No caixa são armazenados e podem ser gerenciados todos os lançamentos financeiros realizados pela empresa.
Nesse módulo, podem ser gerenciados os lançamentos de acordo com suas respectivas contas.
Os registros presentes nesse módulo podem ser originados de pedidos de venda, notas fiscais, ordens de compra, notas fiscais de compra, recebimento de contas a receber e pagamentos de contas a pagar ou comissões.
Além disso, podem ser incluídos lançamentos de movimentação e de transferência entre contas diretamente nesse módulo.
Passo a passo
Como incluir contas bancárias
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Para incluir uma conta bancária, acesse Menu → Configurações → Aba Finanças → Cadastro de Contas Bancárias.
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Agora, clique em Incluir conta bancária.
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Selecione o banco que irá configurar e ao lado, em Descrição da conta , informe o nome da conta que está configurando.
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Após selecionar o banco, informe os Dados.
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Na seção Configurações do Pix , selecione o “Tipo da chave” e logo em seguida preencha o campo “Chave Pix” de acordo com o tipo escolhido anteriormente. As opções para Tipo de Chave são: E-mail, CPF, CNPJ, Telefone e Chave aleatória.
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Logo após, em Configuração para cobrança como meio de recebimento , selecione o Meio de recebimento para esta conta.
Atenção!
Marcando a opção Cobrança registrada (remessas e retornos) , é possível enviar remessas e ler retornos dos principais bancos do mercado. Veja os bancos disponíveis. As instruções de como gerar remessas e retornos estão em Remessas Bancárias e Retornos Bancários. -
Na seção Configuração dos boletos , informe os dados para emissão de boletos.
Observação:
Ressaltamos que os dados para configuração precisam ser obtidos junto ao banco. -
Em caso de cobrança registrada, nos campos Primeira e Segunda instrução, pode-se adicionar instruções referente à remessa bancária. Para instruções somente para os boletos, adicione a mensagem padrão no campo Instruções para impressão no boleto.
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Em Dados Adicionais , os campos referem-se aos dados de cobrança com o banco e devem ser preenchidos conforme instruções recebidas do seu gerente bancário.
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Por fim, Salve as configurações e realize a Validação com o banco.
Atenção!
Caso você configure sua conta bancária para gerar boletos, ao marcar a opção Gerar boletos para homologação na janela que será aberta ao salvar a configuração, será possível gerar alguns boletos de forma automática para a homologação. Desta forma, selecione o cliente que será utilizado nos mesmos, juntamente com o valor e quantidade de boletos exigida pelo seu banco para realizar o processo de homologação.
Como incluir contas financeiras
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Para incluir uma conta financeira, acesse Menu → Configurações → Aba Finanças → Cadastro de Contas Financeiras.
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Por padrão, a conta Caixa já vem previamente cadastrada e para você adicionar novas contas clique no botão Incluir conta.
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Agora, no campo Nome da conta informe a descrição da sua conta. Caso não deseje que as movimentações financeiras desta conta sejam consideradas em seu fluxo de caixa, marque a opção Não considerar esta conta no saldo para fluxo de caixa e no saldo inicial do caixa e por fim, Salve a conta.
Observação:
Ao marcar a opção Não considerar esta conta no saldo para fluxo de caixa e no saldo inicial do caixa , ao acessar o módulo Caixa e selecionar Todas as contas não será considerando o saldo desta conta financeira. -
Através do Menu de contexto , é possível atribuir um número para as contas e também definir uma delas como preferencial para as movimentações.
Realizar lançamentos no caixa
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Acesse Menu → Finanças → Caixa → Incluir lançamento.
Antes de incluir os lançamentos, verifique em qual Conta será realizado o lançamento. Além disso, as opções de Filtros encontram-se ao lado direito da tela.
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Digite as informações sobre o lançamento.
Neste local é possível inserir os Dados do lançamento , dentre os quais a Data, Histórico, Valor e o Cliente, Fornecedor ou Vendedor vinculado ao lançamento , sendo possível pesquisá-los através Lupa.
Em Competência , informe o mês que esta conta refere-se, ou seja, a qual mês ela pertence para a geração do DRE. Também é possível inserir anexos na aba Anexo e informar Marcadores na respectiva aba.
Observação:
Em refinar busca, é possível pesquisar o cliente pelo número do telefone com DDD cadastrado.
Consultar lançamentos no caixa
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Para consultar os lançamentos no caixa, utilize as opções de Pesquisa.
Selecione o Caixa , no qual irá buscar os lançamentos. Ao lado direito, na opção Mês é possível localizar os lançamentos de um período específico.
