A integração com a Amazon possibilita o recebimento de pedidos de forma automática, envio de estoque, sincronização das situações dos pedidos e recepção dos produtos presentes na Amazon.
Recursos disponíveis
Receber pedidos | ✔ |
Receber produtos | ✔ |
Enviar produtos Criação de ofertas para produtos que possuem GTIN na Amazon | ✔ |
Enviar estoque | ✔ |
Enviar preços | ✔ |
Sincronizar situação | ✔ |
OMS | ✔ |
Pré-requisitos
Regras para anunciar na Amazon
Veja abaixo o que é necessário para começar a vender na Amazon
Pré-requisitos:
- Emitir nota fiscal eletrônica (e-NF) de todos os produtos vendidos.
- Definir a categoria de venda.
Documentação necessária:
- CPF ou CNPJ válido.
- Conta bancária e cartão de crédito (Visa, MasterCard, Diner ou Elo) ativos.
Mais informações para iniciar suas vendas na Amazon, acesse Como começar a vender
Passo a passo
Configurar integração com a Amazon
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Acesse as configurações de e-commerce do Tiny em Menu → Configurações → Aba E-commerce → Integrações.
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Para incluir o seu e-commerce, clique em Incluir integração.
Cada situação indica:
- Ativa: Representa que a configuração da integração foi realizada com sucesso e a mesma encontra-se pronta para uso.
- Inativa: Indica a inatividade desta loja no Tiny, a mesma não será utilizada ou mostrada para sincronização de pedidos, produtos e demais ações pertinentes.
- Não configurada: Esta situação indica que a configuração ainda não foi realizada.
- Não instalada: Representa que ainda não houve a comunicação com o e-commerce para ativar a integração.
Observação:
Somente as integrações com a situação Ativa serão exibidas para uso nas sincronizações, importações e demais ações no Tiny. -
Na aba Integração selecione Amazon no campo Integração.
Abaixo, no campo Nome informe o nome da sua loja.
Na seção Autenticação , os campos Seller ID e MWS Auth Token devem ser obtidos através do painel administrativo da Amazon.
Saiba com obter os dados de autenticação na Amazon.
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Em Configurações , defina os seguintes campos abaixo:
Regras de estoque
Atualizar estoque na loja virtual a partir do Tiny Selecione a opção Enviar saldo físico sempre que houver alguma movimentação de estoque de um produto no Tiny, o saldo em estoque desse produto será automaticamente atualizado na loja virtual. Depósito a ser considerado na integração Escolha qual será o depósito padrão para as ações: Importar pedido , Importar produtos e Enviar estoque. Observação:
O campo Depósito a ser considerado na integração será exibido nas contas que possuem a extensão Depósitos de estoque instalada.Sincronização de produtos
Ao importar produtos Escolha se na importação dos produtos as imagens serão consideradas como Anexos ou será importada somente as URLs das imagens. Através das opções: Importar imagens como anexos ou Apenas importar a URL externa das imagens. Sincronização de pedidos
Importar valor do frete nos pedidos Habilite este campo se desejar importar o valor do frete na importação dos pedidos. Caso contrário, desabilite o campo. Enviar rastreamento ao alterar a situação no Tiny para enviado Se este parâmetro estiver ativo, sempre que o pedido for alterado para Enviado no Tiny, o código de rastreio será enviado de forma automática para a plataforma. Saiba mais sobre essa rotina através da ajuda Atualizar situação de envio dos pedidos. Importar forma de recebimento nos pedidos Habilite este campo para receber a forma de recebimento na importação dos pedidos. A configuração das formas de recebimento devem ser realizadas na aba Formas de recebimento. Completar endereço do cliente a partir do CEP na importação de pedidos Escolha a opção Sempre e na importação dos pedidos o CEP será validado junto ao Correios para obter o endereço da venda. Assim, ignorando os dados de endereço obtidos na plataforma de e-commerce. Configurações adicionais
Intermediador Neste campo, selecione o intermediador de suas operações. Saiba mais através da ajuda Como utilizar e configurar os intermediadores de operações. -
Na aba Dados Fiscais , no campo Natureza de operação para venda desta integração selecione uma Natureza de venda padrão para essa plataforma. A natureza selecionada será atribuída na Importação dos pedidos no Tiny e no momento em que gerar a Nota Fiscal através do pedido importado.
