Pré-requisitos
- Disponível para os planos Iniciante, Começar, Básico, Crescer, Essencial, Evoluir, Grande e Potencializar.
- Módulo Token API instalado.
O que é?
A Catálogo Mobile é uma plataforma que oferece soluções para vendas em WhatsApp, através de catálogos via link ou PDF, que está disponível para integração com o Olist Tiny.
Esta integração foi desenvolvida pelo nosso parceiro Catálogo Mobile, por meio da nossa API de integração, e através da mesma é possível gerenciar os pedidos realizados na plataforma em sua conta no Olist Tiny. A integração permite que a plataforma envie os pedidos para o Olist Tiny, para poder gerenciar os mesmos, e também que efetue o controle de estoque através do sistema, entre outras funções que facilitam e otimizam sua rotina.
Recursos disponíveis na integração
Receber produtos | ✔ |
Enviar produtos | ✔ |
Enviar e atualizar estoque | ✔ |
Enviar e atualizar preços | ✔ |
Efetuar cotações de fretes | X |
Receber pedidos | ✔ |
Sincronizar situações dos pedidos da plataforma para o Olist Tiny | ✔ |
Enviar dados das NF-es | ✔ |
Enviar rastreamentos | ✔ |
OMS | X |
Como configurar a integração?
Para realizar as configurações, acesse menu → início → integrações, clique em adicionar integração, busque por Catálogo Mobile e clique em instalar.
Observação!
Por padrão, o sistema irá seguir um fluxo em etapas para conclusão das configurações da integração, e a mesma ficará disponível para utilização somente após o fluxo ser finalizado. Mas, se desejar, poderá interromper o preenchimento das informações, clicando em continuar depois, na parte inferior da tela e retomar a configuração de onde parou, em outro momento.
Etapa 1 - Conexão:
Na aba Conexão serão apresentados os campos Identificador do integrador e Token.
Ambos já estarão preenchidos e deverão ser copiados e enviados para a equipe da plataforma, que está cuidando da sua integração com o Olist Tiny, para que os mesmos possam seguir com o processo necessário para efetivação da integração dos mesmos conosco.
Após capturar os dados necessários, poderá clicar no botão > salvar e avançar para seguir para a próxima etapa.
Etapa 2 - Produtos
Passo 1 - Regras de Estoque:
Neste tópico, irá definir quais são as suas preferências quanto ao comportamento do estoque em relação a esta integração:
-
Atualizar estoque na loja virtual a partir do Olist Tiny: Neste campo, você define a consideração de estoque, para sincronização com a plataforma.
-
Não atualizar: Selecionando esta opção, não será feita a sincronização de estoque automática com a plataforma. O controle de estoque do Olist Tiny e da plataforma serão separados e sem ligação. A não ser que você efetue manualmente o envio de estoque dos seus produtos para a plataforma.
-
Enviar saldo físico: Escolhendo esta opção, sempre que o estoque dos produtos do Olist Tiny sofrer alteração, seja por entrada, saída ou balanço, será feita uma sincronização para a plataforma, enviando o saldo físico atual do produto.
- Enviar saldo disponível: Escolhendo esta opção, sempre que o estoque dos produtos do Olist Tiny sofrer alteração, seja por entrada, saída ou balanço, será feita uma sincronização para a plataforma, enviando o saldo disponível atual do produto. O saldo disponível é obtido a partir do saldo físico menos as reservas de estoque.
-
Não atualizar: Selecionando esta opção, não será feita a sincronização de estoque automática com a plataforma. O controle de estoque do Olist Tiny e da plataforma serão separados e sem ligação. A não ser que você efetue manualmente o envio de estoque dos seus produtos para a plataforma.
Observações!
- A opção Enviar saldo disponível é apresentada somente quando existe o módulo de Reservas de estoque instalado na conta.
- Lançamentos de balanço de estoque gerados a partir de importações de produtos de plataformas, não geram sincronização de estoque automática.
