O módulo de contas a receber foi criado com a intenção de gerenciar todos os recebimentos da sua conta Tiny.
O mesmo irá abordar, desde a parte de lançamentos diretamente no módulo, até lançamento de contas pelos pedidos ou notas de venda.
Após efetuar uma baixa de um recebimento, o mesmo estará automaticamente lançado no Caixa. Dessa forma, poderá gerenciar os lances de recebimentos no sistema, de forma eficaz e completa.
Passo a passo
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Acesse Menu → Finanças → Contas a Receber → Incluir conta a Receber.
- Na aba Dados da conta, insira as informações sobre a conta a receber. Inicie informando o Nome do cliente ou pesquisando o mesmo através da Lupa.
Observação:
Em refinar busca, é possível pesquisar o cliente pelo número do telefone com DDD cadastrado.Preencha os dados conta, sendo eles: Vencimento, Valor, Data de emissão, Número do documento. No campo Histórico é possível inserir uma descrição informativa sobre a conta e em Categoria pode-se vincular essa conta a uma categoria. Abaixo, informe os Dados de pagamento da conta e a Ocorrência, na qual você determina a frequência desta conta, com as opções de: única, semanal, mensal, trimestral, semestral, anual e parcelada.
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Ao lado em Competência informe o mês que esta conta refere-se, ou seja, a qual mês ela pertence para a geração do DRE. Sendo possível, selecionar entre as opções Mês do vencimento , Mês anterior ao vencimento ou Mês da emissão.
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Na aba Anexos, pode-se adicionar um arquivo de até 2 MB.
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Em Marcadores pode-se inserir marcadores de identificação sobre a conta. Veja como configurar marcadores em Configurar marcadores em contas a receber.
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Ao final, salve a sua conta a pagar em Salvar.
Para consultar as contas a receber, utilize as opções de Filtros.
Em aberto é possível localizar os recebimentos que estão pendentes. Emitidas são visualizadas todas as contas realizadas. Recebidas visualizam-se somente as contas que já foram recebidas o devido pagamento. Atrasadas somente serão listadas as contas que se encontram atrasadas.
No filtro por Mês, é possível filtrar por períodos determinados.
Observações:
- A pesquisa Por vencimento busca pela data do vencimento e Por competência busca pela data da competência informada nos lançamentos.
- Na busca refinada você poderá buscar por cliente, nº no banco, nº doc e histórico.
Observação:
O marcador indica quando um boleto teve entrada confirmada no banco (através da remessa bancária).-
Para lançar contas do pedido de venda, é necessário que tenha informado a condição de pagamento no preenchimento do pedido.
Acesse Menu → Vendas → Pedidos de Venda → Clique no menu de contexto ao lado do número do pedido → Lançar contas.
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Para lançar contas da nota fiscal, é necessário que tenha informado a condição de pagamento no preenchimento da nota.
Acesse Menu → Vendas → Notas Fiscais → Clique no menu de contexto ao lado do número da nota fiscal → Lançar contas.
Informações relacionadas
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Acesse Menu → Configurações → Aba Finanças → Configurações dos Marcadores nas Contas a Receber. Após isso, clique em Incluir Marcador.
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Para adicionar ou remover o marcador em sua conta, acesse Menu → Finanças → Contas a receber → Selecione uma ou mais notas → mais ações → Alterar marcadores.
Observação:
Selecionando apenas uma conta, a edição de marcadores pode ser acessada em Menu de contexto (...) → marcadores.
- Clique em Incluir ou Excluir.
- Informe os marcadores.
- Clique em Confirmar.
Observação:
Após inserção dos marcadores, é possível filtrar e localizar os lançamentos com base nos mesmos, usando a opção Filtros que se encontra no menu ao lado direito. - Caso seja necessário excluir um marcador, acesse Menu → Configurações → Aba Finanças → Configurações dos Marcadores nas Contas a Receber.
- Agora, Selecione o marcador desejado → Excluir marcadores.
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Acesse Menu → Configurações → Aba Finanças → Categorias de Receita e Despesa.
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Clique em Grupos para incluir o grupo a qual irá pertencer as categorias.
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Acesse em Incluir grupo de categorias e informe a Descrição do grupo.
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Acesse Menu → Configurações → Aba Finanças → Categorias de Receita e Despesa.
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Clique em Incluir categoria e informe a Descrição da categoria.
