Após concluir todas as configurações necessárias para integrar a Magalu Marketplace ao Olist Tiny, você poderá começar a utilizar a integração no sistema. A seguir, confira dicas e informações essenciais para aproveitar ao máximo essa integração no Olist Tiny.
Como enviar produtos do Tiny ao e-commerce
- Acesse menu → cadastros →produtos.
- Selecione um ou mais produtos para envio e clique em enviar para o e-commerce.
Observação!
- Selecionando apenas um produto, o envio para o e-commerce pode ser realizado em menu de contexto (...) → enviar para o e-commerce.
- Para enviar a lista completa dos produtos no Tiny para o e-commerce, acesse a ajuda enviar produtos em lote ao e-commerce.
- Selecione sua loja Magalu, no campo plataforma.
- Clique em continuar envio de produtos e você será direcionado para o módulo anúncios → anunciar no e-commerce → relacionamento de categorias. Maiores informações sobre esse módulo, acesse anúncios.
- Valide o relacionamento de categorias de produtos e clique em continuar.
- Em revisão do anúncio, clique sobre o anúncio, na tela de editar dados do anúncio vá em ficha técnica e preencha os atributos do anúncios.
- Salve e valide as informações para envio e clique em enviar anúncios.
Campos enviados:
- Altura embalagem
- Código (SKU)
- Código da categoria principal no e-commerce
- Comprimento embalagem
- Descrição
- Descrição categoria principal e-commerce
- Descrição complementar
- Estoque atual
- Garantia
- GTIN
- Imagens
- Largura embalagem
- Marca
- NCM
- Peso bruto
- Preço de venda
- Preço promocional
- Variações
-
Será apresentada a tela resumo do envio. Clique em revisar para avaliar as informações do produto ou finalizar para concluir o processo.
O envio de produtos com sucesso, representa que os mesmos foram enviados à plataforma e estão aguardando o retorno do processamento.
Observações!
- O botão com problema (E) indica o problema que impediu o envio do anúncio ao marketplace.
- Para que o envio dos anúncios ocorra com sucesso é necessário que o campo descrição complementar esteja preenchido.
- Para envio das dimensões dos produtos, é necessário ter instalada em sua conta a extensão embalagens e ter uma embalagem definida no cadastro de produto. Saiba como trabalhar com embalagens.
- Apenas o atributo certificado de homologação da Anatel é enviado para a integração. Para que o envio ocorra corretamente, é necessário cadastrá-lo na ficha técnica no cadastro do seu produto.
Como receber produtos do e-commerce no Tiny
- Para importar os produtos cadastrados em sua loja virtual, acesse menu → cadastros → produtos → receber do e-commerce.
-
Selecione sua loja virtual no campo integração e clique em continuar importação de anúncios.
-
Selecione quais anúncios deseja importar todos os anúncios, apenas anúncios novos ou anúncio individual e clique em prosseguir.
Observação!
Para localizar o anúncio individual, será necessário preencher o campo identificador do anúncio. - Defina a forma de relacionamento entre os anúncios na plataforma com os produtos existentes no Tiny: possuem o mesmo código (SKU), possuem a mesma descrição (título) ou possuem o mesmo GTIN (EAN).
- Marque sim ou não para atualizar a informação de produtos com anúncios relacionados. Marcando sim, defina as opções de atualização dos produtos: atualizar todos os dados do produto ou apenas dados não preenchidos, atualizar preço dos produtos já existentes, atualizar o estoque ou atualizar imagens e clique em relacionar.
- Será exibido um resumo do relacionamento, e o Tiny indicará caso existam anúncios não relacionados a produtos no Tiny. Defina qual ação será tomada e clique em continuar.
Observação!
Sugerimos que marque a opção criar produtos novos com base nos anúncios para que os pedidos e notas fiscais sejam corretamente gerados. - Para criar o produto, selecione o depósito ao qual o produto será atribuído, marque importar as imagens do anúncio para os novos produtos e informe, se desejar, os dados fiscais (unidade, NCM e origem) dos produtos. Lembramos que essas são informações padrão, que serão utilizadas para produtos que não possuam dados fiscais.
- Clique em criar produtos para concluir o processo.
Os campos importados são os seguintes:- Altura embalagem
- Código (SKU)
- Código da categoria no e-commerce
- Comprimento embalagem
- Descrição
- Descrição complementar
- Estoque atual
- Garantia
- GTIN
- GTIN Embalagem
- Imagens
- Largura embalagem
- Marca
- NCM
- Peso bruto
- Peso líquido
- Preço de venda
- Preço promocional
- Variações
Observações!
