Acesse o site da Amazon. Para vender, crie sua conta.
A integração com a Amazon foi desenvolvida pela Tiny e possibilita o recebimento de pedidos de forma automática, envio de estoque, sincronização das situações dos pedidos e recepção dos produtos presentes na Amazon.
Recursos disponíveis
Receber produtos | ✔ |
Receber pedidos | ✔ |
Enviar produtos * | ✔ |
Enviar estoque | ✔ |
Enviar preços | ✔ |
Sincronizar situação | ✔ |
OMS | ✔ |
* O Envio de produtos para Amazon compreende as funcionalidades de envio de ofertas, para produtos já cadastrados no catálogo da Amazon. E o envio de produtos novos, desde que estes sejam simples e estejam associados a categorias disponíveis. Veja mais na seção como enviar produtos simples.
Regras para anunciar na Amazon
Pré-requisitos:
- Emitir nota fiscal eletrônica (e-NF) de todos os produtos vendidos.
- Definir a categoria de venda.
Documentação necessária:
- CPF ou CNPJ válido.
- Conta bancária e cartão de crédito (Visa, MasterCard, Diner ou Elo) ativos.
Mais informações para iniciar suas vendas na Amazon, acesse como começar a vender.
Como configurar a integração
Ao configurar a integração, você irá conectar a sua do Tiny à conta da Amazon, preparando-a para a sincronização de produtos, pedidos, atualização de preços e estoque, mapeamentos de categorias, formas de recebimento, formas de frete, etc..
Aba Conexão
- Para conectar a integração, acesse em menu → início → integrações.
- Ativa: Indica que a integração foi realizada com sucesso e encontra-se pronta para uso.
- Inativa: Indica a inatividade desta loja no Tiny, ou seja, a loja não estará disponível para sincronização de pedidos, produtos e demais ações pertinentes.
-
Não instalada: Indica que a plataforma foi logada mas não configurada.
Somente as integrações Ativas serão exibidas para uso nas sincronizações, importações e demais ações no Tiny.
- Clique em adicionar integração e busque por Amazon.
-
Em conectar integração, confirme ou informe o nome da integração no Tiny.
Na seção Autenticação, clique no botão conectar na Amazon. Faça o login na sua conta Amazon. Após logar, você será redirecionado para o Tiny para concluir suas configurações.
Observação:
Para prosseguir com as configurações da integração, é necessário que sua conta na Amazon esteja autenticada no Tiny.
Aba Produtos
Na aba produtos, você define as regras de estoque, preço, do envio de e recebimento de produtos e os tipos de anúncio. Essas definição serão aplicadas a todas
Receber produtos
Ao importar produtos |
Define, ao receber os produtos da plataforma, como as imagens do produto vão ser recebidas no Tiny: Importar imagens como anexo: as imagens do produto vão ser registradas no cadastro do produto. Apenas importar a URL externa das imagens: apenas as URLs das imagens dos produtos serão salvas no Tiny. |
Regras de estoque
Define como será a forma de controle de estoque na integração.
Atualizar estoque na loja virtual a partir do Tiny | Selecione umas opções disponíveis para atualização do estoque, sendo elas: não atualizar, enviar saldo físico (estoque total) ou enviar saldo disponível (estoque total considerando a reserva de estoque). |
---|---|
Depósito a ser considerado na integração | Defina qual o depósito vai ser considerado para as ações: importar pedido, importar produtos e enviar estoque, ou seja, toda movimentação de produtos vai ser atribuída a este depósito padrão.
* O campo depósito a ser considerado na integração será exibido nas contas que possuem a extensão depósitos de estoque instalada. |
Utilizar estoque de segurança |
Habilite este parâmetro para informar a quantidade de itens no estoque de segurança. Desta forma, quando seu estoque atingir este número, a quantidade de itens enviada para a plataforma vai ser zero. Por exemplo: Estoque de segurança = 5. Estoque atual = 2. Ao atualizar o estoque na plataforma, vai ser enviado saldo = 0. * Parâmetro não considerado para produtos sob encomenda. |
Preços
Define a regra de preços para a integração, tanto para importação, quanto para envio de produtos ao e-commerce.
