Após concluir todas as configurações necessárias para integrar a forma de envio Loggi ao Olist Tiny, você poderá começar a utilizá-la no sistema. A seguir, confira dicas e informações essenciais para aproveitar ao máximo essa integração no Olist Tiny.
Como faço para inserir a forma de envio da Loggi em minhas vendas?
Com a forma de envio devidamente configurada e as formas de frete salvas, ao ser incluído um pedido de venda no sistema, na seção Transportador / Volumes poderá selecionar a formas de envio Loggi e indicar a forma de frete desejada, nos campos Forma de envio e Forma de frete.
Para notas fiscais e propostas comerciais, o processo é o mesmo, basta selecionar as opções desejadas nos campos Forma de envio e Forma de frete.
Como efetuo a cotação de fretes?
A cotação de fretes é uma ferramenta do Olist Tiny, que é utilizada junto aos gateways e formas de envio cadastrados na conta, para realizar a verificação e comparação dos preços de envio, e assim facilitar a escolha das formas de envio e frete a serem utilizadas nos pedidos e também para precificar os envios feitos.
O processo de cotação, pode ser realizado através das propostas comercias, pedidos de venda e notas fiscais, de forma individual ou em lote, desde que os mesmos não possuam lançamentos de contas e estoque realizados.
Pedidos de Venda e Propostas Comerciais
Para realizar a cotação de fretes de forma individual, em uma proposta comercial ou pedido de venda, identifique a proposta ou pedido desejado, clique no menu de contexto , encontrado ao lado esquerdo do mesmo, e selecione a opção cotar fretes.
Ou então, para realizar a cotação de fretes em lote, selecionando mais de uma proposta comercial, ou pedido de venda, por vez, selecione as propostas ou pedidos desejados e clique no botão cotar fretes, encontrado na parte inferior da tela.
Em seguida, será aberta uma tela onde as informações consideradas para a cotação deverão ser verificas, ou então preenchidas manualmente, caso não tenham sido informadas no cadastro dos produtos inseridos no pedido ou proposta.
➣ Tipo de Embalagem: Neste campo deve ser indicado o formato da embalagem em que será feito o envio do pedido. Podendo escolher entre Envelope, Pacote/Caixa e Rolo/Cilindro.
➣ Embalagem: Neste campo poderá selecionar uma embalagem pré-cadastrada no sistema, para que as medidas abaixo sejam preenchidas automaticamente conforme cadastro, ou então, poderá deixar selecionada a opção Embalagem customizada, para que informar as medidas manualmente. Se os produtos incluídos no pedido/proposta possuírem medidas e peso preenchidos no seu cadastro, estas informações serão somadas e apresentadas automaticamente nos campos correspondentes, quando utilizada a embalagem customizada.
➣ Largura, Altura e Comprimento: Nestes campos são informadas as medidas a serem consideradas na cotação. Poderão ser preenchidos conforme embalagem selecionada, ou manualmente, ou então puxar a soma das medidas do cadastro dos produtos, conforme for a configuração da conta.
➣ Peso: Neste campo será informado o peso a ser considerado na cotação. Poderá ser preenchido manualmente, ou preenchido automaticamente se informado no cadastro dos produtos.
➣ Valor declarado: Neste campo é informado o valor declarado a ser considerado na cotação. Poderá preencher o mesmo manualmente, ou então, acessar as configurações de expedição, para definir uma configuração padrão.
Após preencher as informações, clique em calcular.
Na tela seguinte, serão apresentadas as informações da cotação realizada, indicando as formas de frete disponíveis com seus valores e prazos de entrega.
Além disso, teremos algum parâmetros disponíveis, que poderá utilizar para facilitar o seu processamento do pedido e atualizar informações com base na forma de frete escolhida.
➣ Ordenar por: Poderá utilizar este botão para escolher a forma de apresentação das formas de frete disponíveis. Sendo possível escolher entre ordenar por preço mais barato ou padrão.
➣ Marcar as formas de envio mais baratas: Clicando neste botão, o sistema irá identificar e selecionar automaticamente a forma de frete mais barata disponível.
➣ Atualizar o valor de frete pago pelo cliente: Ativando este parâmetro, ao salvar a cotação de fretes, o pedido de venda terá o valor de frete atualizado conforme valor da forma de frete selecionada.
➣ Atualizar a data prevista de entrega: Ativando este parâmetro, ao salvar a cotação de fretes, o pedido de venda terá a data da previsão de entrega atualizada conforme prazo de entrega indicado na forma de frete selecionada.
➣ Enviar para expedição: Ativando este parâmetro, ao salvar a cotação de fretes, o pedido de venda será automaticamente enviado para expedição.