-
Lançamento de estoque para saídas: Neste campo, poderá definir uma configuração padrão para lançamento de estoque automático, dos pedidos importados por esta integração. Poderá escolher entre as opções:
-
Usar configuração padrão da conta: Esta opção define que a integração seguirá conforme a configuração de lançamento de estoque automático, padrão da conta (Esta configuração pode ser verificada em menu → configurações → aba suprimentos → configurações de estoque → campo Lançamento de estoque para saídas).
-
Manual: Esta opção define que os pedidos importados por esta integração não terão o estoque lançado automaticamente. O lançamento deverá ser realizado manualmente nos pedidos.
-
Automático ao autorizar a nota fiscal: Esta opção define que os pedidos importados por esta integração terão o lançamento de estoque automático efetuado no momento em que a sua nota fiscal for autorizada junto a SEFAZ.
-
Automático ao salvar a nota fiscal: Esta opção define que os pedidos importados por esta integração terão o lançamento de estoque automático efetuado no momento em que forem geradas e salvas as notas fiscais dos mesmos.
-
Automático ao salvar o pedido: Esta opção define que os pedidos importados por esta integração terão o lançamento de estoque automático efetuado no momento em que os mesmos forem salvos na conta (importados).
-
Automático ao marcar pedido como enviado: Esta opção define que os pedidos importados por esta integração terão o lançamento de estoque automático efetuado no momento em que os mesmos tiverem a situação alterada para Enviado.
-
Usar configuração padrão da conta: Esta opção define que a integração seguirá conforme a configuração de lançamento de estoque automático, padrão da conta (Esta configuração pode ser verificada em menu → configurações → aba suprimentos → configurações de estoque → campo Lançamento de estoque para saídas).
-
Depósito a ser considerado na integração: Neste campo você selecionar o depósito de estoque a ser considerado para esta integração nas sincronizações de estoque e nas importações de pedidos. São listados todos os depósitos cadastrados na conta, e também é apresentada a opção Todos próprios, que se selecionada, fará com que as sincronizações de estoque sejam feitas com base no saldo de estoque geral da conta Olist Tiny, e que os pedidos importados fiquem com o depósito de estoque padrão da conta selecionado.
-
Utilizar estoque de segurança: Este parâmetro possibilita que seja definida uma quantidade de estoque para ser considerada como saldo mínimo de segurança, e quando o produto atinge essa quantidade de estoque no Olist Tiny, as sincronizações de estoque feitas para a plataforma serão com saldo 0.
-
Ativado: O sistema irá considerar a quantidade informada no campo Estoque de segurança como quantidade mínima de segurança, e as sincronizações de estoque serão feitas com quantidade 0, ao ser atingida esta quantidade em estoque.
- Desativado: Não haverá consideração de estoque mínimo de segurança, enviando sempre o saldo de estoque conforme está no Olist Tiny.
-
Ativado: O sistema irá considerar a quantidade informada no campo Estoque de segurança como quantidade mínima de segurança, e as sincronizações de estoque serão feitas com quantidade 0, ao ser atingida esta quantidade em estoque.
Observação!
Produtos sob encomenda não são abrangidos pelo parâmetro Utilizar estoque de segurança.
Por fim, após ajustar os campos conforme sua necessidade, clique em > salvar e avançar.
Passo 2 - Preços:
Neste tópico, irá definir quais são as suas preferências quanto ao comportamento dos preços em relação a esta integração:
-
Regra de utilização de preços para o e-commerce: Neste campo definimos a regra de preço considerada no envio e recepção de anúncios a partir desta integração. Temos disponíveis 3 opções:
-
Preço fixo: Selecionando esta opção, ao enviar um anúncio para a plataforma, o preço do mesmo será conforme o preço do produto cadastrado no Olist Tiny. O anúncio pode receber um valor fixo de preço de venda, levando em consideração acréscimos e descontos aplicados individualmente
-
Conforme lista de preços: Selecionando esta opção, ao enviar um anúncio para a plataforma, o preço do mesmo será com base na lista de preço definida no campo Lista de preços utilizada nos produtos, que é apresentado quando selecionada esta opção.
