O pedido de venda é uma peça fundamental para o faturamento da empresa, permitindo prever vendas e demanda de produtos. Podem ser gerados a partir de propostas comerciais, importação de pedidos de lojas virtuais ou cadastro direto no Tiny.
Após geração do pedido de venda, são geradas notas fiscais eletrônicas de produtos e serviços, além dos lançamentos financeiros e de estoque correspondentes.
Nesse artigo, você encontra o passo a passo para inclusão de um pedido de venda, como receber pedidos do e-commerce, como lançar e estornar contas, entre outras funcionalidades do módulo.
Fluxo de pedidos de venda no Tiny
- Acesse Menu → Vendas → Pedidos de Venda → Incluir pedido.
- A seguir, preencha os Dados do pedido e Adicione os itens dessa venda.
Observações:
- Após adicionar 1 item, tecle enter para incluir o produto e inserir uma nova linha para adição do próximo item.
- Pesquise o cliente pelas iniciais do nome do cliente, pelo CPF/CNPJ ou por email. Em refinar busca, é possível pesquisar o cliente pelo número do telefone com DDD cadastrado.
-
Pesquise os produtos a incluir por descrição, código SKU, GTIN. Em busca avançada de itens, é possível pesquisar também por código do fabricante e por palavras-chave na ordem da descrição do produto ao refinar busca .
-
Na seção Totais , visualizará os valores dos itens que se encontram no pedido, além disso, pode-se adicionar o peso dos itens do pedido, caso essa informação não tenha sido preenchida no cadastro do produto.
Em Detalhes da venda , pode-se inserir uma data prevista para o pedido, informar valor de desconto da venda, valor de frete e ainda se desejar existe a possibilidade de vincular o pedido a uma ordem de compra, além de ter a possibilidade de informar a data de envio do mesmo.
-
Na seção Pagamento , informe as condições de pagamento para este pedido.
Atenção!
Para que a forma de recebimento Pix funcione corretamente no formato múltiplas, é necessário que apenas uma parcela seja o Pix, ou seja, não é possível ter Pix diferentes numa mesma venda. -
Em Transportador , defina a forma de envio desse pedido. Ao lado, selecione se a venda será enviada para expedição no campo Enviar expedição.
-
Na seção de Dados adicionais , no campo Depósito selecione em quanto depósito de estoque será lançado o lançamento de estoque da venda, pode-se adicionar Observações sobre esse pedido e ainda adicionar Marcadores para identificar o pedido.
-
Ao final do pedido, salve o mesmo em Salvar.
Observações:
- Para exibir a miniatura da imagem do produto, se cadastrada, na tela de listagem de pedidos de venda, acesse configurar informações visíveis → habilite imagem dos itens e clique em aplicar. Nos casos em que exista mais de uma imagem, será exibida apenas a primeira e o indicativo + ficará disponível no canto superior direito da miniatura.
- Caso o percentual de desconto aplicado ultrapasse o limite normal permitido, ao salvar a venda será necessário informar a senha de desconto para gerente. Mais informações, acesse liberação de desconto para gerente.
- Acesse Menu → Vendas → Pedidos de Venda → Receber do e-commerce.
-
Através do campo de Pesquisa , as vendas serão localizadas pelo nome ou número da venda.
A busca por Situação , é realizada através das abas de situações. Para buscar as vendas por um período específico, utilize a opção Mês.
Observação:
A pesquisa por Data venda busca pela data do pedido de venda e por Data faturamento lista as vendas pela data em que foi realizado o lançamento de contas. -
Ao clicar na opção Filtros , além de poder pesquisar pelo nome e número da venda, a pesquisa é dividida em: Data venda e Data faturamento , sendo possível, localizar as vendas por: Período, Vendedor, Marcador, E-commerce, Formas de recebimento da venda, formas de envio e produto.
-
Após, selecionar as opções de busca, clique em Aplicar.
As instruções para utilizar o serviço dos Correios E-fulfillment, encontram-se na ajuda Forma de Envio Correios E-fulfillment.
-
Acesse Menu → Configurações → Aba Vendas → Configuração dos Marcadores nas Vendas. Após isso, clique em Incluir marcador.
