Os contratos são gerados com o intuito de se gerenciar futuras cobranças dos serviços que a empresa presta para o seu cliente.
Neles, é possível além da geração da Nota Fiscal, vincular um vendedor e inserir anexos.
O recurso está disponível para os planos Crescer, Evoluir ou Potencializar.
Passo a passo
Adicionar a extensão contratos de serviços
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Para iniciar o uso do módulo de contratos de serviços, é necessário instalar a extensão do mesmo. Para efetuar, acesse Menu → Início → Extensões do Tiny.
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Na seção Vendas , clique sobre a extensão Contratos de serviços.
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Clique em Instalar e após Confirme a instalação.
Passos para cadastrar contratos
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Acesse Menu → Serviços → Contratos → Incluir contrato.
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Na seção Dados do contrato , preencha os dados do contrato a ser incluído.
Observação:
A busca por cliente pode ser realizada por parte do nome do cliente, nome fantasia, CPF/CNPJ e em em refinar busca, é possível pesquisar o cliente pelo número do telefone com DDD cadastrado. -
Em Nota Fiscal , defina entre Sim ou Não para a emissão da Nota Fiscal.
Atenção!
Caso selecione a opção Sim , os dados tributários da Nota Fiscal de serviço precisam ser configurados. -
Na seção Dados adicionais , você pode incluir observações sobre o contrato.
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Em Comissões , caso a inclusão do contrato gere comissões ao vendedor, as demais informações devem ser preenchidas.
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Também é possível anexar imagens ou documentos para que você possa centralizar tudo que é relacionado ao contrato. É só clicar em Procurar arquivo para anexar.
Observação:
Lembramos que o tamanho do arquivo não deve ultrapassar 2 MB.No campo Marcador , você pode informar uma identificação sobre o contrato e a mesma será exibida na listagem dos contratos.
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Ao final, salve o contrato clicando em Salvar.
Informações relacionadas
Configuração dos contratos
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Acesse Menu → Serviços → Configurações → Aba Serviços → Configurações dos Contratos.
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A seguir, é possível configurar os seguintes campos:
Considera a data de término na geração das cobranças Se preencher a data de término do contrato, na seção Dados Adicionais após a data informada não haverá mais cobranças sobre o contrato. Agrupar contratos com mesmo dia de vencimento e cliente Se a escolha for Sim , as cobranças dos contratos que forem do mesmo cliente e dia de vencimento serão agrupadas numa só. Se a opção escolhida for Não , serão geradas cobranças individuais por contrato e vencimento. Receber cópia do email do boleto Selecione entre Sim ou Não , para receber cópia dos boletos quando forem enviados por e-mail.
Configurar marcadores nos contratos
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Acesse em Menu → Configurações → Aba Serviços → Configurações dos Marcadores nos Contratos. Após isso, clique em Incluir marcador.
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Posteriormente à configuração, diretamente no módulo é possível administrar os marcadores. Para isso, acesse Menu → Serviços → Contratos → Clique no menu de contexto ao lado da descrição do contrato → Marcadores.
Além disso, pode-se incluir os marcadores em lote. Para isso, Selecione os contratos → Mais e clique sobre Incluir marcadores.
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Os marcadores assim como o vendedor, poderão ser filtrados no módulo através da opção Filtros , localizada ao lado direito da tela.
Para retirar marcadores, clique no Menu de contexto ao lado da descrição do contrato → Selecione Marcadores → e Apague o marcador ou clique sobre o x.
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Caso seja necessário excluir um marcador, acesse Menu → Configurações → Aba Serviços → Configurações dos Marcadores nos Contratos.
Agora, Selecione o marcador desejado → Excluir marcadores.
Impressões de contratos
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Passos para imprimir contratos de maneira geral:
- Acesse em Menu → Serviços → Contratos → Imprimir (ao lado do botão Incluir Contrato ).
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Passos para impressão de Contratos por início e término de Contrato:
- Acesse Menu → Serviços → Contratos → Mais ações → Relatório de início e término de contratos.
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Passos para imprimir Contratos por início e término de Contrato por mês:
- Acesse Menu → Serviços → Contratos → Mais ações → Relatório de início e término de contratos agrupados por mês.
Como excluir contratos
Acesse Menu → Serviços → Contratos → Selecione qual contrato almeja excluir e clique em Excluir contratos.
Atenção!
Lembrando que, contratos que já possuem cobranças geradas e consequentemente contas lançadas (Contas a Receber), não são excluídas nem as cobranças e nem as contas a receber destes. Somente os contratos em si, são excluídos.Verificar os valores adicionais de um contrato
Acesse Menu → Serviços → Contratos → Clique no menu de contexto e selecione Valores Adicionais.
Atenção!
Os valores adicionais, poderão ser valores de cobranças ou de descontos. E até mesmo poderão ser excluídos ao clicar no botão azul destes e selecionar Excluir.Visualizar as cobranças para um contrato
Acesse Menu → Serviços → Contratos → Clique no menu de contexto e selecione Ver cobranças.