Acesse o site do Mercado Livre
Integração desenvolvida pela Tiny, com importação de pedidos e produtos, além de sincronização de produtos e estoque.
Recursos disponíveis
Receber produtos | ✔ |
Receber pedidos | ✔ |
Enviar produtos | ✔ |
Enviar estoque | ✔ |
Enviar preços | ✔ |
Sincronizar situação | ✔ |
OMS | ✔ |
Regras para anunciar no Mercado Livre
Ao se cadastrar no Mercado Livre, o usuário poderá utilizar todos os serviços disponibilizados pelas empresas do grupo (incluindo Mercado Pago, Mercado Ads, Mercado Shops e Mercado Envios).
Mais informações para iniciar suas vendas no Mercado Livre, acesse Venda como um profissional.Configurar integração
- Para conectar a integração, acesse em menu → início → integrações.
- Ativa: Indica que a integração foi realizada com sucesso e encontra-se pronta para uso.
- Inativa: Indica a inatividade desta loja no Tiny, ou seja, a loja não estará disponível para sincronização de pedidos, produtos e demais ações pertinentes.
-
Não instalada: Indica que a plataforma foi logada mas não configurada.
Somente as integrações Ativas serão exibidas para uso nas sincronizações, importações e demais ações no Tiny.
- Clique em adicionar integração e busque por Mercado Livre.
- Em conectar integração, confirme ou informe o nome da integração no Tiny.
Na seção Autenticação, clique no botão conectar no Mercado Livre. Faça o login na sua conta Mercado Livre. Após logar, você será redirecionado para o Tiny para concluir suas configurações.
- Caso o pop-up do navegador esteja bloqueado é necessário que o libere, para poder carregar o pop-up de login da plataforma.
- Para prosseguir com as configurações da integração, é necessário que sua conta Mercado Livre esteja autenticada no Tiny.
- Adicione outros canais de venda que você utiliza à sua conta Mercado Livre.
- Informe ou confirme o código do canal de venda no e-commerce.
- Selecione a categoria financeira padrão dos pedidos, que será vinculada a todos os pedidos desse canal.
- Selecione o intermediador da transação. Maiores informações em como utilizar e configurar os intermediadores de operações.
➣ A informação de intermediador da transação é obrigatória para emissão de NFe.
- Clique em salvar.
Na aba produtos, você define as regras de estoque, preço, do envio de e recebimento de produtos e os tipos de anúncio. Essas definições serão aplicadas a todas as ações desta integração.
Enviar produtos
- Enviar imagens dos produtos ao sincronizar
Define se ao enviar os produtos para a plataforma, as imagens do produto vão ser sempre enviadas (sim) ou enviadas apenas para produtos novos (que ainda não estão cadastrados na plataforma).
- Na sincronização, ao atualizar um anúncio, enviar a descrição complementar
Com este parâmetro habilitado, a descrição complementar dos produtos será atualizada no e-commerce ao enviar produtos a partir do Tiny.
- Identificador da loja oficial
Neste campo, poderão ser selecionadas as lojas oficiais disponíveis para sua conta do Mercado Livre. Ao realizar o envio do anúncio, você poderá alternar entre as opções.
- Garantia fornecida por
Selecione o responsável pelo fornecimento de garantia do produto.
➫ Garantia do vendedor: o vendedor é quem será responsável pela garantia do produto.
➫ Garantia de fábrica: o fabricante do produto é quem será responsável pela garantia.
- Importar anúncios com uma variação como anúncios simples
Com este parâmetro habilitado, produtos simples no Tiny são enviados como variações no Mercado Livre.
- Enviar dias para preparação ao sincronizar
Com esse parâmetro habilitado, a informação da quantidade de dias necessários para preparação do envio do item vai ser enviada para a plataforma.
➣ Para preencher este campo, acesse o menu → cadastro → produto → editar, na aba dados gerais, na seção estoque clique em dias para preparação. Lembramos que esse campo pode ser alimentado por planilha e será inserido também nas APIs de cálculos dos fretes.
Receber produtos
- Ao importar produtos
Define, ao receber os produtos da plataforma, como as imagens do produto vão ser recebidas no Tiny:
➫ Importar imagens como anexo: as imagens do produto vão ser registradas no cadastro do produto.