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Caso queira definir uma categoria padrão, pode-se definir como: Padrão venda, Padrão compra ou Padrão serviço.
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Para alterar as categorias das contas a receber em lote, é necessário que Selecione as contas, acesse o menu Mais Ações e clique em Alterar categoria.
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Agora, no campo Categoria selecione a nova categoria que será atribuída nas contas a receber e clique em Salvar.
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Acesse Menu → Finanças → Contas a Receber → Clique no menu de contexto e selecione Receber (baixar conta).
Para receber suas contas em lote, acesse Finanças → Contas a Receber → Selecione as contas que deseja receber → Receber.
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A seguir, visualizará os Dados da conta a receber. Confirme o pagamento da conta ao acessar em Receber.
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Para imprimir o recibo de pagamento, logo após a baixa da conta, habilite imprimir o recibo e clique em receber.
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Para agrupar as contas, selecione as contas desejadas, clique em mais ações → agrupar contas.
Observação:
- Caso a categoria da conta que está sendo recebida esteja em branco e você preencha essa informação, a respectiva categoria será inserida, também, no documento que originou a conta a receber.
- Somente contas de um mesmo contato podem ser agrupados.
- As contas agrupadas serão canceladas e um novo registro único será gerado.
- As contas canceladas terão um marcador agrupadas.
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Acesse Menu → Finanças → Contas a Receber → Clique no menu de contexto e selecione Receber (baixar conta).
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A seguir, clique em Mais opções.
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Agora, no campo Valor recebido deve-se informar o valor verdadeiramente recebido. Após isso, clique em Receber.
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Na listagem das contas a receber, a conta recebida parcialmente fica sinalizada com a situação Parcial. A conta continua Em aberto assim, poderá posteriormente, efetuar o resto da baixa.
Acesse Menu → Finanças → Contas a Receber → Clique no menu de contexto e selecione Visualizar remessa.
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Acesse Menu → Finanças → Contas a Receber → Clique no menu de contexto ao lado da conta não recorrente → Excluir conta.
Atenção!
Ao excluir uma conta que já tenha emitido o boleto bancário, é necessário que entre em contato com o banco para realizar o cancelamento do boleto. -
As contas recorrentes poderão ser excluídas ao clicar no botão azul ao lado da conta e selecionar Excluir conta.
Após selecionada esta opção, será exibida uma mensagem na tela para escolher opções de exclusão desta conta recorrente.
Acesse Menu → Finanças → Contas a Receber → Clique no menu de contexto → Cancelar conta.
Outra possibilidade, é o cancelamento em lote das contas a receber para isso, Selecione as contas → Mais e clique em Cancelar contas.
Atenção!
Ao cancelar uma conta que já tenha emitido o boleto bancário, é necessário que entre em contato com o banco para realizar o cancelamento do boleto. Caso precise localizar a conta cancelada, utilize a opção de filtro Situação , buscando pela situação Emitidas.-
Para iniciar a configuração acesse Menu → Configurações → Aba Finanças → Configurações do Envio de Documentos.
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Na seção Boletos é possível configurar o assunto padrão e a mensagem do envio do boleto por e-mail.
No campo Assunto padrão para envio dos boletos informe o assunto padrão do envio do e-mail. Abaixo, em Mensagem padrão para envio dos boletos insira mensagem que será exibida no corpo do e-mail.
Além disso, ao clicar em Exibir variáveis disponíveis são listadas as variáveis que são possíveis de utilizar para completar as informações do e-mail.
Em Enviar boletos por e-mail junto com as notas fiscais, notas de serviço e os pedidos de venda , escolha entre Habilitar ou Desabilitar esta opção, que anexa o boleto nos e-mails de envio das notas e pedidos de venda. Se optou por Habilitar , você pode escolher se deseja Enviar link dos boletos ou Enviar PDF dos boletos.
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Ao final, Salve as configurações realizadas.
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Acesse em Menu → Configurações → Aba Finanças → Configurações do Contas a Receber.
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No campo Avisar cliente por e-mail sobre contas a receber em aberto , selecione uma das opções de envio: Não avisar, No dia do vencimento, No dia anterior ao vencimento, 2 dias antes do vencimento e 5 dias antes do vencimento.
