Faça do Google a vitrine do seu e-commerce, atraia mais tráfego, conversões e impulsione suas vendas.
Com o módulo do Google Shopping, é fácil sincronizar seu catálogo de produtos com o Google Merchant Center, criar e gerenciar campanhas do Google Ads e obter relatórios em tempo real sobre o desempenho de cada um dos seus produtos.
Pré-requisitos
- Estar inscrito no Plano Básico, Essencial, Grande, Crescer, Evoluir ou Potencializar.
- Adicionar a extensão Google Shopping, acessando em Menu → Início → Extensões do Tiny → Seção Vendas e adicione a extensão Google Shopping.
Configuração Google Merchant Center
Para integrar com o Google Merchant Center é necessário possuir uma conta do Google.
Utilize uma conta que será responsável por armazenar os produtos de seu e-commerce junto ao Google. Para cada e-commerce, você deverá utilizar uma conta do Google diferente.
Configuração Google Ads
No momento, você poderá configurar o Google Ads somente para plataformas que permitem a criação de campanhas inteligentes. Para as demais plataformas, somente é possível utilizar a integração com o Google Merchant Center.
Para integrar com o Google Ads é necessário possuir uma conta do Google.
Utilize uma conta que será responsável por gerenciar as campanhas de seu e-commerce junto ao Google. A conta de Google Ads selecionada poderá criar campanhas do Google Shopping para os produtos enviados ao Google Merchant Center do e-commerce selecionado.
Você poderá utilizar a mesma conta do Google Ads para diferentes e-commerce configurados no Google Shopping.
Ao finalizar a configuração do Google Merchant Center, você poderá configurar sua integração com o Google Ads. Se você finalizou sua configuração do Google Merchant Center sem configurar o Google Ads, poderá configurar a integração clicando em Campanhas do Shopping no menu do e-commerce desejado.
Merchant Center
Enviar produtos
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Na aba Produtos disponíveis, são exibidos todos os produtos que possuem vínculos com o e-commerce e podem ser enviados ao Merchant Center. Selecione os produtos e clique em Enviar produtos.
Nesse momento são exibidas as informações do cadastro de cada produto individualmente. Para cada produto, deverão obrigatoriamente ser preenchidas a Categoria no Tiny, a Categoria no Google Shopping e os atributos da seção Atributos, que necessitam atenção. Os demais atributos são opcionais e ajudam a facilitar e otimizar seus anúncios no Google.
Ao selecionar Salvar e avançar, o produto será novamente verificado para certificar que seus atributos cumprem os requisitos necessários do Merchant Center. No caso do produto estar conforme os requisitos, ele será enviado. Do contrário, ficará disponível na aba Necessitam revisão para futura correção e envio. Ao selecionar Pular este produto, o produto não será verificado nem enviado ao Merchant Center.
Marcar para envio
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Ao selecionar os produtos que estão na aba Produtos Disponíveis e clicar em Marcar para envio, os produtos serão verificados para certificar que seus atributos cumprem os requisitos necessários do Merchant Center e, na falta de algum campo necessário, esses produtos serão listados na aba Necessitam revisão para futura correção e envio.
Já os produtos que forem enviados para a aba Prontos para envio, estão aptos a serem enviados ao Merchant Center.
Para enviar produtos ao Merchant Center, acesse a aba Prontos para envio, selecione os produtos e clique em Enviar produtos. Alternativamente, clique em Enviar produtos nas ações principais sem selecionar produtos específicos para enviar todos produtos ao Merchant Center.
A ação de Marcar para envio pode ser feita individualmente ao Clicar em um produto e Salvar. Automaticamente, o produto será enviado para a aba Necessitam revisão ou Prontos para envio, dependendo de sua situação.
Produtos no Merchant Center
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Produtos que possuem o selo Enviado para o Google Merchant Center estão Disponíveis em seu Merchant Center.
As abas Aguardando aprovação, Reprovados e Aprovados dispõem produtos presentes no Merchant Center que, respectivamente, estão em processo de aprovação, foram reprovados ou aprovados para veiculação pelo Google.
Edição e remoção do Merchant Center
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Para editar um produto que se encontra no Merchant Center, selecione a respectiva aba (Aguardando aprovação, Reprovados ou Aprovados), localize e clique sobre o produto. A seguir, Edite as informações que deseja. Após isso, clique em Salvar e marcar para envio.
Após salvar as alterações realizadas nos produtos, os mesmos são listados na aba Prontos para envio. Siga os passospara enviar produtos ao Merchant Center a partir da aba Prontos para envio.
Para remover um produto que se encontra no Merchant Center, selecione a respectiva aba (Aguardando aprovação, Reprovados ou Aprovados), selecione os produtos e clique em Remover produtos. Os produtos removidos do Merchant Center serão novamente listados na aba Produtos Disponíveis.