➫ Apenas importar a URL externa das imagens: apenas as URLs das imagens dos produtos serão salvas no Tiny.
- Na importação de produtos, ao atualizar um produto, atualizar o código (SKU)
Com esse parâmetro habilitado, o código (SKU) será atualizado sempre que os produtos forem importados do e-commerce.
Regras de estoque
- Atualizar estoque na loja virtual a partir do Tiny
Define, a forma de atualização dos estoques na plataforma:
➫ Não atualizar: nenhum produto vai ter o estoque atualizado.
➫ Enviar saldo físico: envia o estoque total dos produtos, sem considerar a reserva de estoque.
➫ Enviar saldo disponível: envia somente o estoque disponível, pois considera a reserva de estoque.
- Depósito a ser considerado na integração:
Define qual o depósito vai ser considerado para as ações de importar pedido, importar produtos e enviar estoque, ou seja, toda movimentação de produtos vai ser atribuída a este depósito padrão.
➣ O campo depósito a ser considerado na integração será exibido nas contas que possuem a extensão depósitos de estoque instalada.
- Estoque de segurança
Informe a quantidade de itens no estoque de segurança. Desta forma, quando seu estoque atingir este número, a quantidade de itens enviada para a plataforma vai ser zero.
Por exemplo: Estoque de segurança = 5. Estoque atual = 2. Ao atualizar o estoque na plataforma, vai ser enviado saldo = 0.
➣ Parâmetro não considerado para produtos sob encomenda.
➣ O estoque de segurança vai considerar a soma do estoque das variações de um produto pai para pausar ou não um anúncio. Caso a soma variações seja maior que o estoque de segurança definido, o anúncio pai vai permanecer ativo. Se menor ou igual, o anúncio pai vai ser pausado.
➣ Para que o estoque seja atualizado na loja virtual, é necessário que o código de produto no Tiny esteja relacionado com o código do produto no Mercado Livre.
Preços
Define a regra de preços para a integração, tanto para importação, quanto para envio de produtos ao e-commerce.
- Preço fixo: conforme o preço do produto, o anúncio pode receber um valor fixo de preço de venda, levando em consideração acréscimos e descontos aplicados individualmente;
- Conforme regras de preço: trata-se de todas as regras do marketplace relacionado ao percentual de comissão, adicional de frete para produtos com preço mínimo e/ou por faixa de peso cubado dos produtos e fórmula de cálculo para aplicar os valores adicionais. Ao definir essa regra, siga a configuração de precificação de anúncios com base nas regras das plataformas de e-commerce e marketplaces.
- Conforme lista de preços: utiliza de listas de preços dos produtos, específicas para o e-commerce ou marketplace. Ao definir essa regra, no campo lista de preços utilizada nos produtos, selecione a lista de preços a ser considerada na importação de pedidos do e-commerce. Saiba como configurar em listas de preços.
Anúncios
Define o tipo de anúncio padrão para seus produtos, ao enviar anúncios para a plataforma, conforme os tipos de anúncios disponibilizados pela plataforma, grátis, clássico ou premium.
Fluxo de pedidos
- Importar valor do frete nos pedidos
Com esse parâmetro habilitado o valor do frete também vai ser importado, ao importar os pedidos.
- Formatar nome dos contatos no recebimento dos pedidos
Com esse parâmetro habilitado, ao importar os pedidos, as primeiras letras do nome e sobrenome do cliente serão transformadas em maiúsculas.
- Sincronização automática de pedidos
Com esse parâmetro habilitado, os pedidos criados no marketplace vão ser importados de forma automática para o Tiny, utilizando o recurso de OMS. Saiba mais sobre o recurso em OMS.
- Importar pedidos sem dados de entrega disponíveis no e-commerce
Com esse parâmetro habilitado, os pedidos sem dados de entrega preenchidos no e-commerce também vão ser importados para o Tiny.
- Completar endereço do cliente a partir do CEP na importação de pedidos
➫ Não: o endereço do cliente permanecerá incompleto, caso esteja incompleto na plataforma.
➫ Apenas se bairro não está informado: Se o campo bairro no pedido de venda não estiver preenchido, o Tiny irá completar o endereço do cliente.
