As categorias de receitas e despesas tem por objetivo segmentar e categorizar os recebimentos e pagamentos da sua empresa. São utilizadas nos relatórios financeiros do Tiny, como por exemplo, o DRE, facilitando assim o acompanhamento do seu negócio e o processo de tomada de decisões.
Nesse artigo você encontra o passo a passo para criar ou alterar e configurar as categorias de receitas e despesas, informações de como utilizar as categorias e os quais relatórios que se utilizam dessas informações.
- As categorias de receitas e despesas estão disponíveis em menu > configurações. Na aba finanças, clique em categorias de receitas e despesas.
Nesta tela, são exibidas categorias já cadastradas no Tiny por padrão. Você pode criar novos grupos, novas categorias, agrupar categorias, configurar uma categoria padrão, importar ou exportar as categorias.
- Clique em grupos e em seguida em incluir grupo de categorias.
- Escreva a descrição do grupo de categorias.
- Para alterar a descrição de um grupo, clique sobre ele e escreva a nova descrição.
- Não esqueça de salvar.
- Para excluir um grupo, marque o grupo desejado e clique em excluir grupos.
- Clique em incluir categorias.
- Escreva a descrição da categoria.
- Em grupo, vincule a categoria a um grupo de categorias.
- Se você utiliza a extensão DRE, defina também o campo considera no DRE. Essa configuração reflete apenas em como os valores lançados nestes grupos serão apurados e apresentados ao gerar o DRE.
➫ Como deduções ou como despesas operacionais: qualquer categoria atribuída a esses grupos entra no respectivo grupo do DRE, apenas lançamentos de saída são considerados para esses grupos (contas a pagar ou saída no caixa).
➫ Como outras receitas ou despesas: qualquer categoria atribuída a essa opção entra no DRE ao respectivo grupo com base no tipo do lançamento: se entrada (contas a receber ou entrada no caixa), entra no grupo "Outras receitas", se saída (contas a pagar ou saídas no caixa), no grupo "Outras despesas".➫ Como tributos: qualquer categoria atribuída a esse grupo entra no DRE no grupo de tributos. Apenas lançamentos de saída são considerados para esse grupo (contas a pagar ou saída no caixa).
➫ Como taxas e tarifas: qualquer categoria atribuída a essa opção entra no DRE no grupo de despesas operacionais e na categoria "Taxas e tarifas" não é considerada a categoria em si. O valor de todas as categorias associadas a essa opção entram no DRE para a mesma categoria de taxas e tarifas. Apenas lançamentos de saída são considerados para esse grupo (contas a pagar ou saída no caixa). - Em competência padrão, escolha qual será a competência da categoria, isto é, em qual mês ela será considerada (mês do vencimento, mês da emissão, etc) atribuída àquela categoria, ao gerar o DRE.
No artigo Demonstração do resultado do exercício (DRE) você encontra mais informações sobre os campos referentes ao relatório.
- Não esqueça de salvar.
- Para alterar a descrição de uma categoria, clique sobre ele e escreva a nova descrição.
- Não esqueça de salvar.
- Para alterar o grupo vinculado à categoria, clique sobre a categoria.
- E em grupo, escolha o grupo desejado.
- Não esqueça de salvar.
- Para excluir uma categoria, marque a categoria desejada e clique em excluir categorias.
- Para agrupar categorias em um mesmo grupo, marque as categorias que deseja agrupar.
- Clique em agrupar categorias.
- Em agrupar no grupo, selecione o grupo desejado e em seguida clique em agrupar.
- Para tornar uma categoria padrão, clique no menu de contexto (...) da categoria e marque a opção desejada.
- Para remover o padrão, clique no menu de contexto (...) da categoria e em seguida em remover padrão.
O primeiro passo é fazer o download da planilha padrão para realizar o cadastro dos dados, acesse início > ferramentas. Na aba importações, na seção finanças, clique em categorias de receitas e despesas.
- Clique em download da planilha de exemplo para baixar a planilha com o layout padrão para importação no Tiny.
- Na planilha, preencha as informações de descrição e grupo de categorias e os campos considera no DRE e competência padrão.
- Os campos descrição e grupo são considerados para atualizar uma categoria já cadastrada no Tiny.
- Os campos ‘considera no DRE’ e ‘competência padrão’ devem ser preenchidos com as mesmas informações existentes no Tiny, desta forma, a importação acontecerá corretamente.
- Após preenchimento da planilha, clique em carregar planilha de categorias, busque, em seu computador, o arquivo salvo.
- O arquivo carregado deve estar em formato excel (.xls ou .xlsx) ou texto (.csv)
- O arquivo carregado deve ter no máximo 2MB e ser compatível com o layout padrão fornecido pela Tiny.
- Confira, na pré-visualização da importação, as informações que serão carregadas, conforme indicação na tela. Informações ‘com advertências’ ou ‘com erros’ podem não ser atualizadas corretamente.
- Clique em os dados estão corretos e confirme.
As informações importadas podem ser visualizadas nas categorias de receitas e despesas, nas configurações de finanças. - Você também pode importar as categorias pela planilha acessando em menu > configurações. Na aba finanças, clique em categorias de receitas e despesas e em seguida em mais ações (...) > importar categorias de uma planilha. Mas para isso você já deve ter a planilha com os dados preenchidos.
- Para exportar as categorias, acesse em menu > configurações acesse a aba finanças e clique em categorias de receitas e despesas e em seguida em mais ações (...) > exportar categorias para planilha.
- Escolha o formato do arquivo e clique em exportar.
Para atribuir categorias financeiras específicas para as plataformas, cadastre as categorias desejadas e, ao configurar a integração informe a categoria correspondente.
Marketplace ou e-commerce
- A informação da categoria financeira padrão dos pedidos está disponível para seleção em menu > início > integrações.
- Localize a integração desejada e clique em gerenciar.
- Ao abrir a página de configuração da integração, acesse a aba mapeamentos > formas de recebimento.
- Em categoria financeira padrão dos pedidos, selecione a categoria desejada.
Canais de venda
Nos canais de venda, a informação da categoria financeira padrão dos pedidos está disponível para seleção ao clicar em editar o canal de venda, presente na aba canais de venda, na página de configuração da integração.
- Categoria atribuída para o canal de venda;
- Categoria atribuída para a integração;
- Categoria marcada como categoria padrão para vendas.
Veja alguns exemplos de utilização das categorias de receitas e despesas:
Contas a pagar
Ao registrar uma conta a pagar, informe a categoria a qual aquela conta pertence. No DRE,os valores registrados nas categorias serão exibidos na categoria e mês de competência, de acordo com a configuração da categoria.
Contas a receber
Ao registrar uma conta a receber, informe a categoria a qual aquela conta pertence. No DRE, os valores registrados nas categorias serão exibidos na categoria e mês de competência, de acordo com a configuração da categoria.
Pedidos de venda
Ao registrar um pedido de venda, ao escolher a forma de recebimento da venda, informe a qual categoria pertence o recebimento deste pedido.
Após salvar o pedido, é necessário lançar contas do pedido. Ao lançar contas, o valor referente à venda será lançado no contas a receber. Você pode conferir fazendo um filtro por categoria.
Se uma categoria estiver definida como padrão para vendas, qualquer o pedido for inserido no Tiny, aquela categoria será automaticamente atribuída, podendo ser alterada manualmente no pedido, se necessário.
Se o pedido for oriundo de integrações de e-commerce, a categoria atribuída automaticamente, será a configurada para o canal de venda ou integração.