Além destas opções, clicando no botão , encontrado no canto superior direito da tela, poderá utilizar a opção exibir cotações indisponíveis, para verificar as formas de frete não disponíveis para os dados informados.
Por fim, após analisar as formas de frete disponíveis e selecionar as opção desejada, poderá clicar em salvar.
Observação!
Poderá realizar uma configuração para que o campo Valor declarado seja preenchido automaticamente com base no valor do pedido. Para isto, acesse menu → configurações → aba vendas → seção expedição e logística → configurações da expedição e no campo Valor declarado ao enviar para a expedição selecione a opção Valor declarado informado na venda e, se não preenchido, total dos produtos.Notas Fiscais
Atualmente, a cotação de fretes através da nota fiscal somente é possível através do módulo de Expedição.
Para realizar esta cotação, envie a nota fiscal para a expedição e depois inclua a mesma em uma expedição. Dentro da expedição desta nota, clique em mais ações, no canto superior direito da tela, e selecione a opção calcular preços e prazos.
Será aberta uma tela onde as informações consideradas para a cotação deverão ser verificas, ou então preenchidas manualmente, caso não tenham sido informadas no cadastro dos produtos inseridos na nota.
➣ Tipo de Embalagem: Neste campo deve ser indicado o formato da embalagem em que será feito o envio do pedido. Podendo escolher entre Envelope, Pacote/Caixa e Rolo/Cilindro.
➣ Embalagem: Neste campo poderá selecionar uma embalagem pré-cadastrada no sistema, para que as medidas abaixo sejam preenchidas automaticamente conforme cadastro, ou então, poderá deixar selecionada a opção Embalagem customizada, para que informar as medidas manualmente. Se os produtos incluídos na nota possuírem medidas e peso preenchidos no seu cadastro, estas informações serão somadas e apresentadas automaticamente nos campos correspondentes, quando utilizada a embalagem customizada.
➣ Largura, Altura e Comprimento: Nestes campos são informadas as medidas a serem consideradas na cotação. Poderão ser preenchidos conforme embalagem selecionada, ou manualmente, ou então puxar a soma das medidas do cadastro dos produtos, conforme for a configuração da conta.
➣ Peso: Neste campo será informado o peso a ser considerado na cotação. Poderá ser preenchido manualmente, ou preenchido automaticamente se informado no cadastro dos produtos.
➣ Valor declarado: Neste campo é informado o valor declarado a ser considerado na cotação. Poderá preencher o mesmo manualmente, ou então, acessar as configurações de expedição, para definir uma configuração padrão.
Após preencher as informações, clique em calcular.
Na tela seguinte, serão apresentadas as informações da cotação realizada, indicando as formas de frete disponíveis com seus valores e prazos de entrega. Poderá verificar as informações apresentadas, selecionar a forma de frete desejada e clicar em salvar.
Observações!
- Para excluir um item da cotação acesse o menu de contexto (...) da janela cotar fretes e clique em remover pacote.
- Ao cotar os preços com a Loggi, enviaremos as informações de cubagem dos itens, calculadas com base nas dimensões dos itens. O cálculo efetuado será: Comprimento x Largura x Altura x 300 (fator cubagem padrão utilizado no Brasil, que indica que 1m³ pode transportar até 300kg).
Como incluo uma expedição com os pedidos que gerei com a Loggi?
O primeiro passo, é enviar os seus pedidos, ou notas, para expedição. Para isso, poderá efetuar o processo de envio de forma manual, ou configurar um gatilho no sistema, para que o envio seja feito de forma automática em determinado momento.
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Manual: Identifique os pedidos, ou notas, desejados, selecione os mesmos no checkbox ao lado esquerdo de cada um, clique em mais ações, na parte inferior da tela, e selecione a opção enviar para expedição.
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Automático: Acesse menu → configurações → aba vendas → configurações da expedição, e no campo Envio para a expedição selecione a opção que melhor atende a sua demanda. Após salvar, as próximas vendas efetuadas já seguirão o padrão configurado.
Com os pedidos, ou notas, já enviados para expedição, podemos acessar menu → vendas → expedição, para incluir um agrupamento de expedição e enviar o mesmo para a Loggi. Para isso, clique no botão incluir expedição, encontrado no canto superior direito da tela.
Na tela seguinte, no campo Forma de envio selecione a forma de envio Loggi que informou nos seus pedidos, para que os mesmos sejam listados em tela e você possa selecionar os desejados. Por fim, selecione os pedidos que deseja incluir neste agrupamento de expedição e clique em salvar.