Observação:
Além disso, você pode Habilitar ou Desabilitar o campo Definir natureza de operação diferente para destinatários contribuintes do ICMS. Habilitando esse campo, você poderá selecionar uma natureza de operação específica, a qual será aplicada no momento em que o Tiny identificar que o pedido de venda trata-se de um cliente contribuinte. -
Na aba Gestão de preços , defina qual será a regra de preços para a integração, tanto para importação, quanto para envio de produtos ao e-commerce.
- Preço fixo : conforme o preço do produto, o anúncio pode receber um valor fixo de preço de venda, levando em consideração acréscimos e descontos aplicados individualmente;
- Conforme regras de preço : trata-se de todas as regras do marketplace no que diz respeito ao percentual de comissão, adicional de frete para produtos com preço mínimo e/ou por faixa de peso cubado dos produtos e fórmula de cálculo para aplicar os valores adicionais;
- Conforme lista de preços : para uso de listas de preços dos produtos, específicas para o e-commerce ou marketplace.
Ao definir a regra como Conforme lista de preços , no campo Lista de preços utilizada nos produtos , selecione a lista de preços que será utilizada na importação de pedidos do e-commerce. Saiba como configurar Listas de preços.
Ao definir a regra como Conforme regras de preço , siga a configuração de Precificação de anúncios com base nas regras das plataformas de e-commerce e marketplaces.
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Todas as situações dos pedidos no e-commerce podem ser mapeadas para as situações de pedidos no Tiny.
Ao clicar em Adicionar situações padrão , são adicionadas as situações presentes no e-commerce e as mesmas serão listadas na coluna Código da situação no E-commerce. Abaixo, em Sequência das situações no Tiny é apresentado um fluxo de situações dos pedidos. No campo Permite retroceder situação dos pedidos na sincronização de situações ao Habilitar a opção será possível alterar as situações dos pedidos para anteriores da situação atual, por exemplo, um pedido Enviado voltar para a situação Preparando Envio.
Em Situação no Tiny , selecione a situação correspondente no Tiny. Existe também, a possibilidade de adicionar novas situações ao acessar Adicionar mapeamento de situação.
Observação:
Ao importar um pedido de venda do e-commerce para o Tiny, o pedido assume a situação configurada. Caso não seja realizada a configuração o pedido será importado e atribuído a situação Em aberto. -
Na aba Formas de Recebimento , pode-se relacionar as formas de pagamento dos seus pedidos da loja virtual com a forma de recebimento no Tiny. Esta configuração fará com que suas contas a receber sejam geradas corretamente no Tiny, com as mesmas informações.
Ao habilitar o parâmetro Importar forma de recebimento nos pedidos , será possível realizar o mapeamento das formas de pagamento presentes em sua plataforma com os respectivos destinos no Tiny.
Na configuração Forma de recebimento padrão para os pedidos importados deste e-commerce , selecione a forma de recebimento que será utilizada caso o pedido seja importado sem nenhuma forma mapeada.
Logo abaixo, em Relacione as formas de recebimento do Tiny com as da integração , no campo de Forma de recebimento , selecione a forma de recebimento do Tiny que deseja mapear.
Depois, através do campo Código na integração , clique sobre o botão Relacionar forma de recebimento.
Na janela que será exibida, selecione a forma de recebimento de sua plataforma que será vinculada à forma de pagamento escolhida anteriormente.
