Pré-requisitos
- Disponível para os planos Iniciante, Começar, Básico, Crescer, Essencial, Evoluir, Potencializar e Grande.
O que é?
O Magalu Marketplace, é um marketplace que está disponível para integração no Olist Tiny. Essa integração permite que o sistema se conecte diretamente ao marketplace, possibilitando o processamento dos pedidos através do Olist Tiny.
A integração viabiliza a importação de pedidos para o Olist Tiny, para que possa gerenciar os mesmos, e também efetuar o controle de estoque da plataforma através do sistema, entre outras funções que facilitam e otimizam sua rotina.
Recursos disponíveis na integração
Receber produtos | ✔ |
Enviar produtos | ✔ |
Enviar e atualizar estoque | ✔ |
Enviar e atualizar preços | ✔ |
Efetuar cotações de fretes | X |
Receber pedidos | ✔ |
Sincronizar situações dos pedidos da plataforma para o Tiny | ✔ |
Enviar dados das NF-es | ✔ |
Enviar rastreamentos | ✔ |
Enviar situação de Entregue para os pedidos | ✔ |
Configurações
Para realizar as configurações, acesse menu → início → integrações, clique em adicionar integração, busque por Magalu Marketplace e clique em instalar.
Deverá seguir as etapas de configuração, efetuando o preenchimento dos campos conforme:
Observação!
Por padrão, o sistema irá seguir um fluxo em etapas para conclusão das configurações da integração, e a mesma ficará disponível para utilização somente após o fluxo ser finalizado. Mas, se desejar, poderá interromper o preenchimento das informações, clicando em continuar depois, na parte inferior da tela e retomar a configuração de onde parou, em outro momento.
Para conectar integração, é necessário acessar o painel da Magalu, clicar em menu → gestão de integradoras, localizar o Olist Tiny e clicar em autorizar.
Ao clicar em Autorizar você será redirecionado para o nosso painel de login, então será necessário logar em sua conta Olist Tiny e acessar menu → início → integrações, onde a sua integração da Magalu Marketplace já estará salva e conectada.
Observações!
Atualmente, é possível vincular apenas 1 conta do Magalu com 1 conta no Tiny.
Ao identificar a sua integração da Magalu já inserida, poderá acessar a mesma para ajustar as configurações conforme a sua necessidade.
Aba Produtos
Na aba produtos, você define as regras de estoque, preço, do envio de e recebimento de produtos e os tipos de anúncio. Essas definição serão aplicadas a todas
Enviar produtos
Define a regra para envio de produtos para o marketplace nesta integração, tanto para importação, quanto para envio de produtos ao e-commerce.
Enviar imagens dos produtos ao sincronizar |
Define se ao enviar os produtos para a plataforma, as imagens do produto vão ser sempre enviadas (sim) ou enviadas apenas para produtos novos (que ainda não estão cadastrados na plataforma). |
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Receber produtos
Ao importar produtos |
Define, ao receber os produtos da plataforma, como as imagens do produto vão ser recebidas no Tiny: Importar imagens como anexo: as imagens do produto vão ser registradas no cadastro do produto. Apenas importar a URL externa das imagens: apenas as URLs das imagens dos produtos serão salvas no Tiny. |
Na importação de produtos, ao atualizar um produto, atualizar o Código (SKU) | Habilite este campo para atualizar o código (SKU) sempre que os produtos forem importados do e-commerce. |
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Importar anúncios com uma variação como anúncios simples | Com esse parâmetro habilitado, os anúncios que têm apenas 1 variação na plataforma, com número de identificação diferente do produto, serão importados para o Tiny como um produto simples. |
Regras de estoque
Define como será a forma de controle de estoque na integração.
Atualizar estoque na loja virtual a partir do Tiny | Selecione umas opções disponíveis para atualização do estoque, sendo elas: não atualizar, enviar saldo físico (estoque total) ou enviar saldo disponível (estoque total considerando a reserva de estoque). |
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Depósito a ser considerado na integração |
Defina qual o depósito vai ser considerado para as ações: importar pedido, importar produtos e enviar estoque, ou seja, toda movimentação de produtos vai ser atribuída a este depósito padrão.
* O campo depósito a ser considerado na integração será exibido nas contas que possuem a extensão depósitos de estoque instalada. |
Utilizar Magalu Fulfillment |
Habilite esse parâmetro para utilizar o recurso de fulfillment do e-commerce.