-
-
Preço fixo: conforme o preço do produto, o anúncio pode receber um valor fixo de preço de venda, levando em consideração acréscimos e descontos aplicados individualmente;
-
Conforme regras de preço: trata-se de todas as regras do marketplace relacionado ao percentual de comissão, adicional de frete para produtos com preço mínimo e/ou por faixa de peso cubado dos produtos e fórmula de cálculo para aplicar os valores adicionais. Ao definir essa regra, siga a configuração de precificação de anúncios com base nas regras das plataformas de e-commerce e marketplaces.
-
Conforme lista de preços: utiliza de listas de preços dos produtos, específicas para o e-commerce ou marketplace. Ao definir essa regra, no campo lista de preços utilizada nos produtos, selecione a lista de preços a ser considerada na importação de pedidos do e-commerce. Saiba como configurar em listas de preços.
-
Aba Pedidos
Na aba pedidos, você define as regras do fluxo de recebimento e tratativas de pedidos da plataforma.
Fluxo de pedidos
Importar valor do frete nos pedidos | Com esse parâmetro habilitado o valor do frete também vai ser importado, ao importar os pedidos. |
---|---|
Completar endereço do cliente a partir do CEP na importação de pedidos |
Com esse parâmetro habilitado, o endereço do cliente será preenchido no Tiny, ao importar os pedidos: Não: o endereço do cliente permanecerá incompleto, caso esteja incompleto na plataforma. Apenas se bairro não está informado: Se o campo bairro no pedido de venda não estiver preenchido, o Tiny irá completar o endereço do cliente. Sempre: o CEP sempre será validado junto ao Correios para preenchimento do endereço do cliente. Os dados de endereço obtidos na plataforma de e-commerce serão ignorados. |
Método de impressão de etiquetas para pedidos DBA |
Escolha o método de impressão para as etiquetas, formato PDF fornecido pela Amazon ou Impressora térmica. * Orientamos, conforme sugestão do parceiro, utilizar o modelo de impressão PDF. * Saiba mais em Amazon DBA - Delivery by Amazon |
Enviar rastreamento ao alterar a situação no Tiny para enviado | Com esse parâmetro habilitado, o código de rastreio será automaticamente enviado para a plataforma sempre que a situação do pedido for alterada para enviado. Saiba mais sobre essa rotina através da ajuda atualizar situação de envio dos pedidos. |
Intermediador |
Selecione o intermediador de suas operações. Maiores informações em como utilizar e configurar os intermediadores de operações. * A informação de intermediador da transação é obrigatória para emissão de NFe. |
Dados fiscais
Define as regras fiscais que serão utilizadas para esta integração.
Natureza de operação para venda |
Selecione a natureza de operação que será atribuída de forma padrão na importação dos pedidos no Tiny e ao gerar nota fiscal através do pedido importado. * Optantes do regime normal devem definir as configurações para os seguintes campos: Natureza de operação de venda para contribuinte, Natureza de operação de venda para não contribuinte e Natureza de operação para venda desta integração. * Mais informações, acesse naturezas de operação de saída. |
---|---|
Definir natureza de operação diferente para destinatários contribuintes do ICMS |
Com esse parâmetro habilitado, você poderá selecionar uma natureza de operação específica para destinatários contribuintes do ICMS, a qual será aplicada no momento em que o Tiny identificar que o pedido de venda trata-se de um cliente contribuinte. |
Aba Custos
São definidos os custos de comissão cobrados pelo marketplace. Defina a categoria no Tiny, a taxa (%) ou o valor mínimo de comissão e clique em Salvar.
Observação:
A aba Custos somente aparecerá com a extensão custos do e-commerce instalada.Aba Mapeamentos
Define o vínculo entre os códigos do Tiny com os códigos da plataforma para categorias, variações, situação dos pedidos, formas de recebimento e de frete, e a definição dos horários de envio de mercadorias.