Editar dados em massa
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Independente da situação que os produtos se encontram, você pode modificar os atributos dos produtos em lote. Para isso, Selecione os produtos desejados e clique em Editar dados em massa. Na janela que abrir, modifique os dados desejados e clique em Aplicar para modificar os dados dos produtos selecionados.
Por padrão, a ação de Editar dados em massa somente modifica atributos que ainda não foram preenchidos nos produtos. Se desejar sobrescrever dados já preenchidos, marque a opção Sobrescrever campos já preenchidos e clique em Aplicar. Campos deixados em branco nessa janela não serão atualizados.
Mapear categorias
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Ao clicar na ação de Mapear categorias, as categorias do Tiny de todos os produtos enviados e marcados para envio serão apresentadas para que seja possível mapear com as respectivas categorias do Google Shopping.
Para cada uma das categorias do Tiny, clique na opção Alterar categoria ou Definir categoria e Atribua a categoria respectiva do Google Shopping. Quanto mais específica for a categoria, melhor o Google pode direcionar seu produto às pessoas certas.
Atribua as categorias desejadas e clique em Salvar mapeamento.
Campanhas inteligentes do Google Shopping
Pré-requisitos
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O Tiny trabalha com as campanhas inteligentes do Google Shopping. Para que seja possível criar campanhas inteligentes, a plataforma de e-commerce utilizada deve permitir a criação de pequenos códigos em sua loja.
Esses códigos são responsáveis por relatar ao Google comportamentos específicos dos usuários em seu e-commerce, como acessar uma página ou realizar uma compra. As plataformas abaixo permitem que você crie Campanhas inteligentes do Google Shopping.
- Loja Integrada
- Magento
- Nuvemshop
- OpenCart
- Shopify
- Tray (REST)
- Wix
- WooCommerce
- Xtech
Para as demais plataformas, somente é possível utilizar a integração com o Google Merchant Center.
Criar, editar e remover
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Ao clicar em Criar nova campanha, você deve informar os parâmetros de sua campanha, sendo alguns deles:
- Segmentação : estados que deseja que seus anúncios apareçam.
- Produto : selecione os produtos que veicularão na campanha por marca, categoria específica ou então todos aprovados no Merchant.
- Orçamento : valor que deseja investir diariamente.
- Veiculação : período de veiculação da campanha.
Clique em Salvar para criar sua campanha do Google Shopping.
Para Alterar a situação ou Excluir uma campanha, utilize o Menu de contexto.
Para Editar uma campanha, clique na campanha e, após, clique em Editar. Modifique os atributos e clique em Salvar.
Acompanhar
Para acompanhar uma campanha já criada, basta acessar essa campanha para visualizar informações gerais de acompanhamento como Orçamento, Segmentação e Veiculação, informadas no momento de criação de sua campanha.
Além disso, as Impressões, Cliques, Custos, Conversões e outras informações específicas do desempenho de sua campanha podem ser analisadas através do dashboard de Desempenho geral.
Outra forma de acompanhar a campanha pode ser por Produto. Para isso, clique na aba Desempenho por produto e as informações de desempenho serão separadas para cada um de seus produtos anunciados.
Editar informações
Merchant Center
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Para editar as configurações do Google Merchant Center, acesse Merchant Center → Mais Ações e clique em Configurações Merchant Center.
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A seguir, são exibidos os Dados da sua conta no Merchant Center. Caso perca a conexão da sua conta, clique em Conectar novamente. Os demais dados separados abaixo pelas seções Dados da empresa, Contato de atendimento ao cliente e Dados do e-commerce podem ser editados conforme houver necessidade. Esses dados serão enviados diretamente ao seu Google Merchant Center.
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Caso houver a necessidade de Remover sua conta Google Shopping, acesse o menu Ações e clique em Remover Google Shopping. Na janela que abrir, verifique os termos apresentados antes de finalizar a remoção.
Google Ads
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Para editar a configuração da sua conta Google Ads, acesse Campanhas do Shopping → Menu Ações e clique em Configurações do Google Ads.
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A seguir, são exibidos os dados de acesso da sua conta Google Ads. Se houve perda de conexão com sua conta, clique em Conectar novamente para restabelecer a comunicação. Para reconectar, utilize a mesma conta do Google configurada.
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Havendo a necessidade de Remover sua conta Google Ads, acesse o menu Ações e clique em Remover Google Ads. Na janela que abrir, verifique os termos apresentados antes de finalizar a remoção.
Ao Remover o Google Ads, você poderá continuar utilizando a integração com o Google Merchant Center normalmente.
Informações adicionais
Menu Shopping
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Ao acessar o módulo do Google Shopping que possui uma ou mais plataformas configuradas, será possível Selecionar a plataforma de e-commerce e analisar o desempenho dos seus anúncios através do Dashboard. Além disso, é possível gerenciar os produtos que serão enviados ou que estão presentes no Merchant Center, como também gerenciar campanhas do Google Ads via Campanhas do Shopping.