A integração com a OiPlace foi desenvolvida pelo parceiro, através da nossa API de integração e permite o gerenciamento dos produtos e pedidos da sua loja, além da atualização de estoque, preços, situação dos pedidos e envio de rastreio e dados fiscais.
Saiba mais em OiPlace.
Recursos disponíveis
Receber produtos | ✔ |
Receber pedidos | ✔ |
Enviar produtos | ✔ |
Enviar estoque | ✔ |
Enviar preços | ✔ |
Sincronizar situação | ✔ |
OMS | x |
Como configurar a integração
1. Para esta configuração é necessário adicionar a extensão token API. As informações para instalação estão disponíveis em token para API.Atenção!
Para ativar e configurar a integração da loja com o sistema Tiny ERP, entre em contato com o suporte da plataforma e encaminhe o token gerado no Tiny.Observações:
Caso já possua integrações configuradas em sua conta, elas serão exibidas e indicadas da seguinte forma:- Ativa: Indica que a integração foi realizada com sucesso e encontra-se pronta para uso.
- Inativa: Indica a inatividade desta loja no Tiny, ou seja, a loja não estará disponível para sincronização de pedidos, produtos e demais ações pertinentes.
- Não conectada: Indica que a configuração ainda não foi realizada.
3. Clique em adicionar Integração, busque por OiPlace e clique em instalar.
4. Na aba integração, campo nome informe o nome da integração no Tiny.5. Na aba configurações defina os seguintes campos:
Sincronização de produtos
Enviar imagens dos produtos ao sincronizar | Define se ao enviar os produtos para a plataforma, as imagens do produto vão ser sempre enviadas (sim) ou enviadas apenas para produtos novos (que ainda não estão cadastrados na plataforma). |
Enviar dias para preparação ao sincronizar | Ao habilitar esse parâmetro, a informação da quantidade de dias necessários para preparação do envio do item vai ser enviada para a plataforma.
* Para preencher este campo, acesse o menu → cadastro → produto → editar, na aba dados gerais, na seção estoque clique em dias para preparação. Lembramos que esse campo pode ser alimentado por planilha e será inserido também nas APIs de cálculos dos fretes. |
Sincronização de pedidos
Enviar rastreamento ao alterar a situação no Tiny para enviado | Habilite esse parâmetro para que o código de rastreio seja automaticamente enviado para a plataforma sempre que a situação do pedido for alterada para Enviado. Saiba mais sobre essa rotina através da ajuda atualizar situação de envio dos pedidos. |
---|
Notificações por e-mail
Enviar e-mail de rastreamento ao alterar a situação no Tiny para enviado | Com este parâmetro habilitado, quando a situação do pedido for alterada para enviado, o código de rastreio será automaticamente enviado para a plataforma. Saiba mais sobre essa rotina através da ajuda atualizar situação de envio dos pedidos. |
---|---|
Enviar e-mail de entrega ao alterar a situação no Tiny para entregue | Com este parâmetro habilitado, quando a situação do pedido for alterada para entregue, um e-mail será enviado de forma automática, conforme layout estabelecido nas configurações da expedição. |
Atualizar estoque na loja virtual a partir do Tiny | Defina a forma de atualização dos estoque na plataforma:
Não atualizar: nenhum produto vai ter o estoque atualizado. Enviar saldo físico: envia o estoque total dos produtos, sem considerar a reserva de estoque.Enviar saldo disponível: envia somente o estoque disponível, pois considera a reserva de estoque. |
Depósito a ser considerado na integração | Defina qual o depósito vai ser considerado para as ações: importar pedido, importar produtos e enviar estoque, ou seja, toda movimentação de produtos vai ser atribuída a este depósito padrão.
* O campo depósito a ser considerado na integração será exibido nas contas que possuem a extensão depósitos de estoque instalada. |
Estoque de segurança | Informe a quantidade de itens no estoque de segurança. Desta forma, quando seu estoque atingir este número, a quantidade de itens enviada para a plataforma vai ser zero. Por exemplo: Estoque de segurança = 5. Estoque atual = 2. Ao atualizar o estoque na plataforma, vai ser enviado saldo = 0. * Parâmetro não considerado para produtos sob encomenda. |
A natureza selecionada vai ser atribuída de forma padrão para todos os pedidos importador e notas fiscais geradas através dos pedidos importados.