-
Para adicionar ou remover o marcador em sua venda, acesse Menu → Vendas → Pedidos de venda → Selecione um ou mais pedidos → mais ações → Alterar marcadores.
Observação:
Selecionando apenas um pedido, a edição de marcadores pode ser acessada em Menu de contexto (...) → marcadores.
- Clique em Incluir ou Excluir.
- Informe os marcadores.
- Clique em Confirmar.
- Caso seja necessário excluir um marcador, acesse Menu → Configurações → Aba Vendas → Configuração dos Marcadores nas Vendas.
- Agora, Selecione o marcador desejado → Excluir marcadores.
Na configuração do envio de documentos, você pode definir as opções de envio de e-mail.
-
Para iniciar a configuração acesse Menu → Configurações → Aba Vendas → Configurações do Envio de Documentos.
-
Na seção Vendas é possível definir o que deve ser compartilhado no e-mail, como também, configurar o assunto padrão e a mensagem de envio das vendas por e-mail.
-
No campo Compartilhamento por e-mail defina o que será compartilhando no e-mail, entre as opções: Enviar apenas link do documento ou Enviar link e PDF em anexo.
-
Abaixo, no campo Assunto padrão para envio da venda informe o assunto padrão do envio do e-mail. Agora, no campo Mensagem padrão para envio da venda insira a mensagem que será exibida no corpo do e-mail.
-
Além disso, ao clicar em Exibir variáveis disponíveis são listadas as variáveis que são possíveis de utilizar para completar as informações do e-mail.
-
Ao final, Salve as configurações realizadas.
Você pode configurar como o sistema atribuíra a data de vencimento das parcelas ao gerar a nota fiscal a partir do Pedido de venda ou Ordem de serviço. Siga os passos abaixo:
-
Acesse Menu → Configurações → Aba Finanças → Configurações gerais.
-
Agora, localize o campo Atualizar datas de vencimento das parcelas ao gerar notas fiscais.
-
Ao Desabilitar essas opção as datas de vencimento das parcelas definidas no Pedido de venda ou na Ordem de serviço serão mantidas na nota.
-
Se optar por Habilitar essa opção serão recalculadas as datas de vencimento conforme a data de emissão das notas fiscais, que substituirá as datas de vencimento informadas no Pedido de venda ou na Ordem de serviço.
-
Após definir a rotina de operação, clique em Salvar.
-
Acesse Menu → Vendas → Pedidos de Venda → Clique no menu de contexto ao lado do número do pedido de venda e selecione Compatilhar.
-
A seguir, para adicionar mais um e-mail de envio, separe por vírgula e insira o e-mail, sem espaços. Conforme o exemplo abaixo:
-
Para informar instruções no envio de seus pedidos, você pode configurar essas mensagens padrões em Menu → Configurações → Aba Vendas → Configurações do Envio de Documentos → Seção Vendas.
Observação:
Se desejar enviar o boleto no e-mail junto com o pedido, realize a configuração acessando Menu → Configurações → Aba Finanças → Configurações do Envio de Documentos → Enviar boletos por e-mail junto com as notas fiscais e os pedidos de venda. -
Ao selecionar Gerar link compartilhável , será gerado um link para compartilhamento.
-
Para enviar por e-mail o pedido, clique em Enviar por e-mail.
Observação:
Para poder compartilhar o pedido via WhatsApp , é necessário realizar a seguinte configuração em Menu → Configurações → Aba Geral → Configurações do Envio de Documentos e selecione a opção Sim no campo Compartilhar documento via Whatsapp.
- Para salvar um pedido de venda no formato PDF, Clique no menu de contexto ao lado do número do pedido → Salvar em PDF.
-
Acesse Menu → Vendas → Pedidos de Venda → Clique no menu de contexto ao lado do número do pedido de venda e selecione Lançar contas.
-
Lançar contas em lote das vendas
Acesse Menu → Vendas → Pedidos de Venda → Selecione as vendas → Mais Ações e clique Lançar contas.
As configurações de lançamento de contas poderão ser efetuadas em Menu → Configurações → Aba Finanças → Configurações Gerais → Lançamento de contas.
Somente pedidos que não foram integrados aos módulos financeiro e/ou estoque podem ser editados.