- Sugerimos criar os produtos ao importar os anúncios da sua plataforma.
- A opção criar exceções na lista de preços vinculada ao e-commerce refere-se a lista de preço selecionada na configuração do e-commerce no Tiny. Ao marcar essa opção, os produtos que estão na lista de produtos com preços diferentes serão criados e atualizados.
- Se durante a importação dos produtos ocorrer algum imprevisto e for necessário interromper a ação ou então ocorrer algum problema devido ao grande número de produtos a serem importados, é possível Interromper a recepção de produtos para continuar a importação num momento posterior.
- Com a ação Interromper , é possível continuar a importação num outro momento, continuando do ponto em que parou. É possível retomar esta importação em até 7 dias corridos.
Como receber pedidos do e-commerce no Tiny
- Para importação dos pedidos acesse menu → vendas → pedidos do e-commerce.
Ou, acesse menu → vendas → pedidos de venda → receber do e-commerce. - Na aba da loja virtual, selecione os pedidos e clique em receber.
Vale lembrar que é possível filtrar os pedidos por situação e por período.Observação!
Como enviar estoque dos produtos no Tiny ao e-commerce
- Acesse menu → cadastros →produtos.
- Selecione um ou mais produtos para envio.
- Clique em mais ações → enviar estoque para o e-commerce.
Observações!
- Selecionando apenas um produto, o envio para o e-commerce pode ser realizado em menu de contexto (...) → enviar estoque para o e-commerce.
- Para enviar atualização de estoque de todos os anúncios de uma única vez. Acesse menu → cadastro → anúncios, selecione todos os anúncios da página, clique em enviar estoque para o e-commerce. Uma mensagem de expansão da seleção será exibida. Marque a opção de envio de todos anúncios e confirme. Defina qual saldo de estoque será enviado. Selecione, confira os anúncios e envie.
- Selecione sua loja Magalu, no campo plataforma.
- Defina se serão enviados os saldos físico ou disponível dos produtos e clique em selecionar.
A seguir serão exibidos os dados deste produto tais como: identificador do anúncio, descrição, código(SKU) e estoque. - Valide se o produto está com as informações corretas e clique em enviar.
Como enviar o preço dos produtos no Tiny ao e-commerce
- Acesse menu → cadastros →produtos.
- Selecione um ou mais produtos para envio.
- Clique em mais ações → enviar preços para o e-commerce.
Observação!
Selecionando apenas um produto, o envio para o e-commerce pode ser realizado em menu de contexto (...) → enviar preços para o e-commerce. - Selecione sua loja Magalu, no campo plataforma.
A seguir serão exibidos os dados deste produto tais como: identificador do anúncio, descrição, código(SKU) e preço. - Valide se o produto está com as informações corretas e clique em enviar.
Como gerenciar o preço dos anúncios no Tiny e atualizar no e-commerce
- Acesse menu → cadastros → anúncios.
- Selecione sua integração Magalu e clique em mais ações → gerenciar preços dos anúncios.
- Na aba preço fixo, selecione os produtos que deseja atualizar os valores dos anúncios.
-
Clique em mais ações → alterar preços dos anúncios e defina como a alteração de preços nos anúncios irá ocorrer:
Preço Base Defina se a alteração irá considerar o preço do produto ou alterará apenas os preços dos anúncios. Tipo de reajuste Defina se o tipo de reajuste irá aplicar descontos, aplicar acréscimos ou não reajustar. Ao aplicar descontos, defina o desconto em percentual e/ou o desconto em R$ a ser considerado. Ao aplicar acréscimos, defina o acréscimo em percentual e/ou o acréscimo em R$. Criar preço promocional Habilite esta opção para criar um preço promocional. Quando habilitado, é necessário definir o desconto em percentual e/ou o desconto em R$. Utilizar arredondamento inteligente Habilite esta opção para definir o tipo de arredondamento do preço, se desconsidera os centavos ou desconsidera o último decimal. -
Clique em salvar e atualizar no e-commerce ou salvar sem enviar para salvar o anúncio e não sincronizar com o e-commerce.
Será exibida uma tela informativa com o resultado da atualização de preços no e-commerce.
Como sincronizar a situação dos pedidos
Atenção!