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Agora, no campo Formas de Recebimento você poderá escolher para quais formas de recebimento deseja que seus clientes recebam o aviso. Podendo selecionar uma, algumas ou todas as opções.
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Ao selecionar uma das opções para aviso, será possível informar o assunto no campo Assunto utilizado para o envio do e-mail de aviso e adicionar uma mensagem padrão no campo Mensagem utilizada para o envio do e-mail de aviso.
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Ao final, salve as configurações clicando sobre o botão Salvar.
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Acesse Menu → Finanças → Contas a Receber → Clique no menu de contexto da conta que deseja emitir a cobrança e selecione Emitir cobrança.
Observação:
- Para a linha digitável do boleto ser impressa junto ao boleto, é necessário que acesse em Início → Configurações → Aba Finanças → Configurações gerais → Marque a opção Sim , no campo Exibe histórico e logo na impressão dos boletos.
- Na ação emitir cobrança, será possível emitir boletos e pix.
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Para imprimir boletos selecionados, Marque as contas a receber e clique em Imprimir boleto.
Observações:
- Caso tenha boletos de bancos diferentes, por exemplo (Itaú e Santander) não será possível imprimí-los no mesmo lote.
- Para boletos sem banco definido, ao selecionar a opção Imprimir boletos o Tiny imprimirá os boletos com o banco definido como padrão para emissão de boletos.
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Para exibir a linha digitável no envio de boletos por e-mail, acesse Menu → Configurações → Aba Finanças → Configurações Gerais.
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Agora, nos campos Exibe histórico e logo na impressão dos boletos e Enviar linha digitável no histórico é necessário selecionar a opção Sim em ambos.
Observação:
A linha digitável será exibida no campo histórico do boleto.
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Acesse Finanças → Contas a Receber → Clique no menu de contexto da conta e selecione Compartilhar.
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Para adicionar mais um e-mail de envio, separe por vírgula e insira o e-mail, sem espaços. Conforme o exemplo abaixo:
Observação:
Caso quiser informar instruções no envio de seu boleto, você poderá estar configurando estas em Início → Configurações → Aba Finanças → Configurações do Envio de Documentos → Boletos. -
Ao selecionar Gerar link compartilhável , será gerado um link para compartilhamento.
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Para enviar por e-mail o boleto, clique em Enviar por e-mail.
Observação:
Para poder compartilhar o pedido via WhatsApp , é necessário realizar a seguinte configuração em Menu → Configurações → Aba Geral → Configurações do Envio de Documentos e selecione a opção Sim no campo Compartilhar documento via Whatsapp.
Acesse Finanças → Contas a Receber → Clique no menu de contexto da conta que deseja clonar e selecione Clonar conta.
Atenção!
Ressaltamos que, é possível antes de salvar a conta clonada, editá-la. Sendo assim, não necessariamente estas necessitam ser idênticas.Acesse Menu → Finanças → Contas a Receber → Aba Recebidas → Clique no menu de contexto da conta que deseje estornar e selecione Estornar recebimento.
Observação:
Além dessa opção, em Menu → Finanças → Contas a Receber → Gerenciar recebimentos (ao lado do botão Mais ações) → Selecione qual recebimento deseja estornar → Excluir pagamentos.Atenção!
As contas que forem estornadas, voltarão para situação que se encontravam anteriormente.Acesse Menu → Finanças → Contas a Receber → Aba Recebidas → Clique no menu de contexto da conta que já possua baixa integral ou parcial e selecione Exibir recebimentos.
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Passos para impressão de Recibo em contas a receber:
- Acesse Menu → Finanças → Contas a Receber → Clique no menu de contexto → Selecione Imprimir recibo.
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Passos para impressão de Duplicata em contas a receber:
- Acesse Menu → Finanças → Contas a Receber → Clique no menu de contexto → Selecione Imprimir duplicata.
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Passos para impressão de Todas as contas a receber:
- Acesse Menu → Finanças → Contas a Receber e clique em Imprimir , ao lado do botão Incluir conta a receber.
Observações:
- Outra possibilidade de impressão de todas as contas a receber, porém, agrupadas por cliente, poderá ser visualizada em Menu → Finanças → Contas a Receber → Mais ações → Imprimir agrupado por cliente.
- Para impressão de contas a receber específicas de um cliente, você poderá estar digitando o Nome do cliente na lupa do filtro → Mais ações → Imprimir agrupado por cliente.