Após concluir todas as configurações necessárias para integrar a plataforma Beleza na Web ao Olist Tiny, você poderá começar a utilizá-la no sistema. A seguir, confira dicas e informações essenciais para aproveitar ao máximo essa integração no Olist Tiny.
Como receber anúncios da Beleza na Web no Olist Tiny?
Para receber os anúncios da Beleza na Web no Olist Tiny, acesse menu → cadastros → anúncios, clique em gerenciar anúncios no quadro correspondente a Beleza na Web, em seguida clique no botão importar anúncios e selecione quais anúncios deseja importar:
- todos os anúncios da minha conta: todos os anúncios cadastrados na plataforma serão importados para o Tiny.
- somente anúncios novos: somente anúncios ainda não existentes no Olist Tiny serão importados.
- anúncio específico: esta opção importa somente o anúncio indicado através do preenchimento do campo Identificador do anúncio.
Após selecionar a opção desejada, clique em prosseguir para que a importação dos anúncios inicie. Ao ser finalizada a importação, você poderá selecionar o botão relacionar estes anúncios aos seus produtos para efetuar o relacionamento dos anúncios importados com seus produtos correspondentes no Tiny, ou então, poderá clicar em fechar para que a importação finalize e os anúncios permaneçam salvos para que efetue o mapeamento dos mesmos em outro momento.
Clicando em relacionar estes anúncios aos seus produtos abrirá uma nova tela onde deverá escolher as opções desejada para efetuar o mapeamento destes anúncios automaticamente com os produtos existentes do sistema.
- Como estes anúncios se relacionam com os produtos existentes no Tiny?
Você irá selecionar a opção correspondente a forma que deseja relacionar o anúncio: por descrição, por SKU ou por GTIN. -
Quando houver um relacionamento entre anúncio, você deseja atualizar alguma informação no produto?
Você irá definir se deseja, ou não, atualizar o produto existente no sistema, com base nos dados do anúncio que foi importado e está sendo mapeado com ele. Selecionando Sim, serão apresentadas as opções disponíveis para atualização dos dados, e você irá selecionar conforme desejar.
Por fim, irá clicar em relacionar, para que o sistema efetue a busca e relacionamento dos produtos.
Será exibido um resumo do relacionamento, e o Olist Tiny indicará caso existam anúncios não relacionados a produtos no Olist Tiny. Você poderá escolher qual ação será tomada com os mesmos:
-
Tentar relacioná-los por outro método: Esta opção retorna para a página onde é feita a escolha da forma de relacionamento dos anúncios, assim poderá escolher outra opção para tentar efetuar o relacionamento automático.
-
Criar produtos novos com base nos anúncios: Esta opção faz com que os anúncios importados gerem produtos novos no sistema. Ela é adequada para casos onde o anúncio importado ainda não existe no Tiny e você deseja criar o cadastro a partir do mesmo.
Selecionando esta opção e clicando em continuar, será aberta uma nova tela onde poderá selecionar o depósito de estoque onde o estoque do produto será alocado, habilitar a recepção das imagens do anúncio no produto criado e definir as informações fiscais do produto (NCM, unidade e origem). -
Deixar para resolver depois: Esta opção fecha a aba de relacionamento de anúncios, e mantém os mesmos não identificados, sem mapeamento.
-
Relacionar manualmente: Esta opção segue para outra tela onde temos indicado o passo a passo para realizar o mapeamento do anúncio com um produto do Olist Tiny manualmente.
Atenção!
A Beleza na Web não trata produtos com variações, ou seja, ao serem importados os anúncios da plataforma para cá, todos eles serão cadastrados como anúncios simples e individuais.Se desejar vincular os anúncios manualmente, após importação, deverá identificar o anúncio desejado, no menu de anúncios da integração, clicar no menu de contexto (...) ao lado esquerdo do mesmo e clicar em relacionar anúncio. Será aberta uma nova tela, onde você irá procurar o produto correspondente aquele anúncio no Olist Tiny, vai selecionar o mesmo e confirmar a vinculação.
Na importação de anúncios, os campos importados são:
- Código SKU
- Descrição do anúncio (título)
- Descrição Complementar
- GTIN
- Marca
- Situação
- ID da Categoria na Plataforma
- Estoque Atual
- Preço
- Preço Promocional
- Altura
- Largura
- Comprimento
- Peso Líquido
- Peso Bruto
- Imagens
- Dias para Preparação
Observações!
- Se durante a importação dos produtos ocorrer algum imprevisto ou ocorrer algum problema devido ao grande número de produtos a serem importados, é possível interromper a recepção de produtos para continuar a importação num momento posterior.
- Com a ação interromper, é possível continuar a importação em outro momento, continuando do ponto onde parou. É possível retomar esta importação em até 7 dias corridos.
Como enviar anúncios do Olist Tiny para Beleza na Web?
Para enviar produtos do Olist Tiny para a Beleza na Web, acesse menu → cadastros → produtos, selecione um ou mais produtos, conforme desejar e clique em enviar para o e-commerce.
Será aberta uma tela onde você deve selecionar a sua integração da Beleza na Web no campo Plataforma e após irá clicar em continuar envio de produtos.