Após salvar este agrupamento, para que os dados salvos no Olist Tiny sejam enviados para a Loggi, é necessário que efetue a conclusão da expedição. Para isto, basta clicar no botão concluir expedição, encontrado no canto superior direito da tela.
Observações!
- Para que a expedição seja concluída com sucesso é necessário que os pedidos possuam nota fiscal gerada e autorizada.
- Para criação dos pedidos na plataforma, é necessário que as dimensões dos itens estejam preenchidas.
- Caso um dos objetos presentes na expedição apresente erro ao ser enviado à integração, a situação da expedição permanecerá como pendente. Acesse a expedição, faça as correções necessárias e realize o envio novamente.
Como imprimir as etiquetas da Loggi no Olist Tiny?
Após ser concluída a expedição no Olist Tiny, poderá realizar a impressão das etiquetas.
Esta impressão pode ocorrer no próprio menu de expedição, ou também, através do módulo de separação.
Imprimir etiqueta na expedição
Poderá imprimir todas as etiquetas do agrupamento de expedição de uma só vez, clicando em imprimir etiquetas da forma de envio, no canto superior direito da tela.
Ou então, poderá optar por imprimir as etiquetas de cada pedido individualmente, clicando no menu de contexto , encontrado ao lado esquerdo de cada pedido, e selecionando a opção imprimir etiquetas da forma de envio.
Ao ser clicado no botão de impressão da etiqueta, é aberta uma nova aba no navegador com o arquivo da etiqueta, para que execute a impressão da mesma em sua impressora, ou a salve como PDF em seu computador.
Observação!
Para que as etiquetas possam ser impressas pelo Olist Tiny é necessário que a expedição esteja concluída junto a forma de envio, conforme mencionado no passo anterior. Se a expedição for apenas marcada como concluída no Olist Tiny, as etiquetas da forma de envio não serão acessadas por aqui e não poderão ser impressas.Imprimir etiqueta na separação
Para impressão da etiqueta na separação, ao concluir a embalagem do pedido será apresentado o botão imprimir etiquetas da forma de envio, na parte inferior da tela, basta clicar no mesmo para que a etiqueta seja gerada para impressão.
Para que a impressão da etiqueta seja realizada automaticamente, ao finalizar a embalagem, é necessário possuir uma conta no PrintNode e configurar a mesma no sistema.
Observações!
- A etiqueta é disponibilizada apenas em PDF, pois o ZPL não está disponível.
- Para geração da etiqueta é necessário que a expedição possua nota fiscal autorizada.
- A ordenação para impressão das etiquetas segue em ordem crescente, primeiro pelas notas fiscais e em seguida pelos pedidos de venda.
Agendamento de coletas
Quando utilizado o tipo de serviço da Loggi como Coleta Pulverizada, será necessário realizar o agendamento da coleta no painel da Loggi, para que os mesmos possam fazer a coleta e envio dos seus pedidos.
Para isso, acesse o painel da Loggi, clique em Coletas, no canto superior esquerdo da tela e selecione a opção Agendar coleta.
Na tela seguinte, preencha as informações necessárias e confirme o agendamento.
Para mais detalhes sobre o agendamento de coletas na Loggi, clique aqui.
Ao ser concluída a expedição com a Loggi o código de rastreamento é gerado no Olist Tiny e é preenchido no pedido (e/ou nota) de origem do agrupamento de expedição.
Para consultar a evolução da entrega do pedido, poderá acessar menu → vendas → pedidos de venda, identificar os pedidos desejados e clicar no código de rastreamento apresentado na coluna Rastreamento, ao lado direto de cada pedido.
Clicando no código apresentado, será aberta uma nova tela com as informações de rastreamento do pacote enviado.
Como cancelar o envio do pedido, pelo Olist Tiny?
Para realizar o cancelamento de envio de um pedido integrado com a Loggi através do Olist Tiny, poderá acessar menu → vendas → expedição, identificar o agrupamento de expedição desejado e acessar o mesmo para edição. Em seguida, clique no menu de contexto , ao lado esquerdo do pedido desejado, e selecione a opção cancelar pedido na logística.
Observação!
Após o cancelamento do pedido, os dados de rastreamento são automaticamente removidos do pedido e/ou nota fiscal.A integração da Loggi no Olist Tiny oferece uma solução logística eficiente, permitindo a postagem de pedidos e outras funcionalidades diretamente no sistema. Com essa integração, os usuários podem otimizar o gerenciamento de envios, economizar tempo e melhorar a experiência de seus clientes!
Para mais detalhes sobre a configuração desta integração no Olist Tiny, acesse Loggi - Configurações. E para dúvidas referetes a utilização do painel da Loggi, poderá acessar a Ajuda Loggi.