-
Conforme regras de preço: Selecionando esta opção, você poderá definir uma regra de preço personalizada para esta integração, que será considerada no envio e recepção dos anúncios, com base no preenchimento dos campos:
-
Percentual de acréscimo ou desconto: Neste campo deve ser informado o percentual de acréscimo ou desconto, que será aplicado no valor de cadastro do produto no Olist Tiny, para formar o preço a ser considerado para esta integração.
-
Adicional de frete: Neste campo, poderá adicionar regras, com base em faixas de peso ou valor fixo, para definir um valor adicional a ser aplicado ao preço do anúncio, correspondente ao frete.
-
Forma para aplicar os valores adicionais: Aqui, irá escolher a forma de consideração da base de cálculo para a aplicação dos valores adicionais, podendo escolher entre duas opções:
-
Base simples: Inclui o percentual de acréscimo ou desconto e o adicional de frete na base de cálculo para a formação do preço do anúncio, porém não preserva o preço de cadastro do produto.
- Base por dentro: Inclui o percentual de acréscimo ou desconto e o adicional de frete na base de cálculo para a formação do preço do anúncio, e preserva o preço de cadastro do produto.
-
Base simples: Inclui o percentual de acréscimo ou desconto e o adicional de frete na base de cálculo para a formação do preço do anúncio, porém não preserva o preço de cadastro do produto.
-
Percentual de acréscimo ou desconto: Neste campo deve ser informado o percentual de acréscimo ou desconto, que será aplicado no valor de cadastro do produto no Olist Tiny, para formar o preço a ser considerado para esta integração.
-
Preço fixo: Selecionando esta opção, ao enviar um anúncio para a plataforma, o preço do mesmo será conforme o preço do produto cadastrado no Olist Tiny. O anúncio pode receber um valor fixo de preço de venda, levando em consideração acréscimos e descontos aplicados individualmente
Para mais detalhes e informações sobre as configurações das regras de preço dos anúncios, poderá acessar nosso conteúdo: Configure os preços dos anúncios conforme as regras do e-commerce.
Após configurar as considerações de preço conforme sua necessidade, poderá clicar em > salvar e avançar, para seguir para a próxima etapa.
Etapa 3 - Pedidos
Passo 1 - Fluxo de Pedidos:
Neste tópico, irá definir quais são as suas preferências quanto ao comportamento de sincronizações de informações dos pedidos em relação a esta integração:
- Enviar rastreamento ao alterar a situação no Olist Tiny para enviado: Se habilitado este parâmetro, quando o pedido de venda no Olist Tiny chegar na situação Enviado, o sistema irá enviar o código de rastreamento do mesmo para a plataforma automaticamente, se preenchido.
Por fim, após ajustar os campos conforme sua necessidade, clique em > salvar e avançar
Passo 2 - Dados Fiscais:
Neste tópico, irá definir quais são as suas preferências quanto ao comportamento dos dados fiscais dos pedidos em relação a esta integração:
-
Natureza de operação para venda: Neste campo deve ser selecionada a natureza de operação a ser considerada como padrão para os pedidos importados. Todos os pedidos de venda importados por esta integração serão incluídos com esta natureza por padrão.
- Definir natureza de operação diferente para destinatários contribuintes do ICMS: Se habilitado este parâmetro, ao serem importados os pedidos de venda onde o cliente é contribuinte, o mesmo será identificado e o pedido será salvo no Olist Tiny por padrão com a natureza de operação indicada no campo Natureza de operação de venda para destinatários contribuintes do ICMS, que é apresentado ao ser ativado este parâmetro.
Após definir suas preferências deste tópico, será finalizada a terceira etapa de configurações, referente aos pedidos de venda, e poderá clicar em > salvar e avançar para seguir para a última etapa de configurações, referente as configurações de notificações.