Atenção!
Se a configuração for realizada para lançamento automático de contas, essa configuração será atribuída somente para as novas vendas.O estorno das contas a receber é efetuado em suas situações:
Acessando Menu → Vendas → Pedidos de Venda → Clique no menu de contexto ao lado do número do pedido de venda e selecione Estornar contas.
Outra situação, será alterando a situação dos pedidos para Cancelado. Para isso, Selecione as vendas → Mais ações → Alterar situação. No campo Alterar para selecione a opção Cancelado e clique em Alterar situação.
Quando ocorrer o lançamento de contas pelos pedidos e os mesmos forem cancelados, as contas serão estornadas.
Atenção!
Somente pedidos que não foram integrados aos módulos financeiro e/ou estoque podem ser editados.-
Selecionar depósito de estoque no pedido de venda
Ao incluir o pedido de venda, na seção Dados adicionais selecione em qual depósito de estoque será realizado o lançamento de saída.
Observação:
Quando realizar o lançamento de estoque das vendas em lote, a baixa será realizada no depósito selecionado nas vendas. -
Lançar estoque das vendas
Acesse Menu → Vendas → Pedidos de Venda → Clique no menu de contexto ao lado do número do pedido de venda e selecione Lançar estoque.
-
Lançar estoque das vendas em lote
Acesse Menu → Vendas → Pedidos de Venda → Selecione as vendas → Mais Ações e clique Lançar estoque.
Se nas vendas não for selecionado o depósito para o lançamento de estoque, será exibida a mensagem abaixo onde, no campo Depósito de destino das mercadorias das vendas com depósito padrão será possível selecionar o depósito que será realizada a baixa de estoque. Abaixo, na seção Vendas para as quais o depósito selecionado será aplicado são listadas as vendas que não possuí o depósito de estoque selecionado.
Após, selecionar o depósito de estoque para as vendas, clique em Lançar.
Observações:
- Para configuração de estoque acesse Menu → Configurações → Aba Suprimentos → Configurações de Estoque → Lançamento de estoque.
- Somente pedidos que não foram integrados aos módulos financeiro e/ou estoque podem ser editados.
Atenção!
Se a configuração for realizada para lançamento automático de estoque, essa configuração será atribuída somente para as novas vendas.O estorno de estoque é efetuado acessando Menu → Vendas → Pedidos de Venda → Clique no menu de contexto ao lado do número do pedido de venda e selecione Estornar estoque.
Outra situação, para os pedidos de venda que trabalham com Reserva de estoques , poderão estornar o estoque das vendas ao alterar a situação dos pedidos para Cancelado. Para isso, Selecione as vendas → Mais ações → Alterar situação. No campo Alterar para selecione a opção Cancelado e clique em Alterar situação.
Quando ocorrer o lançamento de estoque pelos pedidos e os mesmos forem cancelados, o estoque será estornado.
Atenção!
Somente pedidos que não foram integrados aos módulos financeiro e/ou estoque podem ser editados.Atenção!
Para realizar a sincronização da situação dos pedidos, é necessário que tenha configurado a importação dos pedidos do e-commerce para Pedidos de venda e realizado o Mapeamento das situações.-
Para sincronizar a situação dos pedidos do e-commerce através do módulo de Pedidos de venda , acesse Menu → Vendas → Pedidos de venda → Selecione as vendas e clique Sincronizar situação.
Observação:
Ao sincronizar situação, o status presente em Situação corresponderá a situação do pedido no e-commerce conforme o mapeamento realizado.
-
Acesse Menu → Vendas → Pedidos de Venda → Clique no menu de contexto ao lado do número do pedido de venda e selecione Alterar situação.
-
Outro forma, para realizar a alteração de situação de pedidos de venda em massa, pode ser realizada acessando Selecionando os pedidos aos quais se deseja alterar → Mais Ações →Alterar situação.
Observação:
Se você não está encontrando seu Pedido de Venda , isto pode ser uma questão voltada para a situação deste. Logo, usufrua da opção de filtro por situação.
A opção Editar alguns dados tem como objetivo possibilitar que dados como Data prevista, Data de envio, Observações e Observações internas sejam alterados em vendas que já estão com estoque e contas lançadas.