Para realizar a sincronização da situação dos pedidos, é necessário que tenha configurado a importação dos pedidos do e-commerce para pedidos de venda e realizado o mapeamento das situações. Caso não tenha realizado essas configurações, realize-as com o auxílio da ajuda configurando a integração.Acesse menu → vendas → pedidos do e-commerce → selecione a loja virtual → marque os pedidos que já foram enviados e clique em sincronizar situação.
Observação!
Ao sincronizar situação, o status presente em situação no Tiny corresponderá a situação do pedido no e-commerce conforme o mapeamento realizado.Como enviar o código de rastreio para a plataforma
Atenção!
Para enviar o código de rastreamento é preciso identificar o transportador, Correios ou Transportadora, no pedido ou nota fiscal. O campo será preenchido no Pedido de Venda ou na Nota Fiscal e, por fim gerar o agrupamento (PLP ou Coleta) no módulo de Expedição. Veja como gerar a expedição.- Acesse início → vendas → expedição.
- Adicione o filtro por forma de envio e selecione a forma de envio correios → aba concluídas → menu de contexto (...) → enviar código de rastreio para o e-commerce.
Observação!
Ao enviar o código de rastreio, a chave de acesso, número, série da nota fiscal, data e hora e data prevista também é enviada e o status do pedido no e-commerce será alterado despachado. - Ao acessar a expedição será adicionado um marcador que identifica quando o código de rastreio já foi enviado à plataforma.
Como enviar dados da chave de acesso ao e-commerce
Observações!
- Ao enviar o código de rastreio, a chave de acesso, número, série da nota fiscal, data e hora e data prevista também é enviada e o status do pedido no e-commerce será alterado despachado.
- Para otimizar a validação da nota, o XML também vai ser enviado à plataforma.
Envio pela expedição
- Acesse Início → Vendas → Expedição, adicione o filtro Agrupamentos e selecione a visualização visão por pedidos e em no filtro por forma de envio, selecione Transportadora.
- Localize o nº de expedição, clique no Menu de contexto (...) e selecione Enviar chave de acesso para o e-commerce.
Envio pelas notas fiscais
- Acesse Início → Vendas → Notas fiscais, na aba Emitidas, selecione as notas que deseja enviar os dados para o e-commerce → mais ações→ Enviar dados da NFe para e-commerce.
Como marcar pedidos como entregues no e-commerce
- Ao marcar os pedidos como entregue no Tiny, esses serão sincronizados com o status entregue na plataforma. Para isso, acesse menu → vendas → expedição.
- Selecione a forma de envio e na aba concluídas, clique em menu de contexto (...) → marcar pedidos como entregue.
- Após isso, será adicionado na expedição, um marcador que identificará que a venda já foi marcada como entregue e sincronizada no marketplace.
Observação!
Para marcar os pedidos como “entregues” no e-commerce, é necessário que eles já estejam no “despachado” no e-commerce.
Informações adicionais
- A API da Magalu tem um limite de requisições por minuto que podem ser efetuadas, esse limite varia conforme a sua conta na plataforma, dessa forma, você poderá obter essas informações diretamente na Magalu.
- Caso seja necessário realizar a exclusão dos mapeamentos dos produtos com a sua plataforma, acesse menu → início → integrações. Busque pela integração desejada, clique no menu de contexto (...) → excluir todos os anúncios no Tiny. Lembramos que esta ação, depois de concluída, não poderá ser desfeita.
Pré-requisitos e regras para anunciar na Magazine Luiza Marketplace
Pré-requisitos:
- Nota no Reclame Aqui acima de Bom.
- Boa reputação no mercado.
- Vender produtos idôneos.
- Oferecer sortimento diversificado e qualificado.
- Ter, pelo menos, um ano de existência.
- Não pode ter o seu nome envolvido em processos que abalem o sua reputação, como: trabalho análogo ao escravo, corrupção, contrabando, falsificação ou pirataria, sonegação ou evasão de divisas, histórico de lavagem de dinheiro.
- A empresa deve ser bem avaliada nos principais sites de relacionamento com o cliente e mídias sociais.
- A conta corrente de recebimento deverá ser vinculada ao CNPJ de assinatura do contrato.
Documentação necessária:
- CNPJ ativo há mais de seis meses
- Razão Social
Para mais detalhes sobre a configuração da integração da Magalu Marketplace no Olist Tiny, acesse Magalu Marketplace - Configurações.