A formação de preços em notas fiscais de entrada ou ordens de compra tem por objetivo atualizar o custo dos produtos e seu custo médio, bem como gerar o novo valor de venda para os itens.
O custo médio é formado da seguinte forma: Multiplica-se o saldo do item antes da compra com o custo médio antes da compra e soma-se com a multiplicação entre a quantidade comprada com o custo atual da compra. Ao obter o valor, divide-se pelo saldo de estoque total.
Simplificando:
Já o preço de custo é composto pela soma do valor unitário de cada item, somado ao imposto de importação, frete, seguro, ICMS ST, IPI e outras despesas, sendo subtraído deste total, o desconto e os valores referentes aos impostos marcados como recuperáveis.
Simplificando:
DIFAL:
- A alíquota informada de DIFAL não é salva para consultas posteriores. Ela aplicada apenas para a Formação de Preços.
- O valor do DIFAL é calculado aplicando-se o percentual informado sobre o preço de custo da compra (calculado através do valor unitário, somado ao frete rateado, seguro rateado, outras despesas rateado, desconto rateado e valor dos impostos).
Os impostos recuperáveis variam de empresa para empresa e recomendamos que mais informações e orientações sejam obtidas junto à contabilidade de cada empresa. Quando selecionados, os valores passam a ser desconsiderados no custo do produto e, consequentemente, também afetam o valor de venda do mesmo.
Markup
Markup é o índice utilizado na formação do preço de venda de uma mercadoria, a fim de aplicar ao produto a margem de lucro esperada.
Ao definir o markup neste local, ele vai ser aplicado a todos os produtos cadastrados no Tiny, que não tenham markup individual informado. Para definir o markup por produto, acesse o cadastro do produto.
- Para definir o Markup dos seus produtos, acesse Menu → Configurações.
- Na aba Vendas, clique em Configuração da nota fiscal eletrônica (NFe).
- Na seção Configurações adicionais, clique em Exibir e preencha o valor desejado no campo Markup para formação do preço de venda.
- Clique em Salvar.
Observação:
- O Markup pode ser também definido item a item, ao acessar a ação Formação de preços, no Menu de contexto (...) de cada nota de entrada.
- No cadastro do produto também é possível informar markup individual por produto ou lotes de produtos.
Saiba como trabalhar com a formação de preços
Realizar a formação de preços
-
A formação de preços pode ser realizada nos módulos de Notas de Entrada e Ordens de Compra. Para iniciar a formação de preços acesse Menu → Suprimentos → Notas de Entrada ou Ordens de Compra → Clique no menu de contexto ao lado do número da nota ou ordem de compra → Formação de Preços.
Atenção!
Para realizar a formação de preços pela nota de entrada ou ordem de compra, antes é necessário que tenha lançado "Estoque" da nota ou ordem de compra. -
A tela inicial da formação de preços, vem por padrão com os campos já marcados.
-
Para atualização do preço de custo dos produtos, selecione somente a opção Atualizar o custo dos produtos.
-
Na seção Impostos Recuperáveis ao selecionar alguma opção de imposto o valor do Preço de custo compra ou Preço do custo médio serão descontados.
Não consideramos a formação de preço com cálculo de alíquotas, mas para a formação de preço, levamos em conta os valores calculados pelo fornecedor, presentes nos itens da nota, e não a alíquota que a empresa recolhe desses impostos.
-
Na seção Itens da nota fiscal/Itens da ordem de compra , selecione os itens a serem atualizados e para finalizar, opte por Atualizar os preços no e-commerce marcando essa opção e selecionando em quais plataformas serão atualizados os preços dos produto. Caso não marque a opção e clique em Atualizar preços , o preços dos itens serão atualizados somente em sua conta no Tiny.
Observação:
Referente as opções Preço de custo da compra e Preço de custo médio , ambos os campos serão atualizados para quem utiliza o módulo de DRE. - Para atualizar o preço de venda dos produtos, marque apenas a opção Atualizar o preço de venda dos produtos. Na seção Impostos Recuperáveis ao selecionar alguma opção de imposto o valor do Preço de custo compra ou Preço custo médio serão descontados.
Observação:
Para atualizar o preço do produto pai de acordo com o preço definido para a variação, marque a opção Atualizar o preço do produto pai.
Não consideramos a formação de preço com cálculo de alíquotas, mas para a formação de preço, levamos em conta os valores calculados pelo fornecedor, presentes nos itens da nota, e não a alíquota que a empresa recolhe desses impostos.
- Na aba Preço de venda , selecione uma das opções: Preço custo da compra ou Preço de custo médio. Ao lado, no campo Markup informe o valor.
Observações:
- O markup definido na configuração da nota fiscal é aplicado automaticamente aos produtos presentes na nota selecionada, porém, caso necessário, poderá ser alterado na ação formação de preços da nota de entrada, para todos os produtos da nota ou individualmente por item.
- No cadastro do produto é possível definir o markup de cada produto.
- Na seção Itens da nota fiscal/Itens da ordem de compra, selecione os itens a serem atualizados e para finalizar, opte por Atualizar os preços no e-commerce marcando essa opção e selecionando em quais plataformas serão atualizados os preços dos produto. Caso não marque a opção e clique em Atualizar preços , os preços dos itens serão atualizados somente em sua conta no Tiny.
- Caso você defina o markup de cada produto durante a formação de preços, o markup no cadastro do produto será atualizado ao habilitar o parâmetro Atualizar markup de venda dos produtos. Se não habilitar esse campo, o markup vai ser utilizado somente nesta nota.
- Ao concluir o processo de atualização de preço de um produto, será exibido pop-up solicitando se você deseja atualizar o preço de venda deste produto, também, nas outras empresas do seu grupo, caso utilize o recurso multiempresa. Saiba mais sobre o recurso Multiempresa.