* Acesse Magalu Fulfillment para mais informações. |
Utilizar estoque de segurança |
Habilite este parâmetro para informar a quantidade de itens no estoque de segurança. Desta forma, quando seu estoque atingir este número, a quantidade de itens enviada para a plataforma vai ser zero. Por exemplo: Estoque de segurança = 5. Estoque atual = 2. Ao atualizar o estoque na plataforma, vai ser enviado saldo = 0. * Parâmetro não considerado para produtos sob encomenda. |
Preços
Define a regra de preços para a integração, tanto para importação, quanto para envio de produtos ao e-commerce.
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Preço fixo: conforme o preço do produto, o anúncio pode receber um valor fixo de preço de venda, levando em consideração acréscimos e descontos aplicados individualmente;
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Conforme regras de preço: trata-se de todas as regras do marketplace relacionado ao percentual de comissão, adicional de frete para produtos com preço mínimo e/ou por faixa de peso cubado dos produtos e fórmula de cálculo para aplicar os valores adicionais. Ao definir essa regra, siga a configuração de precificação de anúncios com base nas regras das plataformas de e-commerce e marketplaces.
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Conforme lista de preços: utiliza de listas de preços dos produtos, específicas para o e-commerce ou marketplace. Ao definir essa regra, no campo lista de preços utilizada nos produtos, selecione a lista de preços a ser considerada na importação de pedidos do e-commerce. Saiba como configurar em listas de preços.
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Aba Pedidos
Na aba pedidos, você define as regras do fluxo de recebimento e tratativas de pedidos da plataforma.
Fluxo de pedidos
Importar valor do frete nos pedidos | Com esse parâmetro habilitado o valor do frete também vai ser importado, ao importar os pedidos. |
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Sincronização automática dos pedidos |
Habilite essa opção para que os pedidos na situação New, Approved ou Canceled sejam automaticamente sincronizados. * A situação Shipped não é sincronizada automaticamente. Para sincronização manual, acesse vendas → pedidos de venda → sincronizar situação, para pedidos previamente selecionados. |
Completar endereço do cliente a partir do CEP na importação de pedidos |
Com esse parâmetro habilitado, o endereço do cliente será preenchido no Tiny, ao importar os pedidos: Não: o endereço do cliente permanecerá incompleto, caso esteja incompleto na plataforma. Apenas se bairro não está informado: Se o campo bairro no pedido de venda não estiver preenchido, o Tiny irá completar o endereço do cliente. Sempre: o CEP sempre será validado junto ao Correios para preenchimento do endereço do cliente. Os dados de endereço obtidos na plataforma de e-commerce serão ignorados. |
Enviar rastreamento ao alterar a situação no Tiny para enviado | Com esse parâmetro habilitado, o código de rastreio será automaticamente enviado para a plataforma sempre que a situação do pedido for alterada para enviado. Saiba mais sobre essa rotina através da ajuda atualizar situação de envio dos pedidos. |
Método de impressão de etiquetas | Selecione o tipo da impressão das etiquetas, fornecido pela Magazine Luiza ou impressora térmica. Saiba como imprimir etiquetas via arquivo ZPL. |
Dados fiscais
Define as regras fiscais que serão utilizadas para esta integração.
Envio de dados da NFe |
Define a forma de envio dos dados fiscais da nota para a plataforma: Automático ao autorizar a nota: Quando a nota fiscal for autorizada na Sefaz, automaticamente o Tiny irá enviar os dados da nota. Manual: Os dados fiscais da nota devem ser enviados manualmente. Mais informações, consulte enviar dados da NFe ao e-commerce (Manual). * Para que essa configuração seja corretamente aplicada, é necessário que habilitar o parâmetro autorizar automaticamente notas fiscais geradas a partir da venda, nas configurações da nota fiscal. Para mais informações, acesse notas fiscais - configurações. * Selecionando a opção automático ao autorizar a nota fiscal, são enviados os seguintes dados: chave de acesso da NFe, o CFOP do primeiro item presente na NFe e o XML. |
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Natureza de operação para venda |
Selecione a natureza de operação que será atribuída de forma padrão na importação dos pedidos no Tiny e ao gerar nota fiscal através do pedido importado. * Optantes do regime normal devem definir as configurações para os seguintes campos: Natureza de operação de venda para contribuinte, Natureza de operação de venda para não contribuinte e Natureza de operação para venda desta integração. * Mais informações, acesse naturezas de operação de saída. |
Definir natureza de operação diferente para destinatários contribuintes do ICMS |
Com esse parâmetro habilitado, você poderá selecionar uma natureza de operação específica para destinatários contribuintes do ICMS, a qual será aplicada no momento em que o Tiny identificar que o pedido de venda trata-se de um cliente contribuinte. |
Custos
São definidos os custos do marketplace e a comissão cobrada pela plataforma. Defina se a comissão cobrada pelo integrador, para cada categoria, terá um valor fixo ou uma taxa (%) e se a base de cálculo da comissão irá considerar o valor total da venda ou o total da venda sem o frete.