Observação:
- Você pode habilitar ou desabilitar o campo definir natureza de operação diferente para destinatários contribuintes do ICMS. Habilitando esse campo, você poderá selecionar uma natureza de operação específica, a qual será aplicada no momento em que o Tiny identificar que o pedido de venda trata-se de um cliente contribuinte.
- Caso precise configurar uma nova natureza de operação para utilizar nesta integração, acesse a ajuda natureza de operação e inclua uma natureza conforme seu regime tributário e orientações da sua contabilidade.
7. Na aba gestão de preços, defina qual será a regra de preços para a integração, tanto para importação, quanto para envio de produtos ao e-commerce:
- Preço fixo: conforme o preço do produto, o anúncio pode receber um valor fixo de preço de venda, levando em consideração acréscimos e descontos aplicados individualmente.
- Conforme regras de preço: trata-se de todas as regras do marketplace no que diz respeito ao percentual de comissão, adicional de frete para produtos com preço mínimo e/ou por faixa de peso cubado dos produtos e fórmula de cálculo para aplicar os valores adicionais. Ao definir essa regra, siga a configuração de precificação de anúncios com base nas regras das plataformas de e-commerce e marketplaces.
- Conforme lista de preços: utiliza de listas de preços dos produtos, específicas para o e-commerce ou marketplace. Ao definir essa regra, no campo lista de preços utilizada nos produtos, selecione a lista de preços a ser considerada na importação de pedidos do e-commerce. Saiba como configurar em listas de preços.
8. Na aba Notificações, preencha os campos URL para envio de produtos, URL do notificações de estoque e URL para envio dos preços com as URLs utilizadas para webhook de sua loja virtual.
Observação:
Os links das URLs devem ser solicitados ao suporte da plataforma.9. Clique em salvar, para salvar as configurações da integração.
Como receber produtos do e-commerce no Tiny
Aqui, você encontra o passo a passo para a importação dos produtos do seu e-commerce para o Tiny.
- Para importar os produtos cadastrados em sua loja virtual, acesse menu → cadastros → produtos → receber do e-commerce.
- Selecione sua loja virtual no campo integração e clique em avançar.
- Selecione quais anúncios deseja importar todos os anúncios, apenas anúncios novos - que não estão cadastrados no Tiny - ou anúncio individual, sendo necessário o identificador do anúncio e clique em prosseguir.
- Marque as opções de atualização dos produtos importados: atualizar dados do produto, atualizar preço dos produtos já existentes, atualizar o estoque, atualizar imagens.
Você pode também preencher os dados fiscais (unidade, NCM e origem) dos produtos. Essas são informações padrão, que serão utilizadas apenas para produtos que não possuam dados fiscais previamente cadastrados. - Clique em importar para concluir o processo.
Observações:
- A opção criar exceções de preços será exibida se a regra de preço da integração for definida conforme lista de preços. Ao marcar essa opção, os produtos que estão na lista de produtos com preços diferentes serão criados e atualizados. Saiba mais em listas de preços.
- Se durante a importação dos produtos ocorrer algum imprevisto e for necessário interromper a ação ou então ocorrer algum problema devido ao grande número de produtos a serem importados, é possível "interromper" a recepção de produtos para continuar a importação num momento posterior.
- Com a ação interromper, é possível continuar a importação num outro momento, continuando do ponto em que parou. É possível retomar esta importação em até 7 dias corridos.
Os campos importados são os seguintes:
- Código SKU
- Nome
- Descrição complementar
- Preço
- Preço promocional
- Preço de custo
- Quantidade de estoque
- GTIN
- Marca
- Peso líquido
- Peso bruto
- Dimensões da embalagem
- Imagens
- Variações
- Garantia
- Atributos
- CF
- Cest
- Origem
- Estoque mínimo
- Unidade
- SItuação
- Seo
- Slug
- Vídeo
- Adicionais
- Observações
- Tags
- Linhas de produto
- Fornecedor
- Categoria
Como receber pedidos do e-commerce no Tiny
- Para importação dos pedidos acesse menu → vendas → pedidos do e-commerce
- Ou, acesse menu → vendas → pedidos de venda → receber do e-commerce.
- Na aba da loja virtual, selecione os pedidos e clique em receber.
Vale lembrar que é possível filtrar os pedidos por situação e por período.Observação:
Sempre que um pedido é importado, o cliente automaticamente é cadastrado em cadastros → clientes e fornecedores.
