Após concluir todas as configurações necessárias para integrar a Olist VNDA Commerce ao ERP da Olist, você poderá começar a utilizar a integração no sistema. A seguir, confira dicas e informações essenciais para aproveitar ao máximo essa integração no ERP.
- Para importar os produtos cadastrados em sua loja virtual, acesse menu → cadastros → produtos → receber do e-commerce.
- Selecione a integração e clique em avançar.
- Selecione quais anúncios deseja importar todos os anúncios, apenas anúncios novos - que não estão cadastrados no Tiny - ou anúncio individual, sendo necessário o identificador do anúncio e clique em prosseguir.
- Marque as opções de atualização dos produtos importados: atualizar dados do produto, atualizar preço dos produtos já existentes, atualizar o estoque, atualizar imagens.
Você pode também preencher os dados fiscais (unidade, NCM e origem) dos produtos. Essas são informações padrão, que serão utilizadas apenas para produtos que não possuam dados fiscais previamente cadastrados. - Clique em importar para concluir o processo.
Os campos importados são:
- Categorias
- Código (SKU)
- Título de SEO
- Descrição de SEO
- Descrição
- Descrição complementar
- Dias de preparação
- Dimensões
- Estoque
- Estoque mínimo
- Imagens
- Marca
- Peso bruto
- Preço
- Variações
Observações:
- A opção criar exceções de preços será exibida se a regra de preço da integração for definida conforme lista de preços. Ao marcar essa opção, os produtos que estão na lista de produtos com preços diferentes serão criados e atualizados. Saiba mais em listas de preços.
- Se durante a importação dos produtos ocorrer algum imprevisto e for necessário interromper a ação ou então ocorrer algum problema devido ao grande número de produtos a serem importados, é possível "interromper" a recepção de produtos para continuar a importação num momento posterior.
- Com a ação interromper, é possível continuar a importação num outro momento, continuando do ponto em que parou. É possível retomar esta importação em até 7 dias corridos.
- Para importação dos pedidos acesse menu → vendas → pedidos do e-commerce
- Ou, acesse menu → vendas → pedidos de venda → receber do e-commerce.
- Na aba da loja virtual, selecione os pedidos e clique em receber. Vale lembrar que é possível filtrar os pedidos por situação e por período.
- Clique em processar lista de pedidos.
Observações!
- Sempre que um pedido é importado, o cliente é automaticamente cadastrado em cadastros → clientes e fornecedores
- O vendedor do pedido também será importado e vinculado com o vendedor correspondente, previamente cadastrado no ERP. A identificação do vendedor ocorre através do e-mail informado no cadastro.
- Para enviar os produtos, acesse menu → cadastros → produtos.
- Selecione um ou mais produtos para envio e clique em enviar para o e-commerce.
Observações:
- Selecionando apenas um produto, o envio para o e-commerce pode ser realizado em menu de contexto (...) → enviar para o e-commerce.
- Para enviar a lista completa dos produtos no Tiny para o e-commerce, acesse a ajuda enviar produtos em lote ao e-commerce.
- Selecionando apenas um produto, o envio para o e-commerce pode ser realizado em menu de contexto (...) → enviar para o e-commerce.
- Selecione sua integração Vnda Commerce, no campo plataforma.
- Marque atualizar estoque no e-commerce e parar o envio em lote caso algum produto seja rejeitado, se desejar que estas ações sejam realizadas.
- Clique em avançar e valide se os produtos estão com as informações corretas. A seguir, são apresentados os dados de envio dos produtos, por exemplo: identificador, descrição, código (SKU), preço e estoque.
- Clique em enviar para concluir o envio dos produtos.
-
Salve e valide as informações para envio e clique em enviar anúncios.
Os campos enviados são:
- Categorias
- Código (SKU)
- Dados de SEO
- Descrição
- Descrição complementar
- Dias de preparação
- Dimensões
- Estoque
- Estoque mínimo
- Imagens
- Peso bruto
- Preço
- Variações
Ao utilizar esta integração, assim que as notas forem emitidas através das vendas importadas de sua plataforma, os dados das notas fiscais serão enviados de forma automática.
