Pré-requisitos
- Disponível para os planos Essencial, Evoluir, Grande e Potencializar.
- Extensão Serviços Tomados instalada.
O que é?
O módulo de Serviços Tomados do Olist Tiny é uma nova funcionalidade que permite aos clientes cadastrarem manualmente suas notas de entrada de serviços, possibilitando um controle detalhado e organizado dessas operações diretamente no sistema. Essa adição facilita a gestão e o acompanhamento das transações de serviços, integrando todas as informações necessárias em um único lugar para maior eficiência e praticidade.
Utilização
Após instalar corretamente a extensão de Serviços Tomados em sua conta, poderá começar a utilizar o módulo no sistema.
Como incluir uma NFS-e de entrada de serviço?
Para iniciar a utilização do módulo de Serviços Tomados, irá acessar menu → suprimentos → serviços tomados.
Clicando no botão incluir nota, será aberto o painel para que preencha manualmente as informações da sua nota de entrada de serviço recebida.
Na primeira seção de Serviço Tomado, você irá preencher data, número, série e situação da nota recebida, conforme apresentado na mesma.
Poderá identificar estas informações, no canto superior direito da sua NFS-e recebida.
Em seguida, na seção Remetente, você irá preencher os campos disponíveis com os dados do seu prestador de serviço. Poderá pesquisar e selecionar o cadastro dele, no campo Nome, se ele já estiver salvo na sua conta.
Ou então, caso ainda não tenha o seu prestador cadastrado na conta, irá preencher manualmente os campos disponíveis com os dados do mesmo. Poderá consultar os dados do prestador no topo da NFS-e, ao lado do logo.
Na seção de Serviços, você irá preencher com a descrição, valor e demais detalhes referentes ao serviço recebido.
Poderá verificar estes dados na nota, conforme exemplo:
Se você gera o SPED Contribuições através do Olist Tiny, considerando os serviços tomados, os campos Natureza da base de cálculo do crédito e Origem do crédito devem ser preenchidos.
Consulte a sua contabilidade para verificar quais são as opções corretas a serem utilizadas no preenchimento destes campos.
Na próxima seção, de Impostos Retidos, você irá preencher o valor de base e percentual de alíquota,
referentes aos impostos retidos nesta operação.
Estes são apresentados na nota, conforme:
Lembrando que, devem ser preenchidos no sistema apenas os impostos que forem retidos, ou seja, descontados do valor do serviço.
Logo após, na seção Impostos Creditados, irá preencher com a situação, base e alíquota referentes ao PIS e ao COFINS da operação.
E então, na seção Totais, teremos apresentados o valor total e o valor líquido da operação.
➣ Valor total: O valor total do serviço prestado.
➣ Valor líquido: O valor total menos os impostos retidos.
Por fim, nas seções Pagamento e Dados adicionais, você poderá informar os detalhes de pagamento, observações e marcadores.
Após preencher todos os dados conforme necessário, confirme se todos os campos estão de acordo com a nota recebida e clique em salvar.