Este módulo permite gerenciar todas as contas a pagar da empresa possibilitando, também, baixar as contas que já foram pagas movimentando, dessa forma, no módulo de Caixa.
Os lançamentos que se encontram neste módulo podem ser originados por ordens de compra, notas fiscais de compra ou terem sido inseridos manualmente no módulo.
Passo a passo
Passos para incluir uma conta a pagar
-
Acesse Menu → Finanças → Contas a Pagar → Incluir conta a Pagar.
-
Na aba Dados da conta , insira as informações sobre a conta. Inicie informando o Nome do fornecedor ou pesquisando o mesmo através da Lupa.
Preencha os dados conta, sendo eles: Vencimento, Valor, Data de emissão, Número do documento. No campo Histórico é possível inserir uma descrição informativa sobre a conta, e em Categoria pode-se vincular essa conta a uma categoria. Na opção de Ocorrência, você pode determinar a frequência desta conta, com as opções de: única, semanal, mensal, trimestral, semestral, anual e parcelada.
Observação:
Caso selecionada a opção para recorrência semanal, serão criadas outras 52 ocorrências respectivas ao período de 1 ano. -
Ao lado em Competência informe o mês que esta conta refere-se, ou seja, a qual mês ela pertence para a geração do DRE. Você pode selecionar entre as opções Mês do vencimento , Mês anterior ao vencimento ou Mês da emissão.
-
Na aba Anexos , pode-se adicionar um arquivo de até 2 MB.
-
Em Marcadores pode-se inserir marcadores de identificação sobre a conta. Veja como configurar marcadores em Configurar marcadores em contas a pagar.
-
Ao final, salve a sua conta a pagar em Salvar.
Passos para consultar contas a pagar
Utilize as opções de Filtros para que possa buscar por contas específicas.
No filtro por Mês , é possível filtrar por períodos determinados.
Observação:
A pesquisa Por vencimento busca pela data do vencimento e Por competência busca pela data da competência informada nos lançamentos.Em filtros pode-se consultar as contas filtrando por Categorias , Marcadores ou pelo Histórico informado no momento da inclusão da conta.
Abaixo, segue a identificação das situações das contas a pagar:
Todas: apresenta na listagem, as contas pagas e as que se encontram em aberto.
Em aberto: é possível localizar as contas que ainda não foram pagas.
Emitidas: será visualizado todas as contas realizadas, inclusive as contas canceladas.
Pagas: visualiza-se somente as contas que foram pagas.
Atrasadas: somente será listado as contas que se encontram atrasadas.
Lançar contas a pagar através de uma ordem de compra ou nota fiscal de entrada
-
Para lançar contas da ordem de compra é necessário que, tenha informado a condição de pagamento no preenchimento da ordem.
Acesse Menu → Suprimentos → Ordens de Compra → Clique no menu de contexto ao lado do número da ordem de compra → Lançar contas.
-
Para lançar contas da nota de entrada é necessário que, tenha informado a condição de pagamento no preenchimento da mesma.
Acesse Menu → Suprimentos → Notas de Entrada → Clique no menu de contexto ao lado do número da nota fiscal → Lançar contas.
Informações relacionadas
Configurar marcadores em contas a pagar
-
Acesse Menu → Configurações → Aba Finanças → Configurações dos Marcadores nas Contas a Pagar. Após isso, clique em Incluir marcador.
-
Após configurar, os mesmos podem ser inseridos no sistema em Menu → Finanças → Contas a Pagar → Clique no menu de contexto → Editar Marcadores.
Observação:
Outra forma de inserir marcadores, é ao acessar Menu → Finanças → Contas a Pagar → Incluir Conta a Pagar, como também, clicando sobre a conta a pagar já salva → Aba marcadores.Além disso, pode-se incluir os marcadores em lote. Para isso, Selecione as contas a pagar → Mais e clique sobre Incluir marcadores.
-
Após inserção dos marcadores, é possível filtrar e localizar os lançamentos com base nos mesmos, usando a opção Filtros que se encontra no menu ao lado direito.
-
Caso seja necessário excluir um marcador, acesse Menu → Configurações → Aba Finanças → Configurações dos Marcadores nas Contas a Pagar.
Agora, Selecione o marcador desejado → Excluir marcadores.
Incluir grupos para categorias de receitas e despesas
-
Acesse Menu → Configurações → Aba Finanças → Categorias de Receita e Despesa.
-
Clique em Grupos para incluir o grupo a qual irá pertencer as categorias.
-
Acesse em Incluir grupo de categorias e informe a Descrição do grupo.
Adicionar categorias de receitas e despesas
-
Acesse Menu → Configurações → Aba Finanças → Categorias de Receita e Despesa.
-
Clique em Incluir categoria e informe a Descrição da categoria.
- Em Demonstração do resultado do exercício, defina se esta categoria será considerada no DRE e a competência padrão desejada.
-
Caso queira definir uma categoria padrão, pode-se definir como: Padrão venda, Padrão compra ou Padrão serviço.