Observação:
A pesquisa Por emissão busca pela data do lançamento e Por competência busca pela data da competência informada no lançamento. -
Ao clicar em filtros poderá localizar os laçamentos por: Categoria e Marcador. Ou ainda, na busca refinada você poderá buscar por cliente, nº no banco, nº doc e histórico.
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Após selecionar as opções de pesquisa, clique em Aplicar.
Informações relacionadas
Configurar marcadores no caixa
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Acesse Menu → Configurações → Aba Finanças → Configurações dos Marcadores no Caixa e após isso, clique em Incluir marcador.
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Para incluir marcadores em seus lançamentos, acesse Menu → Finanças → Caixa → Clique no menu de contexto ao lado da data do lançamento → Marcadores.
Observação:
Também é possível incluir marcadores ao acessar Menu → Finanças → Caixa → Incluir lançamento → Aba Marcadores.Além disso, pode-se incluir os marcadores em lote. Para isso, selecione os Lançamentos → clique sobre o botão Incluir marcadores.
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Após inserção dos marcadores, é possível filtrar e localizar os lançamentos com base nos mesmos, usando a opção Filtros que se encontra no menu ao lado direito.
Atenção!
Para retirar marcadores, clique no Menu de contexto ao lado da data do lançamento → Selecione Marcadores → Apague o marcador ou clique sobre o "x". -
Caso seja necessário excluir um marcador, acesse Menu → Configurações → Aba Finanças → Configurações dos Marcadores no Caixa.
Agora, Selecione o marcador desejado → Excluir marcadores.
Imprimir o recibo
Acesse Menu → Finanças → Caixa → Clique no menu de contexto ao lado da data do lançamento e selecione Imprimir recibo.
Observação:
Se quiser salvar este documento em PDF, poderá usar uma impressora em PDF como, por exemplo, o PDF Creator ou então, ao utilizar o navegador Google Chrome, usar a opção de salvar em PDF no passo em que é selecionada a impressora.Como excluir um registro
Acesse Menu → Finanças → Caixa → Selecione os registros que deseja excluir e clique em Excluir lançamentos.
Observações:
- Após realizar a exclusão de registros, os mesmos não poderão ser restaurados.
- Não é permitida a exclusão de registros de baixas de contas a receber ou contas a pagar. Esses registros são identificados com o marcador verde com a letra B, indicando tratar-se de uma baixa de conta. Para excluir esses registros, deve-se excluir o registro de recebimento ou pagamento que deu origem ao mesmo.
- Ao excluir um recebimento/pagamento, as contas baixadas pelo registro excluído retornarão à situação anterior à baixa. (Terão sua situação alterada para em aberto ou paga parcial e o saldo da conta atualizado, desconsiderando o valor baixado).
Alterar a conta de um lançamento
Para realizar a alteração de conta financeira de forma individual a partir dos registros, acesse Menu → Finanças → Caixa → Clique no menu de contexto presente sobre o lançamento e após em Alterar conta.
Se deseja alterar a conta financeira em lote a partir dos lançamentos, no mesmo local citado anteriormente, selecione todos os lançamentos que deseja alterar e após, em Ações → Alterar conta financeira.
Alterar a categoria de um lançamento
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Acesse Menu → Finanças → Caixa → Selecione os lançamentos → Mais Ações e clique em Alterar categoria.
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A seguir, selecione a nova categoria e clique em Salvar.
Como imprimir no módulo de caixa
Acesse Menu → Finanças → Caixa e clique no botão Imprimir.
Observação:
Ao selecionar a opção de impressão, serão impressos todos os lançamentos que correspondem aos critérios aplicados, não somente aqueles que foram selecionados.Exportar lançamentos do caixa para uma planilha
Acesse Menu → Finanças → Caixa → Mais ações → Exportar lançamentos para planilha.
Observação:
A exportação pode ser realizada no formato Excel (.xls) ou texto (.csv).Realizar transferência entre contas
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Acesse Menu → Finanças → Caixa e clique no botão Transferir.
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A seguir informe os Dados da transferência: Data, Valor, Conta de origem, Conta de destino e Histórico.
Após isso, clique em Salvar.
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Na listagem dos lançamentos do caixa, a transferência é identificada através do marcador correspondente a transferência entre contas.
Como inserir anexos
Acesse Menu → Finanças → Caixa → Clique em Incluir lançamento → Aba Anexos.
Observações:
- Para inserir anexos nos lançamentos já inclusos, clique sobre o lançamento, acessa a aba Anexos.
- Para remover anexos inseridos em lançamentos, vá até a aba Anexos no próprio lançamento e clique em remover anexo.
- Os arquivos anexados em contas a receber e/ou contas a pagar não são transferidos para o lançamento de caixa, quando a conta for baixada.