Caso nenhuma forma de recebimento seja exibida ou se a forma que você deseja vincular não está sendo exibida na listagem, existe a possibilidade de realizar a busca da forma vinculada em um pedido da plataforma através do botão Obter via pedido. Também, caso você já possua a informação de qual código deverá utilizar para realizar o vínculo, clique em Informar código manualmente.
Após realizar o vínculo, clique em Selecionar.
Para incluir uma nova forma de recebimento, clique em Adicionar forma de recebimento. Caso não possua nenhuma forma de recebimento e deseje cadastrar, acesse a ajuda Formas de Recebimento.
Observação:
Sempre que um pedido for importado sem uma forma de recebimento mapeada, a forma selecionada no campo Forma de recebimento padrão será utilizada. -
Em Formas de frete pode ser realizado o mapeamento das formas de frete presentes no e-commerce, com as formas de envio cadastradas em sua conta no Tiny.
Para isso, no campo Forma de envio e Forma de frete , selecione a forma de frete que deseja mapear.
Em Código na integração , clique no botão Relacionar forma de frete.
A seguir, na listagem exibida, selecione a forma de envio correspondente em sua plataforma.
Se a forma de envio não for exibida na busca pela integração e você tiver o código para mapeamento, clique no botão Informar código manualmente e insira a respectiva informação.
Ou ainda, você poderá informar o Identificador do pedido na integração para que o Tiny realize a busca de qual forma de frete está inserida no mesmo para que o vínculo seja realizado. Desta forma, todas as vendas com a mesma forma de envio do pedido utilizado como exemplo, serão identificadas com a forma escolhida anteriormente.
Caso precise adicionar novas formas de frete, clique em Adicionar.
Observações:
- Ao adicionar as formas de frete selecionadas o Tiny busca as formas de envio já configuradas em sua conta.
- Para mapear as formas de frete da Frenet, acesse a ajuda Mapear formas de frete Frenet.
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Ao final, não esqueça de Salvar as configurações.
Recepção de produtos do e-commerce no Tiny
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Os produtos cadastrados em sua conta na Amazon, podem ser recebidos no Tiny. Realize a recepção de produtos, acessando Menu → Cadastros → Produtos → Receber do e-commerce.
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A seguir, selecione o E-commerce para recepção dos seus produtos e clique em Avançar.
Os campos importados são:
- Código (SKU)
- Descrição
- Peso bruto
- Peso líquido
- Preço de venda
- Marca
- Estoque atual
- Imagens
- Altura embalagem
- Largura embalagem
- Comprimento embalagem
- Variações
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Primeiramente, escolha o que deseja receber entre as opções: Todos os anúncios ou Apenas anúncios novos.
Abaixo, defina as opções de atualizações dos dados dos produtos, podendo selecionar Atualizar dados do produto , Atualizar preço do produto , Atualizar o estoque , Atualizar imagens.
Além disso, ao selecionar a opção Preencher dados fiscais (NCM, Origem, Unidade) poderá preencher informações padrão para estes campos, que serão consideradas no recebimentos dos produtos.
Para concluir o processo de recebimentos dos produtos, clique em Importar.
Observação:
A opção Criar exceções na lista de preços vinculada ao e-commerce refere-se a lista de preço selecionada na configuração do e-commerce no Tiny. Ao marcar essa opção, os produtos que estão na lista de produtos com preços diferentes serão criados e atualizados.Atenção!
Caso seus produtos não estejam sendo importados, verifique se o relatório de processamento de arquivos encontra-se no idioma em Inglês. Se estiver em outro idioma, os produtos não serão importados. Para alterar essa informação, no painel administrativo da Amazon, acesse em Configurações → Informações da conta → Idioma do relatório de processamento de arquivo → Alterar idioma e selecione English (US). -
Se durante a importação dos produtos ocorrer algum imprevisto e for necessário interromper a ação ou então ocorrer algum problema devido ao grande número de produtos a serem importados, é possível Interromper a recepção de produtos para continuar a importação num momento posterior.