Observação:
A Data de envio é visível para alteração somente nos pedidos com a situação Enviado.- Para localizar a opção, acesse no Menu de contexto do pedido de venda e clique em Editar alguns dados.
- São exibidos os campos Data prevista, Data de envio, Observações e Observações internas para edição.
- Após editar os campos desejados, clique em Salvar.
- Acesse Menu → Vendas → Pedidos de Venda → Clique no menu de contexto ao lado do número do pedido de venda e selecione Clonar venda.
Observação:
O novo pedido de venda, gerado a partir da função clonar, terá um novo número atribuído pelo sistema, seguindo o maior número de pedido de venda já existente.Vale ressaltar que a nota fiscal será somente gerada. Para autorizar a nota na SEFAZ, será necessário acessar o módulo de Notas Fiscais e autorizar suas notas.
-
Acesse Menu → Vendas → Pedidos de Venda → Clique no menu de contexto ao lado do número do pedido de venda → Gerar nota fiscal.
O Tiny possibilita a geração de notas fiscais em lote, que permite o faturamento de vários pedidos de venda ao mesmo tempo. Para tanto, acesse: Menu → Vendas → Pedidos de Venda → Selecione os pedidos de venda aos quais deseja gerar nota fiscal → Gerar Notas Fiscais.
-
Além de gerar a nota fiscal eletrônica de produto, é possível gerar uma nota de serviço a partir do pedido de venda. Para tanto, acesse: Menu → Vendas → Pedidos de Venda → Clique no menu de contexto ao lado do número do pedido de venda → Gerar nota de serviço.
-
Acesse Menu → Vendas → Pedidos de Venda → Clique no menu de contexto ao lado do número do pedido de venda → Gerar NFC-e.
-
Para gerar as notas ficais em lote, acesse Menu → Vendas → Pedidos de Venda → Selecione os pedidos → Mais Ações → Gerar notas consumidor em lote.
-
Para enviar em lote as vendas para separação, acesse Menu → Vendas → Pedidos de venda → Selecione os pedidos que desejar e clique Enviar para separação.
-
Para enviar individualmente uma venda para separação, acesse Menu → Vendas → Pedidos de venda → Menu de contexto ao lado do número do pedido de venda e clique Enviar para separação.
-
Quando você enviar os pedidos para a separação, eles ficarão identificados com o marcador de envio para separação.
-
Para enviar em lote as vendas para expedição, acesse Menu → Vendas → Pedidos de venda → Selecione os pedidos que desejar → Enviar para expedição.
-
Para enviar individualmente uma venda para expedição, acesse Menu → Vendas → Pedidos de venda → Menu de contexto ao lado do número do pedido de venda e clique Enviar para expedição.
-
Quando você enviar os pedidos para expedição, eles ficarão identificados com o marcador de envio para expedição.
Atenção!
Após a exclusão de Pedidos de Venda , não é possível recuperá-los.Observação:
Se o pedido de venda possuir estoque e/ou contas lançados, estes poderão ser estornados antes da exclusãoAcesse Menu → Vendas → Pedidos de Venda → Clique no menu de contexto ao lado do número do pedido de venda → Excluir venda.
Outra forma de exclusão dos pedidos de venda, que permite a exclusão destes em massa, pode ser acessada em Menu → Vendas → Pedidos de Venda → Selecionando os pedidos que serão excluídos → Mais e clique em Excluir pedidos.
-
Para imprimir o pedido de venda realizado, acesse o Menu de contexto do pedido e clique em Imprimir.
-
A seguir, antes de clicar em Imprimir , escolha o layout de impressão, podendo ser o Layout padrão , Impressão detalhada ou Imprimir o recibo da venda.
-
Após, definir o layout de impressão, clique em Imprimir.
Imprimir recibo de forma individual
-
Para imprimir o recibo do pedido de venda realizado, acesse o Menu de contexto do pedido e clique em Imprimir.
-
A seguir, antes de clicar em Imprimir , escolha o layout de impressão, selecionando a opção Recibo e clique em Imprimir ou utilize o atalho do teclado (CTRL + ENTER).