➫ Sempre: o CEP sempre será validado junto ao Correios para preenchimento do endereço do cliente. Os dados de endereço obtidos na plataforma de e-commerce serão ignorados.
- Adicionar o endereço do cliente nas observações da venda
Com esse parâmetro habilitado, o endereço do cliente será incluído nas observações da venda, ao importar o pedido do e-commerce.
- Utiliza Mercado Envios 1
Habilite esta opção para utilizar o recurso do Mercado Envios.
- Utiliza Mercado Envios Coletas
Habilite esta opção para utilizar o recurso do Mercado Envios Coletas.
➣ Caso habilitado, será necessário informar o modelo fiscal de operação no Mercado Envios, que ficará disponível na aba dados fiscais.
- Enviar rastreamento ao alterar a situação no Tiny para Enviado
Com esse parâmetro habilitado, o código de rastreio será automaticamente enviado para a plataforma sempre que a situação do pedido for alterada para enviado. Saiba mais sobre essa rotina através da ajuda atualizar situação de envio dos pedidos.
- Marcar pedido como entregue ao alterar a situação no Tiny
Ao habilitar este parâmetro, sempre que um pedido for alterado para a situação Entregue no Tiny, o mesmo também terá o seu status alterado na plataforma. Saiba mais sobre essa rotina através da ajuda Atualizar situação de envio dos pedidos.
- Intermediador
Selecione o intermediador de suas operações. Maiores informações em como utilizar e configurar os intermediadores de operações.
➣ A informação de intermediador da transação é obrigatória para emissão de NFe.
Dados Fiscais
- Envio de dados da NFe
➫ Automático ao autorizar a nota: Quando a nota fiscal for autorizada na Sefaz, automaticamente o Tiny irá enviar os dados da nota.
➫ Manual: Os dados fiscais da nota devem ser enviados manualmente. Mais informações, consulte enviar dados da NFe ao e-commerce (Manual).
- Enviar dados da NFe por mensagem ou apenas o XML
Selecione como os dados da NFe serão enviados, como dados da NFe por mensagem e XML, apenas XML ou apenas dados da NFe por mensagem.
- Natureza de operação para transferência de mercadorias
Selecione a natureza de operação que será atribuída de forma padrão ao transferir mercadorias.
- Natureza de operação para venda
Selecione a natureza de operação que será atribuída de forma padrão na importação dos pedidos no Tiny e ao gerar nota fiscal através do pedido importado. Para mais informações, acesse naturezas de operação de saída.
- Definir natureza de operação diferente para destinatários contribuintes do ICMS
Com esse parâmetro habilitado, você poderá selecionar uma natureza de operação específica para destinatários contribuintes do ICMS, a qual será aplicada no momento em que o Tiny identificar que o pedido de venda trata-se de um cliente contribuinte.
Situação dos pedidos
Define o vínculo entre os pedidos no Tiny e na plataforma de acordo com a situação do pedido através do mapeamento da situação dos pedidos no e-commerce com as respectivas situações no Tiny, definindo também o fluxo da sequência das situações no Tiny.
As situações padrão e as respectivas situações dos pedidos no Tiny são preenchidas de forma automática ao cliacar em adicionar situações padrão.
Para adicionar novas situações, clique em adicionar mapeamento de situação, localizado ao final da página, após os mapeamentos existentes.
Ao habilitar o permite retroceder situação dos pedidos na sincronização de situações, será possível alterar a situação de um pedido para uma situação anterior à atual, por exemplo, um pedido enviado poderá voltar para a situação preparando envio. No entanto, caso você utilize o recurso do OMS, recomendamos manter este parâmetro desabilitado.- Os pedidos na situação ready to ship na plataforma, são importados para o Tiny assumindo a situação pronto para envio.
- Ao importar um pedido de venda do e-commerce para o Tiny, o pedido assume a situação configurada. Caso a situação não esteja configurada, o pedido importado terá a situação em aberto atribuída.
Formas de recebimento
Define o vínculo entre as formas de recebimento dos seus pedidos da loja virtual com a forma de recebimento no Tiny. Esta configuração fará com que suas contas a receber sejam geradas no Tiny com as mesmas informações da plataforma.