Você será redirecionado para o menu de anúncios, onde primeiramente irá validar o mapeamento da categoria do produto no Olist Tiny com a categoria na plataforma, e ao prosseguir nesta etapa, será aberta a tela com o anúncio a ser enviado e poderá editar e preencher as informações do mesmo, como os atributos por exemplo, e em seguida poderá clicar em enviar anúncios para confirmar o envio deste anúncio para a plataforma.
Na exportação de anúncios, os campos exportados são:
- Código SKU
- Descrição do anúncio (título)
- Descrição Complementar
- GTIN
- Marca
- Situação
- ID da Categoria na Plataforma
- Estoque Atual
- Preço
- Preço Promocional
- Altura
- Largura
- Comprimento
- Peso Líquido
- Peso Bruto
- Imagens
- Dias para Preparação
Observações!
- Para que o envio dos anúncios ocorra com sucesso é necessário que o cadastro no Olist Tiny possua a Marca preenchida. Lembrando que, as marcas já são cadastradas no painel da Beleza na Web ao inserir sua conta com os mesmos, sendo assim, para que a marca preenchido aqui seja reconhecida na plataforma, é necessário que ela possua a mesma nomenclatura conforme está na plataforma.
- Após envio do anúncio para a Beleza na Web, as imagens levam até 10 minutos para serem validadas e apresentadas no painel da plataforma.
- A Beleza na Web não trata variações dos produtos, sendo assim, ao ser enviado um produto com variações para a plataforma, no painel da mesma os anúncios serão apresentados separadamente como anúncios individuais. E no Olist Tiny, os anúncios ficarão mapeados somente nas variações.
- Atualmente, é possível somente enviar anúncios novos para a plataforma, ou seja, não é possível alterar informações dos anúncios da Beleza na Web através da integração. Após realizado o primeiro envio, poderão ser enviadas apenas sincronizações de estoque e preços.
Havendo necessidade de edição de alguma informação, será necessário realizar a mesma diretamente no painel da Beleza na Web, ou então, excluir o anúncio da plataforma e enviar o mesmo novamente como novo, com as informações atualizadas.
Como enviar estoque dos produtos do Olist Tiny para a Beleza na Web?
Atualmente, o envio de estoque do Olist Tiny para a plataforma, pode ocorrer de três formas diferentes.
Individual:
Para enviar o estoque de um produto de forma individual para plataforma, basta acessar menu → cadastros → produtos, identificar o produto desejado, clicar no menu de contexto (...) ao lado esquerdo do mesmo e selecionar a opção enviar estoque ao e-commerce.
Na tela seguinte, irá selecionar a plataforma de destino do envio, qual saldo de estoque deseja enviar, físico ou disponível, e por fim selecionar a opção selecionar.
Por fim, serão apresentados os dados a serem enviados para conferência e basta clicar em enviar, para que o envio dos dados seja efetuado.
Em lote:
Para efetuar um envio de estoque em lote para a plataforma, basta acessar menu → cadastros → produtos, identificar os produtos desejados, selecionar os mesmos, clicar em mais ações e selecionar a opção enviar estoque ao e-commerce.
Na tela seguinte, irá selecionar a plataforma de destino do envio, qual saldo de estoque deseja enviar, físico ou disponível, e por fim selecionar a opção selecionar.
Por fim, serão apresentados os dados a serem enviados para conferência e basta clicar em enviar, para que o envio dos dados seja efetuado.
Automático:
Nesta integração, temos disponível também a opção de configuração para que o estoque dos produtos seja disponibilizado para a plataforma sempre que houver alterações no Olist Tiny, ou seja, sempre que o estoque de um produto sofrer alteração, o mesmo será enviado automaticamente para a plataforma.
Para isso, basta efetuar a configuração mencionada no tópico referente a Regras de Estoque mencionado no manual de configurações da integração no Olist Tiny.
Observações!
- Para que o envio de estoque possa ser efetuado, é necessário que o seu produto do Olist Tiny esteja mapeado adequadamente com o anúncio correspondente na plataforma.
- A opção Enviar saldo disponível é apresentada somente quando existe o módulo de Reservas de estoque instalado na conta.
- Lançamentos de balanço de estoque gerados a partir de importações de produtos de plataformas, não geram sincronização de estoque automática.
Como enviar e atualizar preços do Olist Tiny para Beleza na Web?
O envio de preços, pode ser efetuado de duas formas diferentes.
Individual:
Para enviar o preço de um produto de forma individual para plataforma, basta acessar menu → cadastros → produtos, identificar o produto desejado, clicar no menu de contexto (...) ao lado esquerdo do mesmo e selecionar a opção enviar preços para o e-commerce.
Na tela seguinte, irá selecionar a plataforma de destino do envio e clicar na opção selecionar. Em seguida será aberta uma tela com o resumo das informações a serem enviadas para que faça a conferência.
E por fim clique em enviar, para que os dados sejam enviados para a plataforma processar.
Em lote:
Para efetuar um envio de preços em lote para a plataforma, basta acessar menu → cadastros → produtos, identificar os produtos desejados, selecionar os mesmos, clicar em mais ações e selecionar a opção enviar preços para o e-commerce.
