Para realizar exclusão de pedidos de venda no Olist Tiny, temos duas opções disponíveis: manual e por agendamento.
-
Manual:
Atenção!
Os pedidos excluídos não poderão ser recuperados posteriormente. É recomendado que realize um backup de suas informações antes de ser feita qualquer ação de exclusão ou agendamento de exclusão.Acesse menu > vendas > pedidos de venda, identifique através dos filtros, os pedidos desejados e selecione os mesmos.
Clique em mais ações na parte inferior da tela.
E por fim, selecione a opção excluir pedidos.
Se os pedidos possuem lançamentos de contas e estoque efetuados, será aberta uma tela para que confirme se deseja excluir estes lançamentos também, ou não, ao confirmar a exclusão.
Observações!
- Pedidos que possuem vínculo com notas fiscais autorizadas e com expedições concluídas, não poderão ser excluídos, exceto caso os pedidos sejam desvinculados das notas e removidos das expedições.
- Contas lançadas que estiverem pagas, não poderão ser excluídas com o pedido, exceto se o pagamento seja estornado.
-
Agendamento:
Atenção!
Os pedidos excluídos não poderão ser recuperados posteriormente. É recomendado que realize um backup de suas informações antes de ser feita qualquer ação de exclusão ou agendamento de exclusão. É importante que o agendamento do backup seja efetuado e concluído antes da data de agendamento da exclusão de dados, para que seus dados não sejam perdidos.
Acesse menu > início > ferramentas > aba geral > exclusão de registros e clique no botão incluir tarefa de exclusão, encontrado no canto superior direito da tela.
Após, preencha os campos conforme:
-
-
Descrição: Neste campo você deve informar uma descrição para identificação deste agendamento no sistema posteriormente.
-
E-mail: Neste campo você irá informar o e-mail onde deseja receber a notificação do sistema, ao ser concluído o processo de exclusão.
-
Quando: Aqui você seleciona a data em que deseja que a exclusão seja realizada. Este processo sempre ocorre durante a madruga, ou seja, o agendamento sempre deve ocorrer pelo menos, um dia antes da data que deseja ter os dados excluídos. Por exemplo, se você vai agendar hoje uma exclusão de dados do sistema, poderá agendar a mesma em datas a partir de amanhã.
-
Selecione o que deseja excluir: Neste tópico você deve selecionar o que quer excluir, dentro das opções disponíveis. Neste caso, como a necessidade é referente a pedidos de venda, será necessário selecionar a opção Pedidos de vendas.
- Período de exclusão: Aqui será definida a data final do período considerado para exclusão. O sistema, por padrão, realiza o processo de exclusão desde o início do seu período de utilização, e vai até a data definida neste campo. Por exemplo, se você começou a usar o Olist Tiny em 01/02/2023 e define neste campo a data de 25/10/23, todos os pedidos incluídos de 01/02/2023 até 25/10/23 serão excluídos.
-
Descrição: Neste campo você deve informar uma descrição para identificação deste agendamento no sistema posteriormente.
Atualmente, não é possível definir uma data de início personalizada, sempre será considerada a data de início de utilização do sistema.
Por fim, basta clicar em salvar, no final da tela.
Segue exemplo:
Na madrugada da data escolhida para realização da tarefa de exclusão, todos os pedidos gerados no período selecionado serão excluídos definitivamente da conta, e ao ser concluído o processo, você receberá um e-mail com o aviso de sucesso do mesmo.