Com a ação Interromper , é possível continuar a importação num outro momento, continuando do ponto em que parou. É possível retomar esta importação em até 7 dias corridos.
Recepção de pedidos do e-commerce no Tiny
Os pedidos realizados na Amazon serão importados automaticamente em sua conta. O processo de atualização dos pedidos ocorre no intervalo de 10 minutos.
Seus pedidos da Amazon serão recebidos em Vendas → Pedidos de venda.
Para localizar somente os pedidos da Amazon, utilize o filtro E-commerce , selecione a sua loja Amazon e clique em Aplicar.
Como enviar ofertas de produtos do Tiny para Amazon
Atenção!
O Tiny não envia produtos novos para Amazon, o que ocorre é a atualização de produtos já cadastrados na Amazon. Por isso, é importante cadastrar seus produtos na Amazon e receber esses produtos em sua conta no Tiny.A atualização dos produtos ocorrem através da buscar por:- Primeiro pelo SellerSKU , igual ao SKU do produto no Tiny.
- Segundo, pelo GTIN/EAN buscamos na Amazon se tem algum produto com o mesmo GTIN/EAN do Tiny informado.
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Para enviar ofertas de produtos do Tiny para Amazon, acesse Menu → Cadastros → Produtos → Marque o item que deseja enviar na lateral esquerda → Enviar para o e-commerce.
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A seguir, selecione a plataforma em que os produtos serão enviados. Também é possível selecionar as opções Atualizar estoque no e-commerce e Parar o envio em lote caso algum produto seja rejeitado.
Ao clicar em Avançar , serão listados os produtos a serem enviados.
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No momento que clicar em Enviar , o Tiny verificará quais dos produtos selecionados possuem o campo SellerSKU ou GTIN/EAN na Amazon igual ao cadastro de produto no Tiny. No caso do produto existir na Amazon, o Tiny fará o envio de estoque e preço para a Amazon, criando uma oferta para o produto.
Após o envio, as ofertas passam por um processamento. Para acompanhar a situação da oferta, acesse a aba e-commerce no cadastro dos produtos enviados.
Observação:
A API da Amazon possui o limite de 60 requisições por hora. Para qualquer tipo de envio de dados.
Informações relacionadas
Como obter os dados de autenticação na Amazon
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Para se autenticar e conseguir usar os métodos da Amazon MWS , é necessário que o usuário tenha posse de algumas chaves de autenticação, segue o passo a passo para conseguir as chaves:
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Para obter a chave de acesso, chave secreta e id do desenvolvedor, acesse Painel do vendedor na Amazon → Configurações e clique em Permissões do Usuário.
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A seguir, na seção Desenvolvedor e Aplicativos de Terceiros é necessário acessar a opção Gerencie sua página de aplicativos.
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Agora, clique em Autorizar novo desenvolvedor.
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O próximo passo é preencher o Nome do desenvolvedor e o ID do desenvolvedor , com as seguinte informações:
- Nome do desenvolvedor: TinyERP
- ID do desenvolvedor: 373472476536
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Na próxima tela aceite os termos e clique em Próximo.
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É necessário guardar o Id do vendedor(SellerId) e o Token de autorização do MWS(AuthToken).
Como consultar produtos aguardando associação
Alguns produtos sincronizados com a Amazon ficam em processamento. Desta forma, foi criada ação no cadastro de produtos que possibilita verificar os produtos que estão aguardando processamento, a fim de confirmar a criação dos mesmos no Tiny ou rejeitá-los, caso não tenham sido aprovados na plataforma.
Para isso, siga os passos:
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Em Cadastros → Produtos, clique em Mais ações → Consultar anúncios em processamento.
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A seguir, selecione a integração com a Amazon.
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Na listagem dos itens exibidos, será possível Ativar ou Rejeitar os anúncios .
Enviar código de rastreio para Amazon
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Atenção!