Ao habilitar o parâmetro importar forma de recebimento nos pedidos, será possível relacionar as formas de pagamento presentes em sua plataforma com os respectivos destinos no Tiny. Para isso, clique em adicionar forma de recebimento.A seguir, no campo de forma de recebimento, selecione a forma de recebimento do Tiny a ser relacionada com a da integração. No campo código na integração, clique sobre o botão relacionar forma de recebimento 🔗 e selecione a forma de recebimento de sua plataforma que corresponderá à do Tiny.
Se a forma de recebimento correspondente não for exibida, é possível buscar por pedido que possua a mesma forma de recebimento selecionada para realizar o relacionamento. Para isso, é necessário informar o identificador do pedido na integração, através do Order ID ou Shipment ID. Ou, caso saiba o código de integração, clique em informar código manualmente e digite o código.Ao adicionar as formas de recebimento selecionadas, o Tiny busca as formas já configuradas em sua conta. Para informações de como cadastrar as formas de recebimento, acesse formas de recebimento.
No campo forma de recebimento padrão, defina a forma de recebimento que será utilizada sempre que o pedido importado não possua nenhuma forma relacionada.
No campo categoria financeira padrão dos pedidos, selecione a categoria financeira padrão para esta integração, se assim desejar. As categorias financeiras exibidas são previamente cadastradas em categorias de receitas e despesas, nas configurações de finanças.Formas de frete
Define o vínculo entre as formas de frete dos seus pedidos da loja virtual com a forma de frete no Tiny. Esta configuração fará com que os pedidos no Tiny sejam gerados com as mesmas informações de frete da plataforma.
Para fazer o mapeamento das formas de frete presentes no e-commerce, com as formas de envio cadastradas em sua conta no Tiny, no campo forma de envio e forma de frete, selecione as formas que deseja mapear.Em código na integração, clique no botão relacionar forma de frete 🔗. E, na listagem exibida, selecione a forma de envio correspondente em sua plataforma.
Se a forma de frete correspondente não for exibida, é possível obter por pedido que tenha a mesma forma de frete selecionada para realizar o relacionamento, informando o identificador do pedido na integração. Ou, caso saiba o código de integração, clique em informar código manualmente e digite o código. Para confirmar o relacionamento, clique em relacionar.Para adicionar novas formas de frete, clique em adicionar.
- Ao adicionar as formas de frete selecionadas, o Tiny busca as formas de envio já configuradas em sua conta. Para cadastro de novas formas de envio, consulte formas de envio.
- Para mapear as formas de frete da Frenet, acesse a ajuda mapear formas de frete Frenet.
Categorias
Relacione as categorias de produtos no Tiny com as categorias do e-commerce, assim os produtos já serão enviados nas categorias mapeadas previamente.
Categorias já cadastradas serão apresentadas em categoria no Tiny. Adicione o código da categoria no e-commerce clicando no botão configurar categoria no e-commerce 🔗.- Caso ainda não possua categorias cadastradas em sua conta no Tiny, verifique as instruções para inclusão de categorias em como cadastrar categorias de produtos.
- As instruções para vincular as categorias no cadastro de produtos, estão disponíveis em como cadastrar produtos.
Variações
Define a grade variações dos seus produtos que devem ser vinculados com os produtos da plataforma ao sincronizar como e-commerce.
Ao clicar em abrir edição avançada, o Tiny busca identificar as variações e opções no e-commerce para criar um vínculo com as existentes Tiny.O campo variação no e-commerce mostra as variações cadastradas na plataforma. No campo variação no Tiny selecione a variação correspondente no Tiny.
O campo opção no e-commerce mostra os valores variações cadastradas na plataforma. No campo opção no Tiny selecione sua correspondente no Tiny.- Os campos variação e opção no Tiny exibem as variações e valores previamente cadastrados. Maiores informações sobre variações estão disponíveis em variações dos produtos.
- Para categorias do Mercado Livre que permitem a criação de variações customizadas, este mapeamento não é necessário. Nesse caso, as variações criadas no e-commerce recebem as mesmas variações e opções das variações do produto no Tiny.
- A aba variações somente aparecerá com a extensão variações instalada e após salvar as configurações.
Meus horários de envio
São os prazos de despacho de mercadorias, de acordo com as formas de frete cadastradas no Mercado Livre.
Ao final, não esqueça de Salvar as configurações.- Para importar os produtos cadastrados em sua loja virtual, acesse menu → cadastros → anúncios.