Situações de pedidos
Define o vínculo entre os pedidos no Tiny e na plataforma de acordo com a situação do pedido através do mapeamento da situação dos pedidos no e-commerce com as respectivas situações no Tiny, definindo também o fluxo da sequência das situações no Tiny.
As situações padrão e as respectivas situações dos pedidos no Tiny são preenchidas de forma automática ao cliacar em adicionar situações padrão.
Para adicionar novas situações, clique em adicionar mapeamento de situação, localizado ao final da página, após os mapeamentos existentes.
Ao habilitar o permite retroceder situação dos pedidos na sincronização de situações, será possível alterar a situação de um pedido para uma situação anterior à atual, por exemplo, um pedido enviado poderá voltar para a situação preparando envio. No entanto, caso você utilize o recurso do OMS, recomendamos manter este parâmetro desabilitado.
Observações:
- Ao importar um pedido de venda do e-commerce para o Tiny, o pedido assume a situação configurada. Caso a situação não esteja configurada, o pedido importado terá a situação em aberto atribuída.
- Os pedidos na situação ready to ship na plataforma, são importados para o Tiny assumindo a situação pronto para envio.
Formas de recebimento
Define o vínculo entre as formas de recebimento dos seus pedidos da loja virtual com a forma de recebimento no Tiny. Esta configuração fará com que suas contas a receber sejam geradas no Tiny com as mesmas informações da plataforma.
Ao habilitar o parâmetro importar forma de recebimento nos pedidos, será possível relacionar as formas de pagamento presentes em sua plataforma com os respectivos destinos no Tiny. Para isso, clique em adicionar forma de recebimento.
A seguir, no campo de forma de recebimento, selecione a forma de recebimento do Tiny a ser relacionada com a da integração. No campo código na integração, clique sobre o botão relacionar forma de recebimento 🔗 e selecione a forma de recebimento de sua plataforma que corresponderá à do Tiny.
Se a forma de recebimento correspondente não for exibida, é possível buscar por pedido que possua a mesma forma de recebimento selecionada para realizar o relacionamento. Para isso, é necessário informar o identificador do pedido na integração, através do Order ID ou Shipment ID. Ou, caso saiba o código de integração, clique em informar código manualmente e digite o código.
Observação:
Ao adicionar as formas de recebimento selecionadas, o Tiny busca as formas já configuradas em sua conta. Para informações de como cadastrar as formas de recebimento, acesse formas de recebimento.Para confirmar o relacionamento, clique em relacionar.
No campo forma de recebimento padrão, defina a forma de recebimento que será utilizada sempre que o pedido importado não possua nenhuma forma relacionada.
No campo categoria financeira padrão dos pedidos, selecione a categoria financeira padrão para esta integração, se assim desejar. As categorias financeiras exibidas são previamente cadastradas em categorias de receitas e despesas, nas configurações de finanças.
Formas de frete
Define o vínculo entre as formas de frete dos seus pedidos da loja virtual com a forma de frete no Tiny. Esta configuração fará com que os pedidos no Tiny sejam gerados com as mesmas informações de frete da plataforma.
Para fazer o mapeamento das formas de frete presentes no e-commerce, com as formas de envio cadastradas em sua conta no Tiny, no campo forma de envio e forma de frete, selecione as formas que deseja mapear.
Em código na integração, clique no botão relacionar forma de frete 🔗. E, na listagem exibida, selecione a forma de envio correspondente em sua plataforma.
Se a forma de frete correspondente não for exibida, é possível obter por pedido que tenha a mesma forma de frete selecionada para realizar o relacionamento, informando o identificador do pedido na integração. Ou, caso saiba o código de integração, clique em informar código manualmente e digite o código. Para confirmar o relacionamento, clique em relacionar.
Para adicionar novas formas de frete, clique em adicionar.
Observações:
- Ao adicionar as formas de frete selecionadas, o Tiny busca as formas de envio já configuradas em sua conta. Para cadastro de novas formas de envio, consulte formas de envio.
