Após concluir todas as configurações necessárias para integrar a Americanas Marketplace ao Olist Tiny, você poderá começar a utilizar a integração no sistema. A seguir, confira dicas e informações essenciais para aproveitar ao máximo essa integração no Olist Tiny.
Como receber produtos do e-commerce no Olist Tiny
- Acesse menu → cadastros → anúncios para importar os produtos cadastrados em sua loja virtual.
- Selecione sua integração para recepção dos seus produtos e clique em gerenciar anúncios → importaranúncios.
- Selecione quais anúncios deseja importar: todos os anúncios da minha conta ou somente anúncios novos (anúncios não cadastrados no Olist Tiny) ou um anúncio específico.
Observação!
Para localizar o anúncio individual, será necessário preencher o campo identificador do anúncio.
- Defina a forma de relacionamento entre os anúncios na plataforma com os produtos existentes no Olist Tiny: possuem o mesmo código (SKU), possuem a mesma descrição (título) ou possuem o mesmo GTIN (EAN).
- Marque sim ou não para atualizar a informação de produtos com anúncios relacionados. Marcando sim, defina as opções de atualização dos produtos: atualizar todos os dados do produto ou apenas dados não preenchidos, atualizar preço dos produtos já existentes, atualizar o estoque ou atualizar imagens e clique em relacionar.
- Será exibido um resumo do relacionamento, e o Olist Tiny indicará caso existam anúncios não relacionados a produtos no Olist Tiny. Defina qual ação será tomada e clique em continuar.
Observação:
Sugerimos que marque a opção criar produtos novos com base nos anúncios para que os pedidos e notas fiscais sejam corretamente gerados. - Para criar o produto, selecione o depósito ao qual o produto será atribuído, marque importar as imagens do anúncio para os novos produtos e informe, se desejar, os dados fiscais (unidade, NCM e origem) dos produtos. Lembramos que essas são informações padrão, que serão utilizadas para produtos que não possuam dados fiscais.
- Clique em criar produtos para concluir o processo.
Campos importados:
- Descrição
- Código (SKU)
- Preço de venda
- Preço promocional
- Peso bruto
- Peso líquido
- Descrição complementar
- Preço de custo
- Marca
- GTIN
- GTIN Embalagem
- Código da categoria no e-commerce
- Estoque atual
- Garantia
- Imagens
- Variações
- Altura embalagem
- Largura embalagem
- Comprimento embalagem
Produtos que têm variações, são importados os seguintes campos:
- Código
- GTIN
- GTIN Embalagem
- Estoque
Observações!
- O Olist Tiny indicará se existem anúncios ainda não relacionados e você definirá qual ação realizar.
- Se durante a importação dos produtos ocorrer algum imprevisto ou ocorrer algum problema devido ao grande número de produtos a serem importados, é possível interromper a recepção de produtos para continuar a importação num momento posterior.
- Com a ação interromper, é possível continuar a importação num outro momento, continuando do ponto em que parou. É possível retomar esta importação em até 7 dias corridos.
-
Os pedidos realizados na Americanas Marketplace serão listados em Menu → Vendas → Pedidos do e-commerce → Selecione a loja virtual.
Vale lembrar que é possível Filtrar os pedidos por situação e por período. Após isso, Selecione os pedidos e clique em Receber pedidos.
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Após importar os pedidos no Olist Tiny e realizar a emissão da Nota Fiscal, os mesmos podem ser marcados como pedidos sincronizados e assim não serão exibidos na listagem dos pedidos do e-commerce. Para isso, Selecione os pedidos → clique em Marcar como sincronizados.
Como enviar produtos do Olist Tiny ao e-commerce
- Acesse menu → cadastros →produtos.
- Selecione um ou mais produtos para envio e clique em enviar para o e-commerce.
Observação!
- Selecionando apenas um produto, o envio para o e-commerce pode ser realizado em menu de contexto (...) → enviar para o e-commerce.
