keywords para SEO
- Slug
- Variações
Observações:
- A categoria do produto, só será enviada ao Magento se o produto selecionado for um produto novo.
- As configurações adicionais dos produtos que estão sendo sincronizados, que foram realizadas através da interface de administração da sua loja, serão sobrescritas pelas configurações atuais destes produtos em sua conta no Tiny.
Para enviar a lista completa dos produtos no Tiny para o e-commerce, acesse a ajuda Enviar produtos em lote ao e-commerce.
Informações relacionadas
Sincronizar situação dos pedidos
-
Atenção!
Para realizar a sincronização da situação dos pedidos, é necessário que tenha configurado a importação dos pedidos do e-commerce para Pedidos de Venda e realizado o Mapeamento das situações. Caso não tenha realizado essas configurações, realize as mesmas com o auxílio da ajuda Configurar integração com o Magento. -
Acesse Menu → Vendas → Pedidos do e-commerce → Selecione a loja virtual → Marque os pedidos que já foram enviados e clique em Sincronizar situação.
Observação:
Ao sincronizar situação, o status presente em Situação no Tiny corresponderá a situação do pedido no e-commerce conforme o mapeamento realizado.
Reajustar preço dos produtos no Tiny e atualizar no e-commerce
-
Para realizar os ajustes nos preços dos produtos cadastrados no Tiny e após atualizar na loja virtual, acesse em Menu → Cadastros → Produtos → Mais ações → Reajustar preço dos produtos.
-
Utilize as opções de Filtros caso deseje, ou clique direto em Listar produtos.
-
Após isso, será exibido a lista dos produtos, clique em Informar reajuste.
-
Selecione os produtos que deseja atualizar os preços, utilize uma das opções disponíveis para atualizar os preços, por reajuste de Percentual , ou adicione o novo preço em cada produto na coluna Novo preço , marque a opção Atualizar preços no e-commerce e selecione a integração correspondente, por fim clique em Salvar.
Enviar estoque dos produtos no Tiny ao e-commerce
Enviar quantidade em estoque em lote
-
Para realizar o envio da quantidade em estoque dos produtos ao e-commerce em lote, acesse em Menu → Cadastros → Produtos → Selecione os produtos → Mais Ações → Enviar estoque ao e-commerce.
-
Agora, no campo Plataforma você pode selecionar mais do que uma integração para o envio da quantidade em estoque dos produtos. Na lista que será exibida, selecione as integrações que deseja enviar a quantidade em estoque.
Após selecionar as integrações, defina se será enviado o saldo Físico ou Disponível dos produtos.
Clique no botão Selecionar. A seguir, serão exibidos os dados deste produto como: Identificador do anúncio, Descrição, Código (SKU) e Preço.
Para concluir o processo de envio, clique em Enviar.
Enviar quantidade em estoque de forma individual
-
Caso queira enviar somente a quantidade em estoque de um produto específico, acesse o Menu de contexto do produto e clique em Enviar estoque ao e-commerce.
-
No campo Plataforma você pode selecionar mais do que uma integração para o envio da quantidade em estoque do produto. Na lista que será exibida, selecione aquelas que deseja enviar a quantidade em estoque.
Após selecionar as integrações, defina se será enviado o saldo Físico ou Disponível dos produtos.
Clique no botão Selecionar. A seguir, serão exibidos os dados deste produto como: Identificador do anúncio, Descrição, Código (SKU) e Preço.
Para concluir o processo de envio, clique em Enviar.
Enviar preço dos produtos no Tiny ao e-commerce
Enviar preços em lote
-
Para realizar o envio dos preços dos produtos ao e-commerce em lote, acesse em Menu → Cadastros → Produtos → Selecione os produtos → Mais Ações → Enviar preços para o e-commerce.
-
Agora, no campo Plataforma você pode selecionar mais do que uma integração para o envio dos preços. Na lista que será exibida, selecione aquelas que deseja enviar os preços desses produtos.
Após definir para qual ou quais integrações receberão o envio dos preços, clique em Selecionar.
Para concluir o processo de envio, clique em Enviar.