Para enviar o código de rastreamento para Amazon, é preciso informar no pedido ou nota fiscal o transportador, sendo ele Correios ou Transportadora. O campo será preenchido no Pedido de Venda ou na Nota Fiscal e por fim, gerar o agrupamento (PLP ou Coleta) no módulo de Expedição. Veja como gerar a Expedição. -
Acesse o módulo de Expedição, selecione a forma de envio Correios → Aba Concluídas → Clique no menu de contexto ao lado da expedição gerada → Enviar código de rastreio para o e-commerce.
Observações:
- Apenas o código de rastreio é enviado para a Amazon.
- A API da Amazon possui o limite de 60 requisições por hora. Para qualquer tipo de envio de dados.
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Após isso, ao acessar a expedição será adicionado um Marcador que identifica quando o código de rastreio já foi enviado para Amazon.
Enviar estoque dos produtos no Tiny para Amazon
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Para realizar o envio do estoque dos produtos ao e-commerce em lote, acesse em Menu → Cadastros → Produtos → Selecione os produtos → Mais Ações e clique em Enviar estoque ao e-commerce.
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Caso queira enviar somente o estoque de um produto em específico, acesse o Menu de contexto do produto e clique em Enviar estoque ao e-commerce.
Além do envio da quantidade em estoque, também é enviada a quantidade informada no campo Dias para preparação presente no cadastro dos produtos.
Observação:
A API da Amazon possui o limite de 60 requisições por hora. Para qualquer tipo de envio de dados.Enviar preço dos produtos no Tiny para Amazon
Observação:
A API da Amazon possui o limite de 60 requisições por hora. Para qualquer tipo de envio de dados.Envio de preços em lote
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Para realizar o envio dos preços dos produtos ao e-commerce em lote, acesse em Menu → Cadastros → Produtos → Selecione os produtos → Mais Ações → Enviar preços para o e-commerce.
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Agora no campo Plataforma você pode selecionar mais que uma plataforma para o envio dos preços. Na lista de plataformas que será exibida, selecione aquelas que deseja enviar os preços desses produtos.
Após definir para qual ou quais plataformas receberão o envio dos preços, clique em Enviar.
Envio de preço de forma individual
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Caso queira enviar somente o preço de um produto em específico, acesse o Menu de contexto do produto e clique em Enviar preços para o e-commerce.
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No campo Plataforma você pode selecionar mais que uma plataforma para o envio do preço. Na lista de plataformas que será exibida, selecione aquelas que deseja enviar o preço desse produto.
Após definir para qual ou quais plataformas receberão o envio do preço, clique em Enviar.
Recursos disponíveis
Dicas e informações adicionais
- Caso seja necessário realizar a exclusão dos mapeamentos dos produtos com a sua plataforma, acesse Configurações → Aba E-commerce → Integrações e marque a integração desejada. Depois, clique em Mais ações → Excluir todos os anúncios no Tiny. É importante mencionar que esta ação, depois de concluída, não poderá ser desfeita.
- Para atualizar o estoque, é necessário na configuração da integração, no campo Atualizar estoque na loja virtual a partir do Tiny presente na aba Configurações, selecionar a opção Enviar saldo físico. Lembrando que, para haver esta atualização é necessário ou Mapear manualmente seus produtos, na aba E-commerce do cadastro do seu produto ou quando receber os pedidos, Lançar o estoque do mesmo.
- Se precisar importar um pedido de forma individual, poderá realizar essa importação acessando em Menu → Vendas → Pedidos de Venda → Mais ações e clique em Importar pedido do e-commece. Também, é possível realizar essa importação diretamente em Notas Fiscais, acessando em Menu → Vendas → Notas Fiscais → Mais ações e clique em Importar pedido do e-commece.
- Sempre que um pedido é importado, o cliente automaticamente é cadastrado em Cadastros → Clientes e fornecedores.