- Selecione sua integração para importar seus produtos e clique em gerenciar anúncios → importar anúncios.
-
Selecione quais anúncios deseja importar: todos os anúncios da minha conta ou somente anúncios novos (anúncios não cadastrados no Tiny) ou um anúncio específico. Selecionando a opção anúncio específico, será necessário preencher o campo identificador do anúncio para localizar o anúncio.
Os campos importados são:
- Código (SKU)
- Data de início da promoção
- Data de término da promoção
- Descrição
- Descrição complementar
- Dias para preparação
- Estoque atual
- Garantia
- Imagens
- Link do vídeo
- Preço de venda
- Variações
Observação:
O campo descrição complementar será exibido no anúncio apenas se for diferente do cadastro do produto.- Clique em prosseguir e após em relacionar estes anúncios aos seus produtos, selecione a forma de relacionamento destes anúncios com os produtos existentes no Tiny (por código SKU, por descrição ou GTIN).
- Selecione dentre as opções de atualização, se existir um relacionamento prévio entre anúncios: não, para não atualizar informações do produto ou sim, definindo o que será atualizado (todos os dados ou apenas os dados não preenchidos), e se deseja também atualizar preços dos produtos já existentes, atualizar o estoque (necessário informar qual depósito atualizar) ou atualizar imagens.
-
Clique em relacionar para concluir o processo de recebimento dos produtos.
O Tiny indicará se existem anúncios ainda não relacionados e você definirá qual ação realizar. Sugerimos criar os produtos ao importar os anúncios da sua plataforma.
Observações:
- A opção criar exceções de preços será exibida se a regra de preço da integração for definida conforme lista de preços. Ao marcar essa opção, os produtos que estão na lista de produtos com preços diferentes serão criados e atualizados. Saiba mais em listas de preços.
- Se durante a importação dos produtos ocorrer algum imprevisto e for necessário interromper a ação ou então ocorrer algum problema devido ao grande número de produtos a serem importados, é possível "interromper" a importação dos produtos e continuar posteriormente.
- Com a ação interromper é possível continuar a importação num outro momento, continuando do ponto em que parou. É possível retomar esta importação em até 7 dias corridos.
- Anúncios do tipo catálogo não são importados para o Tiny.
- Para importação dos pedidos acesse menu → vendas → pedidos do e-commerce
- Ou, acesse menu → vendas → pedidos de venda → receber do e-commerce.
-
Na aba da loja virtual, selecione os pedidos e clique em receber.
Vale lembrar que é possível filtrar os pedidos por situação e por período.Observações:
- Sempre que um pedido é importado, o cliente é cadastrado automaticamente em cadastros → clientes e fornecedores.
- Caso o destino dos pedidos tenha sido configurado para notas fiscais, eles serão visualizados diretamente na lista de notas a serem faturadas, em menu → vendas → notas fiscais.
- Para enviar seus produtos para o e-commerce, acesse menu → cadastros → produtos.
- Selecione um ou mais produtos para envio.
-
Clique em enviar para o e-commerce.
Observação: Selecionando apenas um produto, o envio para o e-commerce pode ser realizado em menu de contexto (...) → enviar para o e-commerce.
- Selecione sua loja Mercado Livre, no campo plataforma.
-
Clique em continuar envio de produtos e você será direcionado para o módulo anúncios → anunciar no e-commerce → relacionamento de categorias. Maiores informações sobre o módulo em anúncios.
Observação: Caso existam produtos sem categoria no Tiny, será possível atribuir categoria no Tiny a partir dessa tela.
- Valide o relacionamento de categorias de produtos e clique em continuar.
- Será exibida a lista de produtos que devem ser anunciadas em catálogo. Para anunciar no catálogo, habilite o parâmetro anunciar no catálogo?, em cada produto da lista.
- Clique em confirmar e continuar envio.
- Defina o tipo de anúncio que será exibido na plataforma, grátis, clássico ou premium. Marque a opção; considerar tipo de anúncio abaixo apenas para os produtos sem tipo de anúncio definido no Tiny para que somente anúncios sem definição sejam expostos com esse tipo.
-
Clique em continuar e em revisão dos anúncios são apresentadas a situação dos anúncios conforme validação da plataforma: todos, pronto para envio, com avisos, com problemas ou necessita catalogar.