Observação!
A aba custos somente aparecerá com a extensão custos do e-commerce instalada.Aba Mapeamentos
Define o vínculo entre os códigos do Tiny com os códigos da plataforma para categorias, variações, situação dos pedidos, formas de recebimento e de frete, e a definição dos horários de envio de mercadorias.
Situações de pedidos
Define o vínculo entre os pedidos no Tiny e na plataforma de acordo com a situação do pedido através do mapeamento da situação dos pedidos no e-commerce com as respectivas situações no Tiny, definindo também o fluxo da sequência das situações no Tiny.
As situações padrão e as respectivas situações dos pedidos no Tiny são preenchidas de forma automática ao cliacar em adicionar situações padrão.
Para adicionar novas situações, clique em adicionar mapeamento de situação, localizado ao final da página, após os mapeamentos existentes.
Ao habilitar o permite retroceder situação dos pedidos na sincronização de situações, será possível alterar a situação de um pedido para uma situação anterior à atual, por exemplo, um pedido enviado poderá voltar para a situação preparando envio. No entanto, caso você utilize o recurso do OMS, recomendamos manter este parâmetro desabilitado.
Observação:
Ao importar um pedido de venda do e-commerce para o Tiny, o pedido assume a situação configurada. Caso a situação não esteja configurada, o pedido importado terá a situação em aberto atribuída.
Formas de recebimento
Define o vínculo entre as formas de recebimento dos seus pedidos da loja virtual com a forma de recebimento no Tiny. Esta configuração fará com que suas contas a receber sejam geradas no Tiny com as mesmas informações da plataforma.
Ao habilitar o parâmetro importar forma de recebimento nos pedidos, será possível relacionar as formas de pagamento presentes em sua plataforma com os respectivos destinos no Tiny. Para isso, clique em adicionar forma de recebimento.
A seguir, no campo de forma de recebimento, selecione a forma de recebimento do Tiny a ser relacionada com a da integração. No campo código na integração, clique sobre o botão relacionar forma de recebimento 🔗 e selecione a forma de recebimento de sua plataforma que corresponderá à do Tiny.
Se a forma de recebimento correspondente não for exibida, é possível buscar por pedido que possua a mesma forma de recebimento selecionada para realizar o relacionamento. Para isso, é necessário informar o identificador do pedido na integração, através do Order ID ou Shipment ID. Ou, caso saiba o código de integração, clique em informar código manualmente e digite o código.
Observação:
Ao adicionar as formas de recebimento selecionadas, o Tiny busca as formas já configuradas em sua conta. Para informações de como cadastrar as formas de recebimento, acesse formas de recebimento.Para confirmar o relacionamento, clique em relacionar.
No campo forma de recebimento padrão, defina a forma de recebimento que será utilizada sempre que o pedido importado não possua nenhuma forma relacionada.
No campo categoria financeira padrão dos pedidos, selecione a categoria financeira padrão para esta integração, se assim desejar. As categorias financeiras exibidas são previamente cadastradas em categorias de receitas e despesas, nas configurações de finanças.
Formas de frete
Define o vínculo entre as formas de frete dos seus pedidos da loja virtual com a forma de frete no Tiny. Esta configuração fará com que os pedidos no Tiny sejam gerados com as mesmas informações de frete da plataforma.
Para fazer o mapeamento das formas de frete presentes no e-commerce, com as formas de envio cadastradas em sua conta no Tiny, no campo forma de envio e forma de frete, selecione as formas que deseja mapear.
Em código na integração, clique no botão relacionar forma de frete 🔗. E, na listagem exibida, selecione a forma de envio correspondente em sua plataforma.
Se a forma de frete correspondente não for exibida, é possível obter por pedido que tenha a mesma forma de frete selecionada para realizar o relacionamento, informando o identificador do pedido na integração. Ou, caso saiba o código de integração, clique em informar código manualmente e digite o código. Para confirmar o relacionamento, clique em relacionar.
Para adicionar novas formas de frete, clique em adicionar.
Observações:
- Ao adicionar as formas de frete selecionadas, o Tiny busca as formas de envio já configuradas em sua conta. Para cadastro de novas formas de envio, consulte formas de envio.
- Para mapear as formas de frete da Frenet, acesse a ajuda mapear formas de frete Frenet.
Não esqueça de salvar as configurações.