- Acesse menu → cadastros → produtos.
- Selecione um ou mais produtos para envio.
- Clique em mais ações → enviar estoque para o e-commerce.
Observações:
- Selecionando apenas um produto, o envio para o e-commerce pode ser realizado em menu de contexto (...) → enviar estoque para o e-commerce.
- Para enviar atualização de estoque de todos os anúncios de uma única vez. Acesse menu → cadastro → anúncios, selecione todos os anúncios da página, clique em enviar estoque para o e-commerce. Uma mensagem de expansão da seleção será exibida. Marque a opção de envio de todos anúncios e confirme. Defina qual saldo de estoque será enviado. Selecione, confira os anúncios e envie.
- Selecione a integração, no campo plataforma.
- Defina se serão enviados os saldos físico ou disponível dos produtos e clique em selecionar.
A seguir serão exibidos os dados deste produto tais como: identificador do anúncio, descrição, código (SKU) e estoque. - Valide se o produto está com as informações corretas e clique em enviar.
- Acesse menu → cadastros → produtos.
- Selecione um ou mais produtos para envio.
- Clique em mais ações → enviar preços para o e-commerce.
Observação:
Selecionando apenas um produto, o envio para o e-commerce pode ser realizado em menu de contexto (...) → enviar preços para o e-commerce. - Selecione a integração, no campo plataforma. A seguir serão exibidos os dados deste produto tais como: identificador do anúncio, descrição, código (SKU) e preço.
- Valide se o produto está com as informações corretas e clique em enviar.
Atenção!
Para enviar o código de rastreamento é preciso identificar o transportador, Correios ou Transportadora, no pedido ou nota fiscal. O campo será preenchido no Pedido de Venda ou na Nota Fiscal e, por fim gerar o agrupamento (PLP ou Coleta) no módulo de Expedição. Veja como gerar a expedição.2. Adicione o filtro por forma de envio e selecione a forma de envio correios , na aba concluídas, localize a expedição desejada e clique no menu de contexto (...) → enviar código de rastreio para o e-commerce.
Observação:
Ao enviar o código de rastreio, a Forma de frete também é enviada e os pedidos são marcados como Enviados.- Acesse menu → cadastros → produtos → mais ações → reajustar preços dos produtos.
- Utilize as opções de filtros disponíveis ou clique em listar produtos.
- Clique em informar reajuste, selecione os produtos que deseja atualizar valores.
- Informe o percentual de reajuste em reajuste e clique em aplicar aos selecionados.
- Marque atualizar preços no e-commerce e selecione a sua plataforma, para que o preço dos produtos seja atualizado no e-commerce.
- Clique em salvar e confirme a atualização dos preços.
Será exibida uma janela informativa com o resultado da atualização de preços no e-commerce.
- Caso seja necessário realizar a exclusão dos mapeamentos dos produtos com a sua plataforma, acesse menu → início → integrações. Busque pela integração desejada, clique no menu de contexto (...) → excluir todos os anúncios no Tiny. Lembramos que esta ação, depois de concluída, não poderá ser desfeita.
- Os campos sincronizados devem ser alterados somente no Tiny. Caso você altere alguma destas informações no painel de controle da sua loja virtual, elas serão sobrescritas pelos dados cadastrados no Tiny assim que rodar a próxima rotina de sincronização.
A integração da Olist VNDA Commerce no ERP oferece uma solução eficiente, permitindo a gestão de vendas e outras funcionalidades, diretamente no sistema. Com essa integração, os usuários podem otimizar o gerenciamento de estoques, economizar tempo e melhorar a experiência de seus clientes!
Para mais detalhes sobre a configuração desta integração no ERP da Olist, acesse Olist VNDA Commerce - Configurações.