A Frenet é um gateway logístico que integra seu e-commerce com as melhores transportadoras através de um serviço de alta disponibilidade, facilitando a escolha do transportador através da cotação de fretes.
Pré-requisitos
- Estar inscrito no Plano Básico, Essencial, Grande, Crescer, Evoluir ou Potencializar
Como configurar a integração
- Para iniciar a configuração, acesse menu → configurações. Clique na aba vendas e na seção expedição e logística clique em gateways logísticos.
- Clique em incluir gateway logístico.
- A seguir, no campo tipo selecione a opção Frenet.
- No campo descrição preencha o nome da integração que será exibida no Tiny.
- Na seção configurações de autenticação, informe o token da integração, disponível no painel administrativo da Frenet e clique em efetuar login.
Veja como localizar seu token no painel da Frenet. - Em configurações adicionais, informe as dimensões para cotação (defina se deseja utilizar as dimensões informadas na tela de cotação ou utilizar as dimensões dos produtos ao realizar a cotação do frete) e se deseja utilizar a cotação simplificada (escolhendo sim, será utilizado URL exclusiva para cotação simplificada e serão retornadas no máximo duas cotações).
- Na seção criar ou vincular formas de frete são listadas as formas de envio vinculadas ao seu contrato com a Frenet e conforme sua preferência.
No campo forma de envio no Tiny há duas possibilidades: criar uma nova forma de envio vinculada a Frenet ou vincular essa forma de envio com alguma já cadastrada em sua conta no Tiny.
O mesmo ocorre no campo forma de frete no Tiny possibilitando criar uma nova forma de frete ou vincular a um serviço já cadastrado no Tiny.
Observações:
- Saiba quando criar nova forma de envio e frete.
- Saiba quando vincular uma forma de envio e frete com a Frenet.
- Para comprar etiquetas através da Frenet, habilite este parâmetro em cada uma das formas de envio configuradas em sua conta. Além disso, é necessário que você possua saldo em sua conta na Frenet para realizar a compra das etiquetas, durante a expedição.
- Caso precise remover alguma forma de frete que não deseja utilizar, clique no botão remover.
- Não esqueça de salvar as configurações.
Observações:
- Após salvar sua configuração, ao acessar novamente a configuração do gateway logístico, a seção editar vínculos das formas de frete estará disponível para edição do vínculo entre as formas de envio e de frete Frenet e Tiny.
- Para compra de etiquetas através da Frenet, sugerimos a criação de novas formas de envio.
Como imprimir etiquetas
- Os pedidos são enviados para a Frenet quando a expedição é concluída. Para isso, clique em concluir expedição.
- Com os pedidos recebidos com sucesso na plataforma, a situação da expedição é alterada para concluída e os dados de rastreamento (código e URL) são salvos no objeto.
- Para imprimir todas as etiquetas da logística presentes na expedição, clique em imprimir etiquetas do gateway logístico ou, em cada objeto, clique no menu de contexto (...) → imprimir etiquetas do gateway logístico.
Observações:
- Para concluir a expedição, é necessário que a informação de unidade de postagem esteja configurada no painel da Frenet.
- Se o usuário que realizou a integração da loja com a Frenet tiver crédito na conta, a etiqueta será gerada e o pagamento será automático com os créditos da carteira.
- Caso não tenha créditos na Frenet, o sistema informa que não foi possível continuar por falta de crédito, sendo possível efetuar a compra e pagamento diretamente na plataforma.
- A quantidade de etiquetas impressas será com base na quantidade de volumes inseridos no objeto através do agrupamento da Expedição.
Forma de envio Correios
Ao configurar a forma de envio Correios, não esqueça de definir se você possui ou não contrato. Esse ajuste é necessário para que a forma de frete Frenet retorne as cotações de forma adequada.
- Para isso, acesse menu → configurações. Clique na aba vendas e na seção expedição e logística, clique em formas de envio.
- Clique sobre a forma de envio Correios e, na seção configurações dos correios, no campo possui contrato, informe não caso você não possua contrato com os Correios.
- Se você possui algum contrato com os Correios, inclua uma nova forma de envio Correios "customizada" e informe o campo possui contrato como não.
- Se você criou a forma de envio customizada, ao vincular a forma de frete, não esqueça de utilizar a nova forma de envio.