Alterar categoria das contas a pagar em lote
-
Para alterar as categorias das contas a pagar em lote, é necessário que Selecione as contas, acesse o menu Mais Ações e clique em Alterar categoria.
-
Agora, no campo Categoria selecione a nova categoria que será atribuída nas contas a pagar e clique em Salvar.
Como pagar contas
-
Acesse Menu → Finanças → Contas a Pagar → Clique no menu de contexto e selecione Pagar (baixar conta).
Para pagar suas contas em lote, acesse Menu → Finanças → Contas a Pagar → Selecionando as contas que deseja pagar → Pagar.
-
A seguir, visualizará os Dados da conta a pagar. Confirme o pagamento da conta ao acessar em Pagar.
Observação:
Caso a categoria da conta que está sendo paga esteja em branco e você preencha essa informação, a respectiva categoria será inserida, também, no documento que originou a conta a pagar.
Como pagar contas parcialmente
-
Acesse Menu → Finanças → Contas a Pagar → Clique no menu de contexto e selecione Pagar (baixar conta).
-
A seguir, clique em Mais opções.
-
Agora, no campo Valor pago deve-se informar o valor verdadeiramente pago. Após isso, clique em Pagar.
-
Na listagem das contas a pagar, a conta paga parcialmente fica sinalizada com a situação Parcial. A conta continua em Aberto assim, poderá posteriormente, efetuar o resto da baixa.
Cancelar uma conta a pagar
Acesse Menu → Finanças → Contas a Pagar → Clique no menu de contexto e selecione Cancelar conta.
Atenção!
Ao selecionar a opção de cancelar uma conta a pagar que possui recorrência ou parcelas, é exibida uma mensagem pedindo que o usuário indique o que deseja fazer com as contas a pagar vinculadas à conta que está sendo cancelada.Como excluir uma conta a pagar
Acesse Menu → Finanças → Contas a Pagar → Clique no menu de contexto e selecione Excluir conta.
Observação:
Para a exclusão de contas a pagar em massa, existe a opção de excluir as que não são recorrentes. Para isto, é necessário acessar Menu → Finanças → Contas a Pagar → Selecionar a(s) conta(s) não recorrente(s) → Excluir contas.Atenção!
Ao selecionar a opção de excluir uma conta a pagar que possui recorrência ou parcelas, é exibida uma mensagem pedindo que o usuário indique o que deseja fazer com as contas a pagar vinculadas à conta que está sendo excluída.Clonar uma conta a pagar
Acesse Menu → Finanças → Contas a Pagar → Clique no menu de contexto e selecione Clonar conta.
Observação:
Ao clonar uma conta, é possível alterar os dados da nova conta, mesmo antes de salvá-la.Imprimir as contas a pagar
Acesse Finanças → Contas a Pagar → Clique no botão Imprimir.
Observação:
Há também a opção de imprimir agrupado por cliente em Finanças → Contas a Pagar → Mais ações → Imprimir agrupado por fornecedor.Informar um e-mail para envio das contas a pagar
Acesse Menu → Configurações → Aba Finanças → Configurações do Contas a Pagar.
Atenção!
Após realizar estas configurações, se você possuir uma conta a pagar que irá vencer, será enviado através do e-mail informado na configuração, um aviso de que esta conta está vencendo. Logo, poderá acessar o sistema e administrar suas contas a pagar.Inserir anexos em uma conta a pagar
Acesse Menu → Finanças → Contas a Pagar → Clique sobre a conta a pagar e selecione a aba Anexos.
Observação:
Anexos efetuados em Contas a Pagar não serão vislumbrados em Caixa e Bancos.Como editar anexos inseridos em contas a pagar
Os anexos presentes em suas contas a pagar podem ser editatos independente da situação que essa conta se encontra. Para editar os anexos, siga os passos abaixo:
-
Acesse o módulo de Contas a pagar e localize a conta que deseja editar os anexos.
-
Agora, acesse o Menu de contexto desta conta e clique em Editar anexos.
-
A seguir, você visualiza os anexos presentes nesta conta podendo removê-los, clicando no botãoou adicionar novos anexos através da opção Procurar arquivo.
-
Após editar os anexos, clique em Salvar.
Estornar pagamentos
Acesse Menu → Finanças → Contas a Pagar → Aba Pagas → Clique no menu de contexto referente a conta que deseje estornar e selecione Estornar pagamento.
Observações:
- Além dessa opção, há em Menu → Finanças → Contas a Pagar → Gerenciar pagamentos → Selecionar qual pagamento deseja estornar → Excluir pagamentos.
- Lembrando que, por ambas as opções de estorno ou gerenciar, as contas que forem estornadas, voltarão para situação que se encontravam anteriormente.
Visualizar os pagamentos
Acesse Menu → Finanças → Contas a Pagar → Aba Pagas → Clique no menu de contexto referente a conta que deseja visualizar e selecione Exibir pagamentos.