Observações:
- Para produtos automotivos é obrigatório informar a compatibilidade das peças, em ficha técnica → características obrigatórias, utilize os filtros de marca, modelo e ano do veículo para localizar a compatibilidade das peças.
- Para os casos em que não existem peças compatíveis, é possível informar a ausência de compatibilidade.
- Para peças que podem ser utilizadas em qualquer veículo, habilite o parâmetro compatibilidade global.
- Produtos que não têm GTIN, devem ser informados em ficha técnica → características obrigatórias, que o atributo não se aplica e em seguida especificado o motivo de não possuir GTIN.
- Produtos vendidos por medidas, como por exemplo, pisos e revestimentos, devem informar o preço por m². Para isso, deve ser preenchido campo rendimento, na ficha técnica → características obrigatórias ao enviar o anúncio.
- Para revisar e ajustar os anúncios, acesse o menu de contexto (...) de cada anúncio e clique em editar anúncio, verifique e altere, se necessário, as informações do seu anúncio em detalhes dos anúncios, ficha técnica e imagens.
- Clique em salvar anúncio e em seguida em enviar anúncios.
Será apresentada a tela Resumo do envio. Clique em revisar para avaliar as informações do anúncio ou finalizar para concluir o processo.
- O botão com problema
indica o problema que impediu o envio do anúncio ao marketplace.
- Para enviar e atualizar a descrição complementar dos anúncios em lote, selecione os anúncios e clique em utilizar descrição complementar do produto ou remover do envio para que não ocorra o envio.
- Para que a atualização da descrição complementar ocorra corretamente, é necessário habilitar a configuração a "atualizar descrição do produto na sincronização (sem HTML)".
Campos enviados
- Atributos
- Código da categoria principal no e-commerce
- Código SKU
- Data de início da promoção
- Data de término da promoção
- Descrição
- Descrição complementar
- Dias para preparação
- Estoque atual
- Garantia
- GTIN
- Imagens
- Link do vídeo
- Preço de venda ou promocional, caso preenchido
- Tabela de medidas
- Tipo de anúncio
- Variações
Observações:
- O campo código da categoria principal no e-commerce será enviado para o Mercado Livre apenas para novos anúncios. Para anúncios já criados, esta informação não será atualizada.
- O campo endereço da imagem (URL), em imagens externas no cadastro do produto, sempre que estiver preenchido, será enviado para o e-commerce.
- Para algumas categorias, é possível informar mais de um valor na tabela de medidas. Os valores disponíveis na tabela, são definidos pelo Mercado Livre e, somente estes valores serão enviados para a integração.
Como criar anúncios de catálogo no Mercado Livre
- Para criar os anúncios de catálogo, acesse menu → cadastros → anúncios.
- Clique na integração com o Mercado Livre.
- Para verificar anúncios que devem ser anunciados no catálogo, acesse mais ações → verificar anúncios que devem estar no catálogo.
-
Na listagem exibida, selecione os produtos que farão parte de catálogo e clique em anunciar no catálogo.
Observação:
A criação de catálogo também pode ser realizada selecionando os anúncios, mais ações → criar anúncios de catálogo.
- Os produtos que deseja anunciar no catálogo serão separados pelas categorias produtos elegíveis, produtos não elegíveis.
-
Clique em vincular catálogo para vincular os produtos elegíveis ao catálogo aos anúncios cadastrados e configurados pelo Mercado Livre.
Atenção!
- Somente os produtos da seção produtos elegíveis serão vinculados aos anúncios cadastrados e configurados pelo Mercado Livre.
- Em novos anúncios, ao enviar um produto que não existe na base do Mercado Livre, o produto pode ser cadastrado na base de catálogo do ML.
- Ao enviar um produto que já possui anúncio de listagem normal, somente será possível vinculá-lo aos produtos existentes na base do Mercado Livre, não sendo permitido um novo cadastro do produto na base de catálogo.
- Selecione a qual anúncio do Mercado Livre o seu produto será vinculado e clique em criar anúncio.
-
Confirme o produto que vai anunciar, clicando em confirmar.
Ao concluir a etapa da criação no anúncios, é apresentada a mensagem que seus anúncios foram vinculados com sucesso.