- Para enviar a lista completa dos produtos no Olist Tiny para o e-commerce, acesse a ajuda enviar produtos em lote ao e-commerce.
- Selecione sua loja Americanas Marketplace, no campo plataforma.
- Clique em continuar envio de produtos e você será direcionado para o módulo anúncios → anunciar no e-commerce → relacionamento de categorias. Maiores informações sobre esse módulo, acesse anúncios.
- Valide o relacionamento de categorias de produtos e clique em continuar.
- Em revisão do anúncio, clique sobre o anúncio, na tela de editar dados do anúncio vá em ficha técnica e preencha os atributos do anúncios.
- Salve e valide as informações para envio e clique em enviar anúncios.
Campos enviados:
- Código (SKU)
- Descrição
- Descrição complementar
- Preço de venda
- Preço promocional
- Preço de custo
- Estoque atual
- GTIN
- Marca
- Peso bruto
- Altura embalagem
- Largura embalagem
- Comprimento embalagem
- Código da categoria principal no e-commerce
- Descrição completa da categoria principal no e-commerce
- Imagens
- Variações
- Garantia
- Atributos
- NCM
- CEST
- Origem
- Dias para preparação
Produtos que têm variações, são importados os seguintes campos:
- Tipo da variação (cor, tamanho, ...)
- Descrição da variação (azul, GG, ...)
- Código da variação
- Estoque
- GTIN
Será apresentada a tela resumo do envio. Clique em revisar para avaliar as informações do produto ou finalizar para concluir o processo.
O envio de produtos com sucesso, representa que os mesmos foram enviados à plataforma e estão aguardando o retorno do processamento
Observações!
- O botão com problema (E) indica o problema que impediu o envio do anúncio ao marketplace.
- O anúncio será ativado somente após notificação da plataforma ao Olist Tiny.
- A situação dos anúncios no Olist Tiny pode ser atualizada em menu → anúncios → mais ações → sincronizar situação dos anúncios.
- Os campos enviados, citados acima precisam estar preenchidos para que ocorra a sincronização com o e-commerce.
- Para enviar as dimensões dos produtos, é necessário ter instalada em sua conta a extensão embalagens e ter uma embalagem definida no cadastro de produto. Saiba como trabalhar com embalagens.
- O campo dias para preparação será enviado se a configuração "Enviar dias para preparação ao sincronizar" estiver habilitada, nas configurações da integração > enviar produtos.
Informações relacionadas
Atenção!
Para realizar a sincronização da situação dos pedidos, é necessário que tenha configurado a importação dos pedidos do e-commerce para Pedidos de venda e realizado o Mapeamento das situações.Acesse Menu → Vendas → Pedidos do e-commerce → Selecione a loja virtual → Marque os pedidos que já foram enviados e clique em Sincronizar situação.
Observação!
Ao sincronizar situação, o status presente em Situação no Tiny corresponderá a situação do pedido no e-commerce conforme o mapeamento realizado.Como enviar estoque dos produtos no Olist Tiny ao e-commerce
- Acesse menu → cadastros →produtos.
- Selecione um ou mais produtos para envio.
- Clique em mais ações → enviar estoque para o e-commerce.
Observação!
Selecionando apenas um produto, o envio para o e-commerce pode ser realizado em menu de contexto (...) → enviar estoque para o e-commerce.- Selecione sua loja Americanas, no campo plataforma.
- Defina se serão enviados os saldos físico ou disponível dos produtos e clique em selecionar.
A seguir serão exibidos os dados deste produto tais como: identificador do anúncio, descrição, código(SKU) e estoque. - Valide se o produto está com as informações corretas e clique em enviar.
Como enviar o preço dos produtos no Olist Tiny ao e-commerce
- Acesse menu → cadastros →produtos.
- Selecione um ou mais produtos para envio.
- Clique em mais ações → enviar preços para o e-commerce.
Observação!
Selecionando apenas um produto, o envio para o e-commerce pode ser realizado em menu de contexto (...) → enviar preços para o e-commerce.