Imprimir recibo em lote
-
Para imprimir o recibo dos pedidos de venda realizados, Selecione os pedidos e acesse o menu Mais ações e clique em Imprimir pedidos.
-
Agora, escolha o modelo de impressão, selecionando a opção Recibo e clique em Imprimir.
-
A seguir, é exibida uma pré-visualização da impressão. Para confirmar a impressão clique em Imprimir ou utilize o atalho do teclado (CTRL + ENTER).
Observação:
A impressão da DANFE nos pedidos de venda somente é possível para os pedidos que possuem uma Nota Fiscal vinculada.Dentro do módulo de pedidos de venda, acesse o Menu de contexto da venda e clique em Imprimir DANFE.
Na tela a seguir, no campo Layout padrão , escolha como será realizada a impressão dessa DANFE: no layout Padrão ou Simplificado. Após essa definição, clique Imprimir ou utilize o atalho do teclado (CTRL + ENTER).
- Para imprimir carnê: Menu → Vendas → Pedidos de Venda → Clique no menu de contexto ao lado do número do pedido de venda → Imprimir carnê.
- Para impressão de etiquetas dos pedidos: Menu → Vendas → Pedidos de Venda → Selecione os pedidos → Imprimir etiquetas.
O sistema disponibiliza também, a impressão voltada para os Correios. Logo, se quiser a impressão de AR (aviso de recebimento) acesse: Menu → Vendas → Pedidos de Venda → Clique no menu de contexto ao lado do número do pedido de venda → Imprimir AR. Lembrando que no pedido de venda deverá ser informado o código de rastreamento para poder utilizar esta impressão.
Para impressão das etiquetas dos Correios acesse: Menu → Vendas → Pedidos de Venda → Selecione os pedidos → Mais Ações → Imprimir etiquetas dos correios.
-
Configurar a integração com o Sigep Web , veja como configurar a integração com o Sigep Web.
-
Realize a configuração das etiquetas dos Correios , veja como configurar Etiquetas dos Correios.
-
Após realizar as devidas configurações, é possível gerar o código de rastreamento, para isso acesse Menu → Vendas → Pedidos de Venda → Incluir pedido.
-
Preencha os dados do Pedido de Venda e na seção Transportador / Volumes , selecione a forma de envio Correios e selecione a Forma de frete após isso, automaticamente será gerado o Código de rastreamento e ao lado pode ser informada a URL de rastreamento.
Observações:
- Você pode configurar uma transportadora padrão, acessando Menu → Configurações → Aba Vendas → Formas de envio → Preferências, ou, adicionar uma transportadora padrão para cada forma de envio configurada em sua conta.
- Você pode configurar uma quantidade padrão para vendas em Menu → Configurações → Aba Vendas → Configurações dos Pedidos de Venda → Quantidade de volumes padrão.
- Caso você tenha instalada a extensão cálculo automático de volumes, o campo quantidade de volumes padrão não é exibido, pois o Tiny faz o cálculo automático de volumes.
- Caso o código de rastreamento não seja informado no preenchimento do pedido, após salvar o mesmo acesse o Menu de contexto ao lado do número do pedido → clique em Código de rastreamento. Neste mesmo local, pode-se informar a URL de rastreamento.
-
Após salvar o pedido, o envio do código de rastreio pode ser realizado acessando o Menu de contexto ao lado do número do pedido → Enviar código de rastreio.
- Acesse Menu → Vendas → Pedidos de Venda → Selecione as vendas → Mais e clique em Imprimir declaração de conteúdo.
- Acesse Menu → Vendas → Pedidos de Venda → Clique no menu de contexto ao lado do número do pedido de venda e selecione Imprimir AR.
- Acesse Menu → Vendas → Pedidos de Venda → Clique no menu de contexto ao lado do número do pedido de venda e selecione Gerar ordem de Produção.
Observação:
Para trabalhar com a geração de mais de uma ordem de produção, acesse Menu → Vendas → Pedidos de Venda → Selecione os pedidos aos quais deseja gerar ordem de produção → Mais Ações → Gerar Ordens de Produção.- Para isso, acesse Menu → Vendas → Pedidos de Venda → Clique no menu de contexto ao lado do número do pedido de venda → Gerar ordem de serviço.