Atenção!
Para enviar o código de rastreamento é preciso identificar o transportador, Correios ou Transportadora, no pedido ou nota fiscal. O campo será preenchido no pedido de venda ou na nota fiscal e, por fim gerar o agrupamento (PLP ou Coleta) no módulo de Expedição. Veja como gerar a expedição.-
- Acesse início → vendas → expedição.
-
Adicione o filtro por forma de envio e selecione a forma de envio Correios. Na aba concluídas clique no menu de contexto (...) de cada pedido → enviar código de rastreio para o e-commerce.
Observação: Ao enviar o código de rastreio, a forma de frete também é enviada e a situação dos pedidos são alteradas para enviados. O comprador receberá uma mensagem no painel do Mercado Livre com o Código de rastreio e a URL para acompanhamento do pedido.
- Ao acessar a expedição será adicionado um marcador que identifica quando o código de rastreio já foi enviado à plataforma.
O envio de dados da chave de acesso ao e-commerce pode ser realizado dentro do Tiny pelos módulos de expedição ou nota fiscal.
Observação:
Além da chave de acesso da Nota Fiscal, é enviado o CFOP do primeiro item presente na NFe. Para o envio das informações ocorrer com sucesso, é necessário que a nota fiscal esteja autorizada no Sefaz.
Envio pela expedição
- Acesse início → vendas → expedição, adicione o filtro agrupamentos e selecione a visualização visão por pedidos e no filtro por forma de envio, selecione transportadora.
- Localize o nº de expedição, clique no menu de contexto (...) e selecione enviar chave de acesso para o e-commerce.
Envio pelas notas fiscais
- Acesse início → vendas → notas fiscais, na aba emitidas, selecione as notas que deseja enviar os dados para o e-commerce e clique em mais ações → enviar dados da NFe para e-commerce.
- Ao marcar os pedidos como entregue no Tiny, eles serão sincronizados com o status entregue na plataforma. Para isso, acesse menu → vendas → expedição. Selecione a forma de envio e na aba concluídas, clique no menu de contexto (...) de cada pedido → marcar pedidos como entregue.
- Na guia marcar como entregue, informe a data de entrega do produto e clique no botão marcar como entregue.
- Após isso, será adicionado na expedição, um marcador que identificará que a venda já foi marcada como entregue e sincronizada no marketplace.
Enviar estoque dos produtos no Tiny ao e-commerce
- Acesse Menu → Cadastros → Produtos.
- Selecione um ou mais produtos para envio.
- Clique em mais ações → Enviar estoque ao e-commerce.
- Selecionando apenas um produto, o envio para o e-commerce pode ser realizado em menu de contexto (...) → enviar estoque para o e-commerce.
- Para enviar atualização de estoque de todos os anúncios de uma única vez. Acesse menu → cadastro → anúncios, selecione todos os anúncios da página, clique em enviar estoque para o e-commerce. Uma mensagem de expansão da seleção será exibida. Marque a opção de envio de todos anúncios e confirme. Defina qual saldo de estoque será enviado. Selecione, confira os anúncios e envie.
- Selecione sua loja Mercado Livre, no campo Plataforma.
- Defina se serão enviados os saldos físico ou disponível dos produtos e clique em Selecionar.
A seguir serão exibidos os dados deste produto tais como: Identificador do anúncio, Descrição, Código (SKU), Preço e Estoque. - Valide se o produto está com as informações corretas e clique em Enviar.
-
Acesse Menu → Cadastros → Produtos.
-
Selecione um ou mais produtos para envio.
-
Clique em mais ações → Enviar preços para o e-commerce.
Observação:
Selecionando apenas um produto, o envio do preço para o e-commerce pode ser realizado em Menu de contexto (...) → Enviar preços para o e-commerce. -
Selecione sua loja Mercado Livre, no campo Plataforma e clique em Selecionar.
A seguir serão exibidos os dados deste produto tais como: Identificador do anúncio, Descrição, Código (SKU) e Preço. - Valide se o produto está com as informações corretas e clique em Enviar.
- Acesse menu → cadastros → anúncios. Selecione sua integração Mercado Livre e clique em mais ações → gerenciar preços dos anúncios.
-
Na aba preço fixo, selecione os produtos que deseja atualizar os valores dos anúncios.