- Para mapear as formas de frete da Frenet, acesse a ajuda mapear formas de frete Frenet.
Categorias
Relacione as categorias de produtos no Tiny com as categorias do e-commerce, assim os produtos já serão enviados nas categorias mapeadas previamente.
Categorias já cadastradas serão apresentadas em categoria no Tiny. Adicione o código da categoria no e-commerce clicando no botão configurar categoria no e-commerce 🔗.
Observações:
- Caso ainda não possua categorias cadastradas em sua conta no Tiny, verifique as instruções para inclusão de categorias em como cadastrar categorias de produtos.
- As instruções para vincular as categorias no cadastro de produtos, estão disponíveis em como cadastrar produtos.
- Caso ainda não possua categorias cadastradas em sua conta no Tiny, verifique as instruções para inclusão de categorias em como cadastrar categorias de produtos.
- Para que o envio dos produtos para o e-commerce ocorra com sucesso, é necessário que o mapeamento das categorias do Tiny e da plataforma esteja feito, assim, ao sincronizar os produtos, eles serão corretamente vinculados.
- Verifique as categorias disponíveis para esta integração.
Não esqueça de salvar as configurações e confirmar, após aceite do Termos de aceite da Amazon.
Atenção!
A API da Amazon possui o limite de 60 requisições por hora, para qualquer tipo de envio de dados.Como receber produtos do e-commerce no Tiny
-
Acesse menu → cadastros → anúncios para importar os produtos cadastrados em sua loja virtual.
-
Selecione sua integração para recepção dos seus produtos e clique em gerenciar anúncios → importar anúncios.
-
Selecione quais anúncios deseja importar: todos os anúncios da minha conta ou somente anúncios novos (anúncios não cadastrados no Tiny).
Observação:
Nesta integração são importados apenas anúncios em lote, por este motivo, para que tenha sucesso ao importar os produtos, marque ou todos os anúncios da minha conta ou somente anúncios novos.Os campos importados são:
- Altura embalagem;
- Código (SKU);
- Comprimento embalagem;
- Descrição;
- Estoque atual;
- Imagens;
- Largura embalagem;
- Marca;
- Peso bruto;
- Peso líquido;
- Preço de venda;
- Variações.
- Clique em prosseguir e após em relacionar estes anúncios aos seus produtos, selecione a forma de relacionamento destes anúncios com os produtos existentes no Tiny (por código SKU, por descrição ou GTIN).
- Selecione dentre as opções de atualização, se existir um relacionamento prévio entre anúncios: não, para não atualizar informações do produto ou sim, definindo o que será atualizado (todos os dados ou apenas os dados não preenchidos), e se deseja também atualizar preços dos produtos já existentes, atualizar o estoque (necessário informar qual depósito atualizar) ou atualizarimagens.
- Clique em relacionar para concluir o processo de recebimentos dos produtos.
- O Tiny indicará se existem anúncios ainda não relacionados e você definirá qual ação realizar. Sugerimos criar os produtos ao importar os anúncios da sua plataforma.
- Após clique em continuar, retornando à listagem de anúncios.
-
Para concluir o processo de recebimento dos produtos, clique em Importar. O Tiny informará o resultado da ação.
Observação:
- A opção Criar exceções de preços será exibida se a regra de preço da integração for definida conforme lista de preços. Ao marcar essa opção, os produtos que estão na lista de produtos com preços diferentes serão criados e atualizados. Saiba mais em Listas de preços.
- Se durante a importação dos produtos ocorrer algum imprevisto e for necessário interromper a ação ou então ocorrer algum problema devido ao grande número de produtos a serem importados, é possível "Interromper" a recepção de produtos para continuar a importação num momento posterior.
- Com a ação Interromper, é possível continuar a importação num outro momento, continuando do ponto em que parou. É possível retomar esta importação em até 7 dias corridos.
Atenção!
