Após concluir todas as configurações necessárias para integrar a The Lounge ao Olist Tiny, você poderá começar a utilizar a integração no sistema. A seguir, confira dicas e informações essenciais para aproveitar ao máximo essa integração no Olist Tiny.
Como receber os pedidos do e-commerce no Olist Tiny
A importação dos pedidos em aberto é realizada de forma automática, para visualizá-los, acesse menu → vendas → pedidos de venda.
Para visualizar somente os pedidos dessa integração, utilize o filtro e-commerce, selecione a sua loja e clique em aplicar.- A situação dos pedidos na plataforma serão sincronizados automaticamente com as situações dos pedidos no Olist Tiny.
- Sempre que um pedido é importado, o cliente automaticamente é cadastrado em cadastros → clientes e fornecedores.
- Para enviar os produtos, acesse menu → cadastros → produtos.
Observação:
Saiba como cadastrar produtos no Olist Tiny em cadastro de produtos.
- Selecione um ou mais produtos para envio e clique em enviar para o e-commerce.
Observações:
- Selecionando apenas um produto, o envio para o e-commerce pode ser realizado em menu de contexto (...) → enviar para o e-commerce.
- Para enviar a lista completa dos produtos no Olist Tiny para o e-commerce, acesse a ajuda enviar produtos em lote ao e-commerce.
- Selecionando apenas um produto, o envio para o e-commerce pode ser realizado em menu de contexto (...) → enviar para o e-commerce.
- Selecione sua loja Loungerie, no campo plataforma.
- Marque atualizar estoque no e-commerce e parar o envio em lote caso algum produto seja rejeitado, se desejar que estas ações sejam realizadas.
- Clique em avançar e valide se os produtos estão com as informações corretas. A seguir, são apresentados os dados de envio dos produtos, por exemplo: identificador, descrição, código (SKU), preço e estoque.
- Clique em enviar para concluir o envio dos produtos.
Campos enviados:
- Altura embalagem
- Código (SKU)
- Código da categoria no e-commerce
- Comprimento embalagem
- Descrição
- Descrição complementar
- Descrição para SEO
- Estoque atual
- Estoque mínimo
- GTIN
- GTIN Embalagem
- Imagens
- Keywords para SEO
- Largura embalagem
- Marca
- Peso bruto
- Peso líquido
- Preço de custo
- Preço de venda
- Preço promocional
- Título para SEO
- Variações
- Acesse menu → cadastros →produtos.
- Selecione um ou mais produtos para envio.
- Clique em mais ações → enviar estoque ao e-commerce.
Observação:
Selecionando apenas um produto, o envio do estoque para o e-commerce pode ser realizado em menu de contexto (...) → enviar estoque ao e-commerce.
- Selecione sua loja Loungerie, no campo plataforma.
- Defina se serão enviados os saldos físico ou disponível dos produtos e clique em selecionar.
A seguir serão exibidos os dados deste produto tais como: identificador do anúncio, descrição, código(SKU) e estoque. - Valide se o produto está com as informações corretas e clique em enviar.
- Acesse menu → cadastros → produtos.
- Selecione um ou mais produtos para envio.
- Clique em mais ações → Enviar preços para o e-commerce.
Observação:
Selecionando apenas um produto, o envio do preço para o e-commerce pode ser em menu de contexto (...) → enviar preços para o e-commerce.
- Selecione sua loja Loungerie, no campo plataforma e clique em selecionar. A seguir serão exibidos os dados deste produto tais como: identificador do anúncio, descrição, código(SKU) e preço.
- Valide se o produto está com as informações corretas e clique em enviar.
Para realizar a sincronização da situação dos pedidos, é necessário que tenha configurado a importação dos pedidos do e-commerce para pedidos de venda e realizado o mapeamento das situações.
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Acesse menu → vendas → pedidos do e-commerce → selecione a loja virtual → marque os pedidos que já foram enviados e clique em sincronizar situação.
Observação:Ao sincronizar situação, o status presente em situação no Olist Tiny corresponderá a situação do pedido no e-commerce conforme o mapeamento realizado.
Para enviar o código de rastreamento é preciso identificar o transportador, Correios ou Transportadora, no pedido ou nota fiscal. O campo será preenchido no Pedido de Venda ou na Nota Fiscal e, por fim gerar o agrupamento (PLP ou Coleta) no módulo de Expedição. Veja como gerar a expedição.
- Acesse início → vendas → expedição.
- Adicione o filtro por forma de envio e selecione a forma de envio correios → aba concluídas → menu de contexto (...) → enviar código de rastreio para o e-commerce.
Observação:
Ao enviar o código de rastreio, a Forma de frete também é enviada e os pedidos são marcados como Enviados.
- Ao acessar a expedição será adicionado um marcador que identifica quando o código de rastreio já foi enviado à plataforma.
Ao enviar o código de rastreio, também são enviados a URL de rastreamento, identificado o transportador, chave de acesso da nota fiscal, data e hora de emissão, número e valor da nota, sendo necessário que a nota esteja autorizada na Sefaz, para que o envio das informações ocorra com sucesso.
Após isso, ao acessar a expedição será adicionado um marcador que identifica quando o código de rastreio já foi enviado para o marketplace.
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Ao marcar os pedidos como entregue no Olist Tiny, esses serão sincronizados com o status entregue na plataforma. Para isso, acesse menu → vendas → expedição. Selecione a forma de envio e na aba concluídas, clique em menu de contexto (...) → marcar pedidos como entregue.
- Após isso, será adicionado na expedição, um marcador que identificará que a venda já foi marcada como entregue e sincronizada no marketplace.
Observação:
Ao marcar pedidos como entregue, o número da nota fiscal também é enviado, sendo necessário que a nota esteja autorizada no Sefaz, para que o envio da informação ocorra com sucesso.
O envio de dados da chave de acesso ao e-commerce pode ser realizado dentro do Olist Tiny pelos módulos de expedição ou nota fiscal.
Envio pela expedição
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Acesse Início → Vendas → Expedição, adicione o filtro Agrupamentos e selecione a visualização visão por pedidos e em no filtro por forma de envio, selecione Transportadora.
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Localize o nº de expedição, clique no Menu de contexto (...) e selecione Enviar chave de acesso para o e-commerce.
Observação:Além da chave de acesso da Nota Fiscal, também é enviado o CFOP do primeiro item presente na NFe , sendo que é necessário a Nota Fiscal estar Autorizada na Sefaz, para o envio das informações ocorrer com sucesso.
Envio pelas notas fiscais
- Acesse Início → Vendas → Notas fiscais → aba Emitidas e Selecione as notas que deseja enviar os dados para o e-commerce → mais ações → Enviar dados da NFe para e-commerce.
Além da chave de acesso da Nota Fiscal, também é enviado o CFOP do primeiro item presente na NFe, sendo que é necessário a Nota Fiscal estar Autorizada na Sefaz, para o envio das informações ocorrer com sucesso.
Caso seja necessário realizar a exclusão dos mapeamentos dos produtos com a sua plataforma, acesse menu → início → integrações. Localize a integração desejada, clique no menu de contexto (...) → excluir todos os anúncios no Tiny. É importante mencionar que esta ação, depois de concluída, não poderá ser desfeita.
Para mais detalhes sobre a configuração da integração da The Lounge no Olist Tiny, acesse The Lounge - API - Configurações.