-
Clique em mais ações → alterar preços dos anúncios e defina como a alteração de preços nos anúncios irá ocorrer:
Preço Base
Defina se a alteração irá considerar o preço do produto ou alterará apenas os preços dos anúncios.
Tipo de reajuste
Defina se o tipo de reajuste irá aplicar descontos, aplicar acréscimos ou não reajustar. Ao aplicar descontos, defina o desconto em percentual e/ou o desconto em R$ a ser considerado. Ao aplicar acréscimos, defina o acréscimo em percentual e/ou o acréscimo em R$.
Criar preço promocional
Habilite esta opção para criar um preço promocional. Quando habilitado, é necessário definir o desconto em percentual e/ou o desconto em R$.
Utilizar arredondamento inteligente
Habilite esta opção para definir o tipo de arredondamento do preço, se desconsidera os centavos ou desconsidera o último decimal.
-
Clique em salvar e atualizar no e-commerce ou salvar sem enviar para salvar o anúncio e não sincronizar com o e-commerce.
Será exibida uma tela informativa com o resultado da atualização de preços no e-commerce.
Como configurar atributos de produtos no Tiny
- Para configurar os atributos dos produtos, acesse menu → configurações, na aba cadastros, clique em configurações de atributos de produtos.
-
Clique em incluir atributo.
No campo nome informe a descrição do atributo e em campo equivalente no produto selecione a qual campo no cadastro do produto esse atributo se refere. -
Clique em salvar.
Observação:
Caso o campo equivalente no produto seja nenhum, é possível cadastrá-lo manualmente ao vincular o atributo durante o cadastro do produto. Mais informações em mapeando atributos de produtos no Tiny. Para editar um atributo, clique sobre ele, altere as informações desejadas e clique em salvar.
1. Acesse Menu → Cadastros → Produtos e clique sobre o Produto que deseja realizar o mapeamento de atributos.
Observações:
- O campo Valor deverá ser preenchido manualmente quando o atributo Campo equivalente no produto seja Nenhum. Para informações de como cadastrar atributo equivalentes em produtos acesse Mapear atributos.
- A opção Sugerir atributos busca pela categoria informada no cadastro do produto, sugestões de atributos já vinculados a outros produtos que pertencem a mesma categoria.
2. Na aba Ficha Técnica → Atributos e informe o nome de um dos atributos já cadastrados no Tiny. O campo Valor será automaticamente preenchido quando configurado previamente.
Após realizar o vínculo dos atributos, clique em Salvar.
O envio dos produtos ao e-commerce somente ocorrerá com o campo Atributo preenchido. Caso contrário, uma mensagem de erro será exibida. Para incluir atributos no produto, clique em Editar e inclua atributos ao produto.
- Para configurar, acesse menu → integrações. Vá até a integração ativa do Mercado Livre e clique no menu de contexto (...) e em seguida em pontos facultativos nos quais não faço envios.
-
Marque, na lista de pontos facultativos exibida, os dias nos quais você não fará entregas.
Dias não marcados, serão considerados dias com envios normais. - Não esqueça de salvar as configurações.
- Para isso, acesse menu → início → integrações.
- Localize a integração do Mercado Livre e clique no menu de contexto (...) → gerenciar capacidade de envio.
- Na tela que irá abrir, defina a capacidade em cada dia da semana disponível e habilite o parâmetro capacidade máxima para utilizar a capacidade informada.
- Caso seja necessário realizar a exclusão dos mapeamentos dos produtos com a sua plataforma, acesse Configurações → Aba E-commerce → Integrações e marque a integração desejada. Depois, clique em Mais ações → Excluir todos os anúncios no Tiny. É importante mencionar que esta ação, depois de concluída, não poderá ser desfeita.
- Sempre que um pedido é importado, o cliente automaticamente é cadastrado em Cadastros → Clientes e fornecedores.
- Integração Mercado Envios Full, consulte a ajuda Mercado Envios Full.
-
Integração Mercado Envios Flex, consulte a ajuda Mercado Envios Flex.
- Serviço de perguntas do Mercado Livre, consulte a ajuda Perguntas do E-commerce.
- Gerenciar anúncios do Mercado Livre, consulete a ajuda Anúncios do Mercado Livre.
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