Etapa 4 - Notificações
Passo 1 - Urls de notificações:
Neste tópico, irá adicionar as URLs obtidas junto ao time da sua plataforma, para que o sistema possa notificar os mesmos referente aos processos aqui realizados, e eles possam buscar as informações no Olist Tiny para levar para a plataforma.
-
URL para envio de produtos: Preencha com a URL fornecida pela equipe da sua plataforma, para que o Olist Tiny possa disponibilizar os produtos para os mesmos.
-
URL de notificações do estoque: Preencha com a URL fornecida pela equipe da sua plataforma, para que o Olist Tiny possa disponibilizar as movimentações de estoque para os mesmos.
-
URL para envio dos preços: Preencha com a URL fornecida pela equipe da sua plataforma, para que o Olist Tiny possa disponibilizar as alterações de preços para os mesmos.
-
URL para envio de alteração na situação de pedidos: Preencha com a URL fornecida pela equipe da sua plataforma, para que o Olist Tiny possa disponibilizar as alterações de situação dos pedidos para os mesmos.
-
URL para envio do rastreio: Preencha com a URL fornecida pela equipe da sua plataforma, para que o Olist Tiny possa disponibilizar os rastreamentos para os mesmos.
- URL para envio da nota fiscal: Preencha com a URL fornecida pela equipe da sua plataforma, para que o Olist Tiny possa disponibilizar os dados das notas fiscais para os mesmos.
Atenção!
O Olist Tiny apenas disponibiliza as informações do sistema para a sua plataforma, através das URLs preenchidas acima. A responsabilidade de processamento destas informações é da plataforma.
Após configurar as considerações de URLs de notificação conforme sua necessidade, poderá clicar em > salvar e avançar, para seguir para o próximo passo.
Passo 2 - Notificações de Email:
Neste tópico, temos alguns parâmetros que podem ser configurados para que e-mails sejam enviados a partir do Olist Tiny, notificando ações aqui realizadas.
-
Enviar e-mail de rastreamento ao alterar a situação no Olist Tiny para enviado: Habilite esse parâmetro para que o código de rastreio seja automaticamente enviado por e-mail, sempre que a situação do pedido for alterada para Enviado no Olist Tiny.
- Enviar e-mail de entrega ao alterar a situação no Olist Tiny para entregue: Habilite esse parâmetro para que, sempre que um pedido for alterado para a situação Entregue no Olist Tiny, um e-mail seja enviado de forma automática, conforme layout estabelecido nas configurações da expedição.
Por fim, após realizar todos os ajustes e configurações necessários, poderá clicar em finalizar instalação para concluir o processo de configuração da integração com a sua plataforma.
Campos Adicionais
Após salvar a sua integração com a plataforma, existem mais alguns campos a serem configurados, e que são apresentados somente após salvar a integração pela primeira vez.
Produtos - Fluxo de Produtos:
-
Enviar dias para preparação ao sincronizar: Se habilitado este parâmetro, ao enviar o produto do Olist Tiny para a plataforma, a informação preenchida no campo Dias para preparação será enviada para a plataforma junto aos demais dados do produto, se o campo estiver preenchido.
-
Enviar imagens dos produtos ao sincronizar: Neste campo, poderá escolher se quer enviar as imagens apenas em produtos novos, ou se deseja enviar as mesmas também em produtos já existentes.
-
Sim: Em todos os envios de anúncios para a plataforma, as imagens serão enviadas.
- Apenas para novos produtos: Apenas nos envios de anúncios novos, as imagens serão enviadas. No envio de anúncios já existentes, as imagens não serão enviadas.
-
Sim: Em todos os envios de anúncios para a plataforma, as imagens serão enviadas.
Após ajustar estes campos conforme a sua necessidade, poderá salvar a integração mais uma vez e partir então para a utilização da mesma no Olist Tiny.
Para saber mais detalhes de como gerenciar a sua integração da Catálogo Mobile no Olist Tiny, acesse Catálogo Mobile - API - Utilização.