Como enviar produtos do Tiny para o e-commerce
- Acesse menu → cadastros →produtos.
- Selecione um ou mais produtos para envio e clique em enviar para o e-commerce.
Observação:
Selecionando apenas um produto, o envio para o e-commerce pode ser realizado em menu de contexto (...) → enviar para o e-commerce.
- Selecione sua integração, no campo plataforma.
- Marque atualizar estoque no e-commerce e parar o envio em lote caso algum produto seja rejeitado, se desejar que estas ações sejam realizadas.
- Clique em avançar e valide se os produtos estão com as informações corretas. A seguir, são apresentados os dados de envio dos produtos, por exemplo: identificador, descrição, código (SKU), preço e estoque.
Clique em enviar para concluir o envio dos produtos.
Campos enviados:
- Código
- Nome
- Descrição complementar
- Preço
- Preço promocional
- Preço de custo
- Quantidade de estoque
- GTIN
- Marca
- Peso líquido
- Peso bruto
- Dimensões da embalagem
- Imagens
- Variações
- Garantia
- Atributos
- CF
- Cest
- Origem
- Estoque mínimo
- Unidade
- SItuação
- Seo
- Slug
- Vídeo
- Adicionais
- Observações
- Tags
- Linhas de produto
- Fornecedor
- Categoria
Será apresentada a tela resumo do envio. Clique em revisar para avaliar as informações do produto ou finalizar para concluir o processo.
Observação:
Os campos sincronizados devem ser alterados somente no Tiny. Caso você altere alguma destas informações no painel de controle da sua loja virtual, elas serão sobrescritas pelos dados cadastrados no Tiny assim que rodar a próxima rotina de sincronização.
Como enviar estoque dos produtos do Tiny para o e-commerce
1. Acesse menu → cadastros → produtos.
2. Selecione um ou mais produtos para envio.
3. Clique em mais ações → Enviar estoque ao e-commerce.
Observação:
Selecionando apenas um produto, o envio do estoque para o e-commerce pode ser realizado em menu de contexto (...) → enviar estoque ao e-commerce.4. Selecione a integração, no campo plataforma.
5. Defina se serão enviados os saldos físico ou disponível dos produtos e clique em selecionar.
A seguir serão exibidos os dados deste produto tais como: identificador do anúncio, descrição, código(SKU) e estoque.
6. Valide se o produto está com as informações corretas e clique em enviar.
Como enviar o preço dos produtos no Tiny ao e-commerce
- Acesse menu → cadastros →produtos.
- Selecione um ou mais produtos para envio.
- Clique em mais ações → enviar preços para o e-commerce.
Observação:
Selecionando apenas um produto, o envio para o e-commerce pode ser realizado em menu de contexto (...) → enviar preços para o e-commerce.
- Selecione a integração, no campo plataforma.
A seguir serão exibidos os dados deste produto tais como: identificador do anúncio, descrição, código(SKU) e preço. - Valide se o produto está com as informações corretas e clique em enviar.
Como enviar código de rastreio
Atenção!
Para enviar o código de rastreamento é preciso identificar o transportador, Correios ou Transportadora, no pedido ou nota fiscal. O campo será preenchido no Pedido de Venda ou na Nota Fiscal e, por fim gerar o agrupamento (PLP ou Coleta) no módulo de Expedição. Veja como gerar a expedição.1. Acesse início → vendas → expedição.
2. Adicione o filtro por forma de envio e selecione a forma de envio Correios → aba concluídas → menu de contexto (...) → enviar código de rastreio para o e-commerce.
3. Ao acessar a expedição será adicionado um marcador que identifica quando o código de rastreio já foi enviado à plataforma.
Como enviar dados fiscais
- Acesse menu → cadastros → produtos.
- Selecione um ou mais produtos para envio.
- Clique em enviar dados fiscais para o e-commerce.
Observação:
Selecionando apenas um produto, o envio dos dados fiscais pode ser realizado em menu de contexto (...) → enviar para o e-commerce. - A seguir, selecione a sua loja OiPlace e clique em selecionar.
Informação adicional
Caso seja necessário realizar a exclusão dos mapeamentos dos produtos com a sua plataforma, acesse menu → início → integrações. Busque pela integração desejada, clique no menu de contexto (...) → excluir todos os anúncios no Tiny. Lembramos que essa ação, depois de concluída, não poderá ser desfeita.