- Selecione sua loja Americanas, no campo plataforma.
A seguir serão exibidos os dados deste produto tais como: identificador do anúncio, descrição, código(SKU) e preço. - Valide se o produto está com as informações corretas e clique em enviar.
Enviar código de rastreio para Americanas Marketplace
Atenção!
Para enviar o código de rastreamento para o Americanas Marketplace, é preciso informar no pedido ou nota fiscal o transportador, sendo ele Correios ou Transportadora. O campo será preenchido no Pedido de Venda ou na Nota Fiscal e por fim, gerar o agrupamento (PLP ou Coleta) no módulo de Expedição. Veja como gerar a Expedição.-
Acesse o módulo de Expedição, selecione a forma de envio Correios → Aba Concluídas → Clique no menu de contexto ao lado da expedição gerada → Enviar código de rastreio para o e-commerce.
Observação!
Ao enviar o código de rastreio, é enviado também a URL de rastreamento , Chave de acesso da Nota Fiscal e a Data de emissão , sendo que é necessário a Nota Fiscal estar Autorizada no SEFAZ , para o envio das informações ocorrer com sucesso. O status dos pedidos na Americanas Marketplace serão alterados para Enviado. -
Após isso, ao acessar a expedição será adicionado um Marcador que identifica quando o código de rastreio já foi enviado a Americanas Marketplace.
O envio de dados da chave de acesso ao e-commerce pode ser realizado dentro do Olist Tiny pelos módulos de Expedição ou Nota Fiscal.
Envio pela expedição
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Ao acessar o módulo de expedição, no primeiro Filtro ao lado do campo de busca, selecione por Pedidos e no filtro, ao lado selecione Transportadora.
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Agora, localize a expedição, clique no Menu de contexto e selecione Enviar chave de acesso para o e-commerce.
Observações!
- É enviada somente a chave de acesso a Americanas Marketplace. Sendo que é necessário a Nota Fiscal estar autorizada no Sefaz, para o envio das informações ocorrer com sucesso.
- Ao enviar os dados da nota o Olist Tiny não atualiza a situação do pedido na Americanas Marketplace. A situação é alterada quando o código de rastreio é enviado e assim o pedido passa para a situação Enviado.
Envio pelas notas fiscais
Ao acessar o módulo de notas fiscais, clique na aba Emitidas e Selecione as notas que deseja enviar os dados para o e-commerce. A seguir, acesse a opção Mais Ações e clique em Enviar dados da NFe para e-commerce.
Observações!
- É enviada somente a chave de acesso a Americanas Marketplace. Sendo que é necessário a Nota Fiscal estar autorizada no Sefaz, para o envio das informações ocorrer com sucesso.
- Ao enviar os dados da nota o Olist Tiny não atualiza a situação do pedido na Americanas Marketplace. A situação é alterada quando o código de rastreio é enviado e assim o pedido passa para a situação Enviado.
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Ao marcar os pedidos como entregue no Olist Tiny, os mesmos serão sincronizados com o status Completo na Americanas Marketplace. Para isso, acesse Menu → Vendas → Expedição → Selecione a forma de envio → Aba Concluídas → Clique no menu de contexto ao lado da expedição gerada → Marcar pedidos como entregue.
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Após isso, será adicionado na expedição, um Marcador que identificará que a venda já foi marcada como entregue e sincronizada na Americanas Marketplace.
A reserva de estoques é um módulo que auxilia no empenho do estoque dos produtos, como exemplo podemos citar quando o cliente opta por pagamento de boleto. O Olist Tiny faz a reserva enquanto o pedido ficar com situação "Aguardando Pagamento". Se é efetuado o pagamento, o pedido é liberado, se não, a reserva do estoque é liberada.
Para mais informações de como ativar este módulo e detalhes do seu funcionamento, veja em detalhes na ajuda Reserva de estoque.