Observação:
Ao gerar uma ordem de serviço através de um pedido de venda, serão listados na ordem somente os serviços presentes no pedido de venda. Os produtos não serão listados.Adicionar comprovante de entrega na impressão dos pedidos
- Acesse em Menu → Configurações → Aba Vendas → Configurações dos Pedidos de Venda → Incluir campos de data e assinatura para comprovação de entrega na impressão de pedidos de venda , é preciso selecionar a opção Sim.
- Acesse Menu → Vendas → Pedidos de Venda → Clique no menu de contexto ao lado do número do pedido de venda e selecione Imprimir ou Imprimir detalhado.
- Acesse Menu → Vendas → Pedidos de Venda → Clique no menu de contexto ao lado do número do pedido de venda e selecione Imprimir pedido para produção.
Acessando em Menu → Configurações → Aba Vendas → Configurações dos Pedidos de Venda → Imprimir cabeçalho na impressão de pedidos para produção, você pode configurar se o cabeçalho será impresso no pedido.
Atenção!
Ao realizar impressão do pedido para produção, não é gerada ordem de produção do mesmo.- Acesse Menu → Vendas → Pedidos de Venda → Mais ações e Selecione Exportar pedidos para planilha.
Observação:
É possível trabalhar com exportações nos formatos: Excel (.xls) e texto separado por vírgulas (.csv).-
Veja como configurar a forma de pagamento boleto, a mesma pode ser configurada com "carteira registrada" ou "carteira sem registro", dependendo do banco utilizado.
-
Para imprimir boletos em pedidos de venda, acesse Menu → Vendas → Pedidos de Venda → Clique no menu de contexto ao lado do número do pedido de venda → Imprimir boletos.
Observação:
Para conseguir imprimir o boleto, é necessário que no pedido de venda, na seção Pagamento , informe a condição de pagamento da venda e a mesma seja enviada para Contas a Receber.
- Acesse Menu → Vendas → Pedidos de Venda → Clique no menu de contexto ao lado do número do pedido de venda e selecione Faturar parcialmente.
Atenção!
O novo pedido de venda, gerado a partir da função faturar parcialmente, terá um novo número atribuído pelo sistema, seguindo o maior número de pedido de venda já existente e ficará com o marcador Parcial.-
O relatório financeiro de vendas mostra as contas que foram geradas a partir dos seus pedidos ou notas, detalhando as taxas e tarifas, os meios de pagamento escolhidos e as condições de pagamento.
Para acessar o relatório Menu → Vendas → Relatórios → Aba Geral → Relatório Financeiro de Vendas.
-
Ao acessar o relatório, será possível realizar alguns filtros para geração de informações.
-
Ao Gerar relatório , é exibida a tela com os valores detalhados.
- Para imprimir a etiqueta de transportadora, acesse Menu → Vendas → Pedidos de Venda → Seleciona as vendas → Mais e clique em Imprimir etiquetas de transportadora.
Observação:
A impressão da etiqueta de transportadora pode ser realizada sem necessidade de incluir as vendas em uma expedição.Atenção!
Esta funcionalidade encontra-se disponível para contas que possuem o módulo Multi Empresas configurado.Para enviar os pedidos de uma empresa para outra, siga os passos abaixo:
-
Acesse Menu → Vendas → Pedidos de venda.
-
Agora, localize o pedido de venda que deseja enviar pra outra empresa, acesse o Menu de contexto da venda e clique em Enviar pedido para empresa.
-
No pop-up aberto, selecione a empresa de destino no campo Enviar pedidos e clique em Enviar pedidos.
A situação dados incompletos é utilizada para organizar o gerenciamento dos pedidos dentro do sistema.
É utilizada na importação de pedidos originados em plataformas de e-commerce, mas que não retornaram todos os dados necessários para as operações. Esses pedidos deixarão essa situação quando o sistema verificar que os dados foram preenchidos, mudando automaticamente.
Importante ressaltar que ao solicitar a importação de pedidos com dados incompletos e estes não tenham o nome do cliente, os pedidos não serão importados.
As instruções para configurar a atualização da situação de envio dos pedidos encontram-se na ajuda atualizar situação de envio dos pedidos.