Caso seus produtos não estejam sendo importados, verifique se o relatório de processamento de arquivos encontra-se no idioma em Inglês. Se estiver em outro idioma, os produtos não serão importados. Para alterar essa informação, no painel administrativo da Amazon, acesse em Configurações → Informações da conta → Idioma do relatório de processamento de arquivo → Alterar idioma e selecione English (US).
Como receber pedidos do e-commerce no Tiny
Os pedidos realizados na Amazon serão importados automaticamente para sua conta e estarão disponíveis em Vendas → Pedidos de venda.
Observação:
Para importar um único pedido, acesse Menu → Vendas → Pedidos de Venda ou Notas Fiscais → mais ações → importar pedido do e-commerce. Selecione a plataforma e indique o número do pedido.O processo de atualização dos pedidos ocorre no intervalo de 10 minutos.
Para visualizar somente os pedidos desta integração, utilize o filtro E-commerce, selecione a sua loja e clique em Aplicar.
Observações:
- Sempre que um pedido é importado, o cliente é cadastrado automaticamente em Cadastros → Clientes e fornecedores.
- Como os pedidos da Amazon são importados automaticamente para o sistema, não será apresentada uma aba para esta integração no menu Vendas → Pedidos no e-commerce.
Como enviar ofertas de produtos para a integração
Observação:
Os produtos já criados na Amazon e enviados a partir do Tiny, vão ser atualizados na plataforma. Para que isso ocorra corretamente, é necessário que o GTIN/EAN seja igual, assim, o relacionamento entre os produtos vai ser feito corretamente. Na central do vendedor, você encontra informações sobre a criação do catálogo na plataforma.
- Para enviar as ofertas, acesse menu → cadastros →produtos.
- Localize o produto a ser enviado e clique em menu de contexto (...) → enviar para o e-commerce.
- Selecione sua loja Amazon, no campo plataforma.
- Clique em continuar envio de produtos e você será direcionado para o módulo anúncios → anunciar no e-commerce → relacionamento de categorias. Maiores informações sobre esse módulo, acesse anúncios.
- Valide o relacionamento de categorias de produtos e clique em continuar.
- Em revisão do anúncio, clique sobre o anúncio, na tela de editar dados do anúncio vá em ficha técnica e preencha os atributos do anúncios.
- Salve e valide as informações para envio e clique em enviar anúncios.
Será apresentada a tela Resumo do envio. Clique em revisar para avaliar as informações do produto ou finalizar para concluir o processo.
Como enviar produtos simples
O envio de novos produtos simples (que não tem variações), só irá ocorrer para determinadas categorias, já mapeadas entre Tiny e Amazon. Ao enviar o produto, verifique se a categoria do seu produto está disponível para relacionamento ou consulte categorias disponíveis.
Caso a sua categoria não esteja disponível no momento, você pode nos indicar neste formulário a categoria a qual você deseja trabalhar. Nosso time estará monitorando as solicitações e disponibilizando as categorias.
- Para enviar as ofertas, acesse menu → cadastros →produtos.
- Localize o produto a ser enviado e clique em menu de contexto (...) → enviar para o e-commerce.
- Selecione sua loja Amazon, no campo plataforma.
- Clique em continuar envio de produtos e você será direcionado para o módulo anúncios → anunciar no e-commerce → relacionamento de categorias. Maiores informações sobre esse módulo, acesse anúncios.
- Valide o relacionamento de categorias de produtos e clique em continuar.
- Em categoria no(a) Amazon, clique em relacionar e selecione a categoria correspondente.
- Clique em atribuir categoria e em seguida em continuar.
-
Em revisão do anúncio, clique sobre o anúncio, na tela de editar dados do anúncio, clique na aba atributos e em seguida em editar atributos.
Observações:
- Para criação de anúncios nesta categoria, o marketplace Amazon exige que alguns atributos sejam informados. Indicamos que edite os atributos e salve para verificar o preenchimento.
- Os atributos a serem preenchidos variam de acordo com a categoria de produto relacionada.
