O intermediador da operação são empresas reconhecidas pela Sefaz, que prestam serviços ou realizam negócios por meio de operações comerciais, como por exemplo, os marketplaces.
Seguindo a norma técnica 2020 006V1.0 - SINIEF 21/2020 e 22/2020 da Sefaz, a partir de 05/04/2021, é obrigatória a indicação do intermediador em vendas realizadas em canais de terceiros. É através desta informação que a Sefaz pode acompanhar as notas emitidas, por modelo de negócio.
O cadastro de intermediadores da transação pode ser previamente realizado na conta Tiny ou, durante a inclusão da nota.
Após cadastro, nas configurações da integração ou do canal de venda, é possível vincular o intermediador para aquele marketplace ou canal de venda.
- Para cadastrar um intermediador, acesse menu > configurações. Na aba vendas, seção notas fiscais, clique em cadastro de intermediadores.
- Clique em incluir intermediador.
- Informe o nome do seu usuário ou perfil. Esse nome corresponde ao nome do seu usuário ou do seu perfil no intermediador.
- Em canal de venda, selecione sem canal de venda para que o intermediador fique disponível para todas as integrações e canais de venda.
- Se você deseja que o intermediador seja vinculado a apenas 1 plataforma, selecione a integração ou canal de venda desejado. Desta forma, o intermediador ficará disponível apenas para o canal configurado.
- Informe o CNPJ do intermediador da transação.
- O campo CNPJ da instituição de pagamento deve ser informado apenas se for diferente do intermediador da venda.
- Não esqueça de salvar as informações cadastradas.
- Para editar o cadastro de um intermediador, acesse menu > configurações. Na aba vendas, seção notas fiscais, clique em cadastro de intermediadores.
- Acesse o intermediador e clique em editar.
- Altere as informações que desejar.
- Não esqueça de salvar as alterações.
- Para excluir o cadastro de um intermediador, acesse menu> configurações. Na aba vendas, seção notas fiscais, clique em cadastro de intermediadores.
- Marque o intermediador e clique em excluir intermediadores.
- Confirme a exclusão.
O Tiny irá indicar que existem notas fiscais vinculadas ao intermediador. Caso você confirme a exclusão, as notas listadas ficarão com a informação sem intermediador.
Marketplace
- Acesse menu > início > integrações.
- Localize a integração desejada e clique em gerenciar.
- Acesse a aba pedidos > fluxo de pedidos.
- No campo intermediador, selecione o intermediador previamente cadastrado ou clique em adicionar intermediador, informe o nome e CNPJ do intermediador da transação e confirme.
- Não esqueça de salvar a integração.
Canal de venda
- Acesse menu > início >integrações.
- Localize a integração desejada e clique em gerenciar.
- Acesse a aba canais de venda.
- Clique em editar, no canal de venda configurado.
- No campo intermediador, selecione o intermediador previamente cadastrado ou clique em adicionar intermediador, informe o nome e CNPJ do intermediador da transação e confirme.
- Não esqueça de salvar a integração.
Caso o canal de venda não tenha um intermediador vinculado, será utilizado o intermediador vinculado na integração > aba pedidos > fluxo de pedidos > intermediador, se cadastrado.
- Acesse menu > vendas > notas fiscais.
- Na nota, ao emitir ou editar, localize o campo intermediador e selecione ou cadastre o intermediador da transação.
- Salve a nota.
➣ Atualmente, a identificação de intermediadores está disponível para as plataformas Amazon Fulfillment, Amazon, Americanas Marketplace, Anymarket, Amaro, Carrefour, Droga Raia, Grupo Pão de Açúcar, Kabum, Leroy Merlin, MadeiraMadeira, Magalu Marketplace, Meu Datacenter, Mercado Livre, Netshoes, Olist Store, Plugg.to, Shopee, Casas Bahia Marketplace, VTEX Marketplace e Wish.