Enviar preço de forma individual
-
Caso queira enviar somente o preço de um produto em específico, acesse o Menu de contexto do produto e clique em Enviar preços para o e-commerce.
-
Agora, no campo Plataforma você pode selecionar mais do que uma integração para o envio dos preços. Na lista que será exibida, selecione aquelas que deseja enviar os preços desses produtos.
Após definir para qual ou quais integrações receberão o envio dos preços, clique em Selecionar.
Para concluir o processo de envio, clique em Enviar.
Enviar código de rastreio ao e-commerce
-
Atenção!
Para enviar o código de rastreamento, é preciso informar no pedido ou nota fiscal o transportador, sendo ele Correios ou Transportadora. O campo será preenchido no Pedido de Venda ou na Nota Fiscal e por fim, gerar o agrupamento (PLP ou Coleta) no módulo de Expedição. Veja como gerar a Expedição. -
Acesse o módulo de Expedição, selecione a forma de envio Correios/Transportadora → Aba Concluídas → Clique no menu de contexto ao lado da expedição gerada → Enviar código de rastreio para o e-commerce.
Observação:
Ao enviar o código de rastreio, também é enviada a forma de frete ao e-commerce. -
Após isso, ao acessar a expedição será adicionado um Marcador que identifica quando o código de rastreio já foi enviado para o Magento.
Enviar dados da chave de acesso ao e-commerce
O envio de dados da chave de acesso ao e-commerce pode ser realizado dentro do Tiny pelos módulos de Expedição ou Nota Fiscal.
Envio pela expedição
-
Ao acessar o módulo de expedição, no primeiro Filtro ao lado do campo de busca, selecione por Pedidos e no filtro, ao lado selecione Transportadora.
-
Agora, localize a expedição, clique no Menu de contexto e selecione Enviar chave de acesso para o e-commerce.
Observação:
É enviada somente a Chave de acesso ao Magento, sendo que é necessário a Nota Fiscal estar Autorizada no Sefaz para o envio das informações ocorrer com sucesso.
Envio pelas notas fiscais
Ao acessar o módulo de notas fiscais, clique na aba Emitidas e Selecione as notas que deseja enviar os dados para o e-commerce. A seguir, acesse a opção Mais Ações e clique em Enviar dados da NFe para e-commerce.
Observação:
É enviada somente a Chave de acesso ao Magento, sendo que é necessário a Nota Fiscal estar Autorizada no Sefaz para o envio das informações ocorrer com sucesso.Módulo Magento Connect
- A opção de utilizar o módulo Magento Connect, permite que a integração seja automática dos pedidos, quando os mesmos são incluídos ou faturados na loja virtual.
- O sistema permite que você instale em sua loja Magento o módulo disponibilizado no Magento Connect e/ou na tela de configuração da integração da sua conta no Tiny com o Magento (Vendas > Configurações > E-commerce > Integrações > Incluir integração > Magento).
- Nesse modelo, você pode configurar o módulo instalado em sua loja virtual para que a venda seja exportada diretamente para a sua conta no Tiny no momento em que o cliente finalizar a compra em sua loja virtual ou no momento em que você gerar a fatura/invoice da venda em sua loja virtual.
Dicas e informações adicionais
- Caso seja necessário realizar a exclusão dos mapeamentos dos produtos com a sua plataforma, acesse Configurações → Aba E-commerce → Integrações e marque a integração desejada. Depois, clique em Mais ações → Excluir todos os anúncios no Tiny. É importante mencionar que esta ação, depois de concluída, não poderá ser desfeita.
- Sempre que um pedido é importado, o cliente, automaticamente, é cadastro em Cadastros → Clientes e fornecedores.
- Para variações no Magento, apenas é realizada a importação (Magento para Tiny) como um produto simples e não sendo possível realizar a sincronização de variações (Tiny para Magento).
- Ao importar o desconto do Magento, não será considerado o segmento de cliente cadastrado no Tiny.
- O Tiny utiliza a forma de frete indicada na loja virtual para gerar o código de rastreio das vendas importadas.