- Os anúncios precisam ter no mínimo 4 imagens anexadas
- As imagens anexadas ao anúncio precisam ter no mínimo 500x500 pixels
- O título do anúncio é obrigatório e precisa ter pelo menos 10 caracteres
- A marca preenchida no produto será autompaticamente adicionada ao título, aparecendo a frente da descrição definida no mesmo. (Obs.: marcas genéricas serão desconsideradas)
- Navegue pelas abas disponíveis e preencha as informações necessárias.
- Salve e valide as informações para envio e clique em enviar anúncios.
Será apresentada a tela Resumo do envio. Clique em revisar para avaliar as informações do produto ou finalizar para concluir o processo.
Como consultar anúncios em processamento
Alguns produtos sincronizados com a Amazon podem ficar no estado "em processamento", não criando a oferta na plataforma.
- Para acompanhar a situação dos produtos, acesse Cadastros → Produtos → mais ações → consultar anúncios em processamento.
- Selecione a integração desejada e clique em selecionar.
- Valide os anúncios exibidos e escolha entre ativar ou rejeitar os anúncios.
Como enviar o código de rastreio
Atenção!
Para enviar o código de rastreamento, é preciso identificar o transportador, Correios ou Transportadora, no pedido ou nota fiscal. O campo será preenchido no Pedido de Venda ou na Nota Fiscal e, por fim gerar o agrupamento (PLP ou Coleta) no módulo de Expedição. Veja como gerar a Expedição.-
Acesse Início → Vendas → Expedição, adicione o filtro por forma de envio e selecione a forma de envio Correios. Na aba Concluídas, clique no Menu de contexto (...) → Enviar código de rastreio para o e-commerce.
Observações:
- Apenas o código de rastreio é enviado para a plataforma.
-
Ao acessar a expedição será adicionado um Marcador que identifica quando o código de rastreio já foi enviado à plataforma.
Como enviar o estoque dos produtos no Tiny ao e-commerce
- Acesse Menu → Cadastros → Produtos.
- Selecione um ou mais produtos para envio.
- Clique em mais ações → Enviar estoque ao e-commerce.
Observações:
- Selecionando apenas um produto, o envio para o e-commerce pode ser realizado em menu de contexto (...) → enviar estoque para o e-commerce.
- Para enviar atualização de estoque de todos os anúncios de uma única vez. Acesse menu → cadastro → anúncios, selecione todos os anúncios da página, clique em enviar estoque para o e-commerce. Uma mensagem de expansão da seleção será exibida. Marque a opção de envio de todos anúncios e confirme. Defina qual saldo de estoque será enviado. Selecione, confira os anúncios e envie.
- Selecione sua loja Amazon, no campo Plataforma.
- Defina se serão enviados os saldos físico ou disponível dos produtos e clique em Selecionar.
A seguir serão exibidos os dados deste produto tais como: Identificador do anúncio, Descrição, Código (SKU), Preço e Estoque. - Valide se o produto está com as informações corretas e clique em Enviar. Além do envio da quantidade em estoque, também é enviada a quantidade informada no campo Dias para preparação presente no cadastro dos produtos.
Como enviar o preço dos produtos no Tiny ao e-commerce
-
Acesse Menu → Cadastros → Produtos.
-
Selecione um ou mais produtos para envio.
-
Clique em mais ações → Enviar preços para o e-commerce.
Observação:
Selecionando apenas um produto, o envio do preço para o e-commerce pode ser realizado em Menu de contexto (...) → Enviar preços para o e-commerce. -
Selecione sua loja Amazon, no campo Plataforma e clique em Selecionar.
A seguir serão exibidos os dados deste produto tais como: Identificador do anúncio, Descrição, Código (SKU) e Preço. - Valide se o produto está com as informações corretas e clique em Enviar.
- Caso seja necessário realizar a exclusão dos mapeamentos dos produtos com a sua plataforma, acesse Menu → Início → Integrações. Busque pela integração desejada, clique no Menu de contexto (...) → excluir todos os anúncios no Tiny. É importante mencionar que esta ação, depois de concluída, não poderá ser desfeita.