A fila de pedidos na integração com a Americanas Marketplace é uma nova forma de importar seus pedidos para o Olist Tiny. Neste processo, o Olist Tiny realizará uma busca dos pedidos presentes na Americanas Marketplace e importará automaticamente essas vendas pra sua conta em Pedidos de Venda.
Os pedidos presentes na fila correspondem há um período máximo de 14 dias.
Para utilizar essa nova forma de recepção de pedidos, siga os passos abaixo:
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O primeiro passo, será definir essa configuração em sua integração no Olist Tiny. Para isso, acesse Menu → Configurações → Aba E-commerce → Integrações.
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Agora, clique sobre a integração com a Americanas Marketplace.
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Acesse a aba Configurações e localize o campo Processar pedidos no Tiny através da fila de pedidos da Americanas Marketplace e selecione a opção Sim.
Observação!
O campo Processar pedidos no Tiny através da fila de pedidos da Americanas Marketplace será exibido somente para quem não utiliza o serviço de OMS para o recebimento de pedidos.Agora, Salve as configurações.
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Para visualizar os seus pedidos da Americanas Marketplace, acesse Menu → Vendas → Pedidos do e-commerce e Clique na aba Americanas Marketplace(ou o nome da descrição da integração).
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A seguir, clique em Processar fila de pedidos e escolha entre processar os Pedidos antigos e novos ou Somente as novas vendas.
Na listagem das vendas, os pedidos processados serão automaticamente importados em sua conta para Pedidos de Venda.
As instruções para configurar a forma de envio Americanas Marketplace, encontram-se na ajuda Forma de Envio Americanas .
Saiba como integrar com Americanas Marketplace
As instruções para integrar com Americanas Marketplace, encontram-se na ajuda Americanas.
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Para realizar as configurações dos atributos, acesse Menu → Configurações → Aba Cadastros → Configurações de Atributos de Produtos.
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A seguir, clique em Incluir atributo.
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Agora, no campo Nome informe a descrição do atributo. Ao lado, em Campo equivalente no produto selecione a opção equivalente a esse atributo.
Ao final, clique em Salvar.
Observação!
Caso no campo Campo equivalente no produto tenha selecionado a opção Nenhum , no momento de vincular o atributo no cadastro do produto, poderá preencher o campo manualmente.
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Acesse Menu → Cadastros → Produtos e clique sobre o Produto que deseja realizar o mapeamento de atributos.
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Ao acessar o cadastro do produto, na aba Ficha técnica , localize a seção Atributos. No campo Atributo informe o nome de um dos atributos já cadastrados no Olist Tiny. Ao lado, o Valor será automaticamente preenchido.
Após realizar o vínculo dos atributos, clique em Salvar.
Observações!
- O campo Valor deverá ser preenchido manualmente, se no cadastro do atributo no campo Campo equivalente no produto tenha selecionado a opção Nenhum.
- A opção Sugerir atributos busca pela categoria informada no cadastro do produto, sugestões de atributos já vinculados a outros que pertencem a mesma categoria.
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Ao enviar este produto para Americanas Marketplace com seus atributos, prevalecerá a opção que selecionou na configuração integração.
Americanas
Como funciona o Americanas?
O Americanas é uma modalidade para os pedidos que serão retirados na loja do seller pelo cliente ou expedidos via transportador delivery para entrega em até 2 horas.
Por exemplo, no momento da compra o cliente vai escolher se o produto será enviado para o endereço informado ou se ele vai pegar na loja. Ao escolher a modalidade pegue na loja , vão aparecer os possíveis locais para o cliente retirar o pedido. Caso ele escolha para ser enviado ao seu endereço, um motoboy fará a entrega em até 2 horas.
Como o Olist Tiny vai te ajudar com o Americanas ?
Quando os pedidos da Americanas Marketplace forem recebidos no Olist Tiny, será incluído um marcador. Conforme sua situação for mudando, você será orientado pelos marcadores como agir para seguir o fluxo corretamente.
