Esta integração executa a cotação de frete das suas Notas Fiscais com a Intelipost, retornando as melhores alternativas para o transporte, agilizando o seu trabalho para montar as expedições.
Passo a passo
Adicionar a extensão Intelipost
-
Inicie adicionando a extensão Intelipost em sua conta. Para isso acesse Menu → Início → Extensões do Tiny.
-
Na seção Vendas , adicione a extensão Intelipost.
-
Agora, clique em Instalar e Confirme a instalação da extensão.
Configurar integração com a Intelipost
-
Para iniciar a configuração, acesse Menu → Configurações → Aba Vendas → Seção Expedição e Logística → Configurações da Intelipost.
-
A seguir, na aba Dados Gerais é necessário informar, a Chave da API, que deve ser obtida junto ao time da Intelipost.
Após isso, clique em Testar Configuração.
-
Caso marque a opção Endereço de origem diferente do cadastrado nos dados da empresa, informe o endereço na seção Endereço de origem.
Observação:
Ao não marcar a opção Endereço de origem diferente do cadastrado nos dados da empresa , o endereço de origem será o mesmo informado na seção Dados da empresa em sua conta no Tiny. -
Na aba Transportadoras é o local destinado para vincular as transportadoras cadastradas no Tiny com as existentes na Intelipost.
- Em Transportadora na Intelipost , apresenta as transportadoras na Intelipost
- Ao lado em Transportadora no Tiny , informe a qual transportadora será vinculada.
Observações:
- Caso não possua transportadoras cadastradas em sua conta, as instruções para incluir o cadastro do tipo transportador estão disponíveis no manual Incluir cadastro do tipo transportador.
- Se utilizar apenas o serviço dos Correios na Intelipost, não será necessário realizar o mapeamento das transportadoras
-
Ao final, clique em Salvar.
Como trabalhar com a Intelipost
-
Para utilizar a integração com a Intelipost em sua conta, acesse Menu →Vendas → Expedição → Integrar com a Intelipost.
Assim realizando a cotação de transporte das Notas Fiscais emitidas e autorizadas no SEFAZ.
-
A seguir, são exibidas as Notas Fiscais emitidas e autorizadas no SEFAZ. Para realizar a cotação, clique no Menu de contexto ao lado do número da nota e clique em Cotar logística com a Intelipost.
Para cotar várias notas, basta Selecioná-las e acessar em Cotar logísticas com a Intelipost.
Agora, são exibidas as opções de frete para cada venda. Sendo possível marcar a opção mais barata para o destino através do botão Marcar as formas de envio mais baratas. Para salvar as formas de envio marcadas, clique em Salvar.
Observação:
Ao salvar as cotações, é automaticamente criado um pedido na Intelipost. Quando você gerar a expedição no Tiny e Concluí-la (quando a forma de envio for "Correios" é necessário gerar a "PLP") , a Intelipost recebe a informação que este pedido encontra-se Pronto para envio. -
Para enviar as notas ainda Não cotadas para Intelipost ou atualizar as notas já enviadas , Selecione as notas e clique no botão Enviar notas para a Intelipost.
Atenção!
Após salvar, é necessário incluir uma expedição com a forma de envio Correios ou Transportadora. As instruções para incluir uma expedição, estão disponíveis no manual Incluir uma expedição. -
Observação:
Quando você gerar a expedição no Tiny e Concluí-la, a Intelipost recebe a informação que este pedido encontra-se Pronto para envio.
Informações relacionadas
Marcar as notas como despachados
-
Observação:
Sempre antes de gerar a expedição, você deve realizar o procedimento de integrar com a intelipost, onde você irá realizar a cotação e enviar os dados para a intelipost, sendo que só após o envio dos dados a intelipost você deve gerar a expedição e concluir a mesma para que assim você possa importar os dados de rastreio ou então consiga marcar a nota fiscal como despachada. -
Para marcar as notas como despachadas, acesse Menu → Vendas → Expedição → Selecione a forma de envio → Aba Concluídas → Clique no menu de contexto ao lado do número da expedição desejada → Marcar notas como despachadas na Intelipost.
Importar código de rastreio da Intelipost
-
Observações:
- Esta funcionalidade encontra-se disponível, apenas para expedições com a forma de envio Transportadora.
- Para poder importar código de rastreio da Intelipost, é necessário que já tenha gerado a expedição. As instruções para incluir uma expedição, estão disponíveis em Incluir uma expedição.
-
Para importar os códigos de rastreio da Intelipost, acesse Menu → Vendas → Expedição → Selecione a forma de envio → Aba Concluídas → Clique no menu de contexto ao lado do número da expedição desejada → Importar códigos de rastreio da Intelipost.
Importar situação de entrega dos pedidos
Através da configuração do webhook com a Intelipost é possível atualizar os pedidos como entregues no Tiny de forma automática.
Para isso, acesse Menu → Configurações → Vendas → Configurações da Intelipost e na seção Configurações webhook clique em Copiar link.
Estando em poder deste link, é necessário entrar em contato com a Intelipost comunicando que a partir deste momento é desejado monitorar a situação Entregue dos pedidos com o Tiny, informando o link a eles.
A partir deste momento, os pedidos no Tiny receberão a situação de entrega de forma automática.
Se na configuração dos seus canais de venda o campo Marcar pedido como entregue ao alterar a situação no Tiny estiver habilitado, também serão automaticamente marcados como entregues nos canais de venda.
Como configurar a Wish na Intepolist
A integração com Wish só será possível caso na criação do pedido realizada pelo parceiro (ERP, Plataforma, Marketplace e/ou Hub) o campo sales_channel seja preenchido com “wish”.
- Na Intepolist, acesse regras de evento (https://secure.intelipost.com.br/ng#/manage-events-rules/).
- Crie uma regra com as seguintes condições:
- Canal de venda: “wish”
- Evento entrando: Status que o cliente quer atualizar (Wish é capaz de receber todos os macro e micro status
- Após isso selecione a ação desejada: “Notificação por Webhook” e inclua os dados abaixo:
- Enviar por pedido
- Endpoint: https://webhooks.aftership.com/couriers/intelipost/trackings/v1
- Inclua seu usuário e senha para autenticação
- Porta: 80
- Enviar para: Cliente
- Pronto! A partir desse momento todos os status de pedidos provenientes da Wish serão disparados via webhook para Aftership, que por sua vez atualiza na Wish
Dúvidas, entre em contato com os canais de atendimento da Intepolist.