- Acesse sua conta no painel administrativo da Frenet.
- No canto direito superior da tela, clique no ícone de painel do usuário e em seguida em dados cadastrais.
- Localize o quadro chaves de acesso, copie o código disponível no campo token e cole na configuração da integração do Tiny.
Cotação de fretes em pedidos de venda
Observação:
Caso a Frenet retorne cotações com valor zerado (R$ 0,00), o Tiny irá demonstrá-las da mesma forma, pois são considerados envios de frete grátis pela Frenet.Com a forma de frete Frenet configurada em sua conta, é possível realizar a cotação de fretes para suas propostas comerciais. Mais detalhes em cotação de fretes em propostas comerciais.
Observação:
Após realizar a cotação de frete é necessário incluir uma expedição de envio ao transportador.Como mapear formas de frete
- Para mapear as formas de frete, acesse o painel administrativo da Frenet com seu usuário e senha.
- No menu lateral, em meios de envio, acesse transportadoras.
A seguir, serão listadas todas as transportadoras possíveis de serem integradas. As transportadoras já integradas com seu e-commerce são identificadas pelo marcador modalidade ativada, conforme imagem a seguir:
-
Para localizar o código do serviço das transportadoras para mapear a forma de frete no Tiny, é necessário acessar a transportadora ativada desejada.
-
A lista de serviços de entrega exibe os serviços disponíveis e os quais já possui integração habilitada. Para mapear a forma de frete no Tiny é necessário informar o código do serviço, conforme imagem abaixo:
-
O próximo passo, é acessar a configuração do e-commerce em sua conta no Tiny. Para isso, acesse menu → início → integrações.
-
Pesquise pela sua integração de plataforma e clique sobre ela.
-
Na aba formas de frete, pode ser realizado o mapeamento das formas de frete presentes no e-commerce, com as formas de envio cadastradas em sua conta no Tiny.
Para isso, no campo forma de envio e forma de frete, selecione as formas configuradas para Frenet.
Em código na integração, clique no botão relacionar forma de frete. E, na listagem exibida, selecione a forma de envio correspondente em sua plataforma.
Se a forma de frete correspondente não for exibida, é possível buscar por pedido que possua a forma de frete Frenet para realizar o relacionamento ou, caso saiba o código de integração, clique em informar código manualmente e digite o código. Para confirmar o relacionamento, clique em relacionar.
Para adicionar novas formas de frete, clique em adicionar.
Observações:
- Ao adicionar as formas de frete selecionadas, o Tiny busca as formas de envio já configuradas em sua conta. Para cadastro de novas formas de envio, consulte formas de envio.
- Ao finalizar o mapeamento da forma de frete, clique em salvar.
Sugerimos a criação de formas de envio específicas para a Frenet quando você deseja comparar a cotação de frete das integrações com transportadoras com a cotação da Frenet, diretamente no Tiny, isto é, estarão disponíveis as cotações de frete das formas de envio integradas ao Tiny e as cotações específicas para a Frenet.
É importante salientar que o cadastro destas formas de envio servirão apenas para cotações, a geração de PLP e etiquetas deverão ser feitas pela integração nativa do Tiny, sendo necessário alterar manualmente nas vendas.
Sugerimos vincular as formas de envio cadastradas no Tiny com as formas da Frenet, apenas quando elas forem iguais. Vinculando as formas de envio Tiny e Frenet, apenas o serviço da Frenet será utilizado para a realização das cotações.
Como desvincular uma forma de envio
-
Para remover o vínculo de uma forma de envio com a Frenet, acesse menu → configurações. Clique na aba vendas e na seção expedição e logística clique em formas de envio.
-
Clique sobre a forma de envio e, na seção configurações das formas de frete, clique sobre o serviço que deseja remover o vínculo.
-
Localize o campo código do serviço, remova o código presente no campo e clique em salvar.
Informações adicionais
- Você pode comprar as etiquetas durante o processo de expedição, para isso, é necessário que você tenha saldo em sua conta da Frenet.
- As etiquetas geradas agrupam até 5 pedidos no mesmo PDF.
- A impressão das etiquetas está disponível somente em PDF.
- A situação dos pedidos de venda que utilizam a Frenet como gateway logístico pode ser atualizada, selecione os pedidos → mais ações → atualizar situação de envio dos pedidos.