O fluxo do pedido difere se a retirada for pelo cliente em sua loja ou se o motoboy (delivery) que irá buscar entregar no endereço do cliente. Abaixo detalhamos ambos os processos.
Quando o cliente buscar o pedido no local de retirada que foi escolhido no momento da compra (Pickup)
Aguardando estoqueAo importar os pedidos do Americanas Marketplace para o Olist Tiny, eles receberão um marcador Aguardando estoque. Também virá uma notificação no Olist Tiny, indicando que você recebeu um pedido vindo da Americanas Marketplace.
É necessário que você confirme ao marketplace que pode atender ao pedido do cliente.
Para efetuar essa confirmação, acesse o menu de contexto do pedido e clique em Confirmar Estoque (Pegue na Loja).
Aguardando confirmaçãoOs pedidos que tiveram o seu estoque confirmado, receberão automaticamente o marcador Aguardando confirmação. Neste momento você pode separar os produtos para que o cliente venha buscar na sua loja. Para finalizar esta etapa, no menu de contexto do seu pedido, clique em Confirmar separação (Pegue na Loja).
Aguardando retiradaOs pedidos que tiveram a confirmação da separação efetuada, receberão do Olist Tiny o marcador Aguardando retirada. Também receberão este marcador automaticamente os pedidos que no seu processo forem colocados em Prontos para envio no Olist Tiny.
Quando o cliente chegar na sua loja para retirar o produto, você deverá acessar o menu de contexto do pedido e clicar em Confirmar retirada (Pegue na Loja) e então será aberto um popup para digitar a senha que o cliente terá em mãos. Essa senha será validada via API com a Americanas Marketplace, confirmando que o pedido entregue está correto.
Quando o cliente escolheu receber o pedido via motoboy (Shipstore)
Aguardando estoqueAo importar os pedidos do Americanas Marketplace para o Olist Tiny eles receberão um marcador Aguardando estoque. Também virá uma notificação no Olist Tiny, indicando que você recebeu um pedido vindo do Americanas Marketplace.
É necessário que você confirme ao marketplace que pode atender ao pedido do cliente.
Para efetuar essa confirmação, acesse o menu de contexto do pedido e clique em Confirmar Estoque (Pegue na Loja). Após esta ação, a Americanas Marketplace fará a confirmação do pedido ao cliente, inclusive efetuando as cobranças do pedido. Os pedidos automaticamente receberão o marcador Aguardando confirmação.
Aguardando retiradaOs pedidos que forem identificados pelo processo de retirada via motoboy, automaticamente passarão para o marcador Aguardando retirada. Também receberão este marcador automaticamente os pedidos que no seu processo forem colocados em Prontos para envio no Olist Tiny.
Quando o motoboy chegar na sua loja para retirar o produto, você deverá acessar o menu de contexto do pedido e clicar em Confirmar retirada (Pegue na Loja) e então será aberto um popup para digitar a senha que o motoboy terá em mãos. Essa senha será validada via API com a Americanas Marketplace, confirmando que o pedido sendo entregue está correto.
Dicas e informações adicionais
- Caso seja necessário realizar a exclusão dos mapeamentos dos produtos com a sua plataforma, acesse Configurações → Aba E-commerce → Integrações e marque a integração desejada. Depois, clique em Mais ações → Excluir todos os anúncios no Tiny. É importante mencionar que esta ação, depois de concluída, não poderá ser desfeita.
- Após importar um pedido, é possível realizar o cadastro, do produto no Olist Tiny, através do lançamento de estoque, disponível no menu de contexto, localizado ao lado do pedido ou da nota → Lançar estoque.
- Se desejar, você pode realizar a importação através de planilha de acordo com o nosso layout disponibilizado em Importador de produtos.
- Sempre que um pedido é importado, o cliente automaticamente é cadastrado em Cadastros → Clientes e fornecedores.
Para mais detalhes sobre a configuração da integração da Americanas Marketplace no Olist Tiny, acesse Americanas Marketplace - Configurações.