Na tela seguinte, irá selecionar a plataforma de destino do envio e clicar na opção selecionar. Na tela seguinte, será demostrado um resumo das informações a serem enviadas, para que faça a conferência das mesmas.
E por fim clique em enviar, para que os dados sejam enviados para a plataforma processar.
Observações!
- Para que o envio de preços possa ser efetuado, é necessário que o seu produto do Olist Tiny esteja mapeado adequadamente com o anúncio correspondente na plataforma.
- Por esta ser uma integração API, no envio de preços, o Olist Tiny apenas disponibiliza para a plataforma, através da URL configurada, os dados de preço. O consumo e processamento dos dados é de responsabilidade da plataforma.
- Os preços enviados serão considerados no envio, conforme a opção configurada no tópico de Preços, aba Produtos, nas configurações da integração da plataforma no Olist Tiny.
Como receber pedidos da Beleza na Web no Olist Tiny?
Os pedidos serão recebidos automaticamente através da integração, onde o Olist Tiny recebe uma notificação da Beleza na Web e traz o pedido para o sistema.
Atenção!
Para que a recepção automática dos pedidos ocorra corretamente no sistema, é necessário verificar se o parâmetro Sincronização automática de pedidos está ativado nas configurações da integração.Se houver a necessidade de importação manual de algum pedido, a mesma poderá ser feita de forma individual, somente. Para isto, basta acessar menu > vendas > pedidos de venda, clicar em mais ações, selecionar a opção importar pedido do e-commerce, selecionar a integração da Beleza na Web no campo Plataforma, indicar o número do pedido na plataforma no campo Número do Pedido e clicar em buscar.
Como cancelar pedidos da Beleza na Web no Olist Tiny?
Com as situações devidamente mapeadas com a plataforma, ao ser cancelado o pedido na plataforma, o pedido no Olist Tiny receberá a alteração de situação e também ficará como cancelado no sistema.
Ou então, para alterar manualmente a situação de um pedido no Olist Tiny com base na situação de cancelado da plataforma, localize o mesmo em menu → vendas → pedidos de venda, selecione ele no checkbox ao lado esquerdo e clique no botão sincronizar situação encontrado na parte inferior da tela.
Ainda, para alterar a situação do pedido diretamente no Olist Tiny, sem haver interação com a plataforma, após identificar o mesmo clique no menu de contexto (...) e em seguida em alterar situação → cancelado, identificado pelo círculo cinza-claro ●.
Como sincronizar a situação dos pedidos da Beleza na Web no Olist Tiny?
Para alterar a situação de um pedido no Olist Tiny com base na situação da plataforma, localize o mesmo em menu → vendas → pedidos de venda, selecione ele no checkbox ao lado esquerdo do mesmo e clique no botão sincronizar situação encontrado na parte inferior da tela.
Observação!
Para que a sincronização ocorra corretamente, é necessário que o mapeamento de situações tenha sito efetuado nas configurações da integração no Olist Tiny.Como marcar os pedidos como entregue na plataforma, ao alterar a situação do pedido no Olist Tiny?
Atualmente, é possível que ao marcar a situação de um pedido no Olist Tiny como Entregue, esta situação seja sincronizada automaticamente para a plataforma. Para isto ocorrer, basta que o parâmetro Marcar pedido como entregue ao alterar a situação no Tiny esteja ativo nas configurações da integração no Olist Tiny.
Como enviar os dados da NF-e do Tiny para a Beleza na Web?
O envio de dados da chave de acesso das NF-es do Olist Tiny para a Beleza na Web é feito de forma automática ao ser autorizada a nota fiscal, mas se necessário, pode ser realizado também dentro do Olist Tiny pelos módulos de expedição e notas fiscais.
Observação!
Além da chave de acesso da Nota Fiscal, também é enviado o número, a série e a data de emissão da nota, sendo necessário que a nota fiscal já esteja autorizada no Sefaz, para o envio das informações ocorrer com sucesso.
Em notas fiscais:
Você deve acessar menu → vendas → notas fiscais, identificar as notas desejadas, selecionar as mesmas, clicar em mais ações e em seguida selecionar a opção enviar dados da NFe para e-commerce.
Na expedição:
Você deve acessar menu → vendas → expedição, identificar a expedição desejada e abrir a mesma para edição, e em seguida clicar no menu de contexto (...) ao lado esquerdo do pedido/nota que deseja enviar os dados.
Por fim, deverá selecionar a opção enviar chave de acesso para o e-commerce.
Observação!
É necessário que haja uma nota fiscal gerada e autorizada vinculada ao objeto da expedição para que os dados possam ser enviados com sucesso.
A integração da Beleza na Web no Olist Tiny oferece uma solução eficiente, permitindo a gestão de vendas e outras funcionalidades, diretamente no sistema. Com essa integração, os usuários podem otimizar o gerenciamento de estoques, economizar tempo e melhorar a experiência de seus clientes!
Para mais detalhes sobre a configuração desta integração no Olist Tiny, acesse Beleza na Web - Configurações.