O módulo de anúncios permite que você faça o gerenciamento de seus anúncios em uma tela separada do seu cadastro de produtos, tornando dois módulos independentes. No entanto, para uma melhor experiência em Tiny, sugerimos criar os produtos ao importar os anúncios da sua plataforma.
O módulo de anúncios está disponível para o Olist Store, Amazon, Americanas Marketplace, AliExpress, Beleza na Web, Casas Bahia Marketplace, Centauro, Dafiti, Ifood Mercado, Madeira Madeira, Magalu Marketplace, Mercado Livre, Netshoes, Riachuelo, Shein e Shopee.
Passo a passo
Como acessar o módulo de gerenciamento de anúncios
Para que o módulo de anúncios fique disponível, é necessário ter pelo menos uma integração ativa configurada.
-
Para acessar o módulo para gerenciamento dos seus anúncios, clique em Cadastros → Anúncios.
-
Neste local, clique sobre a integração que deseja gerenciar os anúncios.
-
Para realizar a importação de anúncios de suas plataformas, acesse o módulo de gerenciamento de anúncios e após, clique no botão Importar anúncios.
-
Selecione quais anúncios você deseja importar entre as opções todos os anúncios da conta, somente os anúncios novos ou um anúncio específico e após, clique em Prosseguir.
-
Quando todos os anúncios estiverem em sua conta, o próximo passo é Relacionar estes anúncios aos seus produtos. Se preferir, você poderá realizar este processo posteriormente.
Após concluir o processo de importação, será possível prosseguir com o relacionamento dos anúncios aos seus produtos.
-
Caso você não tenha prosseguido com esta rotina logo após concluir a importação, acesse Mais ações → Relacionar anúncios.
-
Primeiramente, selecione Como estes anúncios se relacionam com os produtos existentes no Tiny entre as opções Possuem o mesmo código (SKU), Possuem a mesma descrição (título) ou Possuem o mesmo GTIN (EAN).
-
Depois, selecione se deseja atualizar alguma informação no produto ao relacioná-lo com o anúncio através da opção Quando houver um relacionamento entre anúncio, você deseja atualizar alguma informação no produto.
-
Ao clicar em Relacionar, será realizada busca nos seus produtos para vínculo.
-
Caso nenhum resultado seja encontrado, serão exibidas as seguintes alternativas: Tentar relacioná-los por outro método, Criar produtos novos com base nos anúncios, Deixar para resolver depois ou Relacionar manualmente.
Observação:
Se você optar por criar produtos a partir dos anúncios, você poderá escolher entre criar um produto para cada anúncio ou criar um produto para vários anúncios.-
Para realizar a edição dos anúncios do módulo, basta acessar o módulo de gerenciamento e após, clicar sobre o anúncio desejado.
-
Após acessar o anúncio em questão, ao clicar no botão Editar, você terá acesso à alteração de informações gerais de detalhes do anúncio, ficha técnica (atributos de produtos) e preços.
-
Ao concluir a edição, clique em Salvar.
Como pausar/ativar os anúncios
Observação:
Inicialmente, a função de pausar anúncios está disponível apenas para as integrações com Shopee e Mercado Livre.- Para pausar ou ativar os anúncios de sua conta, acesse menu → anúncios.
- Selecione um ou mais anúncios que deseja pausar ou ativar.
- Clique em mais ações → atualizar situação no e-commerce.
- Clique em pausar anúncios ou ativar anúncios para ativar os anúncios pausados.
Ao pausar, uma tag pausado é adicionada ao produto. -
Clique em continuar e em seguida em sincronizar.
Observações:
- Selecionando apenas um anúncio, a pausa pode ser acessada pelo menu de contexto (...) → pausar anúncio ou ativar anúncio e em seguida em sincronizar.
- Os produtos pausados poderão ser identificados pelo filtro situação.
- Ao pausar/ativar anúncios em lote, será respeitado o filtro utilizado.
- Ao importar um produto pausado, ele será atualizado.
- Para o ML, anúncios pausados que sofram atualização de estoque não serão atualizados.
- Ao ativar o anúncio, o estoque é atualizado.
Como clonar um anúncio
- Em Menu → Cadastros → Anúncios, acesse a integração desejada.
- Clique no menu de contexto (...) ao lado esquerdo do anúncio desejado e clique em clonar anúncio.
- Na tela seguinte, informe a quantidade desejada de clones.
Também nesta tela, se a quantidade informada for 1, poderá ajustar o título e o tipo do anúncio, se a quantidade for maior, estar informações deverão ser ajustadas apenas na próxima etapa, na tela de revisão dos anúncios enviados. O limite é de 20 clones por vez. - Clique em > avançar para seguir para a próxima etapa.
- Você será redirecionado para a tela de revisão de anúncios para envio, nesta, poderá ajustar os detalhes necessários e por fim confirmar o envio dos anúncios clicando em enviar anúncios.
Gerenciando anúncios do Mercado Livre
Para verificar os seus anúncios que devem estar no catálogo, dentro do módulo de gerenciamento de anúncios, acesse Mais ações e clique em Verificar anúncios que devem estar no catálogo.
Pelo módulo de anúncios é possível criar anúncios de catálogo, sem que estes sejam criados também em sua conta do Mercado Livre.
Para isso, acesse Menu → Cadastros → Anúncios → Mais ações → Publicar diretamente no catálogo e, após buscar o produto, selecione, informe os dados necessários e clique em publicar.
Para verificar os seus anúncios elegíveis para catálogo, dentro do módulo de Anúncio, acesse Mais ações e clique em Verificar anúncios elegíveis para catálogo.
Para verificar os seus anúncios elegíveis para o destaque especial do catálogo do Mercado Livre, dentro do módulo de gerenciamento de anúncios, acesse Mais ações e clique em Verificar anúncios elegíveis ao destaque especial em catálogo.
Nesta ação você pode verificar quais são as condições para vencer nos seus anúncios de Catálogo, a partir das recomendações geradas pelo Mercado Livre. O Mercado Livre avalia qual o preço e as condições do anúncio que está vencendo e permite que você gere condições melhores.
-
Encontre seus anúncios de catálogo através do filtro Anúncios de catálogo e através do marcador Anúncios de catálogo em cada um de seus anúncios.
-
Depois acesse o Menu de contexto do anúncio e clique em Condições para vencer no catálogo.
-
Será aberta uma tela com as informações do anúncio e as possíveis melhorias, além das informações de como ajustar para vencer.
Dentro do módulo de gerenciamento de anúncios, clicando em Mais ações → Verificar imagens com baixa qualidade, é possível identificar quais os anúncios que possuem imagens com uma qualidade baixa e que poderiam ser melhoradas.
Ao acessar um anúncio que já está relacionado é possível verificar a qualidade de publicação deste anúncio.
Para isso, localize o anúncio, clique no menu de contexto presente sobre o mesmo e após, acesse a opção Verificar qualidade da publicação.
Ao clicar no botão Filtros, será possível utilizar algumas opções, entre elas: Produto no Tiny, Situação e Marcadores.
Para os marcadores, existem as seguintes opções:
- Anúncio de catálogo: mostra os seus anúncios que estão no catálogo do Mercado Livre.
- Anúncio forçado ao catálogo: mostra anúncios incluídos no Catálogo pelo próprio Mercado Livre, com ação para confirmar se é um produto correto e se deve ser eliminado ou ativado no Catálogo.
- Anúncio ativo para o Mercado Envios Flex: mostra os seus anúncios que estão ativos para a forma de envio Mercado Envios Flex.
- Destaque especial no catálogo: exibe os anúncios que possuem destaque especial no catálogo do ML. Com esta funcionalidade você pode acessar um preço mais competitivo para determinados produtos e obter um destaque especial e um preço mais baixo para o comprador, já que o Mercado Livre financia a diferença. Além disso, a publicação que estiver ganhando, a página do produto terá o destaque especial Recomendado pelo Mercado Livre e o preço riscado com o desconto realizado.
- Desconto individual: exibe os itens que estão com preço promocional vinculado ao anúncio do Mercado Livre.
- Campanha Deal: os vendedores que recebem assessoria da equipe comercial do Mercado Livre são convidados periodicamente a participar de diversas campanhas realizadas no site. Desta forma, ao clicar neste marcador, será possível verificar os anúncios que estão participando deste tipo de ofertas.
- Campanha Marketplace: os vendedores são convidados periodicamente a participar de diversas campanhas realizadas no site. A principal característica desse tipo de campanha é que o Mercado Livre paga um percentual do desconto oferecido. Através do filtro pelo marcador, é possível verificar os anúncios vinculados neste tipo de campanha.
- Campanha por Volume: verifique os anúncios vinculados em campanhas por volume. A principal característica desse tipo de campanha é que um desconto é aplicado quando um determinado número de itens de um produto é atingido. Por exemplo, “compre 4 e pague 3” ou “2x1” ou “50% de desconto no segundo item”. Além disso, o Mercado Livre assume um percentual do desconto oferecido.
- Oferta do dia: verifique os anúncios vinculados nas ofertas diárias.
- Oferta relâmpago: consulte os anúncios vinculados em oferta relâmpago, que nada mais são que itens para venda de estoque limitado.
O Mercado Livre disponibiliza a possibilidade de oferecer ofertas especiais através de seus anúncios.
-
Para consultar os anúncios disponíveis e que se encaixam em cada oferta, acesse o módulo de gerenciamento e após, clique em Mais ações → Central de ofertas.
-
Na janela que será aberta, verifique as ofertas disponíveis em sua conta e após, clique sobre a mesma.
-
Através da oferta selecionada, serão exibidos os anúncios disponíveis para a mesma e após, será possível criar